terça-feira, 5 de outubro de 2021

Comitê da ONU condena Bolsonaro por uso de criança fardada e sugere sanção




O Comitê da ONU (Organização das Nações Unidas) dos Direitos da Criança quer o fim imediato do uso de crianças vestidas como militares ou portando armas em eventos políticos realizados pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação é do colunista Jamil Chade.

Numa declaração feita hoje (5) em Genebra em resposta a um questionamento enviado pela reportagem do UOL ainda na semana passada, o mecanismo especial da ONU condenou o comportamento do presidente e alertou que tal uso viola os compromissos internacionais assumidos pelo país e deve ser criminalizado.

A reação do Comitê ocorreu depois que Bolsonaro, na semana passada, usou uma criança fardada com o uniforme da Polícia Militar em um evento público em Belo Horizonte. Uma arma de brinquedo também foi usada.

No final de semana, 80 entidades brasileiras indicaram que iriam levar o caso para as instâncias internacionais.

A declaração não implica a imposição de medidas contra o Brasil, algo que o Comitê e nem a ONU têm qualquer condição e nem mandato para aplicar. Mas amplia o constrangimento internacional do presidente, já com sua reputação amplamente corroída no cenário mundial.

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PERNAMBUCO PASSA A SE CHAMAR ADEPE

Com novas sigla e identidade visual, antiga AD Diper promove reposicionamento estratégico e anuncia novidades na gestão de projetos para o desenvolvimento econômico do Estado



Prestes a completar 56 anos de fundação, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco passa a se chamar Adepe, lança novo layout de marca e promove um reposicionamento estratégico. O objetivo é a modernização da agência estadual de fomento, criada em 1965, inicialmente como Companhia de Desenvolvimento de Pernambuco - Distritos Industriais (Comper DI), já com a função prioritária de atrair e estimular investimentos para o desenvolvimento econômico do Estado.

“A nossa Agência, que agora passa a se chamar Adepe, tem um histórico de serviços importantes prestados a Pernambuco, de muitas conquistas para o nosso desenvolvimento, impulsionando a economia do Estado. As mudanças anunciadas agora mostram a evolução constante da agência, sempre atualizada com as tendências do mercado e avançando na atração de novos empreendimentos, gerando emprego e renda para os Pernambucanos”, afirmou o governador Paulo Câmara.


No portfólio do Governo de Pernambuco, que incentiva o desenvolvimento do Estado através da Adepe estão grandes marcos, como o Complexo Industrial Portuário de Suape, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Fenearte, Programa Força Local, Programa Desenvolve.ai, Centro de Artesanato de Pernambuco, Loja Moda Autoral de PE, Mercado Eufrásio Barbosa, entre outros projetos, resultantes da dinamicidade e da performance empreendida na gestão da instituição ao longo dos anos. Hoje, novos desafios se apresentam à Agência, como a recente abertura de uma unidade avançada de negócios em São Paulo e da Loja de Bebidas de PE, além do projeto de exploração do potencial de mineração de Pernambuco e do Programa Emprego PE, entre outras iniciativas econômicas locais.

“A transformação econômica e a Adepe surgem apoiadas em alicerces de inovação, desenvolvimento e sustentabilidade para impulsionar o crescimento e a solidificação da nossa economia. Estamos em uma transição histórica. Percebemos que a Agência assumiu, ao longo dos anos, esse protagonismo de desenvolver novos projetos, ao tempo em que encara novos desafios demandados pela diversidade da economia local e nacional. Com o reposicionamento estratégico, estamos efetuando mudanças importantes na nossa estrutura e agregando inovação e sustentabilidade à nossa vocação, que é o desenvolvimento econômico”, explicou o presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima.

BUSINESS INTELLIGENCE – Para realizar um serviço de prospecção mais efetivo na atração de investimentos, a Adepe iniciou um processo de análise de inteligência de negócios para 19 cadeias produtivas de Pernambuco, que permitirá a estruturação de uma rotina inteligente com identificação, por exemplo, das necessidades de infraestrutura e qualificação profissional dos setores mais apropriados para serem atraídos no momento, além dos diferenciais competitivos por setor de atividade e dos elos faltantes das cadeias já consolidadas no Estado. “A ideia é apontarmos na mesma direção da estratégia de negócios da agência, alinhados às necessidades de cada cadeia produtiva”, observou o diretor geral de Atração de Investimentos, André Freitas. O trabalho deve ser realizado ao longo de dez meses, para tornar o Estado mais competitivo e atrativo aos olhos dos investidores.

ECONOMIA CRIATIVA – Após ampliar seu leque de atuação, antes restrito ao artesanato, a Adepe promoveu, em julho passado, a abertura da Loja de Moda Autoral de Pernambuco –Mape, por meio de sua Diretoria Geral de Promoção da Economia Criativa. A expectativa é de que ainda em dezembro seja inaugurada também a Loja de Bebidas Pernambucanas, que vai comercializar marcas de cerveja, cachaça e aguardente, vinhos artesanais, além de derivados da cadeia, como destilados, licores e cafés especiais. A loja, com aproximadamente 80m², está sendo montada no Armazém 11, no principal cartão postal do Recife, o Marco Zero, ao lado da Mape e do Centro de Artesanato de Pernambuco. O Armazém 11 se tornou um dos principais points da economia criativa da cidade. Nele já operam um café e a loja da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe.

E-COMMERCE DO ARTESANATO – Já no primeiro mês de 2022, atendendo às necessidades do mundo "figital" – que une o físico ao suporte digital – entrará em atividade o e-commerce das lojas do Centro de Artesanato de Pernambuco, hoje com três lojas físicas: a do Marco Zero, a da cidade de Bezerros e a de Olinda, dentro do centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, além da Mape. Com os portais de venda, as lojas poderão ganhar projeção nacional, atravessando as fronteiras do Estado e apresentando para todo Brasil o melhor do artesanato e da moda autoral pernambucana.

RECURSOS MINERAIS – Como propulsora do desenvolvimento econômico de Pernambuco, a Adepe tem, na recém-criada Gerência de Recursos Minerais, o desafio de fomentar a atividade mineral no Estado. Para atrair investimentos para o setor, a gerência pretende atualizar o Mapa Mineral de Pernambuco com um diagnóstico do potencial da situação atual e das possibilidades de exploração para a lavra de granito vermelho na cidade de Venturosa. Além disso, a agência vai atuar no Arranjo Produtivo Local Mineral, promovendo a articulação entre os segmentos e empresários do ramo.

GALPÕES PARA LOCAÇÃO - Para propiciar mais facilidade para implantação de novos negócios no estado, a construção de galpões para locação será ofertada como uma alternativa para as empresas que procuram uma forma rápida para inciar suas atividades. A previsão é que essa ação seja iniciada em novembro deste ano.

“A reestruturação da AD Diper e o processo de transição vem sendo conduzidos com muita competência pela equipe da agência, sob a liderança de Roberto Abreu e Lima, um servidor público de longa data. Tenho certeza que a Adepe, agora, está mais preparada para cumprir seu papel nesse processo de retomada da economia do País”, celebrou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

SOBRE A ADEPE – A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) é uma sociedade de economia mista, integrante da administração indireta do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). A agência tem como missão apoiar o desenvolvimento econômico e social do Estado, por meio de ações indutoras e do apoio aos setores industrial, agroindustrial, comercial, de serviços e de artesanato com foco em inovação (www.adepe.pe.gov.br).

Paulo Câmara visita novo Centro de Distribuição da Amazon em Pernambuco




O governador Paulo Câmara visitou, na última semana, as instalações do novo Centro de Distribuição da Amazon, no município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Acompanhado da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, e do presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima, o governador foi recebido pelo gerente nacional de Relações Públicas da empresa, Thomas Kampel, e pelo gerente nacional de Relações Políticas da Amazon, João Barroso. Segunda operação da empresa no Estado, o CD foi inaugurado nesta terça-feira (05.10), tem 41 mil metros quadrados – o equivalente a cinco campos de futebol – e possibilitará a criação de até 860 novos empregos na região.

“Ficamos muito satisfeitos em ver que as empresas confiam cada vez mais em Pernambuco para instalar seus negócios. No caso da Amazon, a localização estratégica e as condições necessárias para a implementação do centro de distribuição ratificaram nossa vocação para atuar como hub logístico regional. Diante de tantos desafios impostos pela pandemia temos, dentro do nosso Plano Retomada, a certeza de que essas ações são fundamentais para gerar emprego e renda para o povo pernambucano. Seguimos com essa determinação", afirmou Paulo Câmara.


Com a inauguração, a Amazon já gerou mais de dois mil postos de trabalho em 2021 apenas na área de operações no País, empregando mais de 6,3 mil pessoas no setor, além de outras vagas temporárias previstas para a Black Friday e para o Natal.

“O Nordeste é uma região de extrema importância para a Amazon. Tanto é que estamos inaugurando a nossa segunda operação em Pernambuco. Com isso, nosso intuito é aumentar a capacidade logística da empresa no País, aumentando a variedade e aproximando os produtos comercializados, melhorando a experiência dos clientes e reduzindo o tempo de entrega em nível nacional, além de gerar emprego e renda para as comunidades em que atuamos. Nós gostaríamos de agradecer ao Governo do Estado e a todos os times que trabalharam incansavelmente para nos ajudar em nossa importante expansão na região”, disse o diretor de operações da Amazon no Brasil, Ricardo Pagani.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, ter uma empresa como a Amazon no Estado revela a confiança na eficiência do polo logístico. “Além de localização privilegiada, o Estado mostra sua capacidade de dialogar com o setor privado e oferecer o apoio necessário”, ressaltou.

Com o novo empreendimento, a Amazon passa a operar um total de onze centros de distribuição no Brasil: cinco em Cajamar (SP), um em Betim (MG), um em Santa Maria (DF), um em Nova Santa Rita (RS), um em São João do Meriti (RJ) e dois no Cabo de Santo Agostinho (PE).

Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer promove aula inaugural do campo de Beach Soccer




Na manhã deste sábado ocorreu a aula inaugural do campo de futebol de areia no Parque Euclides Dourado, contando com a presença do secretário Carlos Tevano e o fundador do Instituto Geração 4, Fernando DDI.

O projeto que inicialmente vai ofertar 80 vagas para crianças e adolescentes dos 07 aos 17 anos, vai fornecer não só aulas de Beach Soccer, mas também suporte psicológico, uniformes, lanches
e materiais de modo totalmente gratuito.

Para o secretário. Carlos Tevano "Essa parceria com certeza será longa e tem tudo para dar certo pois o esporte além de uma atividade física ensina valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe, características essenciais pra qualquer ser humano". Para Fernando, o total apoio da prefeitura foi de extrema importância, dando todo suporte para que o projeto se instalasse na cidade.

Ao final da aula, Fernando DDI que além de criador do instituto é campeão do mundo FIFA de BEACH SOCCER agradeceu a todos os presentes e reafirmou a parceria, visando tornar a vida de diversos jovens melhor através do esporte.

Garanhuns nos JEPs: Aluna de escola municipal representa Agreste Meridional




Uma estudante da rede municipal de Garanhuns vai representar todo o Agreste Meridional nos Jogos Escolares de Pernambuco. Karoline Wiliane, que tem 13 anos e estuda o 8º ano na Escola Professor Antônio Gonçalves Dias (CAIC), está na expectativa para disputar na modalidade xadrez, competição que acontece nesta terça-feira (05).

A escola tem exercido apoio fundamental para Karoline. Instrutor da aluna, Aldalyo Alves, está otimista com a participação da adolescente. “Essa é uma competição importante e vamos torcer para que ela traga esse título para nossa cidade e nossa educação”, disse. Os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) são realizados anualmente pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado. A competição, que garante vaga para os Jogos Escolares da Juventude, maior certame escolar do Brasil, reúne atletas de todas as regiões de Pernambuco disputando medalhas em modalidades coletivas e individuais.

Karoline aprendeu a jogar xadrez em 2019 e no mesmo ano ano foi campeã dos Jogos Escolares na fase Agreste, além de ser bicampeã do torneio da academia Byron Veras, 5º lugar no campeonato brasileiro escolar em São Gabriel –RS e ainda carrega 4 medalhas de bronze. "Estou animada em representar minha escola e pretendo trazer essa conquista para todo agreste”, disse a aluna.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.