quarta-feira, 24 de julho de 2019

MAIS SEGURANÇA / Paulo Câmara convoca 511 novos agentes para o quadro da Polícia Civil

Aprovados no concurso já iniciam em agosto o curso de formação e passarão a atuar nas delegacias no início de 2020
 


O governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta quarta-feira (24.07), no Palácio do Campo das Princesas, a convocação da segunda turma de aprovados no concurso de agente da Polícia Civil. Ao todo, 511 candidatos iniciam no próximo dia 12 de agosto, o Curso de Formação Profissional de Agentes de Polícia Civil, no Campus de Ensino Recife da Academia Integrada de Defesa Social (Acides-SDS), no bairro da Boa Vista.

A iniciativa vem reforçar um importante conjunto de ações em favor da segurança pública no Estado dentro do Pacto pela Vida, que tem garantido reduções significativas dos índices de criminalidade há 19 meses consecutivos. Logo após a assinatura, um grupo de novos alunos da academia foi recebido no Palácio do Campo das Princesas pelo secretário de Defesa Social Antônio de Pádua e pelo chefe da Polícia Civil Joselito Kehrle.

O curso de formação de agentes terá duração de quatro meses e meio, com aulas de Investigação Policial; Inteligência de Polícia Judiciária; Abordagem Policial; Armamento, Munição e Tiro; Direitos Humanos; Criminalística; Prática Policial; e Gerenciamento de Crises e Desastres. Durante o período das aulas, os futuros agentes receberão uma bolsa no valor de R$ 1,1 mil.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, logo no início de 2020 os novos policiais estarão aptos a reforçar as equipes das delegacias em todo o Estado. A iniciativa vai ampliar ainda mais o contingente da Polícia Civil, que no início de 2018 já havia recebido o reforço de mais de 1,2 mil profissionais aprovados por concurso, sendo 822 para a Polícia Civil e 392 da Polícia Científica.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

FIG2019 / ALEPE promove evento que beneficia produtores de queijo no Estado


Deputado Claudiano Martins
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza no próximo sábado (27), durante o Festival de Inverno de Garanhuns, a 2ª etapa do Circuito Pernambucano de Queijos Artesanais. O evento é uma parceria da Alepe com a Prefeitura do município, a Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco), o Sindicato dos Produtores de Leite do Estado (Sinproleite) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). 

O circuito acontece no Parque Euclides Dourado, a partir das 9 horas, e tem por objetivo incentivar os produtores de queijo a melhorar a qualidade do produto e a aperfeiçoar sua comercialização. Segundo os organizadores, além de beneficiar a cadeia leiteira do estado, a iniciativa contribui para atender o consumidor com um produto de qualidade, dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária. 

A Assembleia Legislativa instalou este ano a Comissão Especial da Bacia Leiteira para tratar de questões e demandas do setor, presidida pelo deputado Claudiano Martins (PP). O parlamentar é autor de um Projeto de Lei, já sancionado pelo Executivo, que ajuda a desburocratizar a produção de queijos, com promoção de incentivos fiscais, e facilita a instalação de empresas no Estado.

A Comissão conta ainda com a participação dos deputados Fabrizio Ferraz (PHS), Clovis Paiva (PP), Henrique Queiroz Filho (PR), Aglailson Victor (PSB), Antonio Fernando (PSC) Roberta Arraes (PP) e Priscila Krause (DEM).

Além do Circuito de Queijos Artesanais, a Alepe tem marcado presença no Festival de Inverno de Garanhuns em outras ações. O presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), acompanhou o governador Paulo Câmara (PSB) em vários atos governamentais e, numa ação conjunta com o governo do Estado, contribuiu com o Projeto “Ouvidoria em Ação” que incluiu palestras e serviços como o de escuta ativa da população. 

O ouvidor da Assembleia Legislativa, Douglas Moreno, foi um dos debatedores do painel. “Ouvidoria: um aporte necessário”. “De modo geral, os temas debatidos se referiram às ações realizadas por cada Ouvidoria em suas respectivas instituições e eventuais projetos a serem realizados no futuro”, informou o ouvidor. Também participaram da mesa ouvidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

COMPESA tem atividades para crianças no FIG2019



Em meio à vasta programação cultural do Festival de Inverno de Garanhuns, uma ação chama a atenção do público sobre a necessidade de preservar o meio ambiente: um stand da Companhia Pernambucana de Saneamento- Compesa, localizada no Parque Euclides Dourado, um dos principais polos do FIG. No espaço, com programação voltada para crianças e adolescentes, as atividades têm como foco ensinar a necessidade de cuidado com os recursos naturais e com o consumo consciente de água de maneira lúdica.

Entre as atrações, estão teatro de fantoches com personagens da Ecoturminha Compesa, esquetes teatrais, jogos educativos e declamações de cordel, além de distribuição de mudas e de gibis educativos. O espaço estará aberto a visitações até o dia 26 de julho, das 15h às 19h. A expectativa é que o público possa participar das atividades e aprender mais sobre o meio ambiente. Nas duas últimas edições, quase duas mil crianças e adolescentes participaram das atividades.

Virtuosi na Serra: Música erudita segue com programação no FIG

Musicistas brasileiros e internacionais se apresentam até sexta




O público já pode conferir os concertos gratuitos do projeto Virtuosi na Serra, na Igreja de Santo Antônio. A programação está aberta e será conferida até o dia 26 de julho, com duas apresentações diárias, às 16h e às 21h. A abertura oficial aconteceu na tarde de hoje (23) com show do violonista eslovaco Adam Marec, que tocou como solista. Já na segunda apresentação a Orquestra Jovem de Pernambuco deu o tom a noite chuvosa, em Garanhuns, sob a regência do Maestro Rafael García.

Nesta quarta (24), às 16h, será a vez do programa “A Nova Geração” apresentado por jovens instrumentistas nordestinos com participação de Raul Victor Martins, Daniel Espinoza e Fernando Trugueiro. Às 21h, o pianista russo Ilya Ramlav apresenta obras de Mozart, Liszt & Rachmaninov.

Quinta-feira, dia 25, às 16h, o violinista Gilson Filho, pernambucano, sobe ao palco da catedral ao lado do pianista Luis Felipe Oliveira para tocar obras de Schumann, Beethoven, Bazzini e Waxman. Em seguida, à noite, o pianista Luis Felipe Oliveira mostra obras de Beethoven, Brahms e Chopin. 

Na sexta (26), o encerramento será às 16h com o grupo IAMAKÁ que trará músicas medievais e renascentistas para a platéia cativa deste palco. O Virtuosi na Serra integra o Festival de Inverno há 15 anos com programação exclusivamente erudita.

Serviço
Virtuosi na Serra
Igreja de Santo Antonio | Avenida Santo Antonio, 5, Centro - Garanhuns (PE)
De 23 a 26 de julho
Horário: 16h e 21h

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.