sexta-feira, 17 de maio de 2013

Guarda Municipal sai fortalecida de grande evento em Garanhuns



A I Marcha Azul Marinho começou no Relógio de Flores com o desfile dos guardas municipais pelas principais avenidas e ruas da cidade. Após o percurso, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, foi aberto oficialmente o I Seminário de Fortalecimento das Guardas Municipais. No encontro, autoridades locais e da região debateram melhorias para a condição de trabalho do guarda municipal, avanços e melhorias na segurança pública.

Na abertura, com o uso da palavra, o prefeito Izaías Régis contou que assinou a lei para uso do uniforme azul marinho para os guardas de Garanhuns. “A lei foi aprovada ontem. Com muito trabalho, continuamos buscando o melhor para nossa população. Tenho a consciência de que continuaremos atuando de forma planejada para oferecer as melhores condições de trabalho para todos vocês. Parabenizo a realização deste evento e é um prazer receber os representantes dos outros municípios de Pernambuco e de outros Estados”, completou.

A iniciativa para realizar um dia de programação especial foi do SINSEMUG Regional/Garanhuns, da ONG SOS Segurança da Vida e do SINDGUARDAS/Garanhuns. O Governo Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) apoiou a realização. Assim como, o comércio local e de vários segmentos da sociedade garanhuense.

O presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Audálio Filho, acrescentou o posicionamento destacando as conquistas já alcançadas em tão pouco tempo. “A parceria do poder legislativo com o executivo é de grande importância para que os fatos se concretizem. Já são muitas conquistas que conseguimos para nossos guardas municipais. Temos a sensibilidade para continuarmos analisando criteriosamente as ações em prol de um trabalho digno. A lei número 3899 é mais uma vitória”, ressaltou.

Fernando Ferro, deputado federal, também esteve na ocasião e disse que o assunto abordado no evento se trata de um debate social e de importância geral. “Entendo que devemos realizar mudanças legais, pois a criminalidade está contaminando boa parte da sociedade. É preciso reprimir com educação e isso requer qualificação. É preciso agir com políticas de defesa social para termos paz em nossa rotina, em nossa vida”, finalizou.

A Vox Comunicação apoiou a realização do evento.

Professor da AESGA participa de 4º CPEJE e recebe reconhecimento da Endeavor‏



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) marcou presença no 4º Congresso Pernambucano de Jovens Empreendedores (CPEJE). No Evento, realizado nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Convenções de Olinda, a AESGA esteve representada pelos alunos da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA) e pela presença do coordenador de Estágio da Instituição, Ornilo Lundgren.

Além de participar das palestras e cases de sucesso, os representantes de Garanhuns também vibraram com a palestra do professor Genésio Gomes, reconhecido nacionalmente ao apresentar como seu projeto de Células Empreendedoras, o Projeto Empreender Comunidade.

Durante o Evento, também foram apresentados os destaques do Prêmio Educação Empreendedora Brasil 2012 da Endeavor, na qual o professor da AESGA, professor Ornilo Lundgren recebeu reconhecimento da Empresa. A Premiação é uma iniciativa da Endeavor e do SEBRAE que objetiva identificar, valorizar e divulgar experiências inovadoras e bem-sucedidas de ensino de empreendedorismo, planejadas e executadas por professores das Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Câmara de Garanhuns é notícia no Blog do Jamildo

A Câmara de Garanhuns foi notícia nesta quarta-feira, no Blog do Jamildo, jornalista político do mega Portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio. Transcrevo:


A Câmara Municipal de Garanhuns reduziu em 20% o número de comissionados da casa legislativa. Em vez de indicações, a Câmara agora vai contratar por concurso público, como já era cobrado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) com reforço da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE).

O presidente da Câmara, o vereador Audálio Ramos Filho, enviou comunicado à imprensa para que a Casa sofresse menos pressão. Eram 123 cargos contra apenas seis efetivos. Agora são 99 comissionados.

Audálio afirma ter criado uma comissão para definir a real necessidade de contratações da Câmara e, em seguida, realizar concurso público - que deve ser anunciado em breve - para 36 vagas efetivas, que se somam às seis existentes.

Os estudos da Comissão de Levantamento da Necessidade de Pessoal deram origem ao Projeto de Lei nº 036/2013, que reduz de o número de comissionados para 80.

Para conferir, é só clicar no link do Blog do Jamildo.

Vereadores vão debater aumento na Contribuição da Iluminação Pública


Os vereadores Alcindo Correia, Claudio Taveira e Zaqueu Lins, Presidente, Relator e Membro da Comissão de Legislação e Justiça, respectivamente, formularam pedido à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Garanhuns, e a mesma acatou, para retirar da pauta da Reunião Ordinária da quinta-feira, 16, o projeto de lei 18/2013 do poder executivo que redefine os percentuais cobrados da população como Contribuição de Iluminação Pública.

Já foi agendada uma reunião na segunda, dia 20, com a presença de secretários do Município, temos que debater o assunto com mais tempo, quando se fala em aumento, lógico que ninguém gosta, é por isto que o tema precisa ser mais discutido, afirma o vereador Alcindo.

Alcindo lembra também que o vereador Sivaldo Albino, principal crítico do reajuste neste ano, em Dezembro de 2002 votou a favor da Lei Municipal 3202/2002 que aumentou o valor da contribuição do serviço de iluminação pública. 

Inauguração do SAMU faz parte da programação dos 64 Anos de Lajedo - Confira tudo!

Clique para ampliar

Lajedo terá dois dias de comemoração, para seus 64 anos de emancipação.

Apesar do estado de emergência decretado, e a necessidade de reverter parte da verba das comemorações no combate à seca, a prefeitura de lajedo preparou uma programação para as comemorações de 19 de maio (aniversário da cidade).

A programação conta com eventos culturais na freira livre, valorizando os artistas da terra, eventos esportivos como a 1ª Corrida de rua, Vicente Ferreira, o 1º grande desafio de Mountainbike, a cidade também irá sediar a 3ª etapa do campeonato pernambucano de Jiu-Jitsu, que também é uma seletiva para o mundial. Haverá também as inaugurações do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e shows na praça de eventos.

Confira a programação completa abaixo:

PROGRAMAÇÃO OFICIAL LAJEDO 64 ANOS

18 de maio - Sábado

08 h - Projeto cultura na feira - Feira Livre
14 h - Inauguração do CREAS - Rua Major Capitu, 08
14 h 30 - Inauguração do SAMU - Unidade do SAMU Av. 19 de maio
15 h 30 - Iª Corrida Vicente Ferreira - Povoado Salobro - Imaculada (largada)
20 h - Didi e Banda - Praça de Eventos
22 h - Cindy Siqueira e Forrozão Chama da Paixão - Praça de Eventos 00 h 
- Wando do Arrocha - Praça de Eventos

19 de maio – Domingo

08 h 30 - Hasteamento - Praça da Prefeitura
Desfile dos Desbravadores
Desfile do PROJOVEM Maracatu Caldeirão de Pedra - Lajedo
Desfile da Banda Filarmônica Municipal
09 h -1º Desafio de Mountainbike - Av. 19 de maio
09 h - 3ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu -
Seletiva para o mundial - Quadra do Colégio Normal
21 h - Alex e Banda - Praça de Eventos
Apresentação - Troça PROJOVEM LAJEDO No Passo do
Frevo
23 h - Marreta é massa - Praça de Eventos


Encontros de Enfermagem reúnem Profissionais da Saúde do Agreste Meridional‏




Depois de dois dias de mini-cursos no auditório da FAMEG, os profissionais de enfermagem chegaram ao Hotel Tavares Correia, onde acontecem nesta quinta-feira e na sexta, 17, o I Encontro de Enfermagem do Agreste Meridional e a VI Jornada de Enfermagem do Hospital Regional Dom Moura. 

Na abertura, a fiscal do COREN - Conselho Regional de Enfermagem, Andrea Souza, falou da intenção da entidade em realizar um grande evento regional, e do fato da Jornada do Hospital Dom Moura estar chegando à sexta edição, o que possibilitou unir os esforços e realizar juntos este evento, oferecendo mais estrutura aos profissionais da saúde.

Formando a mesa, a diretora do Hospital Regional Dom Moura, Karla Freitas, e a gestora da V GERES - Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara, que registrou além do apoio aos eventos regionais, uma série de conquistas para a saúde, como a reforma do HRDM, a instalação da UPAE em Garanhuns e o SAMU Regional, em 20 municípios do Agreste. Aliás, o Secretário de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, representou os secretários municipais e o prefeito Izaías Régis, na abertura do encontro.

O Encontro de Enfermagem do Agreste Meridional conta com o apoio de várias instituições, como o próprio sindicato da categoria, representado por Robervan Pedroza. 

Nesta quinta-feira, várias palestras foram apresentadas para um público superior a 200 profissionais, e para esta sexta, 17, espera-se dobrar este número, com diversos profissionais que acompanharão novas palestras, mesas-redondas ee debates, inclusive multiprofissionais, envolvendo nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, entre outros.

Outros eventos fazem parte do encontro, como a inauguração da Sub-seção do COREN em Garanhuns, que funcionará na Av. Rui Barbosa. No encerramento, uma grande festa com a banda Ronaldo Cesar e a Tropicana.

São João de Arcoverde 2013 investe R$ 2,5 milhões e espera 700 mil pessoas



Dez polos com atrações musicais e artísticas e aproximadamente 700 mil pessoas circulando por eles em dez dias de evento. Esses são alguns dados do São João de Arcoverde. Na edição deste ano, a festa vai acontecer de 20 a 29 de junho. “Serão dez dias corridos de apresentações e vamos reunir atrações locais e nacionais e resgatar a história da cidade para valorizar a nossa tradição”, conta a prefeita Madalena Brito.

Capital do São João. Esse é título escolhido pela cidade, que buscou na história de Lampião, o rei do cangaço, a inspiração para nortear a festa. Em 1925, ele enviou ao então Governador de Pernambuco, Sérgio Loreto, um pedido para dividir o estado e criar duas capitais, uma delas a Rio Branco, hoje Arcoverde. Após estudos e imersão nesse universo, o artista plástico Suédson Neiva foi além, desenvolveu a decoração da cidade, caso ela tivesse conquistado independência. Uma das novidades diz respeito à Vila Olho D’Água, que agora passa a se chamar Rio Branco. Nela, personagens conhecidos, como Luiz Gonzaga, Antônio Conselheiro e Padre Cícero acompanham Lampião no comando da capital.

Seguindo a estratégia de manter a diversificação, os moradores e turistas vão poder assistir a shows, recitais e espetáculos nos 10 polos de animação: Multicultural, Vila Rio Branco, Gastronômico, Budega da Poesia, Forró Gospel, Pé de Serra, Alto do Cruzeiro, Artes, Diversão e Multimusical. “Como eles ficam próximos, com distância de no máximo um quilômetro entre eles, o público pode visitar todos e assistir às apresentações de sua preferência”, conta o secretário de Turismo, Albérico Pacheco.

Pela primeira vez, o ritmo sertanejo vai participar do São João de Arcoverde, representado pelas consagradas duplas Cesár Menotti & Fabiano e Victor & Léo. Também estão na programação nomes tradicionais, como

Petrúcio Amorim, as bandas Magníficos, Saia Rodada, Garota Safada e Musa do Calypso. Todas elas vão se apresentar no Polo Multicultural.

Para este ano, Arcoverde espera contabilizar a movimentação de R$ 30 milhões, 50% a mais que em 2012. É o segundo mês mais importante para a cidade, atrás apenas de dezembro. São quatro mil empregos gerados direta e indiretamente, nos setores gastronômico, hoteleiro, de comércio e prestação de serviços. O investimento da festa é de R$ 2,5 milhões e conta com a parceria do poder público, como Governo de Pernambuco, Secretaria de Turismo do estado e Empetur, e privado, como Skol, Pepsi, BR Distribuidora e Sesc PE. Também tem o apoio das óticas Arcoverde e CDL.

Também durante o período, o índice de ocupação dos hotéis e pousadas atinge 70%, chegando a 100% nos principais dias da festa, de 20 a 24 de junho. São mais de mil leitos cadastrados e reconhecidos pela Prefeitura e de 350 a 500 casas disponibilizadas para aluguel. Os proprietários que têm interesse em comercializar seu imóvel, poderão ligar para a Prefeitura (87. 3821-3502) e efetuar cadastro. “Trazemos essa novidade para oferecer mais uma opção de hospedagem para o turista, principalmente para aquele que vem com família ou amigos”, explica Pacheco.

Para garantir estrutura, conforto e segurança para as 700 mil pessoas que transitam pela festa, a prefeita Madalena Brito reuniu as policias Civil e Militar, Arcotrans, Corpo de Bombeiros, Compesa, Celpe e Vigilância Sanitária. Assim, durante os dez dias de festa, o público poderá contar com a Delegacia da Mulher e do Turista, Conselho Tutelar, Posto de Comando, ambulância, carros de combate a incêndio e resgate, reforço nos efetivos e monitoramento por meio de câmeras localizadas no Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, a que recebe o maior volume de espectadores.

Assim como nos anos anteriores, será proibida a entrada de embalagens de vidro. Elas deverão ser trocadas por recipientes disponibilizados no local. Também não será permitido a circulação de veículos nos polos. Apenas táxis e mototáxis cadastrados terão acesso às proximidades como forma de facilitar o embarque e desembarque do público.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.