sábado, 26 de dezembro de 2015

Facepe lança edital com 180 bolsas de Incentivo Acadêmico‏



A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Facepe – lança edital para inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão de alunos egressos da rede pública de ensino que obtiveram as melhores classificações nos exames vestibulares das Instituições públicas de Ensino Superior (IES) do estado, federais ou estaduais. São 180 bolsas anuais no valor de R$ 300 mensais . Os interessados podem apresentar propostas até o dia 05 de fevereiro de 2016.

Podem participar do programa, na condição de proponente, qualquer IES pública de Pernambuco, federal ou estadual. As propostas institucionais serão apresentadas por um representante da administração superior da IES que atuará, obrigatoriamente, como Coordenador do Programa BIA da Instituição.

As propostas devem ser encaminhadas à Facepe pelo coordenador institucional, designado pelo dirigente máximo, mediante ofício endereçado à Diretoria Científica informando nome completo e CPF do coordenador. O envio é realizado pelo Sistema AgilFAp (http://agil.facepe.br ) no formulário de solicitação de Auxílio a Projeto de Pesquisa (Modalidade APQ).

Bolsa de Incentivo Acadêmico – BIA – A Facepe contribui, através do Programa de Incentivo Acadêmico, com orientação tutorial destinado não só a apoiar financeiramente o ingressante durante o primeiro ano do curso, mas estimular também seu engajamento imediato em atividades de ensino, pesquisa e extensão para facilitar a inserção em outros programas das universidades públicas, a exemplo da iniciação científica, iniciação à docência, programa especial de treinamento, entre outros.

Decoração de Natal de Correntes pode ajudar a proliferar o Aedes Aegypti



Em meio ao surto de dengue e chikungunya que apavora o nordeste, a Prefeitura Municipal de Correntes fez enfeites natalinos com pneus velhos e outros materiais que acumulam água e facilitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

A falta de sensibilidade neste momento de preocupação com a saúde é notória.

E tem outra coisa, esse negócio de reaproveitar coisas jogadas como pneus, garrafas pet, entre outras coisas, nem sempre dá certo, ficando por vezes fora do contexto, com cara que se reaproveitou lixo.

Em Garanhuns também foram reaproveitados uns pneus para fazer depósitos para lixo, e ficou horrível. O lixo entra nas divisórias entre os pneus, dificulta para retirar e fazer a limpeza, ficando com mau cheiro e acumulando água de chuva.

Absurdo.




FERIADOS DE 2016


Dominguinhos, de novo, na final do The Voice Brasil

Ayrton, primeiro à esquerda, representou nosso estado e nossa música. Foi muito bem!


Pode parecer cliché, pois que o seja, contanto que toquem o Mestre, prefiro pensar que se trata de uma homenagem, e das melhores. Pelo segundo ano consecutivo um Nordestino chega à final do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, e canta Dominguinhos. Em 2014 foi Lucy Alves, a paraibana do Clã Brasil, que interpretou o clássico Gostoso Demais.

Em 2015, os pernambucanos torceram pelo conterrâneo Ayrton Montarroyos, que fez bonito e chegou ao grande dia, e abriu a voz em músicas como Fascinação, que exige conhecimento, e nossa Eu Só Quero Um Xodó, de Dominguinhos e Anastácia. Cantou ao lado de Lulu Santos, que até arriscou dançar um xaxado.

O vencedor do programa foi o paulista Renato Vianna, e como a votação foi exclusiva pelo público, creio que o fato de ser de um grande estado, com maior acesso aos meios de votação, ajudou o vencedor, pois muita gente vota pelo candidato ser do estado, como fez Pernambuco com nosso garoto.

Com um simples simples e elegante jeito de cantar, Ayrton deve ter carreira de sucesso, se tiver as oportunidades que se esperam de quem se expõe assim e mostra as qualidades que mostrou.

Quanto a Dominguinhos, continua vivo para quem trata com zêlo seu repertório e respeita sua bela história de vida!

Se os Nordestinos continuarem cantando Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jackson, Marinês, Lindú, Ludugero, Reginaldo, João Silva, Capiba,... O país inteiro cantará junto!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.