segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Mais um secretário pode deixar Prefeitura de Garanhuns



Recebemos a informação que mais um secretário da Prefeitura de Garanhuns está demissionário, que teria entregue uma carta pedindo a exoneração e que ficaria no cargo somente até o final do mês. A situação não é inédita. Há três meses o então Secretário da Saúde, Alfredo Gois, usou do mesmo expediente, e desde então a pasta, uma das mais importantes da gestão, vem sendo conduzida de forma interina por Shisneyda Furtado, ex-secretária de saúde de Trindade, no sertão do estado.

O secretário demissionário de agora também responderia por outra importante área do Governo Izaías.

Na primeira gestão, outros secretários foram substituídos. Um dos que pediu demissão, surpreendendo o prefeito, foi Arlindo Ramalho (saúde). Fernando Nunes (Planejamento) também deixou a gestão. Na virada do governo, a principal baixa foi do então Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira. Outra que não voltou foi Cirlene Leite, da pasta de Cultura, que foi extinta e anexada a Turismo.

Além de Saúde, a Educação já trocou o secretário também neste segundo governo. Começou com Kauely Almeida, mas o prefeito não teria aprovado a condução do processo de negociação com os professores, sendo substituída pela experiente Eliane Simões Vilar.

Vamos aguardar se a decisão do secretário se concretiza, ou se o prefeito consegue contornar o pedido de saída do governo.

MEC E GRE AGRESTE MERIDIONAL DEBATEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA QUILOMBOLAS



Cerca de 200 pessoas vinculadas à Educação Escolar Quilombola lotaram o auditório da GRE do Agreste Meridional nesta quinta-feira (24), para reunião técnica promovida pela Gerência de Políticas Educacionais da Educação do Campo (GEPEC) em articulação com o Ministério da Educação (MEC). A pauta programada teve como objetivo dialogar com gestores, professores, lideranças quilombola, movimentos sociais e sociedade em geral sobre a oferta de uma educação básica de qualidade e que respeite a história e cultura das comunidades remanescentes dos quilombos.

Após mesa de abertura, que contou com a presença da gerente da GRE, Adelma Elias, os representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco e do MEC discutiram com os presentes as legislações que normatizam a Educação Escolar Quilombola. Em grupos de trabalho, o debate continuou com foco na situação atual desta oferta de ensino nos sistemas estadual e municipais, e o que é preciso ser feito para implementar a Resolução CNE 08/2012.

Também na agenda de atividades, os grupos de trabalho procuraram criar estratégias para a efetivação da Educação Escolar Quilombola no dia a dia da escola e direcionar os programas estaduais e municipais que articulam este tipo de educação com o Plano de Ações Articuladas (PAR) do MEC. O produto final foi um cronograma de ações apresentando a operacionalização do que foi debatido. 

Em Pernambuco, a Educação Escolar Quilombola é constituída por um contingente de 526 professores e de 9.171 estudantes, segundo o censo 2016. Neste sentido, as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado são planejadas, executadas e acompanhadas junto com os municípios, os professores, os estudantes e as lideranças das comunidades quilombolas.

O que é brasileiro e o que é regional para a mídia nacional



A mídia nacional é construída no eixo Rio-São Paulo, e para eles, o que é feito ali é Brasil. O restante é regionalismo. Por isto o funk carioca é nacional e o forró enaltecido em metade do país é "apenas" música regional de época. Infelizmente grande parte da população, principalmente jovens, se deixa levar por esta lavagem cerebral que colocam na mídia em geral todos os dias. 

Para eles se a massa torcer pelos grandes times que estão na televisão ou consumir a mesma música imbecilizada é mais fácil conduzir a boiada.

Esta linha de condução da mídia a partir de um olhar centralizador no sudeste, é disseminado por todos os produtos. Há sempre um matuto ou amazônico que vai ao Rio de Janeiro pela primeira vez, e nunca um carioca descobrindo a floresta e os encantos de uma festa no sertão. No futebol, jogador bom tem que ir pro Flamengo, Corinthians, Palmeiras ou São Paulo. O descarte vai para BH ou Poá, e as sobras jogam pra gente. Repito, na idiótica visão de comentaristas preconceituosos como Edmundo, este final de semana. Ele disse que Gilberto, do São Paulo, tinha um futebolzinho para jogar no Náutico. Ora, o próprio Tricolor Paulista tá uma barca e o Vasco dele tá um elevador, descendo e subindo dos andares A e B.

ELBA, UMA DAS MAIS BRASILEIRAS CANTORAS DO PAÍS
Voltando a este Brasil x Regional.

Elba Ramalho, uma das maiores cantoras da história deste país, assim como Dominguinhos, sempre disputaram prêmios de música regional, e o samba carioca é brasileiro. Porque Tom Jobim é brasileiro e Luiz Gonzaga é regional?

Poucas cantoras do país são tão brasileiras quanto Elba Ramalho.

Brioche é nacional, para a mídia, e nosso cuscuz é regional. O Boi de Parintins é tão brasileiro quanto os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Mas a mídia nacional nem dá atenção, pois fica longe, lá no meio da floresta. O desfile na Sapucaí parece campeonato de futebol e todo mundo tem um time, ou melhor, escola de samba para torcer!

Quanto mais se formatar como nacional o que está pertinho da indústria midiática, mais fácil para eles é reproduzir e exportar, e claro, ganhar dinheiro e controlar as cabeças.

O descartável, como as novas musas do funk carioca ou do pseudo-sertanejo de gente mal-amada, é barato para quem produz e caro para quem consome, e a ciranda da mídia tem que estar construindo ídolos a cada temporada, pois é melhor gerar algo novo do que perder tempo buscando reerguer carreiras.

Tudo isto a partir de pre-conceitos de que o que é bom, está no Rio ou São Paulo, e que deve ser consumido por todos nós. Não se enganem achando que este sertanejo aí nasceu na roça, ele vem dos estúdios e escritórios das metrópoles sudestinas.

Arriégua!

São Bento do Una recebe Jornada Sebrae

Evento itinerante oferece palestras de capacitação gratuitas com certificado



O município de São Bento do Una, localizado no Agreste pernambucano, recebe a partir da próxima terça-feira (29) a Jornada Sebrae. O evento, que vai acontecer no Colégio Cônego João Rodrigues, consiste na realização de palestras de capacitação destinadas a micro e pequenos empreendedores da região. Toda a programação é gratuita e com entrega de certificados.

No total, serão realizadas seis palestras ao longo de três dias de Jornada Sebrae. Os temas abordados são: administração de dinheiro da empresa, crédito e cobrança, escolha e análise no mercado de franquias, como anunciar no Facebook, qualidade de atendimento e organização de vitrines. Todas as palestras vão acontecer no período da noite, das 19h às 22h. Para participar, o empreendedor interessado deve levar CPF, CNPJ e dados da empresa no dia da palestra que desejar ir.

A Jornada Sebrae é um projeto itinerante criado com o objetivo de levar conhecimento e capacitações até locais em que a instituição não está presente fisicamente. Para Jefferson Fernandes, analista do Sebrae, o evento “é uma ótima oportunidade para que micro e pequenos empreendedores possam se aprimorar, proporcionando uma maior competitividade no mercado”.

Programação

29/08 – 19h às 22h
Palestras: “Administrando o dinheiro da sua empresa” e “Franquia: Como Escolher e Analisar o Mercado”

30/08 – 19h às 22h
Palestras: “Crédito e cobrança” e “Como anunciar no Facebook”

31/08 – 19h às 22h
Palestras: “Vitrine” e “Qualidade no atendimento”

Serviço – Jornada Sebrae São Bento do Una
Data: 29 a 31 de agosto
Horário: 19h às 22h
Local: Colégio Cônego João Rodrigues. Rua Cira Mota, s/n – Centro
Inscrições: no local do evento
Investimento: gratuito

ESTADO DE GREVE Professores da Rede Municipal de Educação de Garanhuns vão parar




Tá no Portal NE10 do Sistema Jornal do Commercio, com informações da Rádio Jornal e foto do blog VeC Garanhuns


NE10 Interior
Com informações da Rádio Jornal Garanhuns

Os professores da rede municipal de ensino de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, decidiram por unanimidade decretar estado de greve, em assembleia realizada na última terça-feira (24).

A principal pauta da reunião foi avaliar os prejuízos, para professores e alunos, da diminuição de 180 para 150 horas a carga horária dos professores do nível 1, após um projeto aprovado na Câmara Municipal.

Uma paralisação de advertência deverá ser realizada a próxima quarta-feira (30) pela categoria. A Prefeitura de Garanhuns ainda não se pronunciou sobre o estado de greve.

Para saber mais:
http://vereadorwellingtonfreitas.blogspot.com.br/2017/08/em-estado-de-greve-professores-de.html

Três chapas de oposição protestam contra eleição de chapa única no Coren PE



As três chapas de oposição indeferidas pela Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Enfermagem – Coren Pernambuco – realizaram ato de protesto, em frente da sede órgão, no Recife,  na última sexta-feira contra a eleição de chapa única da situação e pela defesa da democracia no pleito. O protesto contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e alunos das faculdades de enfermagem.

As eleições no Coren-PE estão previstas para o próximo dia 1º. de outubro. Em Pernambuco, a categoria é composta por 85 mil enfermeiros e técnicos em enfermagem. As três chapas de oposição (“Integração”; “Nova Ações, Grandes Mudanças” e “Valorizar é Respeitar”) entraram com recurso junto ao Conselho Federal de Enfermagem – Cofen - e denúncia ao Ministério Público Federal.

“Temos o maior respeito pela instituição Coren de Pernambuco, no entanto a Comissão Eleitoral tem agido de forma ditatorial, impedindo, através de manobras, um amplo debate sobre a enfermagem e a situação calamitosa do atendimento de saúde nos hospitais,” disse a enfermeira Maria Zilda Uchôa, presente ao ato de protesto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.