quarta-feira, 21 de março de 2018

Professores da Rede Municipal de Garanhuns deflagram greve em meio expediente





Não tem sido fácil a relação da gestão municipal com os servidores. Agora, mais uma demonstração da insatisfação dos trabalhadores. Professores da Rede Municipal de Garanhuns deflagraram uma espécie de greve parcial, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (21), que deve durar até a próxima terça-feira.

Neste período, as escolas funcionarão somente em meio expediente. Pela manhã, até às 09h30. A tarde até às 15h, e à noite até às 20h10.

Informações do Sinpro (Sindicato dos Professores) revelam que o movimento tem praticamente 100% de aprovação dos professores do município. No dia 02 de abril, os professores voltam a se reunir em nova assembleia para definir novos rumos da mobilização.



No Facebook, Amigos e ex-Alunos do Colégio Municipal Padre Agobar Valença querem resgatar sua história



Foi criado no Facebook o Grupo dos "Amigos do Colégio Municipal Padre Agobar Valença", um dos mais tradicionais de Garanhuns, que neste ano completa 55 anos de existência e que tem formado centenas de profissionais nas diversas áreas e que estão espalhados pelo Brasil a fora. 

O grupo tem como objetivo: 

• Resgatar a história do Colégio e fazer Jus aos brilhantes profissionais que contribuíram naquela casa de ensino para formar cidadãos capazes de modificar o meio em que vivem. 

• Reunir ex alunos para juntos organizarem atividades ao longo do ano, tais como encontros, como também contribuir de forma positiva para melhoria do Colégio. 

Para tanto os responsáveis pela iniciativa, a exemplo da amiga Rita Ferreira da Rocha, que nos passou as informações, convidam a todos que estudaram no Colégio Municipal a fazerem parte do grupo e que possam vir dar sua contribuição para aquele que tanto já contribuiu na educação de Garanhuns. 

Salve Colégio Municipal Padre Agobar Valença 

Grupo dos Amigos do Colégio Municipal Padre Agobar Valença.

Clique aqui para ir ao grupo no Facebook:

NOTA DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA SOBRE JARBAS, RAUL E A DISPUTA PELO MDB DE PERNAMBUCO

Governador tem apoiado Jarbas e Raul, que buscam na justiça a manutenção do MDB de Pernambuco, que teve seu diretório destituído pela Executiva Nacional para entregar o comando para Fernando Bezerra Coelho



"Jarbas Vasconcelos, Raul Henry e os demais integrantes do PMDB de Pernambuco honram qualquer partido político do Brasil. O que estão tentando fazer contra eles é uma das maiores violências da história política nacional. Mas essa luta não se encerrou. Ainda acredito que a Justiça há de prevalecer. Jarbas e Raul têm o nosso apoio e solidariedade".

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

V GERES capacita Agentes de Endemias de 21 municípios do Agreste



A V Gerência Regional de Saúde (V GERES), do Governo do Estado, com sede em Garanhuns, iniciou uma série de visitas aos municípios para atualização dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), sobre o Programa de Controle das Arboviroses ( doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.)

A equipe da GERES se encontra nesta quarta-feira (21) em Águas Belas, onde capacita os agentes daquele município e também de Iati, Saloá e Itaíba. Os encontros iniciaram na terça-feira (13), em Lajedo, contemplando também os municípios de Jupi, Jucati e Calçado. As capacitações acontecem em dois dias. Na quinta-feira (15), a equipe da V GERES esteve em Angelim, capacitando os ACEs daquele município e também de São João, Palmeirina e Canhotinho. Ao todo, serão cinco capacitações e atingirá os 21 municípios da Regional de Saúde, finalizando somente no início de abril.

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, está acompanhando a ação desde o planejamento. "Trata-se de uma necessidade capacitar os agentes que estão na ponta do cuidado junto à população. Para isto, viabilizamos pessoal, estrutura e veículos, para que nossa equipe pudesse contemplar todos os municípios com estas capacitações".

Os encontros com os Agentes de Combate às Endemias acontecem sob orientação da Vigilância em Saúde da V GERES, que tem a coordenação de Conceição Santana, e a equipe de monitores é formada por Antônio Gerinaldo, Eliel Duarte, Gilberto dos Santos, José Roberto, José Valter e Luiz Carlos.

Além de Águas Belas, Lajedo e Angelim, as outras capacitações regionais acontecerão em Garanhuns e Bom Conselho.

UFAPE: Proposta criando a Universidade do Agreste vai à sanção presidencial




A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da terça-feira (20), parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei criando a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede em Garanhuns. O projeto segue agora à sanção presidencial, e segundo o senador, o Ministro Mendonça Filho garantiu a chancela do presidente Michel Temer.

A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, resultará do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no mesmo município. "Apesar de ter havido avanços, o Nordeste necessita de maior oferta de cursos superiores. Com a UFAPE, estamos democratizando o maior acesso à educação universitária”, comemorou Armando.

ARTICULAÇÃO - O parecer de Armando Monteiro foi acrescentado a projeto de lei originário da Câmara que criava a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí. Como o projeto foi alterado no Senado com sua emenda, retornou à votação dos deputados. O senador articulou com as bancadas de Pernambuco e do Piauí a apresentação de requerimento de urgência, o que levou o projeto diretamente à votação do plenário, sem ter de passar novamente por cinco comissões.

Na emenda ao projeto de lei, o senador destacou que a implantação da UFAPE é “extremamente relevante para o agreste de Pernambuco”. A escolha de Garanhuns para sediar a UFAPE se justifica não apenas por aproveitar as instalações locais da Universidade Federal Rural como, pontuou seu parecer, “pela relevância socioeconômica e cultural do município, polo de desenvolvimento da microrregião do Agreste Meridional”.

A emenda de Armando Monteiro determina que os alunos do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco passam a integrar automaticamente a UFAPE. O parecer cria os cargos de reitor e vice-reitor e 600 cargos de professor na nova universidade federal, além de cargos administrativos.

O campus da Universidade Federal Rural em Garanhuns, que será transformado na Universidade Federal do Agreste, oferece atualmente os cursos de Veterinária, Agronomia, Ciência da Computação, Zootencnia, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Letras e em Pedagogia.

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Recuo do governo no projeto que tira crianças e jovens da escola veio por causa da reação rápida da sociedade, afirma Humberto

Se aprovada, a proposta favoreceria a iniciativa privada, já que com a medida 40% do conteúdo do ensino médio dado a distância na rede pública poderia ser oferecido por entidades particulares. Seria uma sentença de morte para a educação pública deste país. Imaginar que um debate como esse passe sem o conhecimento do ministro mostra, no mínimo, uma grave omissão da parte dele. E isto é inaceitável”, criticou Humberto.



 
A reação rápida de diversos setores da sociedade contra o projeto que pretendia liberar até 40% da carga horária total do ensino médio para ser realizada a distância fez com que o governo de Michel Temer (MDB) recuasse na proposta e que anunciasse possível veto ao projeto, que está sendo debatido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Segundo o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a medida aumentaria a evasão escolar e precarizaria o ensino médio.

“Um projeto como este poderia ter um efeito devastador. Você tira o aluno do ambiente escolar, reduz o contato dele com professores, diminui convívio dele com os colegas de turma, desestimula a criança, que muitas vezes vêm de um ambiente familiar vulnerável e que vê a escola como refúgio e a merenda às vezes até como o único alimento do dia. Imagina qual seria o efeito deste tipo de medida no futuro dessas crianças? Lançaram a proposta no CNE no esquema se colar, colou, mas é claro que a reação veio e foi maior do que esperavam”, afirmou o senador.

O Brasil tem uma das maiores taxas de evasão escolar do mundo. Segundo pesquisa realizada pelo Insper (Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia), cerca de três milhões de jovens de 15 a 17 anos abandonam os estudos, não vão se matricular para o ano seguinte ou serão reprovados. O valor equivale a 27% dos 10 milhões de adolescente que deveriam, de acordo com a Constituição, estar frequentando a escola.

Para Humberto,o governo Temer tentou "dar mais um golpe no ensino médio brasileiro". Para ele, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), foi, no mínimo, omisso ao deixar uma aberração dessa natureza avançar e só anunciar que vetaria a proposta depois que ela foi divulgada pela imprensa.

“Há uma clara falta de comprometimento da atual gestão do com a qualidade do ensino público neste país. É impressionante que aquilo que tudo que conseguimos avançar durante as gestões do PT vem sistematicamente sendo desmontado pelo governo Temer, especialmente na área da educação. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.