Para promover a saúde e auxiliar na prevenção de doenças e agravos na sociedade, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), irá inserir 40 estudantes da referida instituição de ensino em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Os formandos, que terão o médico como preceptor de suas atividades, estarão nas unidades discutindo temas de maior necessidade da população da área, de acordo com o perfil da comunidade, que será traçado por eles mesmos, em visitas domiciliares, junto aos agentes comunitários de saúde.
A coordenadora de Educação em Saúde, Daniele Chianca, está articulando a interação entre a UPE e a Secretaria de Saúde. “A presença desses estudantes nas unidades, a longo prazo, trará um retorno a Garanhuns, pois estaremos formando profissionais que terão um novo olhar para a comunidade, serão médicos que conhecem de perto as necessidades dos garanhuenses. Porém, além disso, de imediato, perceberemos melhorias nos serviços, pois esses estudantes estarão em contato com a população, observando e acompanhando casos, que serão levados ao médico do setor de abrangência, na unidade onde eles estiverem atuando”, comenta a enfermeira.