sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

JANAÍNA SANTOS É A NOVA GERENTE DA V GERES


A enfermeira especialista em Saúde Pública (Sanitarista) Janaína Santos é a nova gestora regional da V GERES, com sede em Garanhuns, em substituição a Catarina Tenório, que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Janaína é também especialista em Gestão de Redes de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, e especialista em Enfermagem do Trabalho. A nova gestora foi a segunda colocada na Seleção Simplificada da Secretaria Estadual de Saúde em 2018 para gestão da V GERES. Janaína tem também experiência na própria gerência regional, onde atuou como Coordenadora de Atenção à Saúde entre os anos de 2012 a 2018. Estava agora como apoiadora de saúde no Sistema Penal.

ACOLHIMENTO DOS NOVOS GESTORES

Aconteceu nesta quarta-feira (03), em formato on-line, o acolhimento dos novos secretários de saúde dos 21 municípios da regional. Na prática, o encontro funcionou também como apresentação de Janaína Santos. "Assumir a gerência da V GERES nesse momento é sem dúvida um grande desafio, trata-se de um momento atípico que precisamos apoiar e estreitar o elo entre os novos gestores e os que permanecerão ou retornarão ao cargo". A nova gestora fala também sobre o trabalho que inicia: "Estaremos realizando uma série de encontros, tanto por via remota como presencial sempre que possível, sem esquecer as medidas de segurança devido a pandemia. Será um grande aprendizado está lado a lado dos gestores de saúde em um ano com tantos desafios: Vacinação COVID, realização do plano regional integrado, conferências municipais de saúde, além das diversas atividades e ações que fazem parte da rotina da pasta de saúde dos municípios." _ Explicou.

No encontro virtual, Janaína conduziu a pactuação da Câmara Técnica Regional e a formalização do grupo condutor do plano regional integrado. "Estamos assumindo com o curso da vacinação contra a Covid-19 nos municípios e precisamos agilizar pactuações. Contamos com o apoio de todos e pretendemos dar seguimento ao ótimo desempenho de Catarina e sua equipe, que permanece conosco na V GERES", finaliza Janaína Santos.

Paulo Câmara convoca 1.925 novos profissionais para reforçar segurança pública em Pernambuco

Previsão é que no segundo semestre deste ano, após o curso de formação, os primeiros profissionais já estejam atuando nas ruas



Com o intuito de reforçar as ações do Pacto Pela Vida (PPV) em todo do Estado, o governador Paulo Câmara assinou a convocação de 1.925 profissionais aprovados em concurso público da Secretaria de Defesa Social (SDS). Desses, 1.510 são da Polícia Militar, 100 da Polícia Civil, 220 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e 95 da Polícia Científica. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (04.02), durante reunião semanal do PPV, na Secretaria de Planejamento e Gestão. A previsão é de que em julho deste ano, após o curso de formação, o primeiro grupo de profissionais já esteja nas ruas reforçando o combate à criminalidade. Desde 2015, o Governo de Pernambuco já ampliou as forças de segurança com 6.798 novos convocados.

“O ano de 2020 foi muito difícil, por causa da pandemia, e afetou todos os pernambucanos. Mas temos que continuar avançando. Apesar de tantas restrições, a segurança pública de Pernambuco é prioridade e esses novos 1.925 profissionais vão ajudar muito nosso Estado a avançar no Pacto Pela Vida e, cada vez mais, a buscarmos a paz dos pernambucanos”, frisou Paulo Câmara. O governador destacou ainda que os novos profissionais vão ajudar a recompor quadros estratégicos, possibilitando planejar o futuro das corporações até 2022.

Na avaliação do secretário Antonio de Pádua, a ampliação do efetivo é fundamental para que o Estado fortaleça o enfrentamento aos crimes em todo seu território e garanta ainda mais segurança aos pernambucanos. “Estamos chegando, em janeiro, ao 41º mês seguido de queda nos roubos em Pernambuco. O primeiro mês de 2021 registra também retração nos crimes contra a vida. Fizemos procedimentos operacionais que possibilitaram resultados importantes, mas é preciso avançar. Com a chegada dos novos policiais e bombeiros militares, daremos maior musculatura à prevenção e repressão de crimes", afirmou Pádua.

Dos 1.510 convocados na PMPE, 60 vagas serão destinadas a oficiais e outras 1.450 para soldados. O início do curso para o cargo de oficial acontece em abril, com duração média de um ano. Já o Curso de Habilitação e Formação de Praças será dividido em duas turmas. A previsão de início do curso de formação da primeira, com 750 aprovados, também é para abril, com duração de sete meses. A segunda turma deve começar no primeiro semestre de 2022, com o chamamento de mais 700 candidatos.

Já a Polícia Civil será beneficiada com a convocação de 100 delegados. A primeira turma, com 50 aprovados, começa o curso de formação também em abril, com duração de quatro meses. A segunda turma, com mais 50 candidatos, deve iniciar o curso no primeiro semestre de 2022. A expectativa é que, a partir do início do segundo semestre, os novos policiais da primeira turma estejam aptos a reforçar as equipes das delegacias em todo o Estado.

CORPO DE BOMBEIROS – A convocação do governador inclui 220 bombeiros militares. Os novos soldados vão participar da formação em duas turmas. A primeira terá 100 alunos, a partir de abril de 2021, e a segunda contará com mais 100 aprovados no concurso, com previsão de início no primeiro semestre de 2022. O Curso de Formação e Habilitação de Praças tem duração de sete meses. Também serão convocados 20 aprovados para as vagas de oficial, que passarão pelo curso inicial por um ano, a contar do próximo mês de abril.

POLÍCIA CIENTÍFICA – Para a Gerência Geral de Polícia Científica, o governador autorizou a convocação de 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito. Ambos os cursos têm duração média de quatro meses, com início em abril de 2021. Os futuros servidores estarão aptos a atuar a partir do segundo semestre de 2021.

REFORÇOS – Desde 2015, o governador Paulo Câmara já reforçou a segurança pública com 6.798 novos profissionais. Desse total, 4.648 são novos soldados e 93 oficiais da PMPE, totalizando 4.741. No Corpo de Bombeiros Militar concluíram a formação 298 profissionais, dos quais 281 são soldados e 17 oficiais. Já a Polícia Civil ganhou 1.372 servidores, entre 140 delegados, 101 escrivães, 1.079 agentes e 52 papiloscopistas. Outros 387 policiais ingressaram na Gerência Geral de Polícia Científica.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

PREFEITURA REALIZA SOLENIDADE DE ABERTURA DO ANO LETIVO PARA OS GESTORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE GARANHUNS

Momento restrito a alguns representantes da educação foi transmitido ao vivo do gabinete do prefeito Sivaldo Albino para todas as escolas











Na manhã desta quinta (4), aconteceu no gabinete do prefeito Sivaldo Albino, a solenidade de abertura do início do ano letivo de 2021, com ciclo emergencial 2020/2021. Obedecendo ao decreto estadual que proíbe aglomerações, o momento foi restrito a uma pequena equipe gestora da educação, composta pela secretária de educação, Wilza Vitorino, equipe gestora da SEDUC, e os professores das escolas do campo, os quais foram convidados para representar todos os servidores da rede municipal de ensino de Garanhuns. Também estiveram presentes os secretários municipais Gedécio Barros e Ronaldo César, o procurador geral do município, Paulo Couto, o presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino, juntamente com os representantes do legislativo, vereadores Luzia da Saúde e Juca Viana.

O momento se inicia com a recepção dos professores pelo prefeito Sivaldo Albino, seguido da apresentação do jovem artista Adalberto, poeta e ‘cantador’ de Garanhuns, que se apresentou aos presentes sem cobrar cachê. A solenidade foi transmitida em tempo real para as 59 escolas da rede pública municipal de ensino, para todos os gestores e demais servidores, inclusive com a tradução de intérprete de libras e áudio descrição, em virtude de haver um professor cego no quadro da educação. A professora Jacineide Ferreira, da Escola Ernesto Gueiros, Distrito de Miracica, e o auxiliar de serviços gerais Marcos Felipe, representando todos os gestores e servidores da educação, receberam das mãos de Sivaldo kits pedagógicos e de prevenção à Covid-19.

A professora representante da Escola Luiz de Souza (Zona Rural), Rozeane Monteiro, se emocionou em receber atenção da atual gestão: “São 30 anos na educação e a gente nunca teve a oportunidade sequer de entrar na prefeitura, estou muito feliz e emocionada”, diz Roseane. Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância da união de toda equipe da educação para atingir a meta proposta em seu governo: “Não vamos medir esforços para investir e buscar a educação que Garanhuns merece e precisa para se tornar referência no ensino da educação infantil ao 9º ano do fundamental no interior do estado”, reforça Sivaldo.

O discurso de Wilza foi pautado nas ações que a Secretaria de Educação já realizou em 30 dias de governo e pediu o apoio de todos os gestores para que a educação no município dê um salto: “O desafio é imenso, tendo em vista a situação que encontramos as nossas escolas dia 04 de janeiro, mas a equipe vem trabalhando incansavelmente para construir a educação de qualidade que as crianças, jovens e adultos esquecidos da EJA merecem”, finaliza a secretária.

As aulas da rede pública municipal serão iniciadas no próximo dia 18 deste mês de fevereiro, de forma remota, sendo o retorno de maneira híbrida, progressivamente, atendendo as especificações estruturais de cada escola, visando garantir a segurança dos estudantes e todos os profissionais da educação, conforme as seguintes datas:

01/03/2021 – Retorno dos estudantes dos Anos Finais: 6º ao 9º ano
08/03/2021 – Retorno dos Anos Iniciais: 1º ao 5º ano
15/03/2021 – Retorno da Educação Infantil: 0 a 5 anos de idade.

Fotos: Thomas Ravelly/Divulgação SEDUC
Texto: Mayara Carrilho

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.