terça-feira, 7 de novembro de 2017

VESTIBULAR UNOPAR 2018 - POLO GARANHUNS



Tá sabendo? As pesquisas atuais apontaram a força dos profissionais com ensino superior no mercado de trabalho.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES do vestibular para quem deseja cursar o primeiro semestre de 2018, escolha um de nossos cursos e venha crescer com a líder em Ead. Próximo vestibular dia 26 de Novembro. 

Mais informações: (87) 9 9939-0183 / 9 8134-5825

UNOPAR. MAIS PRÓXIMA, PARA VOCÊ IR MAIS LONGE



Nota de falecimento: José Maria Teles de Carvalho, meu pai!

Nota de falecimento: A esposa Gelva Gonçalves de Carvalho, os filhos Ronaldo Cesar, João Gonçalves, Simone, Silvânia e Sílvia Raquel (in memoriam), netos e demais familiares, cumprem o dolosoro dever de comunicar o falecimento de José Maria Teles de Carvalho, ocorrido nesta terça-feira, no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O corpo está sendo velado no Velório Suíça, e o féretro sairá às 16h30 para o Cemitério São Miguel, em Garanhuns. Comunicamos o falecimento de José Maria Teles de Carvalho, de 77 anos.

DE ROSA A AZUL: MASTOLOGISTA APRESENTA PALESTRA PARA MULHERES NA UPAE GARANHUNS





A UPAE Garanhuns encerrou as atividades alusivas ao Outubro Rosa com uma conversa da médica mastologista Dra. Tereza Cristina (foto) com pacientes e servidoras da Unidade de Saúde, o encontro aconteceu na segunda (30), e o local escolhido foi a própria recepção dos consultórios de mastologia e ginecologia. 

Apresentando quadros com os sintomas mais comuns do Câncer de Mama e tirando dúvidas das pessoas, a especialista usou imagens chocantes para alertar sobre a importância da prevenção e de se conseguir o diagnóstico logo no início do desenvolvimento da doença.

A enfermeira Michelle Torres, do Núcleo de Educação Permanente da UPAE Garanhuns, acompanhou a palestra: "Muitas vezes falta informação para as mulheres entenderem a importância da prevenção e de se procurarem os médicos especialistas, fazendo destas consultas uma necessidade a partir dos 40 anos de idade. Quando a médica explica isso diretamente aos pacientes, em uma conversa franca, como aconteceu aqui na UPAE, as pessoas tendem a assimilar mais esta necessidade" - registrou Torres.

Para saúde da mulher, a UPAE Garanhuns oferece consultas ambulatoriais em mastologia e ginecologia, além de 20 outras especialidades médicas, e cerca de 10 outras que compõem a equipe multiprofissional, a exemplo de fisioterapia, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, dentre outras. 

NOVEMBRO AZUL

Agora a cor é azul, e as atividades educativas na UPAE Garanhuns terão como foco principal a prevenção ao Câncer de Próstata, porém sem deixar de oferecer informações a todos os pacientes sobre suas dúvidas, qualquer que seja a enfermidade, independente de cor ou mês, principalmente sobre as especialidades oferecidas na unidade de saúde.

PERNAMBUCO: Inscrições para Programas de Residência Médica e Multiprofissional estão terminando



Termina no próximo domingo (12.11) o período de inscrição para os programas de Residência Médica e Multiprofissional em diversas áreas de saúde para o ano de 2018. No total, estão sendo disponibilizadas 1.387 vagas, sendo 826 de Residência Médica e 561 em área Profissional da Saúde. O edital está disponível no www.upenet.com.br, ambiente também para a inscrição. Mais informações também no portalsaude.pe.gov.br.

Para fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência, o Estado ampliou vagas de residência na área de Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista. Este profissional é importante, pois atua diretamente no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (derrame), doença que representa a primeira causa de morte e incapacidade no País. Além disso, atua no tratamento de pacientes oncológicos, pois possibilita a realização de procedimentos complexos com cortes cirúrgicos de pequena extensão, favorecendo a diminuição da probabilidade de infecções, o rápido restabelecimento do paciente, a redução do tempo de internação e a diminuição dos custos hospitalares.

Área prioritária de formação, a Rede de Saúde Materno Infantil recebeu um incremento de vagas na Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia para a rede própria, nos hospitais Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, além do Programa de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia, no Hospital Dom Malan. 

Para além da formação de médicos especialistas, a SES tem investido na expansão e interiorização de programas de enfermagem obstétrica, qualificando a assistência ao parto vaginal no estado. “Este ano houve aumento de duas vagas de enfermagem obstétrica em Caruaru e abertura de duas novas vagas em Salgueiro no programa da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE)”, comenta a diretora Geral de Educação na Saúde, Juliana Siqueira.

Outras áreas a destacar estão a Infectologia Pediátrica e Pneumologia no Osvaldo Cruz e Endocrinologia e Metabologia e Pneumologia no Hospital das Clínicas. Essas ações fazem parte do processo de estruturação da Política de Residência tendo como principais diretrizes a gestão descentralizada, a regionalização e interiorização da formação em diversas áreas profissionais da Saúde, sendo a saúde materno-infantil, a atenção básica e a urgência e emergência as principais áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, destaca Thiago Almeida, Coordenador de Residências em Saúde. Com relação à Atenção Básica, nos últimos anos houve grande investimento em Medicina de Família e Comunidade, Saúde da Família e Saúde Mental. Atualmente, o Governo de Pernambuco investe cerca de R$ 65 milhões em formação de especialistas em saúde, na modalidade de Residência.

ARQUITETURA: AESGA anuncia vestibular para novo curso



Em mensagem através de grupos de Whatsapp, a Prefeitura confirma o vestibular para o curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na AESGA - Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, que teria sido autorizado somente agora pelo Conselho Estadual de Educação. 

O sonho é antigo, e a própria AESGA já havia anunciado a implantação do curso em 2013 (relembre aqui e aqui), junto com o curso de Ciências Contábeis. Contudo, somente no final de 2016 foi solicitada a autorização ao CEE, com a expectativa do vestibular para 2017. Porém, pela mensagem recebida, somente agora veio a autorização.

As inscrições para o Vestibular devem começar ainda esta semana.

Utilizando grande parte da estrutura pedagógica que já tem para o curso de Engenharia Civil, seria natural contar com o Curso de Arquitetura e Urbanismo, e trata-se de um grande investimento acadêmico para Garanhuns, que amplia a oferta de cursos superiores.

Anunciado pelo prefeito Izaías Régis, o curso de medicina na AESGA é uma possibilidade distante, pois dependeria de parcerias com outras instituições de ensino superior que tenham autorização para o curso. Recebemos informações que o prefeito até tem tentado, mas instituições particulares não estariam dispostas a parceiras. O erro foi prometer a implantação do curso sem conhecer as dificuldades.

Sem nenhum curso implantado desde Engenharia Civil, que já formou várias turmas, a AESGA volta a crescer na oferta acadêmica com Arquitetura e Urbanismo, uma grande conquista!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.