Zé da Luz e Izaías Régis, no Encontro dos Amigos de Garanhuns no Recife |
Dizem que o ano só começa depois do carnaval, com a campanha eleitoral de Garanhuns o fenômeno tem sido parecido. Parece que os candidatos esperaram passar o FIG para começar a campanha eleitoral.
Mas o fato da campanha estar morna não tem sido um fenômeno visto somente em nossa cidade. No Jornal do Commércio há alguns dias, chamava-se a atenção também para outras cidades como Petrolina e Caruaru.
Em Garanhuns há pouco material nas ruas, banneres, cartazes e panfletos, quase nada. Nas principais avenidas têm poucos cavaletes. Vimos apenas de Izaías, aliás no tamanho máximo permitido, na Av. Rui Barbosa, e três ou quatro candidatos a vereador.
O que se tem visto até o momento são os perfurados. Aquele cartaz no parabrisa traseiro dos automóveis, que não atrapalham a visibilidade. Ele é interessante para o candidato, pois além do carro estar sempre em circulação na cidade, sendo visto por todos, ainda mostra o compromisso do seu proprietário como eleitor e cabo eleitoral.
Talvez a maior circulação até agora seja mesmo dos carros de som, não muita coisa também, mas já foi possível escutar dos três candidatos que têm verba para campanha, e parece que até na proporção das estruturas de campanha. Izaías, Silvino Duarte e Zé da Luz. De Paulo Camelo ainda não se vê nada.
É nesta ordem também a repercussão na internet. Izaías tem o perfil no facebook criado há mais tempo e por isso interage mais, tem mais seguidores e defensores. Aproveita também para divulgar ações. Silvino criou recentemente, mas já utiliza o facebook como ferramenta eleitoral. Zé da Luz tem sido mais tímido, dando a entender que não é sua praia, mas tem também pessoas fazendo a defesa do seu nome.
Em todos os três casos, devem ser o assessores que estão alimentando os perfis no facebook.