sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lança projeto de confecção de bonecas negras



A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nesta quinta-feira (17), na comunidade Quilombola Castainho, o lançamento do projeto “Mulheres que de fiapos e retalhos fazem um trabalho”. A ação visa o aprendizado com produção de bonecas negras para que as quilombolas da Associação Mulheres Guerreiras do Castainho possam, posteriormente, comercializar as peças. Com recursos captados por meio de edital do Fundo Casa Sociambiental, as participantes terão uma oportunidade de aprender uma arte e ainda fortalecer as raízes de sua comunidade.
De acordo com a secretária Eliane Madeira, um dos objetivos do Governo Municipal - na pessoa do Prefeito Sivaldo Albino, - e da SASDH é chegar mais perto das comunidades quilombolas, uma vez que fazem parte da história de Garanhuns. “Nossa Secretaria quer também fortalecer todas as organizações da sociedade civil, já que através desses órgãos nós conseguimos chegar mais próximos das comunidades fazendo cumprir, assim, as políticas sociais e de Direitos Humanos existentes. Nossa equipe está localizando onde existem recursos para as associações e os orientando a como captar esta renda”, esclareceu Madeira.

O projeto homenageia a quilombola Maria Romão e as bonecas serão confeccionadas com base em sua história: uma mulher, parteira, muito conhecida no local, que foi de extrema importância para o quilombo e que lutou pela comunidade durante todos os anos em que viveu. As aulas serão ministradas pela artesã Deres Lino, no Salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus, localizado no Castainho, as segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h. Após o período de aprendizagem e confecção, as bonecas serão apresentadas à sociedade para posterior comercialização.

Recurso - Com o recurso do edital Fundo Casa, no valor de R$ 30 mil reais, foi possível obter o maquinário necessário para a produção das bonecas e do livreto que acompanhará o item contando a história da homenageada. 03 máquinas de costura, 01 notebook, 01 impressora, material para a confecção das bonecas, pagamento de pessoal, empresa de mídias digitais, entre outros materiais foram adquiridos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.