terça-feira, 1 de setembro de 2015

Adelma Elias assume GRE Agreste Meridional demonstrando carisma e união da educação



Adelma Elias, nova gestora da Gerência Regional de Educação - GRE Agreste Meridional, deu uma grande demonstração de prestígio nesta terça-feira (01/09). Centenas de pessoas, principalmente dos governos do estado e municipais, além do mundo da educação do Agreste, estiveram na Casa de Recepções Chalé II, para acompanhar a solenidade de posse.

Este prestígio foi conquistado no companheirismo, competência e simpatia, principalmente aos seus pares, gestores e professores da Rede Pública Estadual, ao longo dos últimos anos, quando fez parte da equipe de Paulo Lins, ex-gestor da GRE até o mês de agosto.

Adelma, em suas entrevistas e no discurso de posse, mostrou que tem a consciência da conjuntura estadual, dos investimentos feitos pelo ex-governador Eduardo Campos, que tirou Pernambuco da 21ª colocação nacional para o 4º lugar, nos números que mostram o ensino médio na rede pública. Programas e investimentos nas Escolas de Referência foram fundamentais.

Em todas as rodas de conversa, as pessoas concordavam com a Secretaria de Educação e o Governo Paulo Câmara, ao oportunizar a Adelma Elias, a gestão da GRE em Garanhuns. 

A aprovação é natural, porque as pessoas que fazem a educação já conhecem a nova gestora, sentem-se também prestigiadas e co-responsáveis pelo trabalho a ser desempenhado.

A própria Adelma fez referência a Paulo Lins, como um reconhecimento ao ex-gestor da GRE nos últimos quase nove anos. Paulo recebeu homenagens dos servidores em sua despedida na tarde da segunda (31/08).

Incontáveis foram as autoridades civis militares e religiosas, assim como prefeitos, secretários de educação, gestores das escolas públicas e privadas, imprensa, outros gestores públicos de órgãos estaduais, a exemplo de Luís Melo do Hospital Dom Moura e Flávio Rodrigues da CIRETRAN.

Sandoval Cadengue, Claudiano Filho e Ivan Rodrigues representaram o Governo do Estado na solenidade. Wanderley Lopes, Janecélia Marins e Giane Lira, representaram o município.

O Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, conterrâneo de Adelma Elias, enviou mensagem, que foi lida pelo cerimonialista Luciano André.

Sobre Adelma Elias da Silva - Natural de São João, tem graduação e especialização em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), além de ser especialista em Gestão e Avaliação. Atuou como professora nos municípios de São João e Garanhuns, e foi Diretora Executiva de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de São João no período de 1997 a 2004. Após trabalhar na sede da Secretaria de Educação do Estado, Adelma Elias ingressou no quadro efetivo da rede estadual, atuou como professora e, desde 2007 até ontem, 31 de agosto, foi Chefe da Unidade de Desenvolvimento do Ensino da GRE Agreste Meridional.

Relatório de atividades previdenciárias de Garanhuns é entregue em Brasília


O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Garanhuns (IPSG), Marcelo Marçal, entregou ontem (31), em Brasília (DF), o relatório da segunda auditoria específica no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município. O servidor foi recebido pelo chefe do Departamento dos Regimes de Previdência do Ministério da Previdência Social (MPS), Narlon Gutierre.

No material entregue, foram disponibilizados relatórios financeiros, balanços patrimoniais dos exercícios entre 2011 e 2014 e outras comprovações documentais do funcionamento do IPSG. De acordo com o titular da pasta, “o nosso instituto teve um crescimento de mais de 20% nos últimos anos, contando desde 2013. Atuamos com transparência nos atos e sabemos que essa auditoria vem respaldar o trabalho de nossa gestão. Num momento difícil para muitos municípios, nós estamos conseguindo cumprir metas”, disse.

Marcelo Marçal também esteve com o auditor do MPS, Otoni Gonçalves, responsável pelo 6º prêmio Pró Gestão Previdenciária, o mesmo é responsável por analisar os pré-requisitos de boas práticas de gestão previdenciária. “Nosso município está inscrito nesse prêmio e a nossa expectativa é a melhor”, comentou o presidente do IPSG.

SITUAÇÃO REGULAR – No extrato externo dos regimes previdenciários, o município de Garanhuns está regular em todos os critérios estabelecidos em 36 itens.

Ministério Público traz Caravana da Cidadania da Pessoa Idosa para Garanhuns. SAIBA MAIS!

A Caravana da Cidadania da Pessoa Idosa, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), estará presente ao I Seminário do Núcleo de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa de Garanhuns (Neviga), nesta quarta-feira (2) a partir das 8h, no Chalé Recepções 2.

A ideia do encontro é discutir a implantação do Protocolo de Estruturação de Serviço de Enfrentamento da Violência à Pessoa Idosa (Pevi) no município. O Pevi prevê a estruturação do serviço de referência e rede de ações integradas no desenvolvimento de políticas públicas para o atendimento a pessoas idosas vítimas de violência. 

Devem participar do I Seminário toda a rede de referência de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Além do MPPE também estarão presentes representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Mulher, Saúde, Educação e Assistência Social, além do Conselho Municipal do Idoso. 

Na programação estão previstas palestras da coordenadora da Caravana da Cidadania da Pessoa Idosa, Promotora de Justiça Yélena Monteiro; e o promotor de Justiça de Garanhuns, Domingos Sávio, sobre o papel do Ministério Público na atuação de recebimento de denúncias contra a pessoa idosa. Já o delegado da seccional Garanhuns irá abordar o papel da Polícia Civil na atuação de recebimento de denúncias contra a pessoa idosa. 

A técnica da Vigilância de Violências da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Renata Vieira, irá falar sobre a violência contra a pessoa idosa e a Ficha de Notificação. Já a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social do Município (Creas), Aline Rafaela, irá esclarecer sobre a atuação da equipe do Creas no acompanhamento dos casos de idosos com seus direitos violados. O encerramento do encontro, ficará a cargo da equipe do Neviga. 

Garanhuns – Em setembro do ano passado, o prefeito de Garanhuns, Izaias Regis, assinou o Protocolo de Estruturação de Serviço de Enfrentamento da Violência à Pessoa Idosa (Pevi), se comprometendo a promover melhores condições de vida para os idosos e a criar um Núcleo de Enfrentamento, contando com o envolvimento de várias Secretarias Municipais. 

Com a assinatura do protocolo, a Secretaria Municipal de Assistência Social assumiu o compromisso de organizar campanhas para erradicação da violência contra a pessoa idosa, participar da captação de recursos destinados às ações direcionadas à pessoa idosa vítima de violência e sua família e colaborar no apoio e realização de cursos de capacitação para os atores sociais envolvidos, além de fornecer recursos humanos, físicos e materiais para atendimento às denúncias de violência à pessoa idosa.

Como parte do compromisso assumido, a Prefeitura criou o Núcleo de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa de Garanhuns (Neviga), um órgão intersetorial, composto por profissionais de saúde e de assistência social, que tem entre suas competências receber denúncias da rede de atendimento e dos serviços de disque-denúncia, realizando a avaliação dos casos, podendo, inclusive, realizar visita domiciliar, bem como o referenciamento para a rede de atendimento. Esse Núcleo também é o encarregado de emitir relatórios dos casos que envolvam violência contra a pessoa idosa, além de coordenar e colaborar na organização de campanhas e elaboração de materiais socioeducativos para a erradicação da violência contra a pessoa idosa em Garanhuns.

Em apenas seis meses, Tadeu Alencar entra na lista dos mais influentes do Congresso Nacional



O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2015. A lista dos “cabeças” foi divulgada nesta segunda-feira pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), organismo formado por cerca de 900 entidades sindicais com o objetivo de avaliar, de forma independente, o desempenho do Legislativo.

Outros sete parlamentares pernambucanos figuram na lista, mas somente Tadeu está no exercício do primeiro mandato. O Diap classifica os parlamentares em cinco categorias: debatedores, articuladores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. Tadeu surge entre os formuladores, exatamente os que se dedicam à elaboração das teses e propostas discutidas na Casa. São juristas, economistas e outros profissionais especializados, cujo saber e intelectualidade são determinantes para definir a dinâmica e a agenda do Congresso.

Outro parlamentar pernambucano apontado entre os mais influentes é o deputado federal Fernando Filho (PSB).

“É o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação e seriedade. O Diap é um mecanismo que tem grande reconhecimento na sociedade e é uma referência importante para qualquer deputado. Vamos permanecer trabalhando muito neste segundo semestre, defendendo as bandeiras do PSB com independência e coerência. Nosso papel é trabalhar para aprovar leis que tornem o Brasil um país melhor e mais justo”, disse Fernando Filho.

Integram ainda a lista os deputados Eduardo da Fonte (PP), Mendonça Filho (DEM, Silvio Costa (PSC), Luciana Santos (PCdoB) e o senador Humberto Costa (PT).

Rotary Club Sete Colinas constroi centro para voluntariado em Garanhuns



No último dia 28 de agosto, foi comemorado o Dia do Voluntariado no Brasil (dia 05 de dezembro é comemorado internacionalmente). Esta data nos faz lembrar as muitas ações do Rotary Internacional, principalmente no combate a erradicação da Poliomelite no mundo. 

Em Garanhuns, o Rotary Club, presente há mais de 40 anos, conta com dois clubes bastante atuantes, o Rotary Club Garanhuns e o Rotary Club Garanhuns Sete Colinas. Este último, está construindo um Centro de Voluntariado no bairro Boa Vista, onde serão desenvolvidas várias ações com benefícios diretos a população daquele bairro.

Como se trata de ações voluntarias, a data comemorativa ao Dia do Voluntariado também comemora a existência de clubes de serviços, formados por pessoas da sociedade que empenham parte do seu tempo (e muitas vezes recursos financeiros) para ajudar ao próximo sem pedir nada em troca.

Parabenizamos aos associados dos clubes Rotary e Lions de Garanhuns, além das demais instituições que, voluntariamente, tanto beneficiam a nossa cidade e região.

Estágio atual da obra

A construção está acontecendo em módulos. O primeiro está edificado, faltando coberta e acabamentos. Antes de continuar a construção dos dois módulos restantes, acontecerá a conclusão do fechamento e limpeza do terreno.

A previsão é que ainda este ano, o Centro de Voluntariado passe a sediar semanalmente as reuniões ordinárias do clube.

Texto e foto: Beto Duran / Relações Públicas RC Garanhuns Sete Colinas

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.