quinta-feira, 4 de julho de 2019

GARANHUNS SERÁ PALCO DE MAIS UM GRANDE FESTIVAL - Por Sivaldo Albino



Hoje (04/07), aconteceu o anúncio da programação do 29° Festival de Inverno de Garanhuns, no CAPE( Centro de Artesanato de Pernambuco). O FIG é o maior evento Multicultural do Brasil. Neste ano, o FIG se destacou dos demais anos por trazer uma das melhores programações dos últimos anos, com o objetivo de atender a todos os públicos do evento.

Vale destacar ainda que, o FIG 2019 foi o único evento que não teve cortes, garantindo ainda um aumento no seu orçamento para enriquecer esse belo evento, fechando num investimento de mais R$ 8 milhões de reais.

É importante saber que o FIG, neste ano de 2019, mantém uma excelente qualidade, especialmente quando se verifica a qualidade dos artistas profissionais que apresentarão sua arte nos 20 polos de atrações que serão implantados na cidade.

Parabenizamos a todos que fazem o FIG, a FUNDARPE, na pessoa do presidente Marcelo Canuto, a Secretária de Cultura, na pessoa do secretário Gilberto Freire Neto, além dos demais secretários envolvidos. Mas, em especial, agradecemos ao Governo Paulo Câmara, que manteve seu compromisso de valorizar a cultura e o turismo pernambucano, mesmo quando todas as circunstâncias são desfavoráveis. O FIG é feito por todos nós, vamos aproveitar esse grande festival que atrai tantos turistas, gera renda e emprego, e garante a alegria do nosso povo.

Sivaldo Albino
Deputado Estadual - Líder do PSB na ALEPE

Superintendente Adjunta do IMIP Hospitalar apresenta Programa Compliance na UPAE Garanhuns

Ivete Buril ressaltou observância de atuação dentro de preceitos éticos e legais



Aconteceu na última sexta-feira (28), na UPAE Garanhuns, a apresentação do Programa Compliance, que estabelece padrões laborais dentro de preceitos legais e éticos; com a observância de normas, regras, legislações, etc. O momento foi conduzido pela Superintendente Adjunta do IMIP Hospitalar, Ivete Buril, que mostrou a importância do programa e tirou dúvidas dos colaboradores. 

O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, e a enfermeira Michelle Torres, do Núcleo de Educação Permanente da unidade, participaram da abertura do trabalho. "Estamos em uma unidade de saúde da Rede SUS, e temos que estar atentos diuturnamente às normas legais nesta casa de atenção especializada, universal e gratuita" - registrou Amorim. Durante todo o dia, grupos de 20 a 30 colaboradores da UPAE Garanhuns passaram pela capacitação, inclusive prestadores de serviço terceirizados.

Ao final, Ivete Buril se mostrou bastante satisfeita: "São 15 unidades sob Gestão IMIP Hospitalar, e buscamos esta integração e unidade de procedimentos, respeitando o conjunto de regras e os princípios éticos. Trata-se de uma práxis institucional." - Registrou a gestora.

PARA SABER MAIS 
(Editora Forum na web)

O termo compliance significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma Organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da Alta Administração.

O compliance tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. Essas práticas devem ser orientadas pelo Código de Conduta e pelas Políticas da Companhia.

TODOS OS POLOS E LINGUAGENS DO FIG 2019, NA PROGRAMAÇÃO OFICIAL



O maior Festival MultiCultural da América Latina acontece em Garanhuns de 18 a 27 de julho, com extensa programação, que você pode conferir um pouco mais abaixo aqui no blog. 

São 21 polos com diversas linguagens culturais. Em alguns deles, você poderá encontrar mais de uma forma de expressão, por isso, sempre aconselhamos, baixe a programação, imprima, marque tudo que você deseja aproveitar. Curta bastante, aproveite estes dias para conhecer novas ideias, músicas, pessoas, expressões, ... 

Abaixo fizemos uma lista dos polos e segmentos culturais na programação do FIG, mas ainda tem todo o circuito alternativo que tem de tudo também, é só procurar, fuçar, buscar, stalkear, ...

São quase 500 atrações espalhadas pela cidade, por aí... É bom lembrar, tudo com dinheiro público, com interesse cultural. É o Governo do Estado investindo no desenvolvimento cultural e econômico.

1. Artesanato
2. Artes Visuais
3. Atividades formativas
4. Cinema
5. Catedral (Música)
6. Circo
7. Dança 
8. Design
9. Figuinho
10. Fotografia
11. Gastronomia 
12. Mamulengo
13. Moda
14. Mostra Ambiental
15. Palco Cultura Popular
16. Palco Dominguinhos
17. Palco Forró 
18. Palco Instrumental 
19. Palco Pop
20. Patrimônio 
21. Plataforma FIG
22. Praça da Palavra
23. Som na Rural
24. Teatro Adulto 
25. Teatro Alternativo 
26. Teatro Infantil

Sem contar as diversas programações alternativas...

#VIVAOFIG

Lagoa do Ouro faz grande homenagem ao CEL PM Paulo Cesar






Com o auditório do Colégio Municipal Jandira Pedrosa completamente lotado, em noite muito especial, a Câmara de Vereadores concedeu o título de Cidadão Honorário ao Coronel da Polícia Militar Paulo Cesar Gonçalves Cavalcanti. O prefeito Marquidoves Vieira Marques, com todo seu secretariado, prestigiou o evento e fez um discurso importante, recordando familiares do homenageado.

A proposição para a concessão do título foi do vereador Expedito Paulino, aprovado por unanimidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente do legislativo municipal, Lenivaldo Costa.

Autoridades civis e militares prestigiaram o ex-comandante do 9º BPM, que fez em discurso, um emocionado memorial de sua infância em Lagoa do Ouro, recordando passagens com familiares.

A Família Gonçalves foi enaltecida durante o evento, desde o patriarca José Gonçalves de Melo, e a matriarca Firma do Espírito Santo. Há pouco mais de 50 anos, parte dos filhos do casal foi deixando o município em busca de melhores condições para suas famílias. Assim, os irmãos Laura e João Gonçalves vieram para Garanhuns. Arlindo foi para Correntes. Francisco, Bom Conselho. A mais jovem, Eulália ficou em Lagoa do Ouro, casou com Antônio de Joca, e representou a família na cidade com o passar dos anos. Parte de sua família ainda reside no município.

José Gonçalves Filho, conhecido como Zito Gonçalves, o mais jovem dos homens, chegou ao posto de Coronel da PM, e foi ele o grande incentivador da carreira de Paulo César. Recebeu aquele jovem em sua casa, no Recife, após este passar por colégios de Garanhuns, e deu a sustentação para seu ingresso na Gloriosa Polícia Militar de Pernambuco.

Coube a mim, primo do homenageado, fazer um breve histórico desta família. 

Em seu discurso, Paulo César afirmou duas grandes emoções, ser nomeado comandante do batalhão da cidade que nasceu, realizando um trabalho reconhecido em toda a região, e retornar agora a Lagoa do Ouro, berço da família, para entre tantos amigos receber este título. Á sua frente, suas três filhas, Layanne, Larissa e Paula, que estavam à mesa com Elaine Coiffman, irmã de Paulo, e responsável por apresentar sua biografia.

Tia Loura e tio Dorgival, que já não estão mais conosco, se lá estivessem iriam sentir a maior alegria que os pais devem sentir aos ver seus filhos serem reconhecidos.

Aproveito para, em nome dos familiares que estiveram presentes, agradecer a forma carinhosa como todos, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Cerimonial trataram nossa família e demais convidados da festa.

Deputados de Pernambuco vão priorizar BR-423 no orçamento da União - SAIBA MAIS!



A bancada de Pernambuco definiu as ações que serão destino de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2020 da União, sendo elas construção de barragens, obras de mobilidade na Região Metropolitana e ações de infraestrutura na BR-423. 

“Essas ações correspondem a três emendas a que a bancada tem direito e elas foram sugeridas e acatadas por nós. São obras de grande impacto e necessárias para o estado. Envolvem questões muito sensíveis ao pernambucano”, disse um dos coordenadores da bancada, o deputado Augusto Coutinho.

O documento foi ajustado pelos deputados federais e senadores do estado no final da tarde desta terça-feira (02/07) e as emendas devem ser entregues à Comissão Mista de Orçamento do Congresso até a próxima quinta-feira. Neste momento as sugestões são apenas de ações e os valores serão definidos posteriormente. Também durante a reunião ficou acertado que será apresentado um conjunto de emendas individuais para destinação de recursos à construção de um dos ramais da Adutora do Pajeú.

Recentemente a duplicação da BR-423, no trecho São Caetano-Garanhuns, foi tema de audiência pública na ALEPE, solicitada pelo deputado Sivaldo Albino.

Somente com a junção das forças política do estado, como estão fazendo os deputados federais, vamos conseguir realizar o sonho desta duplicação, tão necessária para  desenvolvimento do Agreste e do estado.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS - PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS




Está lançada a programação cultural mais aguardada de Pernambuco. O Governo do Estado inicia a contagem regressiva para o Festival de Inverno de Garanhuns, maior evento artístico do País, integralmente realizado com recursos governamentais. Coordenado pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, o FIG 2019 conta ainda com apoio da Cepe Editora, Sesc e Sebrae, e parceria com a Prefeitura de Garanhuns. 

De 18 a 27 de julho, o público poderá conferir a programação nos palcos, nas praças, nos parques, nos pavilhões, no teatro, no cinema e na catedral, pelas ruas e em diversos outros espaços da cidade, totalmente lotada de turistas e visitantes que vêm curtir, além do frio, sua programação imperdível. Além das milhares de pessoas que serão aguardadas nos 21 polos montados, o FIG 2019 vai registrar uma enorme audiência em todo o país por meio de transmissões em pelo menos cinco emissoras de TV, uma dezena de emissoras de rádio e inúmeros canais web.


PROGRAMAÇÃO PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS

SEXTA, 19 

20h - Golden Hits 
21h - Hoje a Noite é a Maior - Homenagem a Biu Roque, com Alessandra Leão, Siba, a Fuloresta do Samba, Caçapa, Renata Rosa e Juliano Holanda 
23h - Elba Ramalho - O Ouro do Pó da Estrada 
0h30 - Show em homenagem à Jackson do Pandeiro, com Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Lucinha Guerra, Lady Laay, Mari Periférica, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu e Luiz Fittipaldo. 

SÁBADO, 20

20h - Amanda Back 
21h - Banda de Pau e Corda (PE) 
22h - Mariana Aydar (SP) 
23h - Zélia Duncan (RJ) 

DOMINGO, 21

20h - Neander 
21h - Karina Buhr (Pe) 
22h - Letrux (Rj) 
23h - Céu

SEGUNDA, 22

20h - Kafuringa e Banda 
21h - Kitara (PE) 
22h - Amigas Do Brega (PE) 
23h30 - Priscila Senna (PE)

TERÇA, 23

20h - Nando Azevedo 
21h - Anastácia e Terezinha Do Acordeon( Espetáculo O Amor De Anastácia) - SP/PE 
22h - Maciel Melo (PE) 
23h30 - Roberta Miranda (PB)

QUARTA, 24

20h - Hercinho (PE) 
21h - Amaro Freitas (PE) 
22h - Otto (PE) 
23h30 - Lenine (PE)

QUINTA, 25

20h -Celino Melo (PE) 
21h - Cláudio Rabeca (Participação de Nicolas Krassik, Rafael Marques, Juliano Holanda e Grupo Bongar)
22h - Tony Garrido (RJ)
23h30 - Fafá De Belém e Guitarradas Do Pará (PA) 

SEXTA, 26

20h - Belo Xis (PE) 
21h30 - Carla Rio (PE) 
23h - GerlaneLops (PE) 
0h30 - Alcione (MA) 

SÁBADO, 27

20h - Andrea Amorim 
21h - Maciel Salu (PE) 
22h - Mundo Livre (PE) 
23h - Mariene de Castro (BA) 
0h30 - Maria Rita

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.