segunda-feira, 27 de abril de 2020

V GERES / Calendário de vacinação contra a gripe segue nos municípios

Pessoas que fazem parte dos públicos-alvo devem procurar os postos de saúde



Enquanto as atenções de meios de comunicação e população em geral estão voltadas para a pandemia do Covid-19, é importante registrar que a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe 2020 segue seu calendário, e as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem os postos de vacinação. O alerta é feito pela V Gerência Regional de Saúde (V GERES), em Garanhuns. A Campanha iniciou em 23 de março, sendo antecipada em 30 dias, e segue até 22 de maio. 

Segundo Catarina Tenório, gerente regional de saúde, está em curso a segunda fase da vacinação da campanha que é anual. "O objetivo da campanha é reduzir complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, e este ano também evitar que as pessoas busquem postos de saúde e hospitais, com sintomas de gripe, já que a maioria das unidades hospitalares estarão com pacientes de Covid-19, em plena pandemia". - Revela a gestora.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus. 


Na primeira fase de vacinação, o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de 90% de vacinados dos públicos alvo. A V GERES atingiu 95,9% dos trabalhadores da saúde e 90,8% dos idosos.

QUEM DEVE PROCURAR OS POSTOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE?

Remanescentes da primeira fase, que são as pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Nesta segunda fase estão sendo vacinados os professores, profissionais de segurança e salvamento, além de doentes crônicos e outros com condições clínicas especiais.

Na terceira fase, que inicia em 09 de maio, devem procurar os postos de vacinação, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas entre 55 e 60 anos, jovens sob medida sócioeducativa de 12 a 21 anos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


ITÁLIA AFROUXA E ARGENTINA PRORROGA ISOLAMENTO SOCIAL


PLANO DE REABERTURA ITALIANO
A Itália apresentou seu plano de reabertura gradual da economia e afrouxamento nas normas de isolamento social. A partir de 4 de maio, poderão ser realizados funerais, parques serão abertos e visitas a familiares permitidas, anunciou o primeiro-ministro Giuseppe Conte, que disse que o país está entrando na "fase 2" da pandemia. O premiê, porém, pediu que a população mantenha distância segura nas atividades para que a curva não volte a subir. Primeiro país a ser duramente atingido pela doença na Europa, a Itália soma atualmente 197.675 casos e 26.644 mortes, atrás somente dos Estados Unidos no número de vítimas fatais.

ARGENTINA PRORROGA ISOLAMENTO
Com 3.892 casos e 192 mortos segundo o último balanço, a Argentina decidiu prorrogar pela terceira vez a quarentena imposta pelo governo em 20 de março, desta vez até o dia 10 de maio, anunciou o presidente Alberto Fernández. A partir de quarta-feira 29, no entanto, o país começará a flexibilizar o isolamento. Em cidades com menos de 500.000 habitantes, residentes poderão sair para caminhadas de até 1 hora em um raio de 500 metros, por exemplo. Além disso, em caso de melhora nos números da doença, governadores poderão decretar medidas excepcionais para seus estados. Já os grandes centros  urbanos seguem em restrição total.

Quase 20 mil detentos de Pernambuco já foram vacinados contra gripe



Reeducandos do sistema prisional de Pernambuco estão sendo vacinados contra gripe. A Secretaria de Saúde do Estado (SES/PE), responsável pela programação da campanha, com o apoio da Secretaria Executiva de Ressocialização, iniciou o calendário na quinta-feira (16) e foram imunizadas, até o momento, 19.623 pessoas privadas de liberdade. Das 23 unidades prisionais, 20 já foram contempladas. 

A meta é vacinar 100% da população carcerária, em torno de 31 mil detentos. A dose contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus e é trivalente protegendo contra os vírus A (H1N1), influenza B e A (H3N2). Os policiais penais e demais servidores também estão sendo vacinados. 

Fotos: Divulgação/Seres

CONVID-19 / A IRRESPONSABILIDADE DE TRUMP EM SUGERIR TOMAR DESINFETANTE

SUGESTÃO IRRESPONSÁVEL

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir o uso de desinfetante para tratar pacientes com o novo coronavírus, o número de intoxicação pelo produto aumentou significativamente na cidade de Nova York. Foram trinta chamadas nas dezoito horas seguintes à fala, mais que o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior (treze). 

Fabricantes de desinfetante e especialistas da saúde criticaram Trump e alertaram para o fato de o produto não ser eficaz contra a doença. 

O político posteriormente disse ter sido sarcástico. 

Até o momento, 965.933 pessoas foram contaminadas pela Covid-19 e 54.877 morreram no país.

COMPESA / CIDADES DO AGRESTE MERIDIONAL SAEM DO RODÍZIO E PASSAM A RECEBER ÁGUA TODOS OS DIAS




Após severo período de estiagem, o cenário hídrico do Agreste Meridional começou a mudar com as últimas chuvas que caíram na região. Os volumes acumulados em barragens como Prata, Riacho da Palha e Lamarão permitiram que a Compesa volte a abastecer a população de Saloá, Lagoa do Ouro e Águas Belas diariamente. Em Bom Conselho, a oferta de água foi ampliada e o rodízio foi cortado pela metade.

Saloá saiu do rodízio e está recebendo água 24h, todos os dias, após a Barragem da Prata, que tem aproximadamente 161 mil metros cúbicos, recuperar 97% do seu volume. A cidade de Bom Conselho teve o calendário reduzido de seis dias com água e seis dias sem para 3 com X 3 sem, desde que a barragem Caboge, que tem capacidade total de 153 mil metros cúbicos, acumulou 95%, o que equivale a 145 mil metros cúbicos.

Lagoa do Ouro, que era abastecida em um regime de dois dias com água e quatro dias sem, saiu do rodízio e está com água 24h, assim como Brejão, que saiu do rodízio de 3 dias com água e 3 dias sem. Os municípios recebem água das barragens de Riacho Palha e Tatuaçú, respectivamente. A barragem de Riacho da Palha está com 100% do seu volume total de 18,5 mil metros cúbicos. Já a barragem de Tatuaçú alcançou 56,5 mil metros cúbicos, o que representa 80% da sua capacidade total, que é de 70 mil.

Águas Belas voltou a ser atendida via rede de distribuição. Abastecida por caminhões-pipa desde novembro de 2019, a cidade está recebendo água em um calendário de três dias com e seis dias sem, desde que a barragem de Lamarão, com capacidade total de 120 mil metros cúbicos, recuperou 40% do seu volume, o equivalente a 48 mil metros cúbicos.

“Atendendo a orientação da presidente Manuela Marinho, agimos com rapidez para recuperar os sistemas de abastecimento das cidades e para ampliar o funcionamento daqueles em que a oferta era menor. Conseguimos tirar três cidades do rodízio de abastecimento e os moradores estão contando com água nas torneiras todos os dias. Em meio à pandemia do novo coronavírus, é muito importante para manter a higienização das mãos e da casa e, assim, minimizar os riscos de contágio”, ressalta o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Aldo Brasileiro.

Saúde de Arcoverde suspende emergência na UPA DIA para transformar em leitos para Coronavírus




A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa à população que o atendimento da UPA DIA a partir da tarde desta segunda feira, dia 27 de Abril, será suspenso para Urgências e Emergências, tendo em vista que a mesma está na finalização dos serviços para instalação do Hospital de Campanha, o qual brevemente ficará atendendo somente pacientes do COVID-19.

As pessoas que necessitarem desses atendimentos (Urgência e Emergência) deverão procurar a Policlínica Dr. Paulo Rabelo.

Foto: Robson Lima

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.