terça-feira, 18 de agosto de 2020

Orçamento: MEC deve perder 13% e ter menos recursos que a Defesa

 

Após todos os problemas enfrentados com a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação deverá ter menos recursos do que a Defesa em 2021, fato inédito no país.

Cálculos a partir de projeções do Orçamento da União para o ano que vem indicam que o MEC perderá 13,1% da verba em relação a este ano. A Defesa, apesar de previsão de queda de 5%, ficará com valores superiores.

A Saúde, também fortemente afetada pela Covid-19, terá queda de 5%.

Os ministros ainda podem conseguir mais recursos até o envio formal da peça orçamentária ao Congresso, cujo prazo se esgota no dia 31. Em seguida, parlamentares vão analisar a proposta do governo e poderão fazer remanejamentos.

“Tenho certeza que a luta vai ser muito grande no Congresso para reverter isso, não vamos só lamentar”, afirma a deputada Tabata Amaral (PDT-SP), ao apontar desafios do MEC no próximo ano: a implementação de protocolos sanitários, o acesso de estudantes à internet e a necessidade de construir um novo calendário escolar.

Opinião: o governo quer gastar mais com militares do que com estudantes, afirma Bernardo Mello Franco: “O plano é coerente com a trajetória de Bolsonaro, um político que nunca tirou os pés do quartel”.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.