Meu caro Ronaldo Cesar: Esse texto é fruto de preocupações, porque já assisti esses filmes, quando as forças reacionárias arrebentaram a nossa frágil e incipiente democracia, em nome da defesa dessa mesma democracia. É longo mas não teve jeito de enxugá-lo.
Grande abraço de Ivan Rodrigues
"Ando meio assustado com algumas ocorrências da política nacional, em que se observa uma operação em curso, estruturada e planejada, para desmoralizar as instituições nacionais, tomando como ponto de partida o Judiciário Brasileiro. O nosso regime democrático que atinge agora o mais longo período de normalidade (26 anos de 1988 a 2014), interrompeu os soluços e golfadas intermitentes que marcavam a solução de continuidade da nossa história política.
Pessoalmente, acompanho a nossa política desde a Redemocratização de 1945 que custou as vidas do estudante Demócrito de Souza Filho e do carvoeiro Elias. Depois a crise dos anos 50 que resultou no suicídio de um Presidente consagrado nas urnas. Depois tivemos a renuncia do farsante Jânio Quadros, com apenas sete meses de governo, cuja eleição foi manipulada deliberadamente pela UDN como única forma de alcançar o poder que as urnas nunca lhe autorizaram. Tentaram impedir a posse do Vice-Presidente eleito que só assumiu a Presidência após a barganha de um Parlamentarismo capenga. O que não foi obtido em 1961, resultou no golpe militar de 1964 que tomou o poder de assalto até a redemocratização em 1988, através de uma nova Constituição.
A vida das nações não se medem em anos como as vidas humanas. É um processo longo, sofrido, custoso e aflito. Notadamente a democracia que no dizer de Churchill : “é o mais falho dos regimes, mas, até hoje, a
mente humana não conseguiu conceber melhor”. É preciso perseverar, insistir e lutar por seu aperfeiçoamento, se queremos uma NAÇÃO para os nossos descendentes! Sabemos muito bem dos defeitos e dos pecados de nossas instituições, mas, por mais defeituosas que sejam, precisam ser preservadas a todo custo sob pena de destruirmos a nossa ainda incipiente democracia. Não há melhor forma de condená-la, sem apelação, que não seja através da desmoralização das instituições. Consultem a história mundial e certamente encontrarão a verdade absoluta de que TODOS OS REGIMES TIRÂNICOS RESULTARAM DA SISTEMÁTICA E ORGANIZADA destruição das instituições democráticas.