quarta-feira, 2 de novembro de 2016

EKIPESOM EQUIPADORA: Dica para acabar com as dores nas costas ao dirigir



Quem sente dores no corpo após dirigir, pode estar sentando na posição errada! Siga nossas dicas:

Ajuste o banco até ficar com as costas bem apoiadas, próximo a um ângulo de 90°. Você deve alcançar os pedais sem esticar completamente os joelhos, e deixar os cotovelos levemente flexionados também.

Para saber mais: EkipeSom Equipadora.



Águas Belas se prepara para desenvolver o turismo municipal



Objetivando a preservação dos pontos turísticos e uma maior acessibilidade aos turistas que visitam a cidade, Águas Belas começou a preparação do seu Plano Municipal do Turismo que vai englobar todas as rotas turísticas, bem como a gastronomia e as hospedarias da cidade. A Cidade Multicultural possui três etnias (branco, negro e índio) convivendo pacificamente, além dos caboclos. A arquitetura local também será evidenciada e catalogada como forma de preservação.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Izaquiel Braz, Águas Belas possui uma carga histórica muito forte e sob diversos aspectos. Na cultura cabocla existem como pontos fortes o samba de pé, o samba de coco, as cantigas de bater feijão, toadas, vaquejada, pega de gado e rezas de ‘incelência’. Porém, o carro-chefe do turismo no município é a cultura indígena Fulni-ô, com a preservação suas lendas, danças, costumes e tradições, realçando a riqueza da língua Yathê que é exclusiva dos povos que vivem nessa região. 

Entre os detalhes do patrimônio arquitetônico do município, serão incluídos o Cruzeiro, datado de 1900, a Igreja Matriz onde se localizada a imagem de Nossa Senhora da Conceição encontrada pelos índios em uma lagoa que exista na localidade, além da Casa do Coronel João Nunes e a sede da Fazenda Nova. Nesse patrimônio estão inclusos ainda a Capela de São Manoel da Paciência, onde a população ainda reza a trezena em latim. “A capela foi construída em 1889 é em homenagem a um santo desconhecido da Igreja Católica, mas muito reverenciado em Águas Belas. A festa ocorre sempre na primeira semana de julho”, detalha.

No que diz respeito às riquezas naturais, estão no Plano a mata da Serra das Antas, bem como os sítios arqueológicos. Quando o assunto é gastronomia, o destaque em Águas Belas é o pirão de galinha de capoeira, comum nos bares e restaurante da zona rural. O secretário prevê para os próximos meses a divulgação do Plano Municipal de Turismo na versão completa.

Texto: Edméa Ubirajara

GARANHUNS: Ministério Público exige meia entrada para idosos em eventos



A realização de eventos artísticos culturais, esportivos e de lazer mediante ingresso, em Garanhuns, devem ter garantidos o direito à meia-entrada para idosos. O Ministério Público também recomendou ao município que, na autorização para tais eventos, exija o compromisso de cumprimento do desconto de 50% nos ingressos, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.

De acordo com o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, a Caravana da Pessoa Idosa do MPPE enviou mensagem à 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, solicitando colaboração para a garantia dos direitos previstos pelo Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003).

O Estatuto do Idoso estabelece, no seu artigo 23, que “a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais”. Já o artigo 3º do Estatuto determina que é dever de todos assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, os direitos à cultura e ao lazer.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (1º).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.