terça-feira, 1 de setembro de 2015

Ministério Público traz Caravana da Cidadania da Pessoa Idosa para Garanhuns. SAIBA MAIS!

A Caravana da Cidadania da Pessoa Idosa, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), estará presente ao I Seminário do Núcleo de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa de Garanhuns (Neviga), nesta quarta-feira (2) a partir das 8h, no Chalé Recepções 2.

A ideia do encontro é discutir a implantação do Protocolo de Estruturação de Serviço de Enfrentamento da Violência à Pessoa Idosa (Pevi) no município. O Pevi prevê a estruturação do serviço de referência e rede de ações integradas no desenvolvimento de políticas públicas para o atendimento a pessoas idosas vítimas de violência. 

Devem participar do I Seminário toda a rede de referência de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Além do MPPE também estarão presentes representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Mulher, Saúde, Educação e Assistência Social, além do Conselho Municipal do Idoso. 

Na programação estão previstas palestras da coordenadora da Caravana da Cidadania da Pessoa Idosa, Promotora de Justiça Yélena Monteiro; e o promotor de Justiça de Garanhuns, Domingos Sávio, sobre o papel do Ministério Público na atuação de recebimento de denúncias contra a pessoa idosa. Já o delegado da seccional Garanhuns irá abordar o papel da Polícia Civil na atuação de recebimento de denúncias contra a pessoa idosa. 

A técnica da Vigilância de Violências da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Renata Vieira, irá falar sobre a violência contra a pessoa idosa e a Ficha de Notificação. Já a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social do Município (Creas), Aline Rafaela, irá esclarecer sobre a atuação da equipe do Creas no acompanhamento dos casos de idosos com seus direitos violados. O encerramento do encontro, ficará a cargo da equipe do Neviga. 

Garanhuns – Em setembro do ano passado, o prefeito de Garanhuns, Izaias Regis, assinou o Protocolo de Estruturação de Serviço de Enfrentamento da Violência à Pessoa Idosa (Pevi), se comprometendo a promover melhores condições de vida para os idosos e a criar um Núcleo de Enfrentamento, contando com o envolvimento de várias Secretarias Municipais. 

Com a assinatura do protocolo, a Secretaria Municipal de Assistência Social assumiu o compromisso de organizar campanhas para erradicação da violência contra a pessoa idosa, participar da captação de recursos destinados às ações direcionadas à pessoa idosa vítima de violência e sua família e colaborar no apoio e realização de cursos de capacitação para os atores sociais envolvidos, além de fornecer recursos humanos, físicos e materiais para atendimento às denúncias de violência à pessoa idosa.

Como parte do compromisso assumido, a Prefeitura criou o Núcleo de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa de Garanhuns (Neviga), um órgão intersetorial, composto por profissionais de saúde e de assistência social, que tem entre suas competências receber denúncias da rede de atendimento e dos serviços de disque-denúncia, realizando a avaliação dos casos, podendo, inclusive, realizar visita domiciliar, bem como o referenciamento para a rede de atendimento. Esse Núcleo também é o encarregado de emitir relatórios dos casos que envolvam violência contra a pessoa idosa, além de coordenar e colaborar na organização de campanhas e elaboração de materiais socioeducativos para a erradicação da violência contra a pessoa idosa em Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.