terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Izaías quer estudantes da rede municipal nos Estados Unidos

Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito Izaías Régis recebeu em seu gabinete a Cônsul dos Estados Unidos no Recife, Usha Pitts, que está fazendo várias visitas às cidades do interior do Nordeste com o objetivo de conhecer melhor o povo nordestino, pois, como ela mesmo citou, ficando em Recife ela tem apenas contatos com os moradores da capital. 

O gestor municipal se colocou à inteira disposição do consulado americano para juntos poderem desenvolver ações que possam beneficiar a população garanhuense. Para o futuro, a Prefeitura de Garanhuns vê boas possibilidades de realizar intercâmbio entre alunos da rede municipal de ensino. Na oportunidade, Izaías também solicitou a apresentação de artistas americanos no Festival do Jazz por meio da instituição americana.

Usha Pitts já trabalhou nas embaixadas dos Estados Unidos em Viena, Roma, Havana, Moscou e na cidade do Panamá. Também serviu em Washington D.C. no Centro de Operações do Departamento de Estado.

O governo do estado já conta com o Programa Ganhe o Mundo, em um convênio com vários países, entre eles o próprio Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Canadá, etc.

PPS e Sivaldo próximos a Eduardo Campos


O vereador Sivaldo Albino (PPS), que teve sua vida política em lados opostos a Eduardo Campos, vê um novo momento de convergências, que tem unido o seu partido ao projeto do governador candidato a presidente. Sivaldo já havia antecipado este apoio, antes mesmo de Roberto Freire aproximar o partido de Eduardo. Esta nova situação é natural também em Garanhuns, onde Sivaldo faz oposição a Izaías Régis, um dos principais aliados de Armando Monteiro no estado.

Agora que Eduardo Campos formalizou, nesta segunda-feira (16), a aliança com o Partido Popular Socialista (PPS) ficou ainda melhor para o vereador, pois terá o apoio do partido e o discurso alinhado com as diretrizes da união.

Eduardo, junto das lideranças do PPS afirmou: “A confiança no povo é que vai nos levar a uma grande vitória em 2014. O que ganha um debate político, nessa dimensão, é ter história, energia e disposição e com a ajuda do PPS, junto à Rede e ao PSB vamos construir um programa de governo e as diretrizes até o fim de janeiro”, pontuou Campos, seguido de uma plateia que o aplaudia a cada frase mais forte.

“Temos a capacidade de reunir boas pessoas em torno de boas ideias. E vamos alargar a frente, mas com a identidade preservada”, acrescentou. Durante o discurso, Eduardo desferiu críticas ao governo petista e afirmou que não se deve “apequenar” o debate do Brasil e polarizar o futuro do País na disputa entre PT e PSB.

Ao catalogar fatos históricos para justificar a convergência entre o PSB e o PPS, Campos afirmou que o objetivo da aliança é “propor uma caminhada inovadora”.

Estavam presentes no encontro o secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira, e o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Os dois nomes são ventilados como possíveis candidatos à sucessão estadual pelo PSB. 

Sobre informações da assessoria do parlamentar garanhuense

Vereadora solicita implantação de serviço móvel de odontologia para Garanhuns


Com o objetivo de ofertar serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais, a vereadora Luzia da Saúde (PROS), solicitou através de requerimento encaminhado ao Chefe do Poder Executivo, que através de parceria com o Governo Federal, implante o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal – Unidade Odontológica Móvel (UOM), em Garanhuns.

A Unidade Odontológica Móvel (UOM) é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para as Equipes de Saúde Bucal dos municípios habilitados, que prestarão atendimento odontológico a grupos específicos, garantindo as ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal das populações rurais, quilombolas, assentadas e em áreas isoladas ou de difícil acesso.

“As unidades móveis são componentes estratégicos que ampliará o acesso da população à atenção odontológica qualificada, Com essa ação, estamos levando a saúde bucal aos locais que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, enfatiza Luzia da Saúde.

ADRIANO OLIVEIRA: Pesquisas apontam que 66% dos eleitores querem ações diferentes



O encontro de lógicas torna inteligível a Análise de Conjuntura. As lógicas observáveis orientam a construção de estratégias eleitorais eficazes. Não é recomendável desprezar lógicas presentes nas eleições, pois elas são variáveis preditoras. As lógicas perceptíveis também amenizam a incerteza, a qual é característica de qualquer processo eleitoral, pois acasos (Cisnes Negros) também são passiveis de acontecer, e podem vir a fazer parte da lógica da eleição, ou seja, em períodos eleitorais, eventos não previsíveis surgem.

Recente pesquisa do Datafolha (29/11/2013) revela que 66% dos eleitores brasileiros desejam que as ações do próximo presidente sejam diferentes das atuais. Tal dado, nos sugere que candidatos da oposição tendem a vencer a eleição presidencial de 2014. Postulantes da oposição têm chances de vencer o pleito presidencial de 2014. Porém, os competidores oposicionistas não devem simplificar a interpretação do desejo de mudança.

Se 66% dos eleitores desejam mudança, por que a intenção de voto da presidente Dilma e a aprovação do seu governo cresceram após as manifestações de junho de 2013? Observem, que após as manifestações, a avaliação da presidente Dilma e a sua intenção de votos declinaram e voltaram a crescer. Diante deste fato, temos que considerar a hipótese de que não foram as manifestações que possibilitaram o desejo de mudança. Especulo que tal desejo já existia. Mas, diante disto, o que é mudança para o eleitor?

Mudar representa o desejo de uma nova realidade. Uma nova ação e postura do ator político. Portanto, mudança representa metamorfose. Deste modo, eleitores desejam que as ações realizadas hoje por dado governante sejam modificadas em razão de que existem demandas na sociedade, como no caso da saúde pública, que requerem soluções.

A metamorfose pode ocorrer para o eleitor em duas possibilidades. No primeiro âmbito, o eleitor deseja mudança, mas não necessariamente a troca do gestor. Ele deseja que o gestor mude as suas ações e conduta. Na possibilidade seguinte, o eleitor deseja mudança do gestor. Isto é: outro gestor venha a substituir o governante de então.

As duas possibilidades estarão presentes na eleição presidencial de 2014. Ambas as possibilidade são lógicas, portanto, coerentes. A presidente Dilma se recupera eleitoralmente e 25% dos eleitores declaram que não votam de modo algum nela (Datafolha). Saliento, ainda, que a reprovação (ruim/péssimo) do governo Dilma é de 20% (IBOPE, 13/12/2013).

Destaco que em 09/09/2002, 76% dos eleitores desejavam mudança. Neste ano, Luis Inácio Lula da Silva venceu a eleição contra José Serra. Em 2002, o governo de FHC tinha avaliação positiva (ótimo/bom) de 23% (Datafolha, 27/09/2013) e não podia ser reeleito. Lula, em 2010, apoiou Dilma Rousseff. Neste ano, o governo Lula era aprovado por 78% (22/09/2010). E Lula também não poderia ser reeleito.

FHC e Lula diferem quanto à aprovação no último ano do mandato. Neste sentido, podemos ter a hipótese de que as respectivas aprovações contribuíram para a continuidade (PT) e a descontinuidade do poder (PSDB). Por outro lado, FHC e Lula, ao serem candidatos à reeleição, tinham aprovação de 43% (Datafolha, 02/09/1998) e 47% (Datafolha, 27/09/2006), respectivamente. 

Constato, portanto, lógicas nas recentes eleições presidenciais brasileiras. Os dados sugerem que quando o presidente pode ser reeleito, o eleitor, a partir de dado porcentual de aprovação, tende a continuidade. Quando ele não pode ser reeleito, o eleitor tende a mudança, em particular, quando a aprovação do presidente é reduzida. Tais lógicas devem ser encaradas como hipóteses, mas também como alertas aos competidores opositores à presidente Dilma na disputa vindoura.
-x-
Adriano Oliveira – Doutor em Ciência Política. 38 anos. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sócio da Contexto Estratégia. Autor de variados artigos e livros sobre o comportamento do eleitor brasileiro. Dentre os quais: Eleições e pesquisas eleitorais - Desvendando a Caixa-Preta, Editora Juruá, 2012.

Shopping Tacaruna está proibido de cobrar estacionamento dos empregados de suas lojas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco ganhou liminarmente, na última quinta-feira (12), os pedidos feitos à justiça contra o Shopping Tacaruna. O estabelecimento fica obrigado a cessar a cobrança de qualquer valor pela utilização do estacionamento de veículos e motocicletas dos empregados que exerçam atividades em suas dependências, inclusive trabalhadores de todas as lojas e terceirizados. 

O Condomínio Condomínio Shopping Center Tacaruna, o Condomínio Civil Shopping Center Tacaruna e o T Mall Gestão de empreendimentos LTDA. devem responder ao processo. Também foi deferida imposição de multa diária no valor de R$ 100 mil por descumprimento da liminar. À frente do caso está o procurador do Trabalho Gustavo Luís Teixeira das Chagas.

A ação foi movida depois de denúncia recebida pelo MPT. Em audiência administrativa, a representante da empresa informou que “existe atualmente gratuidade para os empregados diretos do condomínio e apenas uma credencial de gratuidade por loja, o que, por conseguinte, ocasiona que os empregados dessas tenham que desembolsar o valor do estacionamento”.

No entendimento do MPT, os contratos mantidos com os lojistas possuem natureza mista, já que, além do aluguel, o Condomínio Shopping recebe parte do faturamento das lojas, este somente obtido com o esforço dos empregados dos lojistas que são obrigados, pelo contrato do trabalho, a comparecerem diariamente ao trabalho, não sendo legal o desembolso. Na audiência administrativa ainda foi proposta a assinatura de Termo de Ajuste de Conduta para a eliminação da cobrança indevida, o que foi recusado pela ré. Diante da situação, o órgão ministerial acionou as empresas na justiça.

Por determinação, todos os valores devem ser revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador. A decisão for proferida pela juíza do Trabalho Camila Augusta Cabral Vasconcellos, da 14ª Vara do Trabalho do Recife.

Comitê do Setor Sucroenergético do Nordeste define agenda para aumentar a produção regional

Reunião definiu atividades para incentivar produção regional


O Comitê para Recuperação do Setor Sucroenergético da Região Nordeste, criado pelo Ministério da Integração Nacional, definiu, nesta segunda-feira, uma agenda de atividades e reuniões para produção de um diagnóstico do setor. O objetivo é elaborar propostas de reestruturação produtiva e gerencial. A produção de cana, açúcar e etanol tem importância econômica, trabalhista e social em muitas cidades na Zona da Mata de Alagoas e Pernambuco.

O secretário nacional de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais, Jenner Guimarães, abriu o encontro com apresentação da agenda, prazos e atribuições dos integrantes. Jenner enfatizou que, em seis meses, o Comitê deverá criar uma proposta de sustentabilidade econômica de médio e longo prazo, que envolva ganhos de produtividade ao setor na região Nordeste. “Trata-se de uma atividade de importância vital para os estados produtores”, disse.

O setor sucroenergético é responsável por empregar 330 mil pessoas e mobilizar 25 mil fornecedores de cana-de-açúcar de 77 unidades industriais. De acordo com os integrantes do Comitê, a crise vivida pelas indústrias produtoras de etanol e açúcar é comum em outras regiões, como o Sudeste e o Centro-Oeste. Segundo eles, no Nordeste, os tipos de terrenos, onde a cultura é plantada, e a seca são características que tornam a atividade mais onerosa.

AESGA presta contas de 2013 e planeja Arquitetura e Ciências Contábeis para 2014.



Pres. Giane Lira
2013 chega ao fim e com ele a comemoração de uma série de ações realizadas pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA. Neste ano, várias foram as conquistas e serviços implantados, sempre visando a melhoria da qualidade em educação, estrutura e desenvolvimento social e humano.

“A nossa meta é investir sempre mais e mais, não apenas em estrutura física, mas no reconhecimento e qualificação dos nossos docentes e numa formação com foco na qualidade para os discentes da AESGA. Só temos a agradecer a equipe de servidores da AESGA que tanto se empenhou para a realização dos projetos”, destacou a presidente da AESGA, Giane Lira. 

* Confira as ações realizadas em 2013

REFORMA PEDAGÓGICA

• Programa de Bolsas Estadual e Municipal
– Implantação do Programa PROGUS (Programa Garanhuns Universitário)
– Manutenção do Programa PROUPE (Programa Universidade para Todos em PE)
• Bolsas AESGA – Alterações dos Programas
– Convênio Empresas
– Aluno Colaborador
– Monitoria

• Implantação da CPA
– Pesquisa com alunos
– Obtenção de Resultados – diagnóstico
– Implantação de Melhorias na AESGA – Planejamento com base no diagnóstico

PROCESSOS SELETIVOS
• Discentes
– Vestibular 2013.2 e 2014.1
– Transferidos
– Reintegração
– Alunos Colaboradores;
– Alunos Monitores;

DOCENTES
• Concurso de Professor de Ensino Superior 2014.1

PROJETOS DE INFRA-ESTRUTURA
• Aquisição de Ar-condicionado com Manutenção – em Processo Licitatório
• Manutenção das Cobertas – TELHADO – Processo Licitatório
• Reforma do Auditório
• Reforma dos Banheiros

PROJETOS
• Aquisição de Software Acadêmico
• Substituição de todas as lousas – Fórmica de alto brilho
• Estudo de adequação do Prédio nas normas de segurança do Corpo de Bombeiros

LICITAÇÕES
• Equipamentos de Informática
• Provedor de internet – acesso Wi-fi na Biblioteca;
• Instalação de data shows em todas as salas
• Aquisição de software acadêmico/com módulo de matricula online
• Sistema de monitoramento
• Equipamentos para laboratórios

LICITAÇÕES – COMPRA DE NOVOS LIVROS
• FDG - 115 Títulos e 554 exemplares
TOTAL R$ 41.265,55
• FACEG – 44 Títulos e 183 exemplares
TOTAL R$ 16.434,68
• FAGA – 64 Título e 252 exemplares
• FAHUG – 25 Título e 98 exemplares

BIBLIOTECA BENFEITORIAS
• Troca dos bebedouros
• Aquisição de Monitores, leitor óptico e notebook
• Mudança no layout do salão
• Levantamento Topográfico – Atualização do Acervo

IMPLANTAÇÃO EM 2014

• Disponibilização de espaço para Diretório Acadêmico
• Prédio novo com 32 salas de aula (verba obtida pelo prefeito Izaías Régis para construção da Escola Pe. Agobar Valença e parceria com a Secretaria de Educação de Garanhuns – Partilhar o uso)
• Mensalidade com 10 % de desconto para pagamento antes do prazo
• Implantação de 2 novos cursos – Arquitetura e Ciências Contábeis

ESTRUTURA FÍSICA PARA 2014

• Finalização da reforma nas Instalações Elétricas e Estacionamento da AESGA
• Finalização da iluminação do Estacionamento
• Calçada
• Manutenção e Pintura dos Espaços Pedagógicos


PARA SABER MAIS...
AESGA planeja curso de ARQUITETURA para 2014

GARANHUNS: Cursos de ARQUITETURA e CIÊNCIAS CONTÁBEIS estão confirmados pela AESGA em 2014


Acabamos de receber um relatório da AESGA em que presta contas do trabalho realizado em 2013, e lança uma programação de ações infraestruturais e acadêmicas para 2014.

Destaque para a construção da nova Escola Padre Agobar Valença, com 32 salas de aula, e que servirá também para os novos cursos da AESGA que serão implantados, como sabem, já adiantamos aqui que Arquitetura pode ter seu vestibular já no primeiro semestre do próximo ano, mas é praticamente certo que de 2014 não passa.

A novidade agora é o curso de Ciências Contábeis.

Garanhuns e região têm mercado para novos contabilistas, pelo crescimento que se percebe de empreendimentos e profissionalização de muitos já existentes. Ciências Contábeis utiliza parte da estrutura acadêmica do curso de Administração, assim como Arquitetura tem correlação com Engenharia Civil, curso muito disputado na AESGA. 

Reconheça-se a importância de Eliane Simões e sua equipe, e a continuidade e eficiência de Giane Lira e o novo corpo funcional da AESGA.

Traremos a prestação de contas da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns ainda hoje aqui no blog. 

Eduardo recebe Dilma de forma protocolar

Em evento no sertão, numa época não tão distante, todos no mesmo palanque!

O jornalista Magno Martins, que lança livro em Garanhuns nesta quarta-feira, 18, analisa a forma como o governador Eduardo Campos recepciona a presidente Dilma Roussef no estado, nesta terça-feira, 17.

"A presidente vem a Pernambuco para cumprir agenda no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. Será o primeiro compromisso dela em solo pernambucano depois que o governador Eduardo Campos (PSB) passou a figurar como potencial adversário da petista na eleição presidencial de 2014. A presidente vai aproveitar a vinda ao Estado para anunciar recursos para diversas obras na região. Os valores devem chegar aos R$ 6 bilhões. 

Apesar do distanciamento, Eduardo e aliados da presidente garantem que não haverá espaço na solenidade para troca de farpas. Mas, nos bastidores, a expectativa é de que a relação seja meramente protocolar, sem os afagos comuns que tanto Dilma quanto o ex-presidente Lula (PT) costumavam fazer ao ex-aliado. 

Ontem, o governador procurou desfazer o clima de acirramento, afirmando que irá receber a presidente de maneira cordial, fraterna e institucional. “Ela será recebida aqui como sempre recebemos. Eu e Renata (a primeira-dama) estaremos esperando por ela no aeroporto, tratando-a com o respeito que sempre tivemos à presidente em quem votamos e a de todos os brasileiros”, ponderou o governador.

www.BlogdoMagno.com.br

REFÉNS DA SECA: Livro de Magno será lançado nesta quarta-feira em Garanhuns

DIÁRIO OFICIAL: Chico Mendes agora é patrono do meio ambiente no Brasil


Priscila Baima / Adital

Líder seringueiro, morto há 25 anos, conhecido internacionalmente por sua luta em favor da proteção da Floresta Amazônica, Chico Mendes, foi declarado patrono do meio ambiente no Brasil na manhã de ontem (16/12) no Diário Oficial da União.

Sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, a lei pretende valorizar e dar mais importância ao trabalho e compromisso que Chico Mendes e seus parceiros tiveram e ainda têm com o meio ambiente e com o interesse público.

Sendo bem divulgada, a lei "pode resgatar a história e expor o quanto a Amazônia e suas populações foram ameaçadas, os momentos de enfrentamento, e os crimes que atingiram populações indígenas, seringueiros, extrativistas e ribeirinhos, motivados pelo desenvolvimento econômico. Pode servir também para refletirmos sobre o que se propõe para o desenvolvimento da Amazônia e outros biomas, e suas populações tradicionais”, declarou o secretário geral da SOS Amazônia, Miguel Scarcello.

Em contrapartida, essa iniciativa pode não trazer o reconhecimento satisfatório para instituições que trabalham com a causa social, pelo fato dessas instituições possuírem independência e força na luta contra a isenção de impostos cobrados pelo Governo.

Segundo Miguel, a lei poderia favorecer ainda mais as causas das instituições e potencializar as iniciativas, mas a imunidade para impostos, por exemplo, é impensável. "Instituições como a SOS Amazônia não são bem vistas, seja pelo Estado ou pelo setor econômico. Entendo que a Lei deveria potencializar nossas iniciativas e fortalecer a autonomia institucional. Porém os poderes públicos e os setores econômicos não querem instituições de interesse público fortes, atuantes e independentes. Dar isenção ou imunidade para impostos seria decisivo. No entanto, parlamentares e o executivo sequer imaginam”, defendeu o secretário.

Chico Mendes, o guerreiro do seringal

Francisco Alves Mendes Filho nasceu no dia 15 de dezembro de 1944, em Seringal Porto Rico, estado do Acre. Filho de seringueiros, iniciou na profissão do pai aos nove anos de idade. A partir de 1969, Chico entrou na luta pela autonomia dos seringueiros de Xapuri. Organizou várias ações em defesa da posse da terra, denunciou o desmatamento e participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, tornando-se secretário geral, em 1976. Criou também o Conselho Nacional de Seringalistas para defender as condições de vida e trabalho das comunidades locais.

No ano de 2013, completam-se 25 anos da morte de Chico Mendes. Assassinado a tiros, o ambientalista foi morto no quintal de sua casa, no dia 22 de dezembro de 1988, em Xapuri, no Acre, uma semana depois de completar 44 anos.

Em sua homenagem há, atualmente, o Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Sócio-Ambiental Chico Mendes (INPRA), ONG sediada no Paraná, com o propósito de lutar pela defesa da natureza e promoção social; e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que incentiva programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade.

PARA SABER MAIS: 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.