quinta-feira, 20 de maio de 2021

GARANHUNS | Estão abertas as inscrições para o curso Juventude Empreendedora 2.1




A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, oferece para os jovens do município o curso “Juventude Empreendedora”, de forma gratuita e 100% virtual.
Desde a sua criação, em 2019, o programa Juventude Empreendedora contabilizou 30 mil inscritos; 27 mil alunos certificados como empreendedores; e impactou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As inscrições devem ser realizadas no site: www.juventudeempreendedora.com. O curso é totalmente gratuito e não há limite de vagas. As aulas ocorrerão de 24 a 28 de Maio, no turno da noite, para contemplar o maior número de pessoas.

O programa tem como objetivo estruturar totalmente empreendimentos, tornando realidade projetos de negócio. Podem se inscrever jovens de 19 a 29 anos.

GARANHUNS | Feiras Livres recebem reforço de equipes educativas e de fiscalização

WhatsApp Image 2021-05-20 at 12.59.47.jpeg



Após o aumento expressivo de casos positivos para a Covid-19 em Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino, através de suas secretárias, decidiu intensificar ainda mais as fiscalizações de combate ao vírus, inclusive nas feiras livres da cidade.

Com a coordenação da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, as ações acontecem nas vias de acesso as feiras, controlando o fluxo de clientes e disponibilizando álcool em gel 70%, além de aferição de temperatura.

Rodolpho Almeida, diretor presidente da AMSTT ressalta a importância da operação para conter a propagação da doença. “Estamos oferecendo aparato fundamental para a saúde da população. São atitudes básicas que podem salvar vidas. Em comparação com a edição anterior, podemos notar que as pessoas estão cientes de seus papéis para avançarmos esta etapa”, conclui.

A Operação Feira Livre Segura, seguirá até o dia 20 de junho, com ações educativas e de fiscalização. Todas as feiras livres do município serão contempladas com ação, que conta com cerca de 50 pessoas empenhadas de diversas secretarias, entre elas Saúde, Educação, Mulher, Desenvolvimento Rural e outras.

Rede Pública Municipal de Ensino recebe materiais de EPI

 

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da secretaria de Educação, está realizando a entrega dos materiais de EPI para toda Rede Pública Municipal.

A ação que teve início nesta quarta (19), promove a distribuição de totens com dispensers de álcool em gel e termômetros digitais para escolas, creches e bibliotecas, bem como, face shields e máscaras para uso pessoal de todos os servidores da Rede.

A secretária de Educação, Wilza Vitorino, informa que até o próximo dia 31 de maio, em cumprimento ao Decreto Municipal, só estarão funcionando os departamentos de secretaria das unidades mencionadas (escolas, creches e bibliotecas), no horário das 08h às 12h, para atender somente demandas urgentes.


Covid: Brasil vê ritmo de vacinação cair em maio e deve piorar




Uma má notícia. A vacinação contra a covid-19 no Brasil desacelerou em maio. De acordo com cálculo do UOL feito com base nos dados levantados pelo consórcio de imprensa, o país tem registrado menos aplicações de doses na média diária neste mês do que em abril. A reportagem é de Nathan Lopes.

A situação preocupa e deve piorar com atrasos envolvendo a chegada de insumos para produção dos imunizantes.

Até 18 de maio, em média, o país vacinou cerca de 681 mil pessoas por dia contra o novo coronavírus no mês. O número representa uma queda de 17% em relação a abril, quando essa média foi de cerca de 822 mil pessoas.

O Brasil tem capacidade para vacinar cerca de 2,4 milhões de pessoas por dia, mas faltam imunizantes. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a falar em vacinar 1 milhão de pessoas por dia, mas voltamos a estar distantes desse número.

Em um cenário de "apagão", estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros ainda não completaram o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde, porém, diz que "estados que reportaram falta de doses para completar o esquema vacinal foram atendidos nas últimas pautas de distribuição" de doses.

Até ontem, cerca de 40,3 milhões de brasileiros receberam ao menos uma dose de vacina. Podia —e esperávamos— ser mais.

Boletim Covid-19 – 19/05/2021 | Prefeitura de Garanhuns

 19.05.2021.jpeg


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram notificados 61 casos positivos da Covid-19. Mais 48 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Mais 38 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença.

 

Outros 36 óbitos estão em investigação. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

Até hoje, 26354 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 12549 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para população com 60 anos ou mais, povos tradicionais quilombolas, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, e com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ao todo, já foram confirmados 10366 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 178 pessoas vieram a óbito, 8861 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 574 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 13923 testes pela rede municipal.

Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 90%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 100%.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.