terça-feira, 3 de setembro de 2013

GARANHUNS: Ambulantes procuram vereador e reclamam sobre novo disciplinamento do centro da cidade


O novo disciplinamento do comércio informal no centro da cidade, entre outras medidas que começam a ser implementadas pela prefeitura de Garanhuns, estão causando grande desgaste para a administração. Enquanto parte da população apoia, aqueles que passarão pelos processos de mudanças estão reclamando. Foi o que já aconteceu com os comerciantes do PopShop e do Mercado 18 de Agosto. Com o projeto praticamente pronto, ficou nítida a certeza de que os comerciantes não participaram de nada, ou seja, não foram ouvidos e nem estavam informados. Foram pegos de surpresa, só podiam reclamar mesmo.

Esta mesma sensação temos agora com as medidas desta semana, que estão assustando os comerciantes informais, além de outras resoluções que buscam dar uma nova cara à Av. Santo Antônio, como a retirada das poluições visual e sonora, liberação das calçadas tirando barracas, placas e peças das lojas que invadem o passeio público, entre outras coisas.

Mas as medidas têm sido na base da surpresa, sem preparar nem esclarecer a população adequadamente, buscando alternativas que não causem prejuízos, principalmente para as pessoas mais simples que tiram da movimentação urbana os sustentos de suas famílias. Um panfleto foi distribuído na sexta e a fiscalização começou na segunda. A imprensa só foi informada depois de tudo acontecendo.

Nesta terça-feira, um grupo, de quase 50 ambulantes do centro da cidade, procurou o vereador Sivaldo Albino em busca de apoio. A foto registra que o opositor tem se transformado na válvula de escape para os que criticam a atuação da atual administração.

No texto que o vereador colocou no facebook, uma indagação ganha repercussão. Como pode um prefeito que diz se orgulhar de ter começado sua vida profissional em um fiteiro, trabalhando informalmente no centro da cidade, não ter a sensibilidade de trabalhar esta situação?

Creio que todos são a favor do disciplinamento, e ele deve ser para todos. Se é para beneficiar o espaço para os pedestres, tirando os comerciantes pobres, tem que tirar os ricos também. E os ambulantes devem receber o tratamento que merecem para que não percam o sustento de suas famílias.

SOBRE A FAMEG: Fernando Ferro no programa FRENTE A FRENTE com Magno Martins

Comissão FAMEG JÁ! com Fernando Ferro e seu assessor, Eraldo Ferreira

Resultado da visita da Comissão FAMEG JÁ! na capital pernambucana nesta segunda-feira, 02, o deputado federal Fernando Ferro concedeu entrevista ao jornalista Magno Martins em seu programa Frente a Frente, que é retransmitido para mais de 40 emissoras espalhadas pelo estado.

Ferro iniciou falando do encontro que a comissão teria com o Ministro Mercadante, que acabou representado pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que defendeu o programa Mais Médicos, afirmando que uma das intenções do programa é justamente ampliar as escolas médicas do país, principalmente no interior, e por isto acredita que a FAMEG cumpre perfeitamente mais este requisito. Portanto, o programa, ao contrário do que afirmara antes o senador Humberto Costa, pode até beneficiar a autorização do curso de medicina do ITPAC em Garanhuns.

Magno Martins considerou paradoxal no momento que o país mais precisa de médicos, uma faculdade com todas as condições de estar funcionando e formando mais médicos para o interior do país estar fechada por decisão política. Ferro concordou, e fez uma crítica a instituições como o Conselho Regional de Medicina, que se posicionou contrário à abertura da FAMEG. Indagou porque esta mesma entidade é contra a vinda de médicos do exterior.

Ferro lembrou que já está agendada uma visita ao Ministro da Educação, Aluízio Mercadante, e que já houve um primeiro contato com o Secretário Executivo, Paulo Paim. 

O deputado federal registrou que a luta é da sociedade de Garanhuns representada por diversas instituições: "Estivemos hoje com o presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Filho, entre outras pessoas como o presidente da CDL, Fernando Couto, da OAB, Paulo Couto, a imprensa ... Trata-se de um movimento que ganha força." - afirmou.

Magno Martins perguntou se falta engajamento do governador. Fernando Ferro lembrou que o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento da FAMEG, e inclusive o próprio governador esteve lá, mas que é um momento em que todos podem dar ainda uma maior contribuição.

Finalizando, o deputado afirmou que este é o anseio da região, um empreendimento educacional que atrai principalmente jovens de todo o Nordeste, e que, por disputas e entraves de grupos privados tem sido dificultado. Mas neste momento que o Brasil precisa dar uma resposta na formação de novos médicos, é uma grande oportunidade para o Governo Federal autorizar a FAMEG. 

Tudo sobre a a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente que aconteceu em Olinda



A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, terminou no domingo (01/09), no centro de convenções de Olinda (PE). Presidida pelo gerente geral de articulação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Roberto Leandro, a Conferência foi aberta na sexta feira (31/08) pelo Secretário Sérgio Xavier. Durante os três dias os ambientalistas discutiram e formalizaram propostas que serão inseridas na Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada de 24 a 27 de outubro em Brasília.

Com o tema central "a Política Nacional de Resíduos sólidos", os integrantes foram distribuídos em grupos para discussão de 04 eixos temáticos: (1) Produção e consumo sustentáveis; (2) Redução dos impactos ambientais; (3) Geração de emprego, trabalho e renda e (4) Educação ambiental. Foi um momento de grande contribuição dos ambientalistas de Pernambuco para a etapa nacional. 800 delegados das várias regiões estiveram participando. O Agreste Meridional destacou-se pela grande maioria dos municípios presentes. A Conferência estadual é uma recomendação do Ministério do Meio Ambiente e garante a participação dos Estados na Conferência Nacional.

Entre os meses de Julho e agosto deste ano, 107 municípios realizaram suas conferências ambientais. Na etapa estadual foram condensadas as sugestões em 5 propostas por eixo temático, que deverão fazer parte do texto que será discutido pela Nacional. Segundo Roberto Leandro, as conferências buscam uma solução comum para questão de controle dos resíduos sólidos e redução dos impactos ambientais. Ele destacou a Legislação Federal que obriga os municípios a desativarem lixões até agosto de 2014. "Não existe nenhum indicativo de que haverá prorrogação para aplicação das punições relacionadas aos crimes ambientais, e o mais grave deles, por parte do município é a existência dos lixões", disse. Roberto destacou ainda que não é viável que cada município tenha seu aterro, por isso é necessário a criação de consórcios que possam ser compartilhado pelos gestores municipais.

Um forte consenso dos delegados ambientais, é que na política nacional de meio ambiente fique determinado restrições financeiras para os municípios que não possuam Secretarias de Meio Ambiente, o que também é defendido pelo próprio Governo. Vários municípios, a exemplo do Rio de Janeiro já estão impondo multas pesadas para quem infringir a lei ambiental, exemplo que deverá ser seguindo pelos demais estados.

O município de Saloá esteve representado por 06 delegados, que foram selecionados na conferência municipal: 03 do poder público e 03 da sociedade civil. A Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente já discute a formação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e a implantação da coleta seletiva, separando o lixo seco do úmido. O prefeito Ricardo Alves (PMDB) recebeu recentemente a visita de empresários que se mostraram interessados no controle dos resíduos do município, atividade que trará mais recursos e qualidade de vida para o povo de Saloá.

SESC SONORA BRASIL: Grupo do Rio Grande do Sul se apresenta na Macuca



O Projeto Sonora Brasil, circuito Nacional de Música do SESC, traz nesta segunda etapa o Grupo Alabê ôni - RS. A Apresentação acontecerá em parceria com o Ponto de Cultura Boi da Macuca Fazenda Macuca ( Próximo ao Distrito de Poço Comprido) neste próximo dia 06 de setembro, às 16h. O Acesso é gratuito e a classificação etária livre. 

Para quem mora em Garanhuns, o SESC estará disponibilizando transporte (ônibus) para deslocamento até o local da apresentação, também gratuitamente. Informamos ainda que os interessados devem reservar sua vaga junto ao setor de Turismo ou Cultura da Unidade do SESC em Garanhuns, no horário comercial. 


Melhores informações através do 87.37612658.

Caruaru: CREMEPE interdita ambulatório do Hospital Regional do Agreste

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinou a interdição ética do ambulatório do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, através da resolução Nº06/2013 que entrou em vigor na quinta-feira (29/08).

A medida decorreu de inspeção realizada no serviço neste mês, quando, segundo o CREMEPE, foi constatada a precariedade das instalações e concluído que a unidade não tinha as condições mínimas para o funcionamento. A sala de espera dos pacientes é minúscula, alguns consultórios não tem pia, sabonete líquido, papel toalha e negatoscópio. Além disso, não há uma sala específica para curativos, nem para limpeza e esterilização de materiais. As condições verificadas violam normas sanitárias básicas e indispensáveis ao funcionamento de ambulatórios. 

O Cremepe ainda confirmou que o prédio da unidade foi alugado pelo gestor do HRA, provisoriamente, em função da reforma que está em curso no antigo Hospital São Sebastião, onde o ambulatório irá funcionar após o término da obra, previsto para dezembro deste ano. O prédio ainda é compartilhado com um escritório de contabilidade que pertence ao seu proprietário.

A interdição será revista após medidas saneadoras que deverão ser adotadas pelos gestores do Hospital Regional do Agreste.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe 

Governo entrega novo trecho da Adutora do Pajeú, que beneficiará 90 mil famílias sertanejas






Mais uma cidade passa a contar com o abastecimento de água por meio das obras da Adutora do Pajeú. Nesta segunda-feira (2), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participou, junto com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do ato simbólico que marcou a chegada da água no município de Calumbi. A obra faz parte das medidas estruturantes do governo federal para reduzir os efeitos da seca e garantir a segurança hídrica no semiárido nordestino.

Além de abastecer cerca de oito mil moradores de Calumbi, a Adutora do Pajeú vai contribuir para fortalecer a agricultura e a pecuária local, principais atividades econômicas do município sertanejo. A cidade pernambucana é a terceira beneficiada pelo sistema adutor. A vazão em Calumbi chegará a 23 litros por segundo. "No sertão e no agreste, só é possível sonhar com emprego, com renda e com melhoria de qualidade de vida se a gente tive água para poder impulsionar o desenvolvimento da região", disse o ministro Fernando Bezerra Coelho.

Com 130 quilômetros de tubulação construídos ao longo do Sertão do Pajeú, a obra atende também os municípios de Serra Talhada e Floresta. As próximas cidades beneficiadas pela adutora serão Flores (este mês), Carnaíba (em outubro) e Afogados da Ingazeira (na primeira quinzena de novembro).

Investimentos - O investimento total do projeto é de R$ 547 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras da Adutora do Pajeú são executadas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional.

Eduardo explicou que essa é apenas uma das frentes de trabalho e que outras ações estão sendo executadas pelo Governo do Estado. "A adutora chega para os grandes distritos e vilas. Para atender a Zona Rural, estamos financiando pequenos sistemas de abastecimento, como as cisternas”, enfatizou o governador. A Adutora do Pajeú custou R$ 138 milhões, frutos de parceria entre o Estado e a União.

A intervenção está dividida em duas etapas. A primeira se encerra com a entrega do trecho até Afogados da Ingazeira. A segunda fase abrange municípios de Pernambuco e da Paraíba. No total, a adutora terá 598 quilômetros de extensão, com a capacidade de atender 400 mil pessoas que habitam 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba.

Fotos: Eduardo Braga/SEI

GARANHUNS: Municipalização do ensino é tema de reportagem da TV Jornal / SBT


A mudança na rede de ensino de Garanhuns começou em 2007. Escolas estaduais que têm ensino fundamental estão sendo municipalizadas.

Já tratamos deste tema aqui, inclusive trazendo uma reportagem com o Secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas.

A reportagem da TV Jornal/SBT trouxe novamente o tema, regionalizando o debate, inclusive ouvindo o Gestor da GRE-Agreste Meridional.

Governo do Estado inaugura 20ª Escola Técnica de Pernambuco no Sertão


O governador Eduardo Campos entregou, nesta segunda-feira (02\09), a Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú. Além de beneficiar os estudantes do município, a unidade vai atender a demanda de Flores, Afogados da Ingazeira e Tabira. "Essa é a 20ª Escola Técnica de Pernambuco, e até o fim de 2014 nós vamos chegar a 40 unidades", destacou o governador, ratificando que a ação faz parte de uma política de expansão da rede profissional de Pernambuco. O Estado investiu R$ 7,6 milhões na construção da ETE.

Em seu discurso, Eduardo também chamou atenção para o comprometimento de alunos e professores da rede estadual. "É importante destacar que ter um prédio estruturado não garante uma escola de qualidade, pois a unidade de ensino deve ser formada por pessoas comprometidas", observou o governador, ressaltando que todo esse esforço para estruturar o ensino público vai se refletir também no mercado de trabalho pernambucano. "Quando uma determinada empresa realizar uma ampliação ou abrir uma nova unidade, ela vai estar certa de que em Carnaíba vamos ter bons profissionais", garantiu Eduardo. A unidade vai garantir formação profissional em quatro áreas distintas, todas relacionadas com a economia da região. 

Até o final do ano, serão inauguradas escolas técnicas nos municípios de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife), Bonito, Santa Cruz do Capibaribe (ambos no Agreste) e São José do Egito (Sertão). O secretário de Educação, Ricardo Dantas, lembrou que a região é destaque com bons índices. "A Escola de Referência de Carnaíba teve a quinta melhor nota do Estado, e a tendência é melhorar", elogiou o secretário.

HABITAÇÃO - Ainda em Carnaíba, o governador entregou 30 novas moradias e garantiu a construção de mais 21. As novas casas se somam às 150 que já haviam sido entregues, todas selecionadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O investimento para as 30 casas foi de R$ 550 mil, fruto de parceria entre Governo do Estado e União.

O segundo lote do projeto no município contará com investimento de R$ 630 mil. A construção dos imóveis começa em 60 dias. A seleção acontece de acordo com os critérios do programa, mas a prioridade é para famílias que residem em áreas de risco.

Garanhuns, Caruaru, Surubim e Palmares recebem jornada preventiva contra o tráfico de pessoas



Começaram nesta terça-feira (03) as ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas em Garanhuns, Agreste pernambucano, realizadas pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria de Defesa Social (SDS), em parceria com diversos órgãos. No dia 05 é a vez de Caruaru, também no Agreste, receber o Núcleo.

Entre as estratégias para a realização das ações preventivas, 103 policiais militares do interior do estado participaram de uma capacitação em agosto deste ano.

Cidades como Caruaru, Garanhuns, Surubim e Palmares foram escolhidas a partir dos resultados de um mapeamento, realizado pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, nas rodovias estaduais. Eles identificaram pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A SDS utilizará um micro-ônibus para visitar essas cidades até o final deste ano. De acordo com a coordenadora do NETP, Jeanne Aguiar, a utilização do micro-ônibus nas Jornadas Preventivas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas irá expandir as ações. "Nós vamos fazer o atendimento às vítimas e familiares de vítimas. Além disso, temos o objetivo de capacitar agentes multiplicadores e transmitir ao público em geral conhecimento sobre o crime de tráfico de pessoas”, diz.

Serviço
Jornadas Preventivas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Garanhuns
Dia: 03 de setembro
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Local: Auditório do Ministério Público de Garanhuns 
Endereço: Rua Joaquim Távora, Nº 393, Bairro Heliópolis. 

Caruaru
Dia: 05 de setembro
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Local: Sest/Senat
Endereço: Av. Frei Damião de Bozzano, Bairro Indianópolis, próximo ao North Shopping.

http://g1.globo.com/

Começa fiscalização no centro de Garanhuns‏ - Saiba o que não será mais permitido!


A partir desta terça-feira (3), a Comissão de Convívio Urbano (CCU), formada por autarquias e secretarias do Governo Municipal de Garanhuns, inicia uma série de fiscalizações, em parceria com a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal, no cumprimento do Código de Postura do Município e com o intuito de organizar as avenidas e ruas que se localizam no centro da cidade. Os ambulantes que estiverem irregulares, junto à Prefeitura, terão que sair do espaço indicado pelos fiscais. Desde o mês de fevereiro, as Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico vêm realizando um trabalho de análise e estudo de campo com os ambulantes que ficam nas calçadas da Avenida Santo Antônio.

A intenção da CCU é criar o disciplinamento das áreas de convívio da população e o melhoramento no tráfego dos cidadãos garanhuenses. Na semana passada, foram entregues materiais informativos para reforçar a importância da atuação do grupo e o detalhamento do que não é permitido estar nas principais vias do comércio local, de acordo com o Código de Postura do Município (que foi criado em 1969 e veio sofrendo alterações, ao longo dos anos, a última realizada em 2012). Entre os itens que não são permitidos, estão:

- A exibição de faixas nas Avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa;

- A exposição de mercadorias, produtos e propagandas publicitárias nas calçadas;

- A produção de ruídos provenientes de aparelhos sonoros;

- A circulação de carros-de-som na Avenida Santo Antônio;

- A circulação de veículos (carrinhos) equipados com botijão de gás, ou capaz de gerar chama (salvo com inspeção e autorização do Corpo de Bombeiros); e

- A comercialização de mercadorias por fiteiros, bombonieres e assemelhados, salvo os que tiverem prévia autorização e cadastramento.

Os ambulantes que não permanecerem nas avenidas e ruas do Centro, devem procurar a sede da Secretaria de Agricultura, no prédio do Centro Administrativo (Avenida Caruaru, s/n) ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no prédio do antigo Fórum de Garanhuns, na Rua 13 de maio, onde serão informados dos locais em que poderão trabalhar, bem como os procedimentos para se regularizarem.

SRZD - Sidney Rezende, Jornalista da Globo News fala da FAMEG

Magno Martins e Sidney Rezende

O jornalista Sidney Rezende da Rede Globo e Globo News, que esteve participando do encontro de comunicação ALEPE DIGITAL, da Assembleia Legislativa, através do qual tomou conhecimento da situação da FAMEG, e prometeu olhar com atenção para este caso, atendendo um pedido do jornalista Magno Martins, e dos blogueiros Ronaldo Cesar e Roberto Almeida.

Passamos algumas informações por e-mail, e nesta terça-feira, depois que a comissão FAMEG JÁ! esteve com Magno Martins, o jornalista do sul do país postou em sua página da internet o questionamento do senador Vicentinho Alves, dando projeção nacional à questão.

Estaremos enviando novas informações, e vamos todos ficar na torcida para que esta nova repercussão, provocada pela sociedade garanhuense através de instituições e guerreiros do desenvolvimento, possa dar o resultado que todos esperam: Atrair os olhares nacionais para a causa e que provoque o MEC a, enfim, autorizar o funcionamento da faculdade.

Para conferir a postagem do Sidney Rezende, clique aqui.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.