Começou o processo anual de verificação de taxímetros em Pernambuco. Os proprietários devem comparecer ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado(Ipem/PE), nos meses correspondentes a cada terminação de placa, com certificado oficial da última verificação, juntamente com veículo, cópia do CRLV, cadastro do veículo feito pelo Departamento de Trânsito (Detran), e cópia de comprovante de residência.
No cronograma, os donos dos táxis que têm a terminação “1” devem se apresentar em janeiro, e assim por diante, até a terminação zero, que acaba em outubro. Os proprietários de veículos especiais, além dos documentos anteriores, precisa também apresentar a permissão especial da prefeitura local. Se o veículo estiver parado em oficina para reparo mecânico, o taxista deve comparecer ao endereço indicado e na data correspondente à placa para solicitar vistoria.
Quem não fizer a aferição de acordo com o cronograma, pode ser autuado e multado em valores que variam de R$ 480 a R$ 1,5 mil. “Se o taxista não puder comparecer, ele deve ir a uma das sedes e apresentar uma justificativa razoável como, por exemplo, declarar que o seu veículo está na oficina. Dessa forma, o risco é de receber apenas uma advertência”, afirmou o presidente do Ipem, José Carlos Guerra. O dono do veículo tem até dez dias a contar da data de autuação para apresentar uma defesa plausível ao Ipem.
Os táxis licenciados pelas prefeituras das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, todas na Região Metropolitana, devem comparecer à sede do Ipem, na Avenida Professor Luiz Freire, no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital pernambucana.
Já os carros de Caruaru, no Agreste do Estado, devem ser levados à regional do Ipem do município, na Rua Francisco de Castro, no bairro de Indianópolis.
Os taxistas de Garanhuns devem comparecer à Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, que fica na Avenida Prefeito Luis Souto Dourado, no bairro de Heliópolis, próximo ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na última quinta-feira de cada mês.
Os taxistas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, devem ir ao Centro Agropecuário da cidade, na Avenida das Nações, na última sexta-feira de cada mês, nos meses correspondentes a cada terminação de placa.
.
fonte:
http://g1.globo.com/