quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Cidades baianas enfrentam risco de nova enchente; chuva deve chegar ao Sudeste



Atingidas por fortes chuvas, quatro cidades da Bahia convivem com o risco de nova enchente devido à abertura das comportas de um reservatório em Minas Gerais. O alerta foi emitido pelo Corpo de Bombeiros. O comandante-geral da corporação no estado, coronel Adson Marchesini, informou ainda que as principais barragens baianas estão em nível crítico em relação à quantidade de água, mas afastou risco de rompimento no momento.

Em foco: 37 trechos de rodovias na Bahia foram afetados pelas chuvas de dezembro. O governo federal editou Medida Provisória que abre crédito de R$ 200 milhões para a reconstrução de estradas na Bahia e em outros quatro estados. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez um apelo para receber mais verbas: “Não é possível recuperar as estradas federais com R$ 80 milhões para o Nordeste”.

Costa informou que algumas cidades perderam todo o estoque de medicamentos e vacinas. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que hoje sobrevoou áreas atingidas pelas enchentes, prometeu o envio de insumos e de médicos. Mas não deu prazos. Veja as ações já anunciadas.

O que pode acontecer agora: estados do Sudeste podem sofrer com fortes chuvas nos próximos dias. O maior risco está em Minas Gerais, e há previsões preocupantes para São Paulo e Rio de Janeiro.

GARANHUNS / Prefeitura inicia serviços de recuperação dos danos causados pelas chuvas do final de semana

 


O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, reuniu em seu gabinete no Palácio Celso Galvão, na tarde da última segunda-feira, 27, o coordenador da Defesa Civil em Garanhuns, Tiago Amorim; os secretários de Desenvolvimento Econômico, Gestão e Planejamento, Alexandre Marinho; de Infraestrutura e Obras, Fá Albino e engenheiros especialistas em edificações, obras públicas e drenagem para discutirem ações emergenciais de contenção e recuperação dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Município no último final de semana, que levaram inclusive ao adiamento de parte da programação do evento A Magia do Natal.

Com um olhar especial as ruas Antônio Paulo de Miranda e Senador Paulo Pessoa Guerra, os engenheiros receberam a determinação para agilizar os projetos e levantamentos orçamentários para execução imediata dos serviços. Vale salientar que diversos pontos do Município foram afetados por estas precipitações pluviométricas que chegaram a registrar um índice de 91mm por metro cúbico em apenas dois dias.

“É necessária a intervenção imediata do Governo Municipal para resgatar a trafegabilidade em ruas, contenção de áreas de risco e medidas preventivas junto à população pare evitarmos sinistros e maiores danos as estruturas físicas de ruas, casas e espaços de convivência localizados tanto na área urbana como rural de Garanhuns” enfatizou Tiago Amorim, coordenador da Defesa Civil em Garanhuns.

Espaços como a “ponte do IBN”, Senador Paulo Pessoa Guerra e o Cais da rua Sete de Setembro serão alguns dos lugares que receberão ações imediatas por parte da secretaria de Infraestrutura e Obras, como a colocação de sacos de areia para contenção das erosões, reposição dos dutos de escoamento de água e intervenções de engenharia para diminuição da força de vazão das águas em área externa aos dutos.

“Determinei a imediata ação das Secretarias que compõem o nosso Governo, em especial as de Infraestrutura e Obras, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, para que, no prazo máximo de duas semanas, finalizarem os projetos e levantamentos orçamentários e deem início das obras nos locais que foram mais afetados pelas chuvas”, ressaltou o prefeito Sivaldo Albino.

Sivaldo Albino ainda ordenou à Procuradoria Municipal que acompanhe os laudos técnicos da Defesa Civil para se necessário, decretar Estado de Emergência em toda Garanhuns, uma vez que muitas áreas foram atingidas e algumas casas e prédios correm risco iminente de desabamento.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.