quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Alepe Digital é concluído com participações de Magno Martins, Jamildo Melo, Cyro Bezerra e Sidney Rezende da Globo News




O Seminário Alepe Digital, que reuniu blogueiros e radialistas visando debater a importância das mídias digitais para democratizar a informação, concluiu as atividades com a palestra do jornalista Sidney Rezende, da Globo News. O encontro, realizado nesta quarta (21 de agosto), também promoveu uma mesa-redonda com blogueiros de destaque no cenário pernambucano. 

Sidney Rezende afirmou que toda comunicação é uma troca, e a Internet permite o aumento desse intercâmbio, pois o leitor, muitas vezes, tem necessidade de complementar ou questionar a notícia. O jornalista destacou que o planeta vive a era das escolhas, pois o mundo traz várias possibilidades. Para Rezende, o Legislativo deve aprender a usar a comunicação a seu favor.

Segundo o jornalista e blogueiro Jamildo Melo, a melhor forma de comunicar pela Internet é utilizar uma linguagem simples e direta. Para ele, o espaço deve ser uma tribuna do leitor. O também jornalista e blogueiro Magno Martins entende que é necessário conhecer o perfil do público que lhe acompanha. O radialista Cyro Bezerra lembrou que a tecnologia vem revolucionando a comunicação, tendo como exemplo o celular, que permite a transmissão de notícias de qualquer lugar. 

O segundo vice-presidente da Assembleia, André Campos, do PT, afirmou que a Alepe está preocupada com a imagem que a população vem construindo do Legislativo. Para o deputado, só o investimento em comunicação pode tornar essa recepção mais eficiente.

Os deputados Ricardo Costa, Marcantônio Dourado, João Fernando Coutinho, Waldemar Borges, Raquel Lyra, Maviael Cavalcanti, Zé Maurício, Ossésio Silva, Augusto César, Ângelo Ferreira, e Odacy Amorim, do PT, também participaram do evento. O Alepe Digital é uma realização da Assistência de Comunicação Social em parceria com a Escola do Legislativo e o portal de notícias O Nordeste. 

fonte: Site ALEPE

Aula inaugural do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, sexta, 23

Na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, às 16h, ocorrerá no auditório do prédio I da Unidade Acadêmica de Garanhuns a aula inaugural do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Garanhuns. Na ocasião teremos a palestra do prof. Dr. Anderson Stevens Gomes. Gostaria de convidar todos aqueles interessados no desenvolvimento da educação e da ciência em nossa cidade a comparecer ao evento que é aberto ao público. Também aqueles interessados em aprender mais sobre ciência, física e afins serão bem vindos.

Alberto E P de Araujo
Coordenador local do MNPEF

NOTA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE INFARTO DE ARIANO SUASSUNA

O escritor Ariano Vilar Suassuna, 86 anos, está internado no Hospital Português, no Recife, onde chegou às 9h desta quarta-feira (21/08), depois de sentir-se indisposto. Por recomendação médica, submeteu-se a exames. Foi diagnosticado um infarto. 

O escritor, que é secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, está consciente, conversando com a família e bem-humorado. Ele deve permanecer internado, à espera de resultados de alguns exames. 

Um boletim médico será divulgado até o final do dia pela equipe médica do Hospital Português.

YOUTUBE: Vídeo de Xuxa antes do sucesso em um baile de carnaval do Atlético Mineiro


Xuxa Meneghel é a atração principal do Baile do Galo de 1983, festa que era realizada no Carnaval de Belo Horizonte (MG) no início da década de 1980, no estádio Mineirinho. Nas imagens, de conotação sensual, a apresentadora aparece com samba no pé, a bandeira do Atlético nas mãos e um mini biquíni alvinegro no corpo.

Aos 20 anos de idade, a então modelo Xuxa talvez ainda não tivesse cogitado direcionar sua carreira artística para o público infantil. Enquanto os baixinhos não entravam em cena, a loira realizou alguns trabalhos paralelos como atriz e modelo. Entre eles, o longa "Amor Estranho Amor" - onde interpretava uma garota de programa que tinha momentos eróticos com um menino de 12 anos – e fotos nuas para revistas masculinas. Ambos geraram polêmicas recentemente, fazendo com o que Xuxa solicitasse à Justiça que esses materiais tivessem a sua comercialização e difusão proibidas no Brasil.

"O povo todo esperou muito a presença da Xuxa e quando ela chegou foi recebida com encantamento por sua beleza", narra o repórter da TV Bandeirantes no vídeo. O Clube da Criança, o primeiro programa de Xuxa como apresentadora infantil, estrearia na extinta TV Manchete meses depois das cenas do Carnaval, em junho de 1983.

Governo dá início às obras para construção do novo Cenip


“Esta será uma das mais importantes unidades da Funase, onde serão abertas 240 das 500 vagas que estamos providenciando nas quatro novas unidades em construção no Estado. Agora, é preciso entender que a solução não é só fazer mais unidades de abrigamento para crianças e jovens infratores. A solução é muito mais complexa, e envolve tratar e cuidar da exclusão, melhorando a escola, oferecendo uma rede de assistência aos dependentes químicos e tudo mais que dialoga com a questão. Porque ou o sistema funciona como um todo, ou fica enxugando gelo”. Foi com essas palavras que o governador Eduardo Campos assinou, nesta terça-feira (20/08), ordem de serviço para dar início aos trabalhos de construção do novo Centro de Internação Provisória (Cenip) da Funase, localizado na área externa do atual prédio, no bairro do Bongi.

Na ocasião, Eduardo ainda afirmou ser “inadmissível” ter “torturadores” no comando de uma instituição que lida com adolescentes. ”Estamos dando um passo importante no planejamento, que, além das construções, preconiza o monitoramento das ações. E pela primeira vez na história da Funase, fizemos concurso público, com 111 nomeações autorizadas e 60 efetivadas, e demitimos mais de 300 servidores que praticavam atos de violência contra as crianças. Enfim, estamos limpando a instituição para que ela possa viver um novo tempo”, cravou.


Estudante quer saber da FAMEG

Prezado Ronaldo Cesar,

Meu nome é Juliano, sou de Recife e gostaria de saber sobre a real situação da Fameg. Tenho observado nas redes sociais que o Sr. está bastante ativo nessa causa e gostaria de saber se realmente a Fameg irá reabrir mesmo, pois tenho parentes em Garanhuns, conheço a faculdade e pretendo estudar medicina lá logo após concluir o ensino médio (me formo no fim desse ano).

Às vezes vejo comentários desanimadores sobre a Fameg e fico me perguntando se é só um jogo político para ganhar tempo (que uma hora vai ceder e não vai ter como impedir o funcionamento) ou se realmente a faculdade está com sérios problemas burocráticos e nunca mais poderá reabrir?

Por favor, aguardo uma resposta e desde já agradeço a sua atenção!

Obrigado,

Juliano Diz.
.
AGORA COMIGO: Juliano, obrigado pela consideração. Vamos lá. A FAMEG precisa da autorização do MEC. Até agora os argumentos que o Ministério tem dado para indeferir os pedidos da faculdade não são aceitáveis, o que deixa uma impressão de má vontade com a instituição garanhuense. Precisamos de força política para pressionar o MEC.

Sinceramente, acho que a Faculdade abre, mas deve ter que passar por um novo processo de avaliação. O ideal seria a reabertura da análise do Processo de Migração que já se encontra no ministério..

A sociedade precisa se mobilizar para cobrar os políticos, e estes pressionarem o MEC. 

AGRESTE: Jurema, a cidade onde a população tem vida curta e sofrimento prolongado

Dona Damiana e o filho José / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Dona Damiana e o filho José

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem


José Ailton Costa, o Galego, duas vezes prefeito de Jurema (2004 e 2008), não acreditou. “Devem ter confundido com Jurema lá do Piauí. Não pode ser.” O espanto foi provocado pela notícia de que a cidade da qual foi gestor durante oito anos está não só entre as de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo do Estado (tem 0,509), mas é aquela de menor longevidade e esperança de vida, perdendo inclusive para Manari, a única de IDHM muito baixo. Enquanto a última tem longevidade de 0,682 e esperança de vida ao nascer de 65,89 anos, Jurema tem 0,681 e 65,87 para os mesmos marcadores. Em tempo: a cidade homônima piauiense tem IDHM de 0,555, longevidade de 0,767 e esperança de vida ao nascer de 71,04 anos. Como se vê, está bem melhor que sua “irmã gêmea” pernambucana.

Jurema, assim como as primeiras cidades trazidas nesta série, Manari (domingo) e Itaíba (ontem), apresentou melhoras significativas em seu IDHM nos últimos 20 anos. Em 1991, o índice era de ridículos 0,227. Subiu 55,51% até 2000, quando chegou a 0,353. Aumentou mais 44,19% até o índice atual. Segundo o Pnud, o hiato de desenvolvimento humano (a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1), foi reduzido em 36,48% entre 1991 e 2010. A questão é que os números tão animadores são, no caso de todas as cidades, quase um milagre: sofrendo sucessivos desmontes realizados por gestões envolvidas com irregularidades como desvios de recursos, os municípios vistos nesta série poderiam, hoje, ter índices mais positivos para orgulhar sua população, e não o contrário.



Jornalista da Globo faz palestra para blogueiros sobre a revolução da internet no Alepe Digital

Estamos na capital pernambucana para o evento ALEPE DIGITAL.

“Hoje, qualquer cidade, mesmo que pequena, pode fazer uma revolução se tiver um computador, basta racionalizar as informações, saber observar o que é interessante e, com apenas uma pessoa capacitada, o município pode divulgar e discutir suas ações,” alerta o jornalista Sidney Rezende sobre a influência da internet nos meios de comunicação.

Com o tema “A linguagem do jornalismo multimídia”, Sidney Resende, apresentador do programa “Brasil TV” da Rede Globo e âncora de telejornais da GloboNews, será um dos destaques do 1º “Alepe Digital” que será realizado nesta quarta-feira, no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizadora do evento. A produção é do portal www.onordeste.com, do jornalista Ivan Maurício, também produtor do encontro “BloggerPE”.

Mais de oitenta radialistas e blogueiros pernambucanos vão ter oportunidade durante o “Alepe Digital” de conhecer o funcionamento interno da Assembleia, com exposição de formas de acesso a todos os produtos e conteúdos gerados pela Casa de Joaquim Nabuco.

A programação vai das 9h à 18h, com abertura pelo presidente da Alepe, Guilherme Uchoa e participação de deputados estaduais.

Programação

Pela manhã: Credenciamento dos participantes às 8 horas; apresentação do “Alepe Digital” pelo núcleo de comunicação da Assembleia Legislativa; - Apresentação da Escola do Legislativo; Palavra do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Uchoa.

Pela tarde: Visita ao Plenário da Assembleia Legislativa; Debate 'O parlamento e as redes sociais' (com a presença de blogueiros pernambucanos); Palestra de Sidney Rezende (Apresentador do 'Brasil TV', da 'Rede Globo', âncora de telejornais da 'GloboNews' e que mantém um dos portais de jornalismo mais acessados da internet).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.