quinta-feira, 28 de março de 2019

Inscrições para seleção da Casa do Estudante terminam domingo (31/03)


Terminam no próximo domingo (31/03) as inscrições para o processo seletivo público da Casa do Estudante de Pernambuco. As inscrições devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.upenet.com.br. São disponibilizadas 20 vagas para ingresso como sócio efetivo externo.

Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ R$ 70,00, preferencialmente em casas lotéricas, até o dia 01/04/2019.

Podem concorrer às vagas candidatos que não morem no Recife e região metropolitana; estar regulamente matriculado em algum curso do ensino médio ou médio técnico, curso preparatório para vestibular, cursos de disciplinas isoladas (no mínimo de duas) ou em curso de graduação; possua renda familiar igual ou inferior a cinco salários mínimos; não ser beneficiado com nenhum tipo de assistência por instituições de ensino oficialmente reconhecidas; atestar que não responde a processo nas justiças federal, estadual e militar, e não estar cursando um dos dois últimos semestres de curso de graduação.

O concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída de Exame Socioeconômico e Financeiro, de caráter eliminatório, e a segunda constituída de exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório.

A entrega da documentação comprobatória do exame socioeconômico segue até a próxima terça-feira (02/04). A prova escrita será aplicada no dia 05/05/2019. O resultado preliminar da seleção será divulgado até o dia 22/05/2019.

RUIM PARA SAÚDE / Bolsonaro quer baixar preço de cigarros




Ex-ministro da Saúde, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, criticou a portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada na terça-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU), que institui um grupo de trabalho para avaliar "a conveniência e oportunidade" da redução da tributação de cigarros fabricados no Brasil.

Para Humberto, a medida é um retrocesso nas políticas de combate ao tabagismo, pois estudos no mundo inteiro comprovam que o preço do cigarro é determinante para as pessoas fumarem ou não. Segundo ele, diminuir o valor do fumo fará os brasileiros terem acesso a um tabaco mais barato e ainda mais potente. 

De acordo com o texto publicado no DOU, a proposta do governo é diminuir o consumo de cigarros estrangeiros de baixa qualidade, o contrabando e os riscos à saúde decorrentes desse tipo de produto. “Não é assim que combateremos o problema. O governo tem de ser mais eficaz no combate ao contrabando, agindo com firmeza nas fronteiras, e trabalhar num entendimento com os países que produzem e encaminham o produto para o Brasil”, avalia. 

De acordo com a portaria, o grupo de trabalho será composto por representantes da Polícia Federal, da Secretaria Nacional do Consumidor e da Assessoria Especial de Assuntos Legislativos. O relatório final de trabalho deverá ser apresentado em três meses.

Como está em seu ministério, a palavra final deve ser de Sérgio Moro.

Como fazer para ser atendido na UPAE Garanhuns?

De forma gratuita, pacientes do Agreste têm oferta de consultas com médicos especialistas


A UPAE Garanhuns atende pacientes de 21 municípios que fazem parte da V GERES – Gerência Regional de Saúde. As consultas são marcadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, através da regulação regional, para aquelas pessoas que passaram pelo clínico geral nos postos de saúde (PSF/UBS), e estes encaminharam para consulta com um médico especialista. 

Atualmente, a UPAE Garanhuns oferece 20 especialidades médicas: Anestesiologia, Alergologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. Além destas, a unidade ainda oferece consultas com profissionais em Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia, e ainda sessões de fisioterapia.

COMO FUNCIONA?

A pessoa deve se dirigir ao PSF mais próximo de sua residência para atendimento médico. Se for o caso, o clínico fará o encaminhamento para um especialista, e a regulação das Secretarias Municipais marcará as consultas, podendo ser na UPAE Garanhuns, caso haja a oferta da especialidade requerida. O paciente ficará sabendo do agendamento antecipadamente, com data, local e horário da consulta, e deve informar com antecedência caso não possa estar presente, para que a vaga seja redistribuída. O paciente deve estar na UPAE apenas uma hora antes da consulta marcada, apresentando a guia de agendamento que lhe foi entregue no seu município, RG, CPF, Comprovante de Endereço e cartão do SUS. 

No caso de pacientes que já tenham passado pela consulta na UPAE, suas demais marcações solicitadas pelo médico acontecem na própria unidade. 

Observação importante: Por seu perfil de atendimento, a UPAE não dispõe de serviços de urgência, emergência e pronto-atendimento, ou seja, atende somente pacientes agendados. A Unidade em Garanhuns faz parte da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP, e todos os serviços são gratuitos e disponíveis a toda a população da V Regional de Saúde do Governo de Pernambuco.

EDUCAÇÃO / Colegiado de gestores da GRE Agreste Meridional debate mudanças no Ensino Médio

Gestora da GRE Agreste Meridional, Adelma Elias


As discussões sobre a implementação das diretrizes nacionais acerca das mudanças no Ensino Médio foram o mote princial do III Colegiado de Gestores Escolares do Agreste Meridional em 2019, realizado nesta quarta-feira (27), com a presença de representante da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco e participação de gestores e educadores de apoio das escolas da região. O encontro aconteceu na sede da GRE do Agreste Meridional e contou com um público de aproximadamente 120 pessoas. 

O tema central “Novo Ensino Médio: Desafios e Perspectivas” foi conduzido pela própria Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE) da SEE, responsável por desenhar a forma como o ensino médio será operacionalizado em Pernambuco, a partir das propostas de mudanças que estão sendo discutidas em âmbito nacional. Neste aspecto, foram apresentados os principais aspectos da reforma, dentre eles o aumento de carga horária e a flexibilização do currículo, adiantando alguns ajustes pelos quais as unidades escolares precisarão se adequar nos próximos anos. 

Logo após, o público foi dividido para tratar de questões específicas. Os aspectos de gestão e articulação foram trabalhados pelas coordenações gerais de Gestão da Rede (CGGR) e Planejamento e Articulação (CGPA), diretamente com os gestores escolares. Já os educadores de apoio foram recebidos pela coordenação geral de Educação Integral e Profissional (CGIP) para uma formação sobre Educação Interdimensional e Projeto de Vida.

CSJD comemora Dia do Circo com alunos e familiares

Alunos do Colégio Santa Joana D’Arc tiveram momento de brilhantismo e protagonismo no Dia do Circo

Escola é um ambiente de constante transformações onde as vivencias sociais, culturais e pedagógicas se entrelaçam e mostram a evolução de cada ser.

Percebendo a importância do ser humano viver harmonicamente e desenvolver possíveis habilidades e competências, todos os alunos do Colégio Santa Joana D’Arc foram envolvidos no projeto Circo Joana D’Arcem comemoração ao Dia do Circo.

Envolvendo família e alunos, juntamente com toda a equipe participamos de um momento lúdico mágico e prazeroso.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.