sexta-feira, 21 de julho de 2017

Com filhos de Belchior, Izaías Régis e Marcelino Granja falam do Festival de Inverno de Garanhuns

Noite no Centro Cultural contou com a presença de familiares de Belchior, que é um dos homenageados desta 27ª edição do festival, ao lado de Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna! 




A noite de abertura do Festival de Inverno de Garanhuns contou com a presença de diversas autoridades do estado, como Márcia Souto, presidente da Fundarpe; Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura; o deputado estadual Waldemar Borges, representando o governador Paulo Câmara; o reitor da UPE, Pedro Falcão; e colaboradores do SESC e Conservatório Pernambucano de Música. Familiares de Belchior, vindos a convite do festival de São Paulo e do Ceará, também participaram da cerimônia.

Para Marcelino Granja, o Festival de Inverno de Garanhuns é um acontecimento social que representa a confraternização dos vários estados do Nordeste. “A gente recebe nessa época do ano pessoas vindas de Alagoas, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e vários outros lugares. Fico feliz pela realização desta edição porque temos a certeza de que esta é uma das melhores programações dos últimos tempos, construída num cenário de crise financeira em todo o país”, ressalta o secretário estadual de Cultura.

Marcelino e Pedro Falcão visitaram também exposição no SESC
“Estamos homenageando três grandes nomes da cultura brasileira: Belchior, Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho, personagens que compartilhavam um mesmo ideal, a esperança num mundo melhor. E a programação do festival, construída com o empenho de todos que fazem a Secult e a Fundarpe, com base na convocatória que foi aberta aos artistas do estado e do país, reflete bem essa marca de buscar um novo tempo. Que este FIG seja um festival de paz e alegria, mas também de muita luta e valorização da nossa cultura”, comemora Marcelino Granja.

De acordo com Márcia Souto, o Festival de Inverno de Garanhuns traz uma maturidade em relação ao atual momento que o Brasil vive. “A programação nesta edição tem um diferencial porque abraça a cultura pernambucana com mais força, valorizando os artistas locais e a cultura popular. Neste último caso, vale registrar que o palco voltado aos nossos mestre e manifestações típicas do estado está recebendo o nome do nosso saudoso Ariano Suassuna. Temos também algumas outras novidades, como a participação da cultura hip-hop no Parque Euclides Dourado e a parceria com o Consulado da França, que fez uma formação com artistas circenses do estado. Outro fato inédito é que esta é a primeira vez que vai acontecer por aqui um encontro de festivais, através da realização da Plataforma FIG, que trará realizadores dos maiores eventos de música do país, como o Rock In Rio, para conhecerem nossos artistas”, ressalta a presidente da Fundarpe.

O prefeito Izaías Régis se mostrou bastante animado ao falar do valor que Festival de Inverno tem para a cidade de Garanhuns. “Quem quiser cultura se prepare porque aqui nós temos de sobra. A cidade está completamente lotada para receber mais uma edição, e neste sentido agradecemos a parceria com o Governo do Estado. Eu digo que este é o maior festival de cultura e arte da América Latina. Não é porque sou prefeito daqui que falo isso, é por experiência própria. O FIG dá de cem a zero em todos os outros festivais de inverno porque aqui tem a cultura pra todos os gostos, além de ser um retrato da nossa vida e da cara de Pernambuco”.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.