terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Vacinação de crianças deve começar em janeiro, diz Saúde





O Ministério da Saúde afirmou que a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos deve começar em janeiro. Em uma mudança de atitude, a pasta diz, agora, que é a favor da inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A decisão deve ser formalizada no dia 5.

Em detalhes: a secretária de enfrentamento à Covid, Rosana Leite Melo, enviou neste mês uma nota técnica ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que a vacina é segura para crianças.

O que foi dito: a medida contraria a posição do presidente Jair Bolsonaro, que tem se colocado contra a imunização infantil. Nesta segunda-feira, Bolsonaro afirmou que sua filha Laura, de 11 anos, não será vacinada.

Paulo Câmara assina decreto que assegura gratuidade no transporte coletivo intermunicipal às pessoas com deficiência




O governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (27.12), o decreto nº 52.060 que regulamenta a Lei 12.045, de 17 de julho de 2001, e assegura a gratuidade às pessoas com autismo, microcefalia e deficiência - física, visual, auditiva e mental -, nos transportes coletivos intermunicipais. O PE Livre Acesso será viabilizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que será responsável por emitir as carteiras de identificação dos usuários.

A iniciativa beneficiará aproximadamente 182 mil pessoas. "É uma lei muito importante que precisava ser regulamentada e que coloca em prática a gratuidade no transporte público intermunicipal. Nós estamos garantindo o ir e vir das pessoas com deficiência, autismo e microcefalia dentro de políticas sociais que estamos implementando em nosso Estado", destacou Paulo Câmara durante a assinatura do decreto, que também contou com a presença da procuradora-chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo ao governador, Rosana Wanderley.

Em cada viagem intermunicipal, as empresas de transporte coletivo devem fornecer até duas vagas para pessoas com deficiência ou uma vaga para o beneficiado e seu respectivo acompanhante, sinalizadas nos primeiros lugares dos veículos. O descumprimento da lei acarretará em multa de R$ 1.000,00 quando da primeira autuação de infração, até o cancelamento definitivo da concessão, caso a reincidência persista, com o devido procedimento administrativo.


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, a gratuidade é um direito básico da população, sobretudo aos que estão em situação de vulnerabilidade social. "Essa é uma luta importante do segmento, que a gestão estadual abraçou e trabalhou para conceder”, frisou.


As solicitações deverão ser feitas no site da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude ((www.sdscj.pe.gov.br) e as retiradas das carteiras de identificação serão realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência do beneficiado. O prazo para análise e emissão do cartão é de até 30 dias, a partir do recebimento da documentação pela equipe da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). A Carteira tem validade de dois anos, a partir da data da emissão.

Garanhuns confirma casos da variante Delta e da influenza A (H3N2)

 




A Secretaria de Saúde de Garanhuns informa que após sequenciamento genético em dois pacientes positivos para Covid-19 no município, foram diagnosticados dois casos da variante delta da Covid-19. A confirmação foi possível após resultado da análise de amostras biológicas, emitido por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). A comunicação foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no sábado (25/12).

Outros quatro pacientes com sintomas de síndrome gripal, que tiveram resultado negativo para a Covid-19, também foram testados para Influenza e tiveram diagnóstico positivo para H3N2.

Com a confirmação do novo vírus respiratório, a pasta ressalta a importância de que a população complete o esquema vacinal contra a Covid-19 e Influenza. Também é essencial que todos continuem adotando as medidas preventivas como uso de máscara, distanciamento social mínimo e higienização das mãos.

Por fim, a Secretaria destaca que o atendimento para pacientes com sintomas de síndrome gripal está disponível no Centro de Atendimento e Testagem para Enfrentamento da Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h; e nas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

GARANHUNS BATE NOVO RECORDE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS

 


Na semana passada Garanhuns foi destaque em reportagem da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, quando mostrava números da geração de empregos nos interior do estado, baseada em dados do Caged/Ministério do Trabalho, de janeiro a outubro, e registrava que o município tinha um resultado recorde, quando apresentava 2.522 postos de trabalhos no saldo entre admitidos e demitidos no ano, mais que o dobro que todo o ano passado, e sem contabilizar ainda os meses de novembro e dezembro.

Com a divulgação do Caged, o novo recorde é agora o mês de novembro, quando Garanhuns apresentou um saldo positivo de 573 mais empregados com carteira assinada somente no mês passado. No ano, são 3.185 empregos de saldo, foram 8.752 admissões contra 5.567 desligamentos. Resultado histórico, inconstestável, já que se trata de números oficiais do Governo Federal que acompanha mensalmente este movimento na geração de empregos no país. São quase 300% a mais de pessoas empregadas a mais, comparado a todo o ano de 2020, quando foram geradas apenas 1.092 vagas.

Segundo o prefeito Sivaldo Albino, a expectativa é de melhorar ainda mais estes números, já que falta ainda contabilizar o mês de dezembro e todos estão vendo o resultado do evento A Magia do Natal. “Estamos em um momento em que vários setores da economia ampliam as contratações no município, principalmente no comércio, trade turístico, serviços e micro empreendedores. Mas já estamos focando em 2022, com investimentos que permitam a continuidade das contratações por parte do empresariado local, acreditando que vamos continuar nesta crescente na economia, com eventos, fortalecimento dos polos de educação, saúde e cultura, e investimentos na infraestrutura que possam continuar atraindo setores geradores de emprego e renda para Garanhuns.” – Afirmou o gestor municipal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.