sexta-feira, 21 de julho de 2017

INSCRIÇÕES PELA INTERNET PARA AS OFICINAS CULTURAIS DO FIG 2017


Um dos principais eventos culturais do país, o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) oferece diversas opções de formação cultural para os moradores e turistas. As atividades promovidas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e parceiros ajudam a estimular novos talentos e fortalecem a economia criativa.
Todas as oficinas são gratuitas. As vagas disponíveis para cada oficina serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. Os interessados devem se inscrever presencialmente na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns .
As inscrições para a formação do Funcultura continuarão entre segunda e quarta (24 a 26 de julho), na recepção da AESGA, das 14h às 17h. Já os interessados na oficina sobre o Prêmio de Cultura Popular, do Ministério da Cultura, não precisam se inscrever e devem apenas comparecer ao local do evento.
INSCRIÇÕES ONLINE - Caso ainda haja vagas, os interessados poderão se inscrever online para algumas atividades. Confira as opções:
Oficina de elaboração e prestação de contas para o Funcultura - http://bit.ly/funculturafig2017
Oficina Confecção de Bonecos de Madeira Mulungu (Mamulengo) - http://bit.ly/mulungufig2017
Oficina de Dança (Frevo) – É na Ponta do Pé e do Calcanhar - http://bit.ly/frevofig2017
Oficina de Fotografia - Fotojornalismo nas Mídias Livres - http://bit.ly/fotojornalismofig2017
Oficina de Percussão - Tambores Furiosos - http://bit.ly/percussaofig2017

LISTA DAS OFICINAS DE FORMAÇÃO CULTURAL
Confira as atividades que têm inscrições abertas ao público:
Artesanato | Confecção de Bonecos de Madeira (Mulungu)
Facilitador: Antero Assis / Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco
Descrição: Os participantes aprenderão a arte de construir um boneco, da criação ao acabamento com a confecção de figurinos, e terão ainda noções de manipulação. O mamulengo tem como matéria-prima a madeira da árvore Mulungu.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 12 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h | Vagas: 20
Local: Casarão dos Pontos de Cultura
Artesanato / Literatura | Confecção de Bonecas Africanas Abayomi
Facilitador: Ana Tinoco
Descrição: As crianças vão usar a imaginação para confeccionar bonecas sem cola ou costura, somente com nós, e o acabamento será feito com restos de tecidos. As bonecas representam a cultura negra, símbolo de resistência, e ficaram conhecidas como "Abayomi", palavra da língua yorubá que significa "meu presente".
Público alvo: Crianças de 4 a 10 anos
Data e horário: 23/07, às 9h | Vagas: 20
Local: Praça da Palavra
Artesanato / Literatura | Confecção de Marcadores de Livro
Facilitador: Ana Tinoco
Descrição: Na oficina, as crianças poderão decorar e transformar palitos de picolé em marcadores de páginas simples e divertidos.
Público alvo: Crianças de 4 a 10 anos
Data e horário: 22/07, às 9h | Vagas: 20
Local: Praça da Palavra
Audiovisual | Hollywood no Nordeste - Câmara em Ação
Facilitador: Paulo Rafael de Araújo Alves
Descrição: Oficina prática para a elaboração de obras audiovisuais. Serão abordados a história do cinema brasileiro, os recursos de produção de curtas e longa metragens, processo de redação de sinopse e roteiro, uso de câmeras e edição.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 16 anos
Data e horário: 24 a 28/07, das 14h às 18h | Vagas: 50
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Dança | Frevo - É na Ponta do Pé e do Calcanhar
Facilitador: Eraldo Melo / Ponto de Cultura Seu Malaquias - O Gigante do Alto
Descrição: Promovida pelo Clube de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco, a oficina tem a proposta de difundir e fortalecer o frevo por meio de aulas práticas que demonstrarão o passo a passo desse ritmo frenético.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 12 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h | Vagas: 20
Local: Casarão dos Pontos de Cultura
Fotografia | Foto Celular no Mundo Cultural 
Facilitador: Ana Paula Ferreira e Camila Queiroz
Descrição: Tendo como inspiração o projeto "Meu Mundo de Mão", do fotógrafo Diogo Gonçalves de Andrade, os participantes da oficina usarão câmeras de celulares para registrar o FIG 2017
Público alvo: Público em geral a partir dos 18 anos
Data e horário: 24 a 28/07, das 14h às 18h | Vagas: 30
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Fotografia | Fotojornalismo nas Mídias Livres
Facilitador: Ana Araújo / Ponto de Cultura Tacaratu Filhos de Terra
Descrição: Os participantes poderão aprender os princípios da fotografia e as noções básicas de texto jornalístico, por meio de conteúdos teóricos e práticos. Quem não possuir máquina fotográfica, poderá utilizar telefones celulares nas aulas práticas. A oficina busca ainda estimular a reflexão e o uso das redes sociais como instrumento de comunicação de interesse público e social.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 12 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h | Vagas: 20
Local: Casarão dos Pontos de Cultura
Gestão Cultural | Oficina de elaboração e prestação de contas para o Funcultura
Facilitador: Técnicos da Secult-PE/Fundarpe
Descrição: Oficina voltada à elaboração de projetos e prestação de contas
Público alvo: Artistas, produtores e fazedores de cultura da região
Data e horário: 26 a 28/07, das 14h às 18h | Vagas: 50
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Gestão Cultural | Oficina Prêmio Culturas Populares (MinC)
Facilitador: Daniel Freitas de Lacerda (Ministério da Cultura)
Descrição: O Prêmio Culturas Populares vai agraciar 500 mestres e mestras, grupos, comunidades e instituições sem fins lucrativos, incluindo o legado de artistas já mortos, com um valor de R$ 10 mil cada.
Os candidatos ao prêmio têm até o dia 28 de julho para realizar suas inscrições no site http://culturaspopulares.cultura.gov.br
Público alvo: Artistas populares, produtores e fazedores de cultura da região
Data e horário: 24/07, das 14h às 18h | Vagas: 50
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Literatura | Vivência de Ilustração para Crianças / FILIG no FIG
Facilitador: Rosinha Campos / Festival de Literatura Infantil de Garanhus (FILIG)
Descrição: Nos livros da coleção Conto Imagem, a escritora e ilustradora Rosinha recriou os clássicos Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, utilizando exclusivamente a narrativa visual. A partir da inspiração desses livros e com o suporte da autora, crianças de 8 a 12 anos serão incentivadas a criar seus próprios livros de imagens.
Público alvo: Crianças de 8 a 12 anos
Data e horário: 28/07, às 9h | Vagas: 12
Local: Praça da Palavra
Música | Percussão - Tambores Furiosos
Facilitador: Paulo Sérgio / Ponto de Cultura Herança e Resgate
Descrição: A oficina busca difundir a origem histórico-cultural das nações de matriz africana, seus diferentes ritmos, manuseio dos instrumentos, simbologia e formas de construir. Serão trabalhadas a coordenação motora, polirritmia e concepção musical, bem como a criação de sons e formas dançantes.
Público alvo: Público em geral e crianças com idade mínima de 5 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h | Vagas: 25
Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Festival de Inverno tem Chalé da Saúde na Praça Mestre Dominguinhos




A V Gerência Regional de Saúde do Governo do Estado, sediada em Garanhuns, de forma integrada a municípios e instituições do CRPAM - Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, promove mais uma vez o Chalé da Saúde, na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, durante a realização do 27º Festival de Inverno.

Todas as noites do evento, profissionais realizam atividades educativas com o público, abordando vários temas, como prevenção de acidentes, conscientização sobre álcool e direção, arboviroses, doação de sangue, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, explica como é feita a agenda do Chalé da Saúde: "A cada noite uma nova equipe, seja da GERES ou de alguns dos municípios da regional, a exemplo de Saloá, Bom Conselho, Garanhuns, Capoeiras, Caetés, Lajedo, Paranatama e Correntes, que ficam responsáveis pela programação. As atividades são desenvolvidas também pelos residentes do Hospital Dom Moura e da V GERES, com uma ações educativas, criativas, inclusive com a distribuição de adesivos e panfletos. É sempre divertido e a mensagem é dada às pessoas que vêm curtir o Festival".

A abertura acontece nesta sexta-feira, às 19h, na primeira noite de shows na Esplanada, que culminará com show de Geraldo Azevedo. O FIG 2017 vai desta quinta-feira (20), até o sábado (29), com diversos polos espalhados por praças, parques e ruas de Garanhuns.

SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ >> Olha o repertório de Francis e Olívia Hime na homenagem a Vinícius de Moraes no FIG 2017

O sábado do Conservatório no Festival de Inverno de Garanhuns promete maestria. Francis Hime e Olívia Hime ocupam a Catedral de Santo Antônio, a partir das 21h, com o show Sem Mais Adeus, resultado do último disco lançado pela gravadora Biscoito Fino. Trata-se de uma homenagem ao poeta e compositor Vinícius de Moraes.

O repertório traz nada menos que 25 clássicos da música brasileira. Composições de Vinícius de Moraes com vários parceiros, incluindo, o próprio Francis Hime e também Tom Jobim – que estaria fazendo 90 anos em 2017 e é um dos homenageados na programação deste ano. De Heitor Villa Lobos, a homenagem será feita com a execução do Trenzinho do Caipira, parte das Bachianas Brasileiras nº 2, numa versão com poema de Ferreira Gullar.

O Conservatório no FIG acontece na Catedral de Santo Antônio nos dias 21, 22, 23, 25 e 26 de julho. Todas as apresentações são abertas ao público, de acordo com a disponibilidade de lugares no templo.



Confira o repertório do show de Francis Hime e Olívia Hime:

SEM MAIS ADEUS

1. Euridice - Vinicius de Moraes
2. Pela luz dos olhos teus - Vinicius de Moraes
3. Saudade de amar - Francis Hime /Vinicius de Moraes
4. O grande amor - Tom Jobim / Vinicius de Moraes
5. Felicidade - Tom Jobim / Vinicius de Moraes
6. Samba da benção - Baden Powell / Vinicius de Moraes
7. Nature Boy - Eden Ahbez
8. Sem mais adeus - Francis Hime/Vinicius de Moraes
9. Anoiteceu - Francis Hime / Vinicius de Moraes
10. Canto de Ossanha - Baden Powell e Vinicius de Moraes
11. Poema de Orfeu – Vinicius de Moraes
12. Se todos fossem iguais a você - Tom Jobim / Vinicius de Moraes
13. Eu sei que vou te amar - Tom Jobim/ Vinicius de Moraes
14. Trenzinho Caipira - Heitor Villa-Lobos
15. Insensatez - Tom Jobim / Vinicius de Moraes
16. Minha namorada - Carlos Lyra / Vinicius de Moraes
17. Primavera - Carlos Lyra/ Vinicius de Moraes
18. Dueto - Carlos Lyra / Vinicius de Moraes
19. Agua de beber - Tom Jobim / Vinicius de Moraes
20. Berimbau - Baden Powell/ Vinicius de Moraes
21. Labareda - Baden Powell/ Vinicius de Moraes
22. Chega de saudade - Tom Jobim/ Vinicius de Moraes
23. Samba pra Vinicius - Toquinho/ Chico Buarque
24. Suite carioca - Francis Hime / vários autores
25. Eu não existo sem você - Tom Jobim / Vinicius de Moraes

Governo do Estado entrega mais de 500 títulos de terra a agricultores em Garanhuns



Em mais uma ação para garantir o bem estar social e a qualidade de vida no meio rural, o Governo do Estado entregou 510 títulos de terra a famílias de agricultores do Agreste Meridional. O evento foi realizado nesta quinta-feira (20/07) na Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM, em Garanhuns.

Auditório da CODEAM estava lotado de agricultores e lideranças da região 
Desse total, são 403 títulos de propriedade (Regularização Fundiária) e 107 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra (Reordenamento Agrário), com investimentos de R$ 510 mil, beneficiando mais de 2.500 pessoas. Os títulos de propriedade, emitidos gratuitamente e registrados em cartório, vão contemplar trabalhadores rurais de 19 municípios. Já os títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra foram entregues aos agricultores familiares de quatro assentamentos estaduais da região.

O trabalho de regularização das famílias é realizado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto de Terra e Reforma Agrária (Iterpe). “Com essa ação, o Governador Paulo Câmara assegura a segurança jurídica de famílias rurais, o acesso ao crédito e a políticas públicas que repercutem na vida dos agricultores e seus familiares”, afirmou o secretário Nilton Mota, que representou o governador.

De 2015 a junho/2017, 10.224 mil agricultores rurais de todo o Estado foram beneficiados com acesso à terra. No Agreste Meridional foram emitidos, no período, 1.871 títulos de terra, sendo 1.491 títulos de terra por meio do Programa de Regularização Fundiária e mais 381 títulos de concessão de uso real da terra por meio do Reordenamento Agrário.

Cervejeiros artesanais farão brassagem pública no Festival de Inverno de Garanhuns



Um grupo de cervejeiros têm investido na produção artesanal em Garanhuns. A galera já participou de cursos no município e em outras cidades e estão investindo em seus equipamentos para produção em casa. O que parece um hobby tem potencial empreendedor, e tem muita gente apostando nisto. Pernambuco tem se tornado uma referência nacional na produção artesanal e vários rótulos estão conquistando paladares e prêmios pelo país.

Por isto, para os iniciados e os curiosos, tá aí uma boa oportunidade. Sábado, às 15h, lá na Pracinha Gastrô! É lógico que estarei por lá!

Com filhos de Belchior, Izaías Régis e Marcelino Granja falam do Festival de Inverno de Garanhuns

Noite no Centro Cultural contou com a presença de familiares de Belchior, que é um dos homenageados desta 27ª edição do festival, ao lado de Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna! 




A noite de abertura do Festival de Inverno de Garanhuns contou com a presença de diversas autoridades do estado, como Márcia Souto, presidente da Fundarpe; Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura; o deputado estadual Waldemar Borges, representando o governador Paulo Câmara; o reitor da UPE, Pedro Falcão; e colaboradores do SESC e Conservatório Pernambucano de Música. Familiares de Belchior, vindos a convite do festival de São Paulo e do Ceará, também participaram da cerimônia.

Para Marcelino Granja, o Festival de Inverno de Garanhuns é um acontecimento social que representa a confraternização dos vários estados do Nordeste. “A gente recebe nessa época do ano pessoas vindas de Alagoas, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e vários outros lugares. Fico feliz pela realização desta edição porque temos a certeza de que esta é uma das melhores programações dos últimos tempos, construída num cenário de crise financeira em todo o país”, ressalta o secretário estadual de Cultura.

Marcelino e Pedro Falcão visitaram também exposição no SESC
“Estamos homenageando três grandes nomes da cultura brasileira: Belchior, Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho, personagens que compartilhavam um mesmo ideal, a esperança num mundo melhor. E a programação do festival, construída com o empenho de todos que fazem a Secult e a Fundarpe, com base na convocatória que foi aberta aos artistas do estado e do país, reflete bem essa marca de buscar um novo tempo. Que este FIG seja um festival de paz e alegria, mas também de muita luta e valorização da nossa cultura”, comemora Marcelino Granja.

De acordo com Márcia Souto, o Festival de Inverno de Garanhuns traz uma maturidade em relação ao atual momento que o Brasil vive. “A programação nesta edição tem um diferencial porque abraça a cultura pernambucana com mais força, valorizando os artistas locais e a cultura popular. Neste último caso, vale registrar que o palco voltado aos nossos mestre e manifestações típicas do estado está recebendo o nome do nosso saudoso Ariano Suassuna. Temos também algumas outras novidades, como a participação da cultura hip-hop no Parque Euclides Dourado e a parceria com o Consulado da França, que fez uma formação com artistas circenses do estado. Outro fato inédito é que esta é a primeira vez que vai acontecer por aqui um encontro de festivais, através da realização da Plataforma FIG, que trará realizadores dos maiores eventos de música do país, como o Rock In Rio, para conhecerem nossos artistas”, ressalta a presidente da Fundarpe.

O prefeito Izaías Régis se mostrou bastante animado ao falar do valor que Festival de Inverno tem para a cidade de Garanhuns. “Quem quiser cultura se prepare porque aqui nós temos de sobra. A cidade está completamente lotada para receber mais uma edição, e neste sentido agradecemos a parceria com o Governo do Estado. Eu digo que este é o maior festival de cultura e arte da América Latina. Não é porque sou prefeito daqui que falo isso, é por experiência própria. O FIG dá de cem a zero em todos os outros festivais de inverno porque aqui tem a cultura pra todos os gostos, além de ser um retrato da nossa vida e da cara de Pernambuco”.

UPAE GARANHUNS INFORMA PROCEDIMENTOS PARA ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS



A UPAE Garanhuns informa a todos os profissionais interessados em trabalhar em nossa unidade de saúde, que as admissões são realizadas após análise de currículos e processos seletivos coordenados pelo setor de Recursos Humanos do IMIP Gestão. Os currículos devem ser inseridos no site do IMIP, informado abaixo, e os profissionais devem aguardar contato.

Aproveitamos para informar que não estamos, neste momento, com processo seletivo em curso, mas todos podem adicionar seus currículos no site indicado.

http://www1.imip.org.br/imip/home/index.html (acesse o campo "trabalho conosco")

PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

Além de muita música, o FIG conta também com extensa programação de cinema, teatro, circo, literatura, gastronomia e artes visuais!



Música Popular Brasileira, samba, forró, música pop, coco de roda, rock e muitos outros ritmos dão o tom do primeiro fim de semana da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Nesta sexta-feira (21), sobem ao Palco Mestre Dominguinhos, Amanda Back, Mundo Livre (PE), Geraldo Azevedo, e à meia-noite, haverá o show-tributo a Belchior, com as participações de Ednardo (CE), Ângela Rô Rô (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE)

Já neste sábado, o palco Mestre Dominguinhos recebe o eletrizante show Baby do Brasil Experience, em que a cantora carioca relembra seus grandes sucessos, como Todo Dia Era Dia de Índio, Sem Pecado e Sem Juízo, Cósmica, Telúrica e A Menina Dança. 

Antes dela, sobe ao palco a performática cantora Alice Caymmi, que vem com um show em que mistura músicas inéditas com canções do elogiado disco Rainha dos Raios, lançado em 2014. A apresentação de Alice está marcada para começar às 23h. A noite do sábado no palco Mestre Dominguinhos, no entanto, começa às 20h com shows de Rogério e os Cabras, Maciel Salu e Cantos Rurais, projeto de poesia popular e viola com Adiel Luna (PE) e Mestre Bule-Bule (BA).

No domingo é a vez de transformar o palco principal em uma grande roda de samba com Zeca Pagodinho, um dos cantores mais populares e queridos do Brasil. Ele chega ao FIG em ritmo de comemoração, após receber na quarta-feira passada o Prêmio da Música Brasileira como melhor cantor de samba, com o álbum Quintal do Pagodinho, volume 3. Zeca substitui o show de Tom Zé, que fecharia a programação do domingo e teve que ser cancelado por conta de problemas de documentação para a contratação do artista. O domingo no palco Mestre Dominguinhos também começa às 20h com shows de Cafuringa e Banda, Donas, o rapper Zé Brown e o afrobeat baiano da Ifá.

Som na Rural – O veículo mais cultural de Pernambuco estaciona mais uma vez no Parque Euclides Dourado com muita música e arte. Estrela da MPB, Angela Ro Ro é a grande atração do sábado, fazendo um show solo a partir das 22h30. No domingo, o pernambucano Graxa fecha a noite com show que reúne músicas autorais dos primeiros dois discos e algumas surpresas. A programação do fim de semana também conta com shows de Ylana Queiroga e Bruno Souto, entre outros.

Cultura Popular – Xaxado, frevo, reisado, maracatu, afoxé e coco têm lugar cativo no fim de semana do Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, no centro de Garanhuns. Entre os destaques do sábado estão o Coco Miudinho da Xambá e o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão. Às 16h, o espaço recebe o projeto Flabelos Cantantes: Encontro de Blocos Líricos, que reúne os Seresteiros de Salgadinho, Banhistas do Pina e Um Bloco em Poesia. No domingo, shows de Coco dos Pretos e Afoxé Omolu Pa Kerú Awo, entre outras atrações. As apresentações começam sempre ao meio-dia e seguem até o comecinho da noite.

Música na Catedral – O projeto do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) leva para a Igreja de Santo Antônio neste sábado, a partir das 21h, o show Sem mais adeus, de Francis Hime e Olívia Hime, uma homenagem a Vinícius de Moraes. Mais cedo, às 16h30, tem o Quinteto Danilo Brito. No domingo, às 16h30, apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco com o Coro de Câmara do CPM. Às 21h, a pianista Ellyana Caldas faz recital com as participações especiais de Bozó (violão 7 Cordas) e Júnior Teles (percussão).

Galeria Galpão - As ações de artes visuais do 27º Festival de Inverno de Garanhuns têm endereço certo na Galeria Galpão (Av. Dantas Barreto,34). A partir deste sábado, o espaço recebe, das 16h às 22h, uma série de ações, como exposições, performances e debates em parceria com o SESC. O destaque do fim de semana fica por conta da performance Descamada, de Carol Azevedo, que, por meio da costura de uma “segunda pele”, propõe uma reflexão sobre corpo, gênero e política. A performance acontece às 20h do domingo (23).

Artes Cênicas - A cantora, atriz e pianista Cida Moreira é novidade na programação deste sábado. O espetáculo Cabaret Brecht, canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht acontece às 17h no Teatro Luiz Souto Dourado, com participações especiais da atriz Maeve Jinkings e do ator Arilson Lopes recitando poesias do dramaturgo. Na programação de circo, o destaque vai para a Mostra de Números Circenses com a participação de sete grupos de Pernambuco e São Paulo. O evento acontece no sábado, a partir das 16h, na Lona no Parque Euclides Dourado.

Literatura - A Praça da Palavra sedia recitais, contações de histórias, debates, lançamentos de livros, estandes de venda de livros e lounge de leitura. No sábado, às 19h, a atriz e performer Sônia Bierbard (PE)apresenta a intervenção literária Poesia ao Vivo – A impressão que se leva sempre: Sempre Poesia de Maria do Carmo Barreto Campello de Melo. No domingo, serão debatidos temas como a Revolução de 1817, política cultural e a poesia de Cida Pedrosa. As ações se estendem das 9h até o começo da noite.

Cinema – A 13ª Mostra de Cinema do FIG leva para o Cine Eldorado neste sábado, às 18h20, o longa-metragem pernambucano Joaquim, seguido de conversa com a equipe do filme. No domingo, às 18h20, o destaque é o documentário Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, que também é seguido de debate com os realizadores. A entrada para todos os filmes é gratuita.

Gastronomia – Diálogos sobre a geografia de território gastronômico, com ênfase nos produtos originários do Agreste Meridional é o tema da palestra com Benoit Paquereau, Raul Lody, Josenildo Santos e Beth da Matta. Depois da conversa, degustação de receitas com café, queijos e doces regionais. Deu água na boca? Então anote na agenda: é neste sábado das 14h às 16h30, no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns.

O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, e conta também com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música. Confira a programação completa e atualizada no site oficial: www.cultura.pe.gov.br/fig2017.



Veja abaixo os horários dos shows deste fim de semana

Sexta (21/07) 

Palco Mestre Dominguinhos
20h : Amanda Back
21h: Mundo Livre (PE)
22h30: Geraldo Azevedo
0h: Tributo a Belchior: Ednardo (CE), Ângela Rô Rô (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE)

Sábado (22/7)

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Rogério e os Cabras
21h – Maciel Salu
22h - Cantos Rurais: Adiel Luna (PE) e Mestre Bule-Bule (BA)
23h – Alice Caymmi (RJ)
0h30 – Baby do Brasil (RJ)

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
12h – Reisado Garanhuns Cultural
13h – Aria Social
14h – Coco Miudinho da Xambá
15h – Maracatu Nação Raízes de Pai Adão
16h – Flabelos Cantantes: Encontro de Blocos Líricos
(Seresteiros de Salgadinho /Banhistas do Pina / Um Bloco em Poesia)
17h – Grupo Xaxado Cabras de Lampião
18h – Ciranda Bela Rosa

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
18h – Aganjú | Circo Coletivo Bartira
19h – Ganga Barreto
20h20 – Ylana Queiroga
22h30 – Angela Ro Ro (RJ)
Intervalos e fim de noite: DJ Renato da Mata

Domingo (23/7)

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Cafuringa e Banda
21h – Donas
22h – Zé Brown
23h – Ifá (BA)
0h30 – Zeca Pagodinho

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
12h – Valdir Marino
13h – Reisado Mestre João Tibúrcio
14h – Boi Tá Tá Tá
15h – Tribo Indígena Carijós do Recife
16h – Coco dos Pretos
17h – Bloco Compositores e Foliões
18h – Maracatu de Baque Solto Leão Vencedor de Carpina
19h – Afoxé Omolu Pa Kerú Awo

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
19h – Diablo Angel
20h20 – Bruno Souto
22h30 - Graxa

Festival de Inverno de Garanhuns é aberto com grande público, emoção e a música maravilhosa de Isadora Melo

Isadora tem um quê original. Se fosse para comparar, seria uma mistura da suavidade e melodia de Marisa Monte, o swing e sensualidade de Maria Rita, a tropicalidade de Vanessa da Mata e a harmonia e os falsetes de Adriana Calcanhotto. E o melhor, com sua pernambucanidade!
O repertório passeia pela ciranda, passando pelo samba, experimental e a MPB! É isso aí! Apaixonante à primeira vista!

Teatro Luiz Souto Dourado ficou lotado no show de Isadora Melo que abriu oficialmente a 27ª Edução do Festival de Inverno de Garanhuns. A cantora foi ovacionada pelo público! Maravilhoso!


Tizumba conquistou o público com merengues nas pernas e swing na voz! Foi muito aplaudido!

Ao lado da Presidente da Fundarpe, Márcia Souto e do Secretário de Cultura, Marcelino Granja, o prefeito Izaías amenizou o discurso contra o governo do estado. O Reitor da UPE, Pedro Falcão, e o Deputado Estadual Valdemar Borges, também estiveram presentes na abertura do FIG 2017

Teve início oficialmente, nesta quinta-feira (20), a 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), evento multicultural dos mais tradicionais em todo país. A abertura foi realizada no Teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

Dando início à solenidade subiram ao palco do teatro o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; a presidente da Fundarpe, Marcia Souto; o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão e o deputado estadual Valdemar Borges (PCdoB). A Fundarpe e a Secretaria de Cultura do Estado fez a entrega da placa do FIG aos filhos do cantor cearense Belchior, Camila e Mikael Belchior.

Isadora recebeu convidados super especiais, a exemplo de Tizumba


O início do grande circuito de shows musicais foi com a apresentação da cantora pernambucana Isadora Melo, que lançou em 2014 seu primeiro disco, intitulado "Vestuário". Além de canções autorais, a artista teve as participações de Maurício Tizumba, Lui Coimbra e Mona Gadelha, com homenagens ao cearense, como na canção "Galos, noites e quintais". Outras participações foram o músico Juliano Holanda; o bandolinista Rafael Marques; o baixista Rogê Victor; o acordeonista garanhuense Julio Cesar e um dos instrumentistas mais reverenciados da música brasileira, o violoncelista e arranjador carioca Jaques Morelenbaum.

O gerente do Instituto Nacional do Seguro Social em Garanhuns, Francisco Alencar esteve acompanhado da esposa Analice Alencar e afirmou ser um espectador assíduo do evento. "Há 17 anos a gente sempre gera uma expectativa sobre as atrações que vêm. E esse Festival para mim é um dos melhores, já que a programação está muito cultural. São talentos que precisam dessa integração que acontece aqui", declarou.

O mesmo teatro onde ocorreu o show torna-se também, a partir do próximo domingo (23), o espaço destinado às artes cênicas do evento, recebendo grupos de todo o país em uma programação diversificada.

Sobre informações da Prefeitura de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.