quarta-feira, 6 de agosto de 2014

IMAGENS: Câmara de Garanhuns concede Título de Cidadão a Duda da Ceaga‏


Iniciativa do título foi do vereador Marcelo Marçal, na legislatura passada

Câmara de Garanhuns voltou aos trabalhos legislativos com Sessão Especial


A Câmara Municipal de Garanhuns realizou na manhã desta quarta-feira (06), a primeira Sessão Plenária do segundo semestre de 2014. Com o retorno dos trabalhos, os parlamentares garanhuenses discutiram no plenário da Casa Raimundo de Moraes melhorias para o município.

Duda da Ceaga exibe a homenagem municipal
O presidente da Casa Legislativa, Audálio Ramos Filho (PSDC), registrou na sessão: “Continuamos com o nosso compromisso de legislar em prol da nossa cidade, com o objetivo de valorizar cada vez mais a população”, destacou.

Na ocasião ocorreu a entrega do Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, ao Sr. José Leôncio da Silva Sobrinho (Duda da Ceaga). O projeto foi do ex-vereador e atual presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG), Marcelo Marçal. Duda da Ceaga (Central de Abastecimento de Garanhuns), como é popularmente conhecido, é comerciante e vive junto aos feirantes, moradores do bairro de São José, onde sempre prestou relevantes serviços à comunidade.

Fizeram parte da Tribuna de Honra o Secretário de Governo de Garanhuns, Wanderley Lopes, que representou o Prefeito Izaías Régis, o ex- prefeito de Garanhuns, Ivo Amaral, o ex-vereador Geraldo Lucena, além da esposa do Sr. Duda da Ceaga, Maria Salomé Texeira. Amigos e familiares do homenageado também prestigiaram a sessão solene.

Parentes e amigos acompanharam a sessão que concedeu o título ao novo Cidadão Honorário de Garanhuns


UPE: Trabalho do Campus Arcoverde é premiado na Paraíba



O trabalho “Recuperando a Aprendizagem”, apresentado pela coordenadora do curso de Odontologia do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Arcoverde, professora Arine Lyra, foi um dos três trabalhos premiados com Menção Honrosa na 49ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) 2014, evento realizado dias 30/07 e 01/08, em João Pessoa – PB. O estudo tem como coautores os professores Leonardo Carnut, Paulo Reis, Luiz Gutenberg Toledo Filho, Fabio Andrey e Rodrigo Feliciano do Carmo.

O trabalho apresenta o desenvolvimento do “Projeto de Recuperação” existente no curso de Odontologia do Campus, em que se trabalha com a recuperação da aprendizagem para os estudantes que tiram notas abaixo de 5,0 nas avaliações. O premiação foi entregue pelo presidente do evento, o professor Lino Costa.

“Após as avaliações, os professores detectaram quais os conteúdos (individual e coletivamente) que os estudantes têm maior dificuldade, detectando o percentual de erros e acertos das questões. A partir daí, são definidos os temas e estratégias pedagógicas que farão parte do Projeto de Recuperação. Podem ser propostas atividades como desenvolvimento de vídeos, simuladores, maquetes, pranchas, cartoons, teatros de fantoches, jogos desenvolvidos, música. Apresentadas as atividades, o estudante pode obter nota 5,0.

Atualmente, a cultura do Projeto de Recuperação está inserida na comunidade acadêmica e os estudantes confirmam seu real aproveitamento e ganho de aprendizagem. De acordo com a coordenação, observa-se ganhos individuais da aprendizagem; recolocação do estudante em patamares médios, elevando a sua autoestima e confiança e favorecendo uma diferente estratégia de aprendizagem; dentre outros.

Armando anuncia apoio de lideranças do PSB de Saloá


Lideranças políticas do PSB e do PP do município de Saloá, no Agreste Meridional, anunciaram o apoio ao projeto liderado pelo candidato a governador Armando Monteiro (PTB). O apoio foi firmado no escritório político do senador licenciado, na Ilha do Leite, na região central do Recife.

Entre as lideranças, Danilo Pereira, que foi candidato a prefeito em 2012, a vereadora Vilma da Prata, o suplente Cícero de Zezé e Girlan Pereira, filho do ex-prefeito Gilvan Pereira, além do ex-vereador Jamelão, todos do PSB. Também marcaram presença ainda o vereador Wellington Freitas e o suplente Valdir Lopes, ambos do PP, e o líder comunitário França da Serrinha.

"Sempre fomos Armando, desde a primeira candidatura dele a deputado federal, ainda em 1998", afirmou Wellington Freitas. "Temos clara convicção de que ele será o melhor governante, pois é experiente e já foi testado e aprovado", completou o vereador.

Governo e BNB discutem criação de novas linhas de crédito para micro e pequenas empresas‏



O governador João Lyra Neto recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (06/08), o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Nelson Antonio de Souza. No encontro, foram debatidas novas parcerias envolvendo o banco e o Governo de Pernambuco, entre elas a viabilização de uma linha de crédito para os micro e pequenos empresários pernambucanos. "A participação do BNB no Governo do Estado é muito forte e essencial para o desenvolvimento de algumas áreas específicas", destacou o governador.

Para João Lyra Neto, a parceria vai dar mais celeridade a uma política muito específica, pois os micro e pequenos empresários são responsáveis por 90% dos empregos brasileiros. Por sua vez, Nelson ressaltou que o BNB tem muito interesse em criar novas oportunidades. "Nós vamos identificar as principais necessidades de Pernambuco e elaborar uma pauta que será discutida no próximo dia 18, aqui no Recife, com executivos do Estado e do BNB", ratificou o presidente, que faz a sua primeira visita ao Estado.

Fonte: Secretaria da Casa Civil/Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Foto: Eduardo Braga/SEI

Ipojuca terá Núcleo da Orquestra Cidadã‏. E Garanhuns...



Nesta terça-feira (05), no complexo educacional do município, em Ipojuca-Sede, representantes da Prefeitura local e da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque estiveram reunidos para traçar ações da parceria tão esperada. Entre os participantes do encontro, os secretários de Juventude e Esportes (Miquéias Silva), Educação (Margareth Zaponi) e Bem Estar Social (Marilene Holanda). O objetivo do encontro foi afinar os últimos detalhes para a inauguração do núcleo ipojucano da orquestra, que será inaugurado no próximo mês de setembro, no distrito de Camela.

Serão destinadas 100 vagas para alunos da rede pública municipal, na faixa etária entre 7 a 16 anos de idade. Entre os critérios para participação do projeto, o estudante deve ter frequência mínima escolar de 95%. Mobilizações nas escolas da comunidade serão realizadas, assim como o processo seletivo. Ipojuca é o primeiro município pernambucano a aderir ao projeto da Orquestra Cidadã – Meninos do Coque.
.
AGORA COMIGO: Há uns dois ou três anos, ouvi Alexandre Marinho defendendo a vinda para Garanhuns de uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música, assim como defendia um projeto de um Centro de Convenções com estrutura para receber eventos nacionais. Infelizmente nenhuma das ações tiveram repercussão em quem faz a administração pública.

Voltando à ideia do Conservatório, iria mais além, com a implantação de um curso de música na Universidade Federal, ou quem sabe Universidade de Pernambuco. O curso, claro, de formação superior, receberia estudantes de todos o país, além da magia clássica que daria à cidade, impactando a cultura e a economia. É uma questão de profissionalizar o que já temos como predisposição. É dificílima uma vaga nos cursos de música das Universidades pelo país, a concorrência parece com medicina.

Às vezes sentimos que precisamos de mais ousadia em quem pensa nosso futuro, pois um grande Centro de Convenções, de preferência fora da cidade, como dizia Ivan Rodrigues, às margens da BR-423 que será duplicada, em conjunto com um novo projeto de Distrito Industrial, projeta uma Garanhuns para o futuro.

Para definir de novo outra questão, foi nas reuniões presididas por Ivan Rodrigues, inclusive com participação do DNIT, Governo do Estado e Polícia Rodoviária Federal, que se anteviu os malefícios da duplicação por dentro da cidade, levando adiante a luta para que a cidade não fosse mutilada urbanisticamente.

Seria bom que as ideias de Alexandre Marinho fossem ouvidas, assim como foram os que pediam a duplicação por fora da cidade, e Garanhuns pudesse receber aqui o Conservatório. Na época, Alexandre chegou a conversar com o diretor, Sedor Hulak. 

ELEIÇÕES 2014: Tempos e ordem de guia em Pernambuco




O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) já divulgou, desde o mês passado, o tempo que cada coligação terá durante o guia eleitoral gratuito de rádio e televisão para as eleições 2014, que tem início em 19 de agosto. Para todos os cargos, a Frente Popular de Pernambuco (PSB, PMDB, SD, PCdoB, DEM, PRTB, PEN, PP, SDD, PR, PTC, PTN, PPL, PV, PPS, PHS, PSL, PRP, PSDB, PSDC e PROS) lidera, com folga, a quantidade de minutos disponíveis nas emissoras de comunicação.

A Comissão de Propaganda sorteou a ordem em que as coligações aparecerão no primeiro dia do programa – nos dias seguintes, o primeiro programa exibido no dia anterior passa a ser o último e assim sucessivamente. Para este ano, os candidatos a governador, deputado estadual e senador ocuparão o guia às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto que os programas de presidente e deputado federal serão exibidos às terças, quintas e sábados.

Para a campanha de governador, o candidato Paulo Câmara (PSB) terá quase 10 minutos e meio para apresentar suas propostas. O segundo a ter mais tempo será Armando Monteiro Neto (PTB), da coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PT, PDT, PSC, PRB e PT do B), com quase 5 minutos. Fecham a lista a coligação Mobilização Por Poder Popular (PSOL e PMN), do candidato Zé Gomes, com 1 minuto e 16 segundos, além de Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três com 1 minuto e 6 segundos.

Confira, abaixo, o tempo e a ordem (do primeiro dia) do guia eleitoral em Pernambuco:

Governador
1 - Frente Popular de Pernambuco - 10' 26'' 51
2 - PSTU - 01' 06'' 67
3 - Mobilização Por Poder Popular - 01' 16'' 03
4 - PCB - 01' 06'' 67
5 - Pernambuco Vai Mais Longe - 04' 57'' 47
6 - PCO - 01' 06'' 67

Senador
1 - Pernambuco Vai Mais Longe - 02' 35'' 40
2 - PCB - 00' 40'' 00
3 - Mobilização Por Poder Popular - 00' 44'' 68
4 - Frente Popular de Pernambuco - 04' 19'' 92
5 - PSTU - 00' 40'' 001

Deputado Federal
1 - Frente Popular de Pernambuco Para Deputado Federal - 12' 57'' 29
2 - PSTU - 01' 23'' 33
3 - PCB - 01' 23'' 33
4 - Pernambuco Vai Mais Longe - 06' 11'' 83
5 - Mobilização Por Poder Popular - 01' 35'' 03
6 - Juntos Pelo Imposto Único - 01' 29'' 18

Deputado Estadual
1 - Frente Popular de Pernambuco Para Deputado Estadual - 07' 33'' 02
2 - Mobilização Por Poder Popular - 00' 53'' 80
3 - PCB - 00' 44'' 44
4 - Pernambuco Vai Mais Longe - 04' 35'' 24
5 - Unidos Pela Redução da Carga Tributária - 01' 29'' 66
6 - Frente Pela Redução da Carga Tributária - 00' 53'' 80
7 - Unidos Pela Redução dos Impostos - 00' 49'' 12
8 - Pernambuco Que Eu Quero - 02' 16'' 45
9 - PSTU - 00' 44'' 44


CARREATA EM GARANHUNS com Eduardo Campos e Paulo Câmara, sexta-feira



A Frente Popular está para confirmar, a qualquer momento, sua agenda para a próxima sexta-feira, 11/08, quando o ex-governador e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, deve participar de uma grande carreata pelas ruas de Garanhuns, conduzindo os seus candidatos da Frente Popular em Pernambuco: Paulo Câmara e Raul Henry (governador e vice), e Fernando Bezerra Coelho (senado).

A previsão é que a carreata saia pelas ruas da cidade por volta das 16h.

Caso se confirme, deve haver grande participação dos candidatos da Frente Popular, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região, lideranças de todos os partidos que apoiam a continuidade do Governo. "Vamos mostrar a Garanhuns quem são nossos candidatos, em uma grande festa que possa passar por vários bairros, e não deixar dúvidas da vitória em outubro" - afirmou uma liderança local.

De Garanhuns, a Frente Popular deve seguir para Bom Conselho onde a noite os candidatos, também com a presença de Eduardo Campos e Paulo Câmara, comandam nova carreata pela Terra do Papacaça, onde a ex-prefeita Judith Alapenha coordena as ações da campanha, e Paulo Câmara também conta com o apoio do prefeito Dannilo Godoy.

Papa Francisco nomeia Dom Fernando Guimarães como novo Bispo Ordinário Militar para o Brasil


VATICANO: Dom Fernando Guimarães assume nova missão na Igreja Católica

Cidade do Vaticano, 6 ago (EFE).- O papa Francisco nomeou Fernando José Monteiro Guimarães como novo bispo Ordinário Militar do Brasil, em substituição de Osvino José Both, que renunciou por conta de sua idade, comunicou nesta quarta-feira o escritório de imprensa do Vaticano.

Guimarães era até agora bispo da diocese brasileira de Garanhuns.

O novo bispo ordinário militar do Brasil nasceu em 19 de julho de 1946 em Recife e foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1971.

Entre outros cargos, foi colaborador da Secretária de Estado e posteriormente da Congregação para os bispos (1980-1983); secretário-executivo da Comissão da Doutrina da Fé para a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (1984-1985); Professor de Teologia Moral no Instituto Teológico de São Sebastião do Rio de Janeiro e na Escola Teológica dos Beneditinos do Rio de Janeiro.

Entre outros cargos foi Chefe da Congregação para o Clero, membro da Comissão especial para as causas de declaração de nulidade da Sagrada ordenação, consultor da Congregação para as Causas dos Santos, entre outros.

Em 12 de março, Guimarães foi eleito bispo de Garanhuns e neste cargo foi membro da Comissão episcopal para implementar o acordo entre a Santa Sé e Brasil e assessor da congregação para a causa dos santos.

FONTE: UOL.COM.BR

PSOL vai à ALEPE fazer des-homenagem a parlamentares por emendas a shows



O candidato a governador Zé Gomes (PSOL) participa, neste momento (06/08 12h), de ato em frente à Assembleia Legislativa (ALEPE) em protesto contra as emendas parlamentares para shows comerciais / eleitoreiros. A candidata ao Senado Albanise Pires (PSOL) também estará presente no protesto, mobilizado pelo candidato a deputado estadual Edilson Silva (PSOL).

A atividade foi motivada pelas denúncias de que, em pleno ano eleitoral, 39 dos 49 deputados da Assembleia já destinaram quase R$ 20 milhões em emendas para apresentações que aconteceram até em cidades com estado de emergência decretado por conta da seca. A maioria dos shows são em cidades pequenas, com bandas de mau gosto, com valores muito acima dos praticados no mercado de eventos. E ainda pior, shows pagos com verba pública em muitos municípios sofrendo com o drama da estiagem.

Durante o ato, será promovida uma "des-homenagem" aos parlamentares envolvidos nesta prática. 

Serviço:
Ato contra "farra das emendas para shows"
Horário: 11h
Local: Assembleia Legislativa
Endereço: Rua da União, 439, Boa Vista

DUPLICAÇÃO DA BR-423: Izaías tem novas informações do DNIT em Brasília


No final da tarde desta terça-feira (05) o prefeito Izaías Régis (PTB) participou de uma audiência com o diretor executivo do DNIT, Tarcísio Gomes, juntamente com o senador, Douglas Cintra (PTB) - que está dando continuidade às audiências iniciadas pelo senador licenciado, Armando Monteiro, junto ao DNIT para tratar da BR 423. A reunião ainda teve a participação da atual coordenadora geral de desenvolvimento e projetos do DNIT, Paula Passos.

O objetivo principal da reunião foi a busca mais concisa de informações sobre os prazos para a publicação do edital da obra de duplicação da BR-423. De acordo com Tarcísio Gomes, os dois lotes (São Caetano - Lajedo; Lajedo - Garanhuns) estão com seus anteprojetos prontos e atualmente seguem em fase de orçamento, que por sua vez deverá ser concluído até o dia 15 de agosto. A partir daí serão iniciados os atos preparatórios (edital, passagem na Procuradoria). "O edital será publicado no máximo até a primeira quinzena de setembro", afirmou o diretor executivo do DNIT. 

Durante a reunião, o prefeito Izaías Régis apresentou o pré-projeto criado pela Secretaria de Planejamento do município para retirar o desvio que atinge a área urbana de Garanhuns, contido no atual projeto de duplicação do trecho da BR-423."Estamos bastante entusiasmados com as informações que estamos recebendo aqui em Brasília sobre a BR-423. Temos certeza que este projeto seguirá na pauta do Governo Federal e contribuirá para a aceleração do desenvolvimento da nossa cidade e região", disse satisfeito o prefeito Izaías Régis. 

O prefeito ainda terá uma audiência nesta quarta-feira (06) às 16h com o Ministro dos Transportes. Paulo Sérgio Passos.

GUIA ELEITORAL: Confira o tempo de guia e a ordem dos candidatos a presidente nas eleições 2014



Começa dia 19 a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O primeiro a aparecer será Eduardo Campos (PSB), candidato do PSB a presidente da República. A ordem dos candidatos foi definida na noite desta terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sorteio. Também houve um recálculo dos tempos de guia e Eduardo também foi beneficiado em 14 segundos, Aécio em 4. Dilma perdeu quase 40 segundos, mas para quem tem mais tempos que todos os outros candidatos somados, não haverá de fazer falta.

Ordem e tempo de guia:

Eduardo Campos (PSB):  2 minutos e 3 segundos.
Mauro Iasi (PCB): 45 segundos.
Zé Maria (PSTU): 45 segundos.
Aécio Neves (PSDB): 4 minutos e 35 segundos. 
Dilma Rousseff (PT): 11 minutos e 24 segundos.
Levy Fidelix (PRTB), 47 segundos.
Eymael (PSDC): 45 segundos.
Rui Costa Pimenta (PCO): 45 segundos
Pastor Everaldo (PSC): 1 minuto e 10 segundos.
Eduardo Jorge (PV): 1 minuto e 4 segundos.
Luciana Genro (PSOL) terá 51 segundos.

Nos programas seguintes, o partido político ou a coligação que teve o programa apresentado em último lugar será deslocado para o primeiro.

O horário eleitoral no primeiro turno vai até 2 de outubro e será dividida em dois blocos diários de 25 minutos cada. A propaganda dos candidatos a presidente da República será transmitida pelo rádio às terças, quintas e sábados, das 7h25 às 7h50 e das 12h25 às 12h50. Na televisão, as campanhas serão exibidas às terças, quintas e sábados, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

A divisão dos 25 minutos é feita com base na Lei das Eleições, que determina a divisão igualitária de um terço do tempo entre todos os candidatos. O restante leva em conta o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.

A propaganda para deputado federal também será transmitidas nas terças, quintas e sábados, junto a de presidente. Para senador, governador e deputado estadual ou distrital, a propaganda será exibida nas segundas, quartas e sextas.

Para saber mais: O GLOBO

UPAE Garanhuns registra mais de sete mil atendimentos em julho‏‎‏



Os números da UPAE Garanhuns voltam a impressionar. O Coordenador Geral, Gustavo Amorim, apresentou os dados consolidados de atendimentos referentes ao mês de julho de 2014, com a superação em todos os serviços oferecidos para a população do Agreste Meridional.

UPAE Garanhuns, às margens da BR-423
"Há um ano, quando inauguramos, partimos de apenas 182 atendimentos naquele primeiro mês, para agora apresentar 7.228 atendimentos no mês passado. Além disso, estamos com mais de 20 especialidades, indo além do planejamento inicial." - Comemora Amorim.

Há de se registrar ainda que foram feitos 254 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, sendo 95 de catarata. Foram também registrados 264 procedimentos cirúrgicos em dermatologia, 35 em otorrinolaringologia, 40 em urologia e 18 em cirurgia geral, com destaque para pacientes com hérnia.

"Nosso desafio é manter a qualidade dos serviços à medida que atendemos cada vez mais pacientes da região, como mostram as estatísticas. Ficamos felizes com o reconhecimento dos que passam pela UPAE Garanhuns, e transmitimos esta responsabilidade e os elogios a todos que fazem a unidade, em todos os setores, que têm se dedicado com carinho para oferecer bons serviços a nossa população". - Finaliza o gestor.

Escola Dom Juvêncio de Britto promove Semana da Pessoa com Deficiência. Confira!


Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Escola Dom Juvêncio de Britto está desenvolvendo, desde ontem (04), uma série de atividades de cunho pedagógico e formativo para vivenciar o tema “Educação e Família unidos no processo de inclusão”. 

As atividades acontecem na própria escola e se estendem até o dia 28 de agosto, com uma caminhada de conscientização cuja concentração será a partir das 8h em frente à Escola Dom Juvêncio de Britto, seguindo nas ruas da cidade até o encerramento em frente à GRE Agreste Meridional.

Na abertura, o diretor da Escola, professor Aldemir Fernandes, recebeu representantes da ADVAMPE (Assoc. dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional) e autoridades, como o gestor da V GRE-AM, Prof. Paulo Lins.

Clique aqui para conferir a programação completa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.