quinta-feira, 4 de abril de 2013

PALMEIRINA: Juiz cassa liminar. Músicos e Clube de Mães têm posse reintegrada em sua sede

Orquestra Manoel Lafaiete durante ensaio em praça pública

Sem entrar no mérito da questão que envolve a doação por parte da prefeitura de Palmeirina ao Clube de Mães e Orquestra Manoel Lafaiete, de máquinas de costura e instrumentos musicais , além da própria sede que abrigava as duas instituições no município, o Desembargador Erik de Souza Dantas Simões, considerou que houve uma ilicitude por parte da atual administração na recuperação dos bens doados, pois a posse mansa e pacífica, há vários anos, estava com o clube e a orquestra. Por isto, acatando Agravo de Instrumento, ordenou a devolução destes bens às instituições, inclusive a área onde funciona a sede aos beneficiários da doação, feita no final de outubro.

Padre Antônio Elias
Em sua decisão, diz o Desembargador: "...Assim, vê-se que, a princípio, deve haver a reintegração do imóvel em favor das agravantes, porquanto restou configurado que houve esbulho na posse direta exercida pelas recorrentes e que tal posse é justa e de boa-fé. Nesse esteio, em sede de cognição sumária, considero plausível o pedido de reintegração de posse requerido pelas agravantes, mormente porque as suas atividades foram bruscamente interrompidas, já que era, nesse imóvel, que as agravantes exerciam as suas atividades de aulas de corte costura e de música, e porque lhes foram recolhidos objetos indispensáveis a esse exercício, como algumas máquinas e instrumentos musicais."

No e-mail que recebemos, um dos citados é o Padre Antônio Elias, aliado ao atual prefeito, que estaria contrariando as determinações do Bispo Diocesano, participou ativamente da campanha eleitoral pedindo votos, e por último, teria até participado do momento em que os instrumentos musicais foram objeto de busca e apreensão.

Prédio da Câmara de Vereadores de Garanhuns fica azul em solidariedade ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo‏


Terça-feira, 02 de abril, foi comemorado o dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU – Organização das Nações Unidas desde 2008. Quem passou, à partir das 17h30 em frente a Câmara de Vereadores pode observar que a sua iluminação estava em tom azul.

A cor azul foi uma singela homenagem em sinal de solidariedade e respeito ao Autismo e também sinal da adesão à campanha realizada nas mídias sociais para marcar esta data, onde sugeria que todos as residências e estabelecimentos comerciais e públicos sinalizassem em cor azul.

O presidente da Casa Raimundo de Morais, Audálio Filho, aderiu a esta movimentação. Na semana passada recebeu a visita do diretor do grupo de apoio às famílias de Crianças Autistas “Borboleta Azul”, Marcelo Leite, que explicou os objetivos e necessidades do Grupo. Na oportunidade, o representante do poder legislativo garantiu apoio total da Câmara Municipal de Garanhuns ao movimento.

Assim, na bela imagem do prédio que abriga o legislativo municipal, os autistas tiveram a demonstração, em cor azul, do compromisso da edilidade com a mobilização internacional.

CONCURSO 2012: INSS convoca mais 1500 técnicos do seguro social e 300 peritos


Mil e quinhentas vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social e trezentas para o de Perito Médico Previdenciário foram autorizadas pela Presidência da República no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (2).

Ainda esta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publica a localidade em que os 1500 novos convocados irão trabalhar nas Agências da Previdência Social. Em seguida, será publicada a nomeação destes aprovados no concurso realizado em 2012.

A previsão de convocação dos 300 peritos médicos é o mês de maio. No momento, o INSS está finalizando a homologação dos aprovados que haviam sido chamados nas vagas anteriores. Após a conclusão deste processo, será publicada a lista com as localidades dos novos convocados, bem como a nomeação destes 300 convocados.

Também em maio, o INSS publica edital para a realização de concurso para Analista do Seguro Social. Serão oferecidas 500 vagas para formados em várias áreas.

UFPE pode ter curso de turismo, informática, formação de gestores e na área de energia em Garanhuns


Registro do primeiro encontro no início do ano que gerou a continuidade desta quinta-feira

O deputado federal Fernando Ferro (PT) e o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, passarão todo o dia desta quinta-feira (4) na cidade de Garanhuns, em cumprimento ao acordo feito em audiência na Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no final de janeiro deste ano.

A convite de Ferro e do prefeito Isaías Régis (PTB), uma comitiva da reitoria visitará a cidade, terá encontro com estudantes e professores para apresentá-los à universidade e escutá-los antes de darem continuidade à discussão sobre a possível instalação de uma extensão da UFPE no município.

Na reunião que antecedeu as atividades previstas para hoje, os três concordavam com o positivo impacto de uma eventual “ida da univiversidade a Garanhuns”, como se refere o reitor a essa possibilidade.

“Não podemos acreditar que é só de industrialização que as cidades precisam para se desenvolver. É preciso que se produza também conhecimento, e por isso procuramos a UFPE, que cumpre essa função”, justifica Fernando Ferro.

Entre as áreas e cursos que foram discutidos como possibilidades para a região estão turismo, informática, a formação de novos gestores e os estudos na área de energia. Anísio Brasileiro, que também cresceu em Garanhuns como Ferro e Isaías Régis, lembra do interesse do governo federal desde a gestão de Lula quanto à interiorização do ensino superior e o respeito às vocações dqa comunidade em cada região. Foi com esse política que Amaro Lins, ex-reitor, e Lula, aumentaram em 50% o número de docentes em Pernambuco.
 

Vereadores prestigiam início do cadastramento biométrico eleitoral em Garanhuns‏

Audálio Filho com vereadores ao lado do prefeito Izaías Régis e do Desembargador Virgínio Carneiro Leão


Teve início oficialmente nesta quarta-feira, 03, o cadastramento biométrico para os eleitores do município de Garanhuns. Com esta iniciativa, todos aqueles cidadãos aptos para votar na próxima eleição, devem passar pelo processo onde suas digitais serão colhidas para identificação, e posterior utilização nas urnas biométricas. 

O sistema em Garanhuns foi implantado pelo Desembargador Eleitoral Virgínio Marques Carneiro Leão. O evento foi bastante prestigiado, contando com a participação de várias autoridades, como o prefeito do município, Izaías Régis. Representando os vereadores, o presidente da Casa Raimundo de Morais, Audálio Machado Filho, acompanhado dos vereadores Gil PM e Alcindo Correia, que aproveitaram para realizarem seus cadastramentos.

O vereador Audálio Filho destacou a importância deste novo serviço. “Trata-se da tecnologia à serviço da cidadania. Com isto teremos eleições ainda mais seguras. Destaque-se também que ganharemos em agilidade.” – Registra o presidente do legislativo municipal, que completa: “Ficamos felizes e envaidecidos de Garanhuns estar entre as primeiras a receberem este investimento eleitoral. Nossa próxima eleição já contará com o sistema, e precisamos convocar a população para comparecer ao cartório eleitoral para realizar seu recadastramento” – finalizou.

O recadastramento pode ser feito no Fórum Eleitoral, no Bairro da Brasília, ou fazer um agendamento através do site: http://www.tre-pe.jus.br/agendabio/publico/

O recadastramento é obrigatório, e caso não seja efetuado causará a suspenção do título de eleitor. 56 municípios de Pernambuco serão recadastrados neste primeiro momento, atingindo mais de dois milhões e quatrocentos mil eleitores do Estado, no período de um ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

Técnicos das Secretarias de Saúde da região passam por treinamento para utilização de novo sistema‏


Aconteceu nesta quarta-feira, 03, no auditório da FAMEG - Faculdade de Medicina de Garanhuns, um treinamento com técnicos das Secretarias de Saúde dos municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde. O encontro teve por objetivo capacitar os técnicos para a implantação do Sistema de Regulação, Controle e Avaliação do SUS - SISRCA, cuja operacionalização é de responsabilidade dos estabelecimentos de saúde e gestores.

Edlazy Reinaux Maia, gerente responsável pela coordenação do treinamento, informou que o curso busca padronizar, já que hoje se utilizam 3 sistemas operacionais; SIA, SIH e APAC. Para este treinamento, técnicos a nível central deram suporte nas informações.

A gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara disse que os treinamentos são contínuos para formação dos profissionais. "A saúde não é apenas o atendimento, por trás das unidades de saúde tem toda uma estrutura necessária, e o aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados são necessários, à medida que se busca uma melhor performance de todos os setores da administração" - finaliza.

E-leitores avaliam mal o começo de gestão em Garanhuns


Foram mais de 200 e-leitores, e deu pra sentir como está a avaliação inicial do governo municipal. Com grande expectativa, parece que Izaías Régis e seus secretários estão abaixo do esperado. Isto se explica pela falta de investimentos urbanos, já que o prefeito preferiu fazer saldo de caixa nos primeiros meses, ao invés de privilegiar serviços emergenciais. 

Muitas mudanças administrativas também não foram bem assimiladas. Populares reclamam dos PSF´s. Pesa também o fato daqueles que imaginavam ser lembrados para continuidade de seus contratos terem sido esquecidos. Outras questões políticas que estão afastando pessoas que estiveram na campanha eleitoral também têm sido motivo de críticas nas rodas de conversa. O início de governo desagregou. 

A falta dos contratos da mídia também faz aumentar a crítica, já que alguns meios de comunicação privilegiam a notícia positiva se tem um contrato vigente.

Mas a verdade é que há uma insatisfação de bastidores grande, embora muitas pessoas não queiram expor porque sabem que é um início de governo que quando começar a agir, com investimentos de impacto, com os milhares de reais gaurdados (dizem que já chega a R$ 4 milhões), mais o que vem de royalties, 13º de Eduardo Campos e outros advindos de projetos federais já prometidos, a cidade tende a mostrar a cara de um novo governo.

Todavia, a enquete registra o momento, e ela diz que em pouco mais de três meses, há uma insatisfação. Algumas secretarias ainda não destravaram. Serviços essenciais estão quase parados e a população vai ficando inquieta.

Vamos ao resultado da enquete:

COMO VOCÊ AVALIA OS PRIMEIROS TRÊS MESES DA ADMINISTRAÇÃO DE IZAÍAS RÉGIS EM GARANHUNS?

Ótima 23 (10%)
Boa 39 (18%)
Regular 58 (27%)
Ruim 68 (32%)
Péssimo 23 (10%)

Total de e-leitores: 211

Considerando que o ótimo equivale a uma nota 10, e o péssimo a zero. Se fosse nota, a administração estaria avaliada em uma baixa nota 4,6. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.