segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Deputados querem mais rigor na liberação de boates e casas de show

A Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar as investigações sobre as causas do incêndio em uma casa noturna em Santa Maria (RS), deixando um saldo de 238 mortes. Alguns projetos de lei (PL) já foram apresentados no Congresso, para tentar evitar a repetição de tragédias como a ocorrida no Rio Grande do Sul, no dia 27 de janeiro.

O objetivo é tornar mais rigorosas as regras para o funcionamento de boates, casas de show e outros estabelecimentos fechados que recebem grande público. Em Pernambuco, diversas casas já foram vistoriadas e algumas interditadas.

Para o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), as normas estabelecidas pelos municípios devem ser claras e seguidas. Mas é importante lembrar que a fiscalização por parte dos governos tem que ser realizada também de forma rigorosa, garantindo a aplicabilidade da lei.

Mototaxis em Garanhuns terão placa vermelha



A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) vai divulgar na próxima sexta-feira (15), o cronograma de atendimento dos mototaxistas para o posterior emplacamento das placas vermelhas. Ainda no mês de janeiro, o prefeito Izaías Régis solicitou que a presidente da AMTT, Ana Rossini, buscasse agilizar junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), a liberação dessas placas. A autorização veio no início deste mês.

Durante o cronograma de atendimento, vai ser feita uma triagem dos profissionais que participaram da Chamada Pública, e que já estão cadastrados ou que precisam se recadastrar.

De acordo com a presidente da AMTT, após a triagem, haverá uma autorização junto ao Detran para que os permissionários possam receber o emplacamento. “Além da documentação, o condutor deve ser maior de vinte e um anos e possuir habilitação por pelo menos dois anos, na categoria A, com registro na CNH, de que exerce atividade remunerada”, destacou.

Conforme a Lei Nº 12.009, de 29 de julho de 2009, não será permitido o emplacamento de motos que estiverem financiadas, nem motos que estiverem em nome de terceiros. “Neste segundo caso, o emplacamento será liberado apenas quando transferir para o nome do permissionário”, observa Ana Rossini.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMPLACAMENTO

1. Cópia da CNH constando no campo de observações o curso especializado de mototaxi e atividade remunerada;

2. Certidão negativa de antecedentes criminais relativa aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores. (é obtida através do site: www.tjpe.jus.br);

3. Comprovante de residência atualizado (com data de emissão não superior a sessenta dias);

4. Ofício da prefeitura/AMTT (especificando placa, proprietário e CPF);

5. Cópia do Alvará da prefeitura em nome do proprietário do veículo;

6. Doc. do Veículo no nome do permissionário;

7. Cópia da Nota Fiscal ou CRV (Frente e Verso). Em caso de transferência de propriedade, o CRV deverá estar preenchido e com firma reconhecida por autenticidade, conforme art. 369 do CPC.

8.Cópia do Certificado do Curso especializado.

Izaías e Socorro: Há limites para a vontade de ver Garanhuns dar certo?

Izaías entre  a filha Michelle e a esposa Socorro

Vamos a dois fatos que mostram uma nova situação administrativa em Garanhuns.

Socorro Régis, primeira-dama, rega jardins de praças da cidade, maltratados nos últimos anos.

Izaías Régis, prefeito, pega um microfone de trio-elétrico, para ordenar que seja desligado um som de carro que estava atrapalhando a passagem do Bloco das Virgens. Usou palavras inapropriadas. Depois afirmou, ainda no microfone, que Garanhuns tem homem. Ouviu também uma resposta mal educada vinda de lá.

Duas situações que geram debates no boca-a-boca, mostram que o casal tem procurado mudar Garanhuns, e não apenas pela via administrativa. 

Izaías não pode nem deve buscar esta exposição, bater-boca na rua, para isto existem outros mecanismos, o policiamento, por exemplo, ou no futuro, medidas que limitem estes carros com sons, na altura do volume e na localização, coisas que já existem em outras cidades, como mostrou no Fantástico deste domingo. Mas a vontade é tanta que ele mesmo não faz questão de esconder, de buscar e de falar. Quer também dar o exemplo,  por isto está se sentindo responsável. Eu imagino o carro de som perturbando, e ele como prefeito, depois de ver Geraldo Palhaço, coordenador do desfile, pedir algumas vezes sem ser atendido, foi ele mesmo dar a ordem... Mas o prefeito não pode tudo. 

Com Socorro também. Ela não tem cargo nem salário no governo, por isto não tem obrigações administrativas, até foi pensado em assumir a pasta de Assistência Social, comum entre primeiras-damas, mas preferiu-se optar por outro nome, para não gerar conotação de nepotismo. Mas nem por isso Socorro parou, está inquieta querendo participar, e foi vista lavando a prefeitura e regando jardins. Quem a conhece sabe que é natural. Vêm do facebook dois tipos de críticas. Uns que acham que é demagogia, que faz para aparecer, ou então que não seria função dela, que poderia trabalhar em algo mais importante em Garanhuns, delegando cuidar das praças aos órgãos e servidores responsáveis.

Entretanto, a grande maioria aprovou a primeira-dama se envolver diretamente no trabalho de limpeza e embelezamento de nossas praças. Vale lembrar que estávamos a menos de uma semana do Jazz. São muitos comentários elogiando sua atuação.

Esta vontade de Izaías e Socorro está latente, é como se eles tivessem pressa de ver a cidade que prometeram, mas precisam entender seus limites. Ou melhor, para Socorro não é questão de limite, pois a primeira-dama está ainda descobrindo a grande exposição que suas ações podem ter, e tem potencial para atrair mais pessoas, podendo virar um símbolo deste momento, fazendo com que a própria sociedade volte a cuidar da cidade. Se é isso que quer, não pode dar ouvido às críticas, e seguir em frente. Muitas pessoas têm se colocado à disposição, e Socorro pode criar um grupo de trabalho, fazendo serviços que para o município seria mais burocrático, e a Praça Dom Moura é um exemplo, pois tem seguido sua reforma quase que totalmente na base do voluntariado.

E quanto a Izaías, é domar mesmo seus ímpetos, colocar de frente aqueles que possam resolver questões simples como esta, e se resguardar, pensando a cidade na questão macro, podendo agora tomar medidas que impeçam situações como esta da última sexta-feira.

Mas ambos, sem diminuir um grama da vontade de impactar positivamente nossa gente em favor de Garanhuns. Pois têm a aprovação da opinião pública, e temos um grande momento para gerar mudanças necessárias em nosso municipio. Cuidar das praças, embelezando Garanhuns e dar limites aos carros com som alto que na maioria das vezes tocam músicas de baixa qualidade, perturbando eventos e bairros residenciais, são dois bons motivos para se apoiar o casal, que deve entender seus limites.

Pronto.

Papa vai renunciar. Há 600 anos isto não acontece!

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (11/02) que o papa Bento XVI, de 85 anos, vai se demitir de suas funções.

"O Papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20 horas do dia 28 de fevereiro", disse o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, citado pela agência France Presse em um pronunciamento em latim.

A partir desse momento, será iniciado o período de vacância até a eleição de um novo sumo pontífice.

O anúncio feito pelo cardeal alemão Joseph Alois Ratzinger, que assumiu como chefe da Igreja Católica em 19 de abril de 2005 no lugar de João Paulo II, assumindo a alcunha de Bento XVI, tem poucos precedentes na história. O último papa a abdicar de seu pontificado foi Gregório XII (1406-1415), aos 88 anos, após ajudar a resolver a crise do cisma da Igreja Católica, reunificando a Igreja em torno de um único papa.

No ano passado, Bento XVI tinha já dito que estava “na última etapa da vida”,a brindo espaço para especulações sobre sua saída.



Segue a íntegra das palavras do papa de anúncio de sua renúncia, alegando idade avançada:

"Queridísimos irmãos,

Convoquei-os a este Consistório, não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar-vos uma decisão de grande importância para a vida da Igreja.

Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino. Sou muito consciente que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando.

No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado.

Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao Ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005, de modo que, desde 28 de fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro ficará vaga e deverá ser convocado, por meio de quem tem competências, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Queridísimos irmãos, lhes dou as graças de coração por todo o amor e o trabalho com que levastes junto a mim o peso de meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.

Agora, confiamos à Igreja o cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e suplicamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista com sua materna bondade os Cardeais a escolherem o novo Sumo Pontífice. Quanto ao que diz respeito a mim, também no futuro, gostaria de servir de todo coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração.

Vaticano, 10 de fevereiro

Opera Mundi
http://operamundi.uol.com.br/

Roberto Menescal recebe Éberson Ávila no Rio de Janeiro

Éberson na casa de Menescal, contando com os sorrisos das conterrâneas Andrea Amorim e Jane Motta

O mestre da bossa nova, Roberto Menescal abre as portas para mais um garanhuense. Depois de descobrir o talento de Andrea Amorim, com a qual tem feito shows por todo canto, inclusive fora do Brasil, o ídolo  de gerações tem se encantado pela voz, música e carisma de Éberson Ávila, músico garanhuense, radicado nos últimos anos na capital pernambucana, onde além de seu trabalhho solo, ou com banda, La Pietá, tem se apresentado nos mais badalados barzinhos.

Éberson, conhecido por muitos amigos pelo apelido de Perú,  está no Rio de Janeiro, e tem estado frequentemente com Menescal (e Andrea), têm brincado de música e pelo que parece, vem coisa boa por aí.

Quem tem registrado tudo é o Sávio, produtor e marido de Andrea.

Estamos na torcida.

Mototaxistas de Garanhuns cobram regularização do serviço


Mototaxistas de Garanhuns, no Agreste de PE, reclamam da falta de regularização. Eles esperam as placas vermelhas desde ano passado, mas até agora não receberam nada.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns, desde 2005, o município conta com 316 mototaxistas cadastrados. Mas, com o crescimento da cidade, a prefeitura fez um recadastramento em junho do ano passado e decidiu legalizar mais 304 profissionais. A maioria deles cumpriu com as determinações exigidas, mas até agora ninguém foi regulamentado.

Em novembro do ano passado, a autarquia informou que teria elaborado um projeto de lei para regulamentar a categoria. O problema é que a prefeitura ainda não teria enviado o projeto para ser votado na Câmara de Vereadores.

A atual gestão municipal preferiu se pronunciar por meio de nota. A autarquia informou que vai fazer um novo recadastramento com os mototaxistas. Na próxima sexta-feira (15) será divulgado um cronograma de atendimento para que os profissionais passem por uma nova triagem. Só depois disso é que a categoria será regulamentada.

Enquanto as placas vermelhas não chegam, os mototaxistas estão trabalhando com medo de serem punidos pela fiscalização.

Para ver a reportagem:  maisab.com.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.