terça-feira, 17 de setembro de 2019

Estudantes de Garanhuns premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas









Estudantes das redes federal, estadual, municipal e privada participaram, na manhã desta terça-feira (17), da cerimônia de premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Este ano, a OBMEP contou com a participação de cerca de 18 milhões de estudantes em todo o Brasil. Foram entregues medalhas e certificados a 1.638 estudantes pernambucanos.

A Rede Estadual de Ensino totalizou 68 medalhas recebidas, sendo cinco de ouro, 16 de prata, 47 de bronze e 1.134 menções honrosas. Além disso, foram premiados também 13 professores, 14 escolas e duas secretarias municipais de educação. 

A gestora da GRE Agreste Meridional, Adelma Elias, e sua equipe, esteve presente no evento e comemorou os resultados, que vieram na forma de certificados, diplomas e medalhas:

- Estudante Allany Geovana César Silva, da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, ganhou a Medalha de Prata.

- Estudante Augusto Sérgio Belarmino Leite, da Escola Elvira Viana  ganhou a Medalha de Bronze.

- Estudante Matheus Felipe Gonçalves Araújo, do IFPE Campus Garanhuns, ganhou a Medalha de Bronze.

O professor Maurílio Muniz Vilaça recebeu Diploma, assim como o coordenador da OBMEP e professor da UFRPE/UAG, Ricardo Normando Neto.

Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, parabenizou os estudantes e demonstrou estar muito contente com a diversidade das escolas premiadas. “A nossa maior alegria é poder ver que os jovens estão vindo cada vez mais de diferentes escolas, não estão concentrados em algumas. E o nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento desses estudantes, além das medalhas e da descoberta dos talentos em si. Esse, talvez, seja o processo mais rico da olimpíada: a evolução e empenho de cada um”, comentou. 

Rafael Magno, de 18 anos, foi um dos medalhistas de ouro da competição de matemática. Ele concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Tomé Francisco de Assis, que fica em Quixaba, no Sertão do Estado. 

O jovem Matheus Felipe, de Garanhuns, é sobrinho deste blogueiro. Filho de minha irmã Simone Gonçalves e do professor Marcelo Araújo.

OBMEP - A olimpíada, realizada desde 2005, prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais. A edição de 2017 trouxe como novidade a possibilidade de escolas particulares participarem da competição.

COMPARTILHE

Praças fecham em Garanhuns para decoração de Natal



A Secretaria de Turismo informa que, a partir da próxima sexta-feira (20), a praça Tavares Correia – onde abriga o Relógio das Flores – estará fechada por tapumes metálicos para o recebimento da ornamentação do evento ‘A Magia do Natal 2019’. A Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa, será fechada no próximo dia 03 de outubro. 

Os locais serão reabertos para visitação a partir do dia 08 de novembro, data da abertura oficial do evento. As praças de Garanhuns seguirão decoradas até o dia 06 de janeiro de 2020.

Câmbio automático ou automatizado - Manutenção ou Reparo - JR Auto Centro em Garanhuns



O custo de reparo de uma transmissão automática é bem mais elevado que de uma mecânica. Melhor mesmo é prevenir. Para manutenção preventiva ou reparo de CÂMBIO AUTOMÁTICO e AUTOMATIZADO, traga na JR AUTO CENTRO em Garanhuns. Aqui você sai satisfeito. Atendemos de segunda a sexta.

Av. Júlio Brasileiro, 937, Garanhuns / Fone: (87) 3763-1606

Confira como chegar: http://jrautocentro.guiagaranhuns.com.br/

UPAE Garanhuns participa de campanha da Organização Mundial da Saúde pela Segurança do Paciente

Atividades nesta terça-feira (17) levam informações a usuários da unidade



Nesta terça-feira, 17 de setembro, está sendo celebrado o Dia Internacional da Segurança do Paciente. Neste dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS), através de seus estados-membros, coordena uma campanha mundial para promover a conscientização sobre a importância das ações que possibilitem maior segurança aos pacientes nas instituições de saúde espalhadas pelo mundo.

A UPAE Garanhuns está integrada à campanha, promovendo atividades na Unidade de Saúde neste dia. Durante o horário da manhã, enfermeiros estão proferindo palestras para os pacientes e acompanhantes nas recepções ambulatoriais. A organização é da enfermeira Michelle Torres, do Núcleo de Segurança do Pacientes da unidade.

Segundo Tayana Guerra, coordenadora de enfermagem da UPAE Garanhuns, o tema da campanha este ano é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, com o slogan “Falemos todos pela Segurança do Paciente” (Speak up for Patient Safety). "Preparamos uma apresentação para que nossos usuários possam entender cada vez mais esta importância" - registra a gestora.

Michelle Torres afirma que a unidade estará priorizando a informação sobre a identificação do paciente, sendo este um dos seis protocolos do Ministério da Saúde e Anvisa sobre o tema. "A UPAE Garanhuns trabalha cotidianamente cumprindo os protocolos sobre segurança do paciente, é uma das prioridades da Gestão IMIP, da qual faz parte nossa unidade em Garanhuns" - finaliza.

#DiaMundialdaSegurançadoPaciente
#SegurançadoPaciente
#EuLutopelaSegurançadoPaciente

ESTÁ ACABANDO / Escolas de Aplicação da UPE inscrevem para o processo seletivo 2020. Garanhuns tem 84 vagas



As Escolas de Aplicação do Recife, de Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), inscrevem até esta quarta-feira, 18/09, para o Processo Seletivo 2020, para novos alunos do 6º ano do ensino fundamental e 1o ano do ensino médio. São disponibilizadas 368 vagas no total.

As inscrições são realizadas, exclusivamente pela internet, através do endereço abaixo:
Link: Escola de Aplicação. A taxa custa R$ 85,00.

As provas serão realizadas no dia 24/11/2019, pela manhã, na Escola para qual o estudante realizou sua inscrição. A previsão de divulgação dos candidatos classificados acontece até dezembro de 2019.

A seleção é executada pela Comissão Permanente de Assuntos Acadêmicos da UPE (CPCA). Outras informações pelos telefones: (81) 3183-3769 / 3791.

Quadro de vagas:
ESCOLA
VAGAS
ANO E ESCOLARIDADE
Escola de Aplicação do Recife
34
6º ano do Ensino Fundamental
Escola de Aplicação do Recife
10
1º ano do Ensino Médio
Escola de Aplicação Prof. Chaves – Nazaré da Mata
72
6º ano do Ensino Fundamental
Escola de Aplicação Prof. Chaves – Nazaré da Mata
42
1º ano do Ensino Médio
Escola de Aplicação Profa. Vande de Souza Ferreira – Petrolina
70
6º ano do Ensino Fundamental
Escola de Aplicação Profa. Vande de Souza Ferreira – Petrolina
60
1º ano do Ensino Médio
Escola de Aplicação Profa. Ivonita Alves Guerra – Garanhuns
80
6º ano do Ensino Fundamental
Escola de Aplicação Profa. Ivonita Alves Guerra – Garanhuns
4
1º ano do Ensino Médio

Deputado Doriel Barros assume presidência do PT de Pernambuco



Com a presença do líder do PT no Senado, Humberto Costa, lideranças de diferentes tendências do PT no Estado declararam apoio ao nome do deputado Doriel Barros (PT) à presidência do partido. Junto, o grupo possui cerca de 2/3 dos delegados do Congresso Estadual do PT que devem escolher, nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o nome que comandará a legenda.
“Obtivemos um resultado importante desse conjunto de forças. O PED (Processo de Eleição Direta) foi muito expressivo e participativo no Estado. Agora é preciso que o partido se aglutine e após o Congresso a legenda comece a debater os municípios prioritários onde o PT quer ter candidato, onde é possível se fazer aliança. Vamos também abrir nacionalmente uma conversa com outros partidos de esquerda para discutir eleições municipais e ver onde é possível estar junto e onde não é", disse Humberto.
Além do senador, participaram do ato o deputado federal Carlos Veras, os deputados estaduais Doriel Barros e Ducicleide Amorim, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, o secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife, Oscar Barreto e o ex-vereador Osmar Ricardo.

Para Doriel, a prioridade para o próximo mandato será fortalecer a legenda aproximando-a, especialmente, da base. “Na disputa do próximo ano, os partidos terão um peso importante. O nosso objetivo é ampliar o número de prefeitos e vereadores do PT no Estado, ouvindo os diretórios, mas também a Direção Nacional. A partir desses debates, vamos identificar onde é necessário fazer alianças com forças que integram o nosso campo político”, afirmou.

CONSÓRCIO NORDESTE / Governadores abrem primeiro edital conjunto de compras

Ao lado dos demais governadores da região, gestor pernambucano participou, em Natal, da reunião que definiu o primeiro edital conjunto


NATAL - O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta segunda-feira (16/09), com os demais governadores nordestinos, no Rio Grande do Norte. No encontro, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, foram discutidos pontos importantes para o crescimento da região, inclusive o comprometimento do bloco com a promoção de um desenvolvimento sustentável e a realização de cada vez mais investimentos em energias renováveis. Com o primeiro edital finalizado, o colegiado reforça a sua competitividade e aponta para uma economia importante para os cofres públicos.
"Vamos ter ganho em escala e teremos condições de economizar para a realização de mais investimentos em cada Estado. Até dezembro, vamos fechar outros editais e, assim, alcançar boa parte dos produtos que queremos", destacou Paulo Câmara, completando: "A primeira compra coletiva do Consórcio Nordeste mostra a nossa competitividade".
O governador ressaltou que as ações do Consórcio vão contribuir para o fortalecimento do cenário econômico nacional. "A nossa agenda busca a conquista de avanços essenciais, que vão nos ajudar a ter um papel cada vez mais forte na economia do Brasil, e tem um olhar e um cuidado de quem lida diretamente com a nossa população, com o compromisso de atuar diariamente na direção de um desenvolvimento sustentável e do respeito ao meio ambiente", reforçou Paulo Câmara.

Paulo Câmara: "Primeira compra coletiva
do Consórcio Nordeste
mostra a nossa competitividade"
Os governadores nordestinos também discutiram a reforma tributária, que já conta com uma proposta elaborada após estudo conjunto feitos pelos secretários da fazenda dos 27 Estados. Em paralelo, há dois outros textos tramitando no Congresso Nacional e ainda existe a possibilidade de o Governo Federal apresentar uma nova versão para o tema. "Temos que ficar muito atentos, observando possíveis mudanças que possam vir a prejudicar os Estados e a população", salientou Paulo Câmara.

"Nós manifestamos também o desejo, e vamos trabalhar junto à Câmara dos Deputados, para que projetos que estão lá, de interesse dos Estados, possam ser votados o quanto antes. Entre eles, um recentemente votado no Senado, que trata da cessão onerosa de receitas de petróleo. É urgente a votação na Câmara, e nós vamos trabalhar para que esse projeto seja votado o mais rápido possível, juntamente com a proposta de securitização das dívidas, que também está lá há vários meses aguardando a votação, além da questão do Plano Mansueto", afirmou o governador da Bahia Rui Costa, presidente do Consórcio Nordeste.

Fotos: Divulgação

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.