Com o auditório do Colégio Municipal Jandira Pedrosa completamente lotado, em noite muito especial, a Câmara de Vereadores concedeu o título de Cidadão Honorário ao Coronel da Polícia Militar Paulo Cesar Gonçalves Cavalcanti. O prefeito Marquidoves Vieira Marques, com todo seu secretariado, prestigiou o evento e fez um discurso importante, recordando familiares do homenageado.
A proposição para a concessão do título foi do vereador Expedito Paulino, aprovado por unanimidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente do legislativo municipal, Lenivaldo Costa.
Autoridades civis e militares prestigiaram o ex-comandante do 9º BPM, que fez em discurso, um emocionado memorial de sua infância em Lagoa do Ouro, recordando passagens com familiares.
A Família Gonçalves foi enaltecida durante o evento, desde o patriarca José Gonçalves de Melo, e a matriarca Firma do Espírito Santo. Há pouco mais de 50 anos, parte dos filhos do casal foi deixando o município em busca de melhores condições para suas famílias. Assim, os irmãos Laura e João Gonçalves vieram para Garanhuns. Arlindo foi para Correntes. Francisco, Bom Conselho. A mais jovem, Eulália ficou em Lagoa do Ouro, casou com Antônio de Joca, e representou a família na cidade com o passar dos anos. Parte de sua família ainda reside no município.
José Gonçalves Filho, conhecido como Zito Gonçalves, o mais jovem dos homens, chegou ao posto de Coronel da PM, e foi ele o grande incentivador da carreira de Paulo César. Recebeu aquele jovem em sua casa, no Recife, após este passar por colégios de Garanhuns, e deu a sustentação para seu ingresso na Gloriosa Polícia Militar de Pernambuco.
Coube a mim, primo do homenageado, fazer um breve histórico desta família.
Em seu discurso, Paulo César afirmou duas grandes emoções, ser nomeado comandante do batalhão da cidade que nasceu, realizando um trabalho reconhecido em toda a região, e retornar agora a Lagoa do Ouro, berço da família, para entre tantos amigos receber este título. Á sua frente, suas três filhas, Layanne, Larissa e Paula, que estavam à mesa com Elaine Coiffman, irmã de Paulo, e responsável por apresentar sua biografia.
Tia Loura e tio Dorgival, que já não estão mais conosco, se lá estivessem iriam sentir a maior alegria que os pais devem sentir aos ver seus filhos serem reconhecidos.
Aproveito para, em nome dos familiares que estiveram presentes, agradecer a forma carinhosa como todos, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Cerimonial trataram nossa família e demais convidados da festa.