quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estudantes de todo o estado participam de encontro em Garanhuns




O I Encontro Pernambucano de Estudantes e o VIII Encontro de Grêmios e Entidades Estudantis do Sertão, Agreste e Mata Pernambucana (EGEESAMP), que serão realizados de maneira conjunta, iniciam amanhã (22) e seguem até o próximo domingo (24). O encontro vai ser realizado nas dependências das Escolas Dom Juvêncio de Brito e Henrique Dias, ambas no bairro Heliópolis. 

O tema do encontro será “Construir o Novo – Rumo ao futuro”. Às 14h desta sexta-feira o evento inicia com o credenciamento. O momento é uma realização da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns (Uesg), em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, tendo como finalidade apoiar e fortalecer os movimentos juvenis.

O secretário da Juventude de Garanhuns, Pedro Passos, ressalta a magnitude do evento, na luta pelo público jovem. “Esse encontro será de extrema importância para a Secretaria da Juventude, uma vez que o jovem de um modo geral é o público que alimenta e dá sentido a existência dessa instituição. Os jovens são as molas que movem e nos entusiasmam para acreditar em um futuro melhor. E constantemente somos incentivados pelo prefeito Izaías Régis a fazer cada vez mais pela nossa juventude”, comenta.

Fernando lança vídeo explicando papel do Senado‏



Qual a função do Senado? Que papel têm os senadores no Congresso? Estas são perguntas recorrentes para Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato ao cargo pela Frente Popular de Pernambuco. Nos debates em que participa, Fernando tem explicado que os senadores representam os estados, por isto cada unidade da federação tem três representantes.

“O Senador também tem a função de garantir recursos para que os estados possam executar obras importantes, como escolas, hospitais, estradas e infraestrutura”, esclarece Fernando. Pensando nesta dúvida sobre o papel do Senado, a comunicação de Fernando preparou um webvídeo que explica quais as atribuições de um senador.

Tecnologia da Informação e Economia Criativa no foco de Armando


O candidato ao governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), defendeu nesta quinta-feira (21), durante sabatina no Porto Digital, que o Governo do Estado e os segmentos de Tecnologia da Informação (TI) e de Economia Criativa devem ter um canal de diálogo permanente e de forma institucionalizada. Na ocasião, empresários ligados à entidade – que é responsável por 1,8% de todas as riquezas produzidas em Pernambuco - apresentaram uma pauta com uma série de reivindicações para o setor.

Para Armando, é preciso que se crie uma agenda que possibilite um novo marco na relação entre o Estado e o segmento, de forma a articular a área com outros setores que compõem a economia pernambucana. Outra ação anunciada por Armando é aumentar as compras governamentais, prestigiando as micro, pequenas e médias empresas de TI. Em paralelo, o petebista também pretende promover uma articulação para estimular as empresas que aportaram no Estado tenham como fornecedores a própria indústria criativa instalada em Pernambuco.

Armando prometeu criar um melhor ambiente fiscal para atrair novas empresas de Economia Criativa e de TI. Para o petebista, em seu governo, o Estado vai oferecer reduções inteligentes dos tributos estaduais para ampliar o polo em Pernambuco. Em contrapartida, os empreendimentos oferecerão soluções tecnológicas para melhorar a prestação dos serviços públicos na educação, saúde e segurança pública, entre outras áreas.

Câmara de Garanhuns debate LDO 2015 em Audiência Pública‏



A Câmara Municipal de Garanhuns, cumprindo determinação da Lei Complementar Federal nº 101/200 – Lei de Responsabilidade Fiscal, realiza nesta sexta-feira, 22, a partir das 09:30h, no Plenário Álvaro Brasileiro Vila Nova, Audiência Pública da LDO (Leis de Diretrizes Orçamentárias). O evento, que é aberto ao público, visa dar transparência e legalidade ao processo relativo ao exercício financeiro do ano de 2015.

Para o Presidente da Câmara Municipal, vereador Audálio Ramos Filho, a discussão do orçamento é uma oportunidade para a população, por meio de seus vereadores, pleitear qual o destino que o Governo Municipal pode dar ao orçamento do município.

A LDO é a base para a definição do orçamento anual da Prefeitura. Ela estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o próximo ano, incluindo previsão de recursos e despesas. Uma vez elaborada pelo Poder Executivo (Prefeitura), é levada ao Poder Legislativo (Câmara de Vereadores) para análise e aprovação.

Ela serve, também, para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Enquanto a LDO apresenta as diretrizes da gestão para o ano, de uma maneira mais ampla, a LOA detalha cada um dos gastos, por secretarias, especificando investimentos em obras e despesas com pessoal.

Inscrições para vestibular seriado da UPE estão terminando



Candidatos que não concluíram as inscrições no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) têm até esta sexta (22) para se inscrever processo seletivo da instituição. A oportunidade é apenas para os estudantes que já haviam iniciado o cadastro anteriormente.

Os candidatos deverão, com base no cadastro já efetuado, concluir as inscrições no site da UPE, gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento até a próxima segunda-feira (25). O prazo estabelecido também vale pra quem gerou o boleto bancário e não realizou o pagamento dentro do prazo estabelecido. Nesse caso, é necessário gerar um novo boleto no sistema.

A taxa do SSA custa R$ 85. São ofertadas 1.386 vagas em 53 cursos de graduação, divididos entre campi distribuídos na Região Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, no Agreste e Sertão.

PROVAS:

As provas do SSA 1 e do SSA 2 vão ser aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, sendo as do primeiro ciclo na parte da manhã e as do segundo, no horário da tarde. O SSA3 vai ser aplicado nos dias 16 e 17 de novembro, pela manhã.

No primeiro dia, os candidatos do SSA 1 e 2 vão responder a 44 questões distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia, enquanto no segundo dia serão 46 questões divididas entre biologia, química, história, geografia e sociologia.

A terceira fase do SSA vai constar, em seu primeiro dia, de redação e 42 questões distribuídas entre português, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. No segundo dia, serão 58 questões entre as disciplinas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 30 de janeiro.



ÚLTIMOS DIAS das Super Ofertas ALVES MOTOS para você comprar sua HONDA


Alunas do Pronatec participam de palestra sobre políticas públicas de combate à violência contra a mulher



Alunas dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participarão de uma palestra sobre políticas públicas de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher oferecidas em Garanhuns. Será nesta sexta-feira (22), no prédio Centro de Apoio e Integração da Criança (Caic). A palestra foi dividida em dois momentos. O primeiro deles será a partir das 19h e o segundo inicia às 20h30min.

SECOM GARANHUNS

O sorriso de Marina no enterro de Eduardo


Uma foto em que Marina Silva parece estar sorrindo sobre o caixão de Eduardo Campos no velório este domingo (17) tem se espalhado pela internet e gerado polêmica - a vice da chapa do pernambucano estaria, para alguns, mostrando uma felicidade deselegante em um momento de tristeza.

O vereador Saulo Souza (PDT-SP), dirigente estadual em São Paulo da Rede Sustentabilidade, aparece na foto também com expressão parecida. Os dois foram bastante criticados na internet, comparados ao ex-presidente Lula, que aparece em fotos chorando e segurando Miguel, o filho caçula de Eduardo Campos.

"Olha a cara dessa Marina. Credo! E aquele babaca ali rindo? Gente!", diz um dos comentários. "Corvos da política", diz outro.

Marina aparece sorrindo em velório (Foto: AFP)
Souza usou o Facebook para comentar a repercussão. "(Renata Campos) relembrou o quanto ele gostava de contar "causos" e alegrar a vida de todos por onde passava. Então, sorrimos. Nós cinco.", diz a nota. 

Confira a íntegra da postagem do político:
Souza desabafou no Facebook
(Foto: Reprodução)
"Num certo momento da madrugada, eu perguntei para Dona Renata, na presença de Marina, no que consistia a força admirável dos meninos e dela, principalmente, demonstrada diante de tamanho sofrimento e de tamanha dor.

Ela calmamente tocou o porta-retrato do Eduardo que estava sob o caixão e contou do quanto achava lindo o sorriso dele, do quanto ele inspirava a família a sorrir em todos os momentos da vida mesmo quando a dor fosse uma tortura.

Então, disse que estava orgulhosa dele porque conseguiu deixar uma mensagem para o Brasil e realizada porque ele deixou um legado inspirador. Por fim, ela relembrou, como bom nordestino, do quanto ele gostava de contar "causos" e alegrar a vida de todos por onde passava.Então, sorrimos. Nós cinco.

Saulo Souza"
http://www.correio24horas.com.br/

IPVA 2014: Prazo para pagamento está se esgotando



A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco está dando uma última oportunidade para os donos de veículos quitarem seus débitos de IPVA vencidos e não pagos até o exercício de 2014. A diferença em relação aos anos anteriores, é que os boletos de cobrança não chegarão mais através dos Correios e devem ser retirados exclusivamente pela internet, através do site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br). O pagamento só pode ser realizado até o próximo dia 29 de agosto.

A partir desta data estabelecida como prazo final, os débitos não pagos espontaneamente serão acrescidos de penalidade, que correspondem a 100% de multa sobre o valor do imposto atualizado monetariamente e juros, e transformados em processos de Notificação de Débitos por meio de publicação de edital no Diário Oficial do Estado e no site da Sefaz (www.sefaz.pe.gov.br).

Não havendo recolhimento do crédito tributário no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do edital, o débito será inscrito na Dívida Ativa do Estado. Mais informações através do TELESEFAZ pelo 08002851244.

Como funciona? 

IMAGEM DE EDUARDO: Em Nota à Imprensa, coligação de Armando diz que justiça promove censura

NOTA À IMPRENSA 
COLIGAÇÃO PERNAMBUCO VAI MAIS LONGE


Foi com indignação que os integrantes da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PDT, PT, PSC, PRB e PTdoB) receberam a decisão monocrática, proferida por um Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), de vetar a utilização de quaisquer imagens ou áudios do ex-governador Eduardo Campos.

Esta decisão, de forma insólita, tornou inválidas outras duas já tomadas. Uma de forma monocrática e outra colegiada, e que rejeitavam qualquer tentativa de censura prévia, tendo em vista que não há qualquer intenção de distorcer fatos ou desabonar a honra e a trajetória do ex-governador Eduardo Campos.

É lamentável que a propaganda eleitoral em Pernambuco seja inaugurada sob o signo da censura prévia, da afronta à liberdade de expressão, ferindo princípios basilares do Estado de Direito.

A Coligação Pernambuco Vai Mais Longe tem a certeza de que o Tribunal Regional Eleitoral, dentro de sua tradição consolidada de assegurar os princípios norteadores do regime democrático, seguramente corrigirá esse equívoco, quando do julgamento do agravo regimental, permitindo que o povo pernambucano possa livremente se manifestar, sem sofrer qualquer tipo de censura em suas convicções.

Com as iniciativas que tomou nos últimos dias, a coligação adversária tenta assegurar a apropriação meramente partidária ou de facção política de uma figura pública, cuja trajetória pertence a toda a sociedade.

É preciso que a Frente Popular aprenda com as palavras da própria Marina Silva, agora candidata à Presidência da República, que, de forma lúcida, sublinha a diferença entre legado e herança.

Afirma Marina Silva:

“Nosso esforço, de todos os brasileiros, independente de partido, é de que seu esforço, sua trajetória, sua insistência em renovar a política não seja tratada como herança, onde cada um pega um fragmento do despojo, mas que seja tratado como um legado, em que quanto mais pessoas puderem se apropriar dele, melhor fica”.

Recife, 20/08/2014

Coligação Pernambuco Vai Mais Longe
(PTB, PDT, PT, PSC, PRB e PTdoB)

Filhos de Eduardo Campos vão a jogo do Sport, que faz bonito e vence Palmeiras



A torcida do Sport gritou; "Eduardo, Eduardo", quando os filhos do ex-governador apareceram no telão da Arena Pernambuco. Os rubro-negros José Henrique e Pedro Campos, foram para assistir ao jogo entre Sport e Palmeiras, e deram sorte ao time, que venceu por 2 a 1, de virada, aproximando-se na zona de classificação para a Libertadores.

Ibson e Diego Souza estrearam hoje, mas os dois destaques estavam mesmo na arquibancada.

Na semana passada, os três clubes pernambucanos fizeram homenagens pelo falecimento de Eduardo Campos, e o Náutico, clube do coração do ex-governador, colocou uma faixa na camisa com a frase usada pelo então candidato a presidente: "Não Vamos Desistir do Brasil".

Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.