quinta-feira, 20 de maio de 2021

Covid: Brasil vê ritmo de vacinação cair em maio e deve piorar




Uma má notícia. A vacinação contra a covid-19 no Brasil desacelerou em maio. De acordo com cálculo do UOL feito com base nos dados levantados pelo consórcio de imprensa, o país tem registrado menos aplicações de doses na média diária neste mês do que em abril. A reportagem é de Nathan Lopes.

A situação preocupa e deve piorar com atrasos envolvendo a chegada de insumos para produção dos imunizantes.

Até 18 de maio, em média, o país vacinou cerca de 681 mil pessoas por dia contra o novo coronavírus no mês. O número representa uma queda de 17% em relação a abril, quando essa média foi de cerca de 822 mil pessoas.

O Brasil tem capacidade para vacinar cerca de 2,4 milhões de pessoas por dia, mas faltam imunizantes. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a falar em vacinar 1 milhão de pessoas por dia, mas voltamos a estar distantes desse número.

Em um cenário de "apagão", estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros ainda não completaram o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde, porém, diz que "estados que reportaram falta de doses para completar o esquema vacinal foram atendidos nas últimas pautas de distribuição" de doses.

Até ontem, cerca de 40,3 milhões de brasileiros receberam ao menos uma dose de vacina. Podia —e esperávamos— ser mais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.