quinta-feira, 18 de julho de 2013

PRF, PM e Detran montam esquema especial para Festival de Garanhuns

http://g1.globo.com/pernambuco


O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) começa nesta quinta-feira (18), no Agreste de Pernambuco. Por causa dele, alguns bloqueios foram montados na entrada do município e também dentro da cidade, ao que os motoristas devem ficar atentos. A segurança policial foi reforçada e haverá esquema especial de estacionamento e transporte para levar os visitantes aos principais pólos de festa.

No ano passado, duas pessoas morreram nas rodovias de acesso ao município durante o FIG. Este ano, bloqueios da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão em pontos estratégicos da BR-423 e BR-424, onde serão realizados testes de alcoolemia para tentar reduzir o número de acidentes. Foram registrados 12 no último festival. "Teremos o apoio da Lei Seca, uma operação conjunta que vai durar cinco dias. Vamos ter o apoio do efetivo que vem da superintendência para dar apoio em pontos críticos", afirmou o inspetor Aldo Lourenço, explicando que a PRF contará com o apoio de duas novas equipes.
saiba mais

Já na cidade, a fiscalização será feita pelo Departamento de Trânsito e Transporte (Detran) e pela autarquia municipal de trânsito e transporte. As ruas Afonso Pena e Coronel Antônio Vitor, paralelas à praça Guadalajara, foram interditadas. Um bloqueio impede a passagem de carros na rua que dá acesso ao Parque Van der Linen, onde só poderão passar os pedestres. A Avenida Julio Brasileiro, a partir do cruzamento com a rua Simoa Gomes, também está bloqueada. "Esse ano, vamos iniciar nosso trabalho com 12 agentes de trânsito, o que representa 100% da nossa capacidade operacional. Receberemos, a inda, 20 agentes do Detran", esclareceu o gerente de fiscalização, Major Roberto Barros.

A Polícia Militar também montou seu próprio esquema de segurança para atuar em Garanhuns e nas redondezas da cidade durante o festival. De acordo com o comandante do 9º Batalhão da PM, tenente-coronel Roberto Maranhão, o turista certamente vai encontrar segurança no município. "Teremos bloqueios nas entradas e saídas da cidade para fiscalizar tanto quem está chegando como quem está saindo. Em todos os eventos, teremos policiamento e todos estarão atentos", relatou.

A autarquia de trânsito orienta os motoristas estacionar os carros em um terreno localizado em frente ao estádio do Sete de Setembro, onde haverá segurança e ônibus a cada 20 minutos. Os coletivos levarão os turistas até os principais pólos de animação. O serviço custa R$ 10. Quem conseguir parar o veículo na Zona Azul, não vai preciar pagar.

O Festival de Inverno de Garanhuns segue até o próximo dia 27.

Estacionamento opcional para turistas funcionará durante o FIG

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) intermediou uma parceria entre a empresa de ônibus São Cristóvão e o Esporte Clube Sete de Setembro para instalação de um estacionamento para carros e motos no período do 23º Festival de Inverno de Garanhuns.

O estacionamento será na área externa do Clube Sete de Setembro, o estádio conhecido como “Gigante do Agreste”, sob a coordenação e administração da diretoria do Clube.

A capacidade do estacionamento será de 600 carros e 200 motos, com iluminação, segurança e banheiro químico. A empresa São Cristovão disponibilizará uma linha especial de ônibus que iniciará às 17h, seguindo até às 05h, que fará o percurso entre o estacionamento e a Praça Guadalajara com intervalos de 20 minutos, podendo ser reduzido de acordo com a demanda dos turistas.

Chuva de Descontos Via G no 23º Festival de Inverno de Garanhuns


O FIG 2013 está chegando e a Via G Garanhuns preparou super descontos para você aproveitar os dias de festa com muito estilo!

Toda loja com 15% de desconto nas compras à vista ou em 10X sem juros no cartão. Além disso, durante todo mês de julho, funciona nosso bazar temporário com peças a partir de R$ 29,00 (casacos, calças, vestidos, saias, blusas e sapatos)!

No Festival de Inverno de Garanhuns, dê uma passadinha na Via G e aproveite nossa chuva de descontos!

Va G Garanhuns
Av. Santo Antônio, 71 - Centro. Telefone: (87) 3761-0398.

FIG 2013 >>> Quinta-feira, 18: PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS:



Quinta-feira, 18/07 

Palco Guadalajara 

19h – Ópera Bajado 
20h10 – Gaiamálgama 
21h20 – Caravana Rabequeiros de Pernambuco 
22h30 – Naná Vasconcelos (Batucafro) 
11h40 – Ney Matogrosso

FIG 2013 >>> PALCO GUADALAJARA 18/07: Delicie-se na música do Gaiamálgama



Não deixe de apreciar um show de multi culturas, multi cor e multi imagem. Sejam bem vindos a um mundo de musicalidades.

Para João Paulo, Elnatã, Zhara, Dioges, Michele e todos os artistas que estarão hoje no Palco Guadalajara na apresentação do GAIAMÁLGAMA às 20h. 

SUCESSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 


(texto do face, que a gente assina embaixo)

Alexandre Revoredo no Palco Pop, nesta sexta, 19


Nesta sexta, dia 19, às 18h, Alexandre Revoredo estará com sua banda no Palco Pop do FIG, apresentando o novo projeto "Fuzamba", que é em grande parte composto por canções inéditas do artista, algumas parcerias, e músicas de amigos, músicos e poetas, todos oriundos do interior do estado. 

A ideia de "Fuzamba" foi concebida através de uma pesquisa de três anos acerca da música produzida nas cidades do interior do estado. Somado a isso, influências de reggae, country, salsa, bolero, samba-rock, fazem a fusão com o samba. Música feita longe do grande centro urbano da capital, mas nem por isso menos sofisticada, atual e sobretudo poética. 

"Fuzamba" vem para valorizar a poética nas canções, louvar grandes parcerias com compositores e poetas, além de trazer releituras de alguns clássicos de nossa música. Venha assistir, conhecer, participar. É importante valorizar nossos artistas. Vamos nessa?!

Em tempo: Devido a demora na divulgação da programação, alguns artistas ficaram de fora das primeiras programações divulgadas, porém, no site oficial do Fig 2013, consta a programação completa, já com as devidas alterações. Valeu!

Revoredo.

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Ney Matogrosso usa e abusa da sensualidade no novo show

Durante quatro décadas, o Brasil vem acompanhando as metamorfoses de um dos artistas mais versáteis e camaleônicos da nossa música. Sempre atento aos sinais do seu tempo e ousando, como sempre, ir além dele, Ney de Souza Pereira é o nome do homem do qual explode o cantor Ney Matogrosso, dono de uma voz marcante e um dos mais inventivos e exuberantes performers da MPB. 

Em comemoração aos seus 40 anos de carreira, ele vem percorrendo o Brasil com a turnê “Atento aos sinais”, em que se reinventa novamente, trafegando pelo universo pop com arrojo e sofisticação. E Garanhuns terá a oportunidade de conferir esse novíssimo trabalho, na abertura do FIG 2013, quando também se apresentam a Ópera Bajado, Gaiamálgama (de Garanhuns), Caravana Rabequeiros de Pernambuco e Naná Vasconcelos. Ney Matogrosso encerra a primeira noite do festival, nesta quinta (18/7), a partir das 23h40, no Palco Guadalajara, que já recebeu o artista em outras edições do FIG.

Em “Atento aos sinais”, Ney usa e abusa da sensualidade que lhe é característica e da voz peculiar para cerzir canções que ganham uma roupagem pop e de peso. No repertório, escolhido a dedo, ele mescla canções de nomes consagrados e de novos compositores. Estão presentes Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Lenine, Criolo, Itamar Assumpção, entre outros. Ney dá voz a canções como “Vida louca” (Lobão), “Roendo as unhas” (Paulinho da Viola), “Fico louco” (Itamar Assumpção) e “Oração” (Dani Black), música que inspirou o título da turnê.

O show também traz ao palco, segundo Ney, a mais grandiosa estrutura já utilizada por ele em suas turnês. Cenários, iluminação e figurino de grande porte emolduram a performance do artista. Com direção musical de Sacha Amback, “Atento aos sinais” contará com vídeo cenário criado por Luiz Stein e Marcus Paulista, e objetos de cena de Milton Cunha. Ocimar Versolato (parceiro de Ney desde 1994) assina mais uma vez o figurino junto a Milton Cunha e Marta Reis. Uma superprodução à altura de um artista que tem na visualidade uma das suas formas de expressão mais marcantes. Dessa vez, o Ney Matogrosso exuberante e provocador ganha a cena, com um arsenal de elementos visuais que destacam sua presença, com o frescor de quem está (re)nascendo artisticamente. Sempre.

Veja o vídeo da reportagem da TV Pajuçara/Record de Maceió: Festival de Inverno de Garanhuns deve atrair muitos alagoanos


JORNAL DA PAJUÇARA MANHÃ



Para assistir a reportagem, clique aqui.


Festival de Inverno de Garanhuns deve atrair muitos alagoanos


Há 23 anos foi criado o Festival, que acontece na segunda quinzena do mês de julho com uma duração de 10 dias.
Reportagem exibida em 16/07/2013
Duração do vídeo: 02:40 min

Pajuçara Manhã, primeiro programa jornalístico da TV Pajuçara | Rede Record. No ar de segunda a sexta, às 7h00, um programa com amplo conteúdo, formato ágil e diferente.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Completa de LITERATURA



• PRAÇA DA PALAVRA
Pavilhão montado para a literatura, com palestras, cursos, recitais e lançamentos de livros. 
Estandes de livreiros durante todo o festival. 
Escritora homenageada: Luzinette Laporte. 
Local: Praça Souto Filho, (Fonte Luminosa)

• Quinta-feira, 18/07
15h - Histórias da Biblioteca Casa da Gente, com Yalle Feitosa - Contação de histórias para público infantil
16h – Roda de diálogos do Funcultura, com Thiago Rocha (diretor do Funcultura)

• Sexta-feira, 19/07
9h às 13h – Início da oficina de produção de textos lúdicos (dias 19, 22, 23 e 24/07)
Facilitadoras: Verônica Alves da Costa e Rosa Acioli
16h30 – Café Colombo ao vivo – Thiago Correa conversa com Helder Herik - Gravação ao vivo do programa de rádio com bate-papo sobre literatura

• Sábado, 20/07
15h – Contando e cantando as lendas daqui e dacolá - Lendas africanas com o grupo Tapete Voador (PE)
16h – Homenagem a Luzinette Laporte
17h – Café Colombo ao vivo – Thiago Correa conversa com Xico Sá e Nivaldo Tenório
19h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro Big Jato, de Xico Sá

• Domingo, 21/07
10h – Contando e cantando as lendas daqui e dacolá - Lendas brasileiras com o grupo Tapete Voador (PE)
16h30 – Café Colombo ao vivo – Thiago Correa conversa com Mário Rodrigues

• Segunda-feira, 22/07
9h – Contando e cantando as lendas daqui e dacolá - Lendas orientais com o grupo Tapete Voador (PE)
19h - Panoramas da Literatura em Garanhuns: conversando sobre o FLIG 2013
Com João Fernandes (PE) e Nivaldo Tenório (PE). Mediação: Valdir Marino (PE).
Bate-papo com membros da Academia de Letras de Garanhuns

• Terça-feira, 23/07
20h – Histórias de Terror de Edgar Allan Poe, com Cristiana Gimenes

• Quarta-feira, 24/07
19h – Sarau na Serra - Com Homero Fonseca (PE) e Marco Polo Guimarães (PE), Convidado especial: Alexandre Revoredo (PE).
Encontro entre literatura e música, bate-papo e leitura.

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURA CARTONEIRA
Encontro de escritores e editores de selos cartoneiros de vários países, que fabricam livros em sistema colaborativo com catadores de papelão, a exemplo do Severina Catadora, fundado no FIG 2012.

• Quinta-feira, 25/07
10h - Garanhuns, o mundo, papelão e literatura: o que é o movimento cartonero?
Roda de diálogo e troca de experiências entre cartoneros - Com Nicolas Duracka (Cephisa Cartonera, França), Washington Cucurto (Eloísa Cartonera, Argentina), Daniela Elias (Babel Cartonnière, Bolívia), Amandine Cholez (Yiyi Jambo,
França/Paraguai), Helder Herik e Núbia Bezerra (Severina Catadora, Brasil), Juan Malebrán (Canita Cartonera, Chile). Mediação: Andreia Joana Silva (Portugal)
19h – Cartoneros do mundo, avante!
Recital Cartonero. Leituras abertas e lançamentos de livros de editoras cartoneras.

• Sexta-feira, 26/07
10h às 13h - Workshop de criação de livros artesanais (público infantil), com Andreia Joana Silva (Portugal) e Nicolas Duracka (França)
16h – Lançamento do livro A menina que Falava com as Coisas, de Luzinette Laporte no SESC Garanhuns
16h às 18h - Workshop de criação de livros artesanais (público adulto), com Andreia Joana Silva (Portugal) e Nicolas Duracka (França)
19h às 20h30 - Troca de experiências entre cartoneros: Exibição de documentário sobre democratização do objeto livro e conversa com cartoneiros
10h às 13h - Workshop “Como fazer um livro com um pé nas costas”. Parte 1: Fast writing - workshop de escrita criativa, com Andreia Joana Silva (Portugal)
15h às 18h - Workshop “Como fazer um livro com uma perna nas costas”. Parte 2:
Imprimindo, encadernando e pintando capas, com Andreia Joana Silva (Portugal)

AÇÕES DESCENTRALIZADAS
• A Gente da Palavra - Poesia de porta em porta, com poetas uniformizados levando literatura aos bairros de Garanhuns. Com os poetas: Jomar Muniz de Britto, Jorge Poeta do Improviso, Adélia Coelho e Ícaro Tenório. Sempre das 9h30 às 11h30
* Terça-feira, 23/05 | Bairro da Boa Vista * Quarta-feira, 24/05 | Bairro Mané Xéu * Quinta-feira, 25/05 | Bairro da Várzea
• Livros Livres
Ação inspirada no conceito de book crossing, consiste em criar espaços para trocas de livros em lugares públicos. Durante todo o festival, livros serão “libertados” em pontos diversos da cidade, com selo identificador da ação. As pessoas devem ler o livro e deixá-lo em outro lugar público para que mais pessoas o leiam. Os livros são uma doação da Cepe – Companhia Editora de Pernambuco e do Funcultura.
Durante todo o FIG, em qualquer lugar, a qualquer hora.

ATENÇÃO: Shows da abertura do FIG são antecipados em duas horas


Informamos que o horário de abertura do 23º Festival de Inverno de Garanhuns, na próxima quinta-feira (18), na Praça Guadalajara, foi antecipado para às 19h. Ou seja, os shows começarão duas horas antes do previsto e divulgado anteriormente na programação. Reforçamos que a alteração no horário só vale para a noite de abertura do evento.

Ficou assim:

Quinta-feira, 18/07

Palco Guadalajara

19h – Ópera Bajado
20h10 – Gaiamálgama
21h20 – Caravana Rabequeiros de Pernambuco
22h30 – Naná Vasconcelos (Batucafro)
23h30 – Ney Matogrosso 

Izaías Régis assina Lei que cria Estatuto para Guardas Municipais

Nesta quinta-feira (18), o Prefeito Izaías Régis assina, no auditório do Centro Administrativo Municipal, às 10 horas, a Lei que autoriza a criação do Estatuto específico para os servidores da Guarda Municipal.

O documento propõe um novo plano de cargos e carreiras e vencimentos da categoria, o qual estabelece formas de resguardo aos profissionais. Além deste, também será viabilizado um código de conduta, esclarecendo quais as procedimentos que o guarda deve ter perante a sociedade, no tocante à aplicação das leis, servindo a comunidade e protegendo os bens públicos.

Segundo informações de Cícero Santana da Silva, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais (SINDIGUARDAS/Garanhuns), o ato é o reconhecimento do trabalho da categoria. “Nesses 50 anos ninguém nunca pensou em criar um Estatuto, e agora o prefeito Izaías Régis nos permite que possamos desenvolver na carreira que será formatada em classes, garantindo desta maneira a estabilidade aos guardas que se aprimorarem na profissão”, disse.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.