quinta-feira, 13 de abril de 2023

TV Pernambuco passa a exibir mais um conteúdo jornalístico. CONFIRA!

Pernambuco Hoje 
é o novo telejornal da emissora pública do estado



A TV Pernambuco, emissora pública do estado, exibe, a partir desta segunda-feira (17), um novo produto jornalístico, o Pernambuco Hoje. O telejornal marcou época na década de 1990 na programação da TV Pernambuco - e contou com nomes de destaque do jornalismo do estado como as jornalistas Graça Araújo, Stela Maris, Rose Maria e Marilena Breda - e agora se apresenta como uma das produções que integram a retomada do jornalismo na emissora. De segunda a sexta-feira, o noticiário vai ao ar às 19h no 46.1 do Recife e Região Metropolitana; 12.1 em Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Garanhuns e 13.1 em Petrolina. "Recolocar o Pernambuco Hoje no ar é uma questão de honra, é uma homenagem, um reconhecimento a um jornalismo de qualidade que a Tv Pernambuco sempre praticou. Aqui o jornalismo da gente tem uma marca principal: a prestação de serviço para a comunidade", destaca o diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação - EPC, Ivan Jr.

O Pernambuco Hoje se soma ao Repórter Pernambuco (segunda a sexta às 12h45) e ao Boletim Notícia da Hora como mais um conteúdo jornalístico da emissora pública e comprometido com uma abordagem que privilegia a formação de opinião, pluralidade, diversidade e democracia da informação. “Colocar no ar esse telejornal é um importante marco para TV. A estreia do Pernambuco Hoje consolida o projeto de retomada do jornalismo na emissora, iniciado há dois anos e meio e que sempre foi referência em credibilidade e informação de qualidade. Nossa equipe é sensacional e está bastante entrosada para essa nova etapa”, ressalta a gerente de Jornalismo da TV Pernambuco, Tallita Marques. Nice Lima vai conduzir o programa nas noites da tv: “apresentar o Pernambuco Hoje é um desafio carregado de muita honra e responsabilidade, por representar uma equipe aguerrida que se supera cada dia para entregar conteúdo, e também pela importância que existe em se produzir jornalismo numa emissora pública de tanta história como a TV Pernambuco”, destaca a apresentadora.

Além das reportagens com abordagens diversas e que privilegiam o serviço, o Pernambuco Hoje vai contar com um time de comentaristas que vão levar ao público informações do mundo esportivo e cultural, tudo com leveza e num formato dinâmico. E na semana de estreia, o telejornal põe no ar uma série de reportagens sobre os povos originários de Pernambuco, marcando as celebrações da semana indígena. A série tem produção de Aline Oliveira, reportagem de Tiago Morais e imagens de Uirá Ferreira.

Então fica o convite para que a cidadã e o cidadão telespectadores acompanhem a programação participando, sugerindo, cada vez mais se ligando e se vendo na programação.

Um pouco da história da TV Pernambuco - O sinal da emissora chega a 35 cidades do estado. Afiliada à TV Brasil, a emissora faz parte da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e transmite programas culturais e educativos por meio de retransmissora espalhadas pelo interior pernambucano.

Foi a primeira geradora de TV no interior do Estado e, um ano após a estreia, exibia os primeiros programas locais educativos e telejornais. Atualmente, a TV Pernambuco conta com programas jornalísticos, educativos e culturais de música e cinema.

Sexta tem Café com Poesia com Carla Montanha


Depois do lançamento dos Cordéis da poetisa Carla Montanha na comedoria do SESC Garanhuns, na última quinta-feira (06/04). A escritora continua sua agenda cultural, ainda na cidade que vem sua entranha poética: Garanhuns.

Dessa vez, com uma proposta intimista, nesta sexta-feira (14/04) das 16 horas às 20 horas. A Área Cafeteria realiza a primeira edição do “Café com Poesia”. 

A programação será dividida em dois momentos: de 16 às 19 horas, Carla estará vendendo os cordéis, conversando e dedicando sua produção. Às 19:30 fará um recital, acompanhada de atração surpresa. A entrada do evento é gratuita, e os cordéis serão vendidos em valor promocional, durante todo o evento. As pessoas que comprarem os quatro, ganharão de brinde um marca-página. 

Além dessa programação, as pessoas presentes receberão junto dos cafés, poesias acrescidas. Por isso, o nome “café com poesia”. O intuito é estimular a produção e circulação literária feminina na cultura popular. 

O espaço administrado por Stéfany Souza, dedilha para mais que a projeção de um espaço: a idealização para oferecer às pessoas, sua estética poética e acolhedora. Além de intuir receber às múltiplas artes e agregar a valorização dos fazedores de cultura local.

“Carla Montanha é uma poeta brasileira contemporânea que se destaca pela originalidade e intensidade dos dilemas humanos retratados em seus versos. Nascida na terra de Dominguinhos, com origem nordestina: cresceu cercada de livros e histórias, na influência literária  recebida do seio familiar, formado em sua maioria por professores. A autora carrega consigo as raízes culturais e a força de uma mulher de personalidade, que transparece em sua obra”. Disse o Escritor Helder Herik (2023).

Desvelando sobre as Obras literárias à venda, estas trazem temáticas diferentes que atravessam a vida da autora: 1) Passeio pelo Nordeste; 2) Como os Passarinhos; 3) Uma curta viagem e 4) Um poeta com saudade. Os folhetos demarcam em sua poética a origem nordestina e valorização regional; os caminhos que atravessam a natureza e suas metáforas para tratar de amor e liberdade; a efemeridade do tempo e suas reflexões; e os sentimentos que não se podam, como os dilemas da saudade (sentimento sempre presente entre os cancioneiros e repentistas). Vale ressaltar que toda obra foi tecida pela artesania da Editora Gorrión (Itatuba - PB) e  as Xilogravuras são assinadas por Jefferson Campos (Natal - RN). Além disso, recebem a colaboração de impressão, de Cida Pedrosa (Recife - PE), Escritório de Arquitetura Jirau (Caruaru - PE), Fernanda Limão (Garanhuns - PE) e do Cursinho Pré-vestibular “Atuação” (Garanhuns - PE). 

A proposta foi pensada, para mais de somente comercializar: a necessidade proximal do diálogo entre quem criou e seus leitores. Esse evento será fruto da produção feminina, realizada pela proprietária Stéfany Souza em conjunto com a Poetisa e Declamadora Carla Montanha. A localização do espaço fica na região central da Cidade: na Rua Severiano Peixoto, 280.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.