sexta-feira, 9 de maio de 2014

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2015


O Programa Jovens Embaixadores iniciou nesta quarta-feira (07) as inscrições para sua edição 2015. A iniciativa, promovida pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com as secretarias estaduais de educação e a Associação Brasil América (ABA) selecionará 35 jovens de 15 a 18 anos, estudantes da rede pública de todo o país. Os vencedores vão representar o Brasil nos Estados Unidos, durante três semanas. 

Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher os requisitos exigidos pelo programa que disponíveis no site do Jovens Embaixadores . Para se inscrever o estudante deve preencher a ficha de inscrição disponível aqui. 

A seleção se dará em seis etapas compostas de análise de perfil e provas de inglês e entrevistas. Os vencedores embarcarão no dia 09 de janeiro de 2015 para a capital americana, Washington DC e outras localidades do país, onde permanecerão até o dia 31 de janeiro. 

Nos EUA, os brasileiros participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitarão escolas e projetos sociais e participarão de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após a primeira semana em Washington, o grupo será dividido em subgrupos e cada um deles viajará para um estado diferente nos Estados Unidos, onde serão hospedados por uma família americana, assistirão aulas com jovens da sua idade, e protagonizarão atividades sociais/culturais na comunidade, realizando apresentações sobre o Brasil.

 
Fonte: SEE
Fotos: Divulgação

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

PROGRAMAÇÃO: II Bienal Internacional do Livro do Agreste tem início em Garanhuns



Garanhuns se prepara para receber, a partir de amanhã (09), com a solenidade de abertura do evento, a partir das 19h, e até o dia 18 de maio, a II Bienal Internacional do Livro do Agreste. Toda a estrutura do maior evento de literatura do interior de Pernambuco já está pronta para receber pessoas de diversos lugares do Brasil. O espaço vai reunir mais de 100 editoras de diversos segmentos literários com uma programação que inclui palestras, debates, recitais, conversas literárias, intercâmbio literário-cultural, Feira do Livro, praça de alimentação, café literário, tenda de autógrafo e espaços voltados para o público infanto-juvenil. O evento também homenageia o mestre Dominguinhos e a escritora garanhuense, Luzinette Laporte.

O Governo Municipal preparou uma programação especial para os visitantes da Bienal. Estandes foram montados para receber as ações da Secretaria de Educação, da Indústria do Conhecimento (IDC) do Serviço Social da Indústria (Sesi) - em parceria com a Secretaria -, e o espaço com a Sala de Leitura. A programação para esses ambientes incluem contações de história e de contos populares, apresentações culturais, oficinas de música, entre outras atividades.

A II Bienal Internacional do Livro do Agreste é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com o patrocínio do Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Empetur e Sesi, o apoio da Editora Cepe, Editora Construir e Agência Tante e a produção de Pitanga Promo.

Confira em nosso site oficial a programação completa: www.garanhuns.pe.gov.br.

SORTEIO dos apartamentos do Residencial Castainho em Garanhuns



A Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Habitação informa que na próxima terça-feira (13), na Escola Municipal Governador Miguel Arraes, localizada na Rua José Sales Santana, S/N, bairro Severiano Moraes Filho, a partir das 8h, haverá o sorteio dos contemplados para o Empreendimento Residencial Castainho, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2). Os beneficiários devem comparecer ao evento munidos de RG(Identidade) e CPF.

Na quarta-feira (14), quinta-feira (15), e sexta-feira (16), serão realizadas as vistorias dos apartamentos, onde os beneficiários serão conduzidos aos seus imóveis para fazer a identificação e avaliar sua moradia, neste momento é necessário levar documento de identificação. 

No dia 20 de maio, haverá a assinatura dos contratos dos contemplados com o Empreendimento Residencial Castainho, também na Escola Governador Miguel Arraes. A Secretaria informa ainda, que a inauguração oficial e a entrega das chaves dos empreendimentos está prevista para o dia 04 de junho.

A lista com os nomes dos contemplados ficará afixada na Secretaria de Assistência Social a partir da segunda-feira (12).

UPAE Garanhuns oferece serviços de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Assistência Social‏

Equipe da UPAE Garanhuns

Ambiente totalmente adaptado para o atendimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Dona Maria Aparecida, de Capoeiras, em antedimento com a Assistente Social da UPAE

A UPAE Garanhuns, além das especialidades médicas, oferece diversos serviços de saúde aos pacientes que residem nos municípios que fazem parte da V Regional de Saúde de Pernambuco, encaminhados pelas secretarias municipais, após terem passado nos ambulatórios dos Postos de Saúde e serem encaminhados para os especialistas.

Além das consultas médicas, os pacientes contam também com exames e cirurgias, e também com especialidades como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Assistência Social.

“Dispomos de um serviço de saúde completo. O médico especialista da UPAE encaminha o paciente dentro da própria unidade, e aqui mesmo oferecemos a maioria dos serviços que ele precisa, com alto grau de resolutividade” – Explica o Coordenador Médico da UPAE, Dr. Franco Junqueira.

No atendimento, o médico pode constatar que o paciente precisa de outros serviços, além da própria consulta, e encaminha para Assistência Social, por exemplo. Distúrbios na fala, dificuldades de locomoção, desnutrição, etc, têm sido freqüentes, e a equipe da UPAE Garanhuns tem ofertado com qualidade e agilidade estes serviços à população do Agreste. Foi assim com Dona Maria Aparecida (foto), de Capoeiras, que recebeu diversas informações e acompanhamento da Assistente Social da unidade. “Fui muito bem atendida. Foi tudo muito bom, graças a Deus” – disse ao sair do atendimento na UPAE Garanhuns.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos:

Fonoaudiologia: Prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita.
Nome: ANAIRDA FERNADES DE SOUZA MOURA
Horário de atendimento: Segunda, terça, quarta e sexta.

Fisioterapia: Previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função.
Nome: NATALYA MARIA CAVALCANTI VAZ GALINDO
Horário de atendimento: Segunda, terça, quinta e sexta.

Terapia Ocupacional: Utiliza atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais. O profissional faz uso de tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais.
Nome: ANDRESSA DE OLIVEIRA FERRO
Horário de atendimento: Segunda a sexta.

Nutricionista: Trabalha na adequação do estado nutricional dos indivíduos, evitando doenças e promovendo a saúde. Esse profissional trabalha com as Ciências da Nutrição e Alimentação, pesquisando, orientando e controlando a alimentação dos seus pacientes, seguindo dados de exames feitos por eles.
Nome: MARIA DAIANA MONTEIRO DE MORAES
Horário de atendimento: Segunda a sexta.

Psicologia: Trabalha os processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social, procurando descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano.
Nome: MONA LIZZA DE VASCONCELOS LIMA
Horário de atendimento: Terça, quarta e quinta.

Assistente Social: tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.
Nome: VALDERÊS BARBOSA RODRIGUES DE LIMA
Horário de atendimento: Segunda a sexta.

Secretaria da Mulher realiza ação na véspera do Dia das Mães



Neste sábado (10), em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no domingo (11), a Secretaria da Mulher estará realizando panfletagem e entregando lembrancinhas às mães de Garanhuns. A ação será no Espaço Colunata, localizado na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade, das 8h às 12h.

A secretária da Mulher, Eliane Simões, fala sobre a ação na véspera de um dia tão especial. “Nós queremos criar essa sensibilização através da Secretaria Itinerante e informar também quais são os nossos trabalhos, orientando as mulheres do município de como procurar os nossos serviços. Aproveitando a véspera de um dia tão especial, nós faremos a entrega de lembrancinhas às 70 primeiras mães que chegarem no local”, comenta.

DER: Antonio João Dourado vistoria reinÍcio da obra de pavimentação da PE 193 em Capoieras


Antônio João e Marcantônio Dourado com Neide Reino e lideranças em Capoeiras


Recomeçou na semana passada, a obra de pavimentação da PE 193 no trecho Capoeiras – São Bento do Una. O presidente do DER Dr. Antonio João Dourado esteve na cidade de Capoeiras nesta quinta-feira (08), vistoriando a obra. Homens e maquinas da Construtora TAMASA Engenharia já estão trabalhando no trecho de cerca de 5 km que falta para a conclusão da obra que estava paralisada há cerca de dois anos. 

No inicio da tarde, o presidente do DER acompanhado do deputado Marco Antonio Dourado e da prefeita Neide deram uma entrevista ao radialista Ernandes Oliveira na rádio Jovem Cap FM, em seguida se dirigiram até o canteiro de obras na PE 193. Acompanhando a visita também estiveram, um engenheiro do DER e outro da construtora TAMASA.

Antonio João Dourado disse que a realização da obra de pavimentação da PE 193 esta garantida; e que todos os compromissos que foram assumidos pelo ex-governador Eduardo Campos serão cumpridos, que a população ficasse tranquila, pois não há mudanças de rumo. Ele disse também que o prazo para a conclusão da obra é dezembro de 2014.

Segundo uma nota divulgada pelo DER no mês de fevereiro, a PE 193 Capoeiras – Caetés tem 39,3 km, dos quais 33 km já estão concluídos. E o trecho de cerca de 5 km que falta ser concluído e inclui a construção de três pontes custará R$ 7, 5 milhões.

Raimundo Lourenço

Mateus Alves concorre em Prêmio da Música Brasileira

O garanhuense Mateus Alves, Diretor de Arte e Sócio-Diretor da Alves Motos Honda, concorre na categoria Melhor PROJETO VISUAL de um dos maiores e mais importantes prêmios da Música Brasileira com o trabalho criado para o artista pernambucano Lula Queiroga com o album "Todo Dia é o Fim do Mundo".

Mateus concorre ao lado de outros dois grandiosos trabalhos de Adriana Calcanhoto e Ney Matogrosso.

A cerimônia será realizada no dia 14 de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.



Sobre o Prêmio:
Lançada em 1987, a premiação incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos. 
Faz isso celebrando a música nacional: a cada ano, homenageia um artista brasileiro. Em 2014, pela primeira vez em sua história, o Prêmio vai homenagear um ritmo: o Samba.

Um conselho – formado por Gilberto Gil, João Bosco, Yamandú Costa, Wanderlea, Arnaldo Antunes, Antonio Carlos Miguel e pelo idealizador do Prêmio, José Maurício Machline – determina o regulamento,  o homenageado e o os 26 jurados que formarão o júri a cada edição. São críticos, jornalistas e músicos que definem os selecionados e os três finalistas: ao todo, são 111 indicados. O resultado é revelado na festa de entrega, numa noite sempre emocionante.


Boa sorte, Mateus. Estaremos na torcida!

Fernando Ferro faz defesa de Reserva Ecológica em Pernambuco

O deputado Fernando Ferro tem acompanhado a Agenda 14 com o senador Armando Monteiro. Este final de semana estará em São José do Egito e Salgueiro. 

Em Brasília, demonstrou sua preocupação no seu pronunciamento na Câmara dos Deputados com a demora que vem ocorrendo, no processo de criação da nova Reserva Extrativista do Estuário do Rio Sirinhaém, em Pernambuco, para que venhamos a ter a proteção ecológica definitiva dos belos manguezais e das demais áreas de mata atlântica, localizados no Estuário do Rio Sirinhaém, entre o município de mesmo nome e a cidade de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco.

Esta nova Unidade de Conservação Federal é fundamental para a preservação ambiental da biodiversidade da região, assim como para a garantia de subsistência das comunidades tradicionais.

Polícia Federal conclui treinamento em Garanhuns

A Polícia Federal concluiu hoje (09), em Garanhuns, um curso de capacitação com seus policiais que irão atuar durante a realização da Copa do Mundo da Fifa 2014 na capital do Estado. A agente de Polícia Federal, Rossana Carvalho, concedeu entrevistas que devem estar sendo veiculado em emissoras de rádio sobre a importância da ação e do apoio recebido pelo Governo Municipal para a realização das atividades. 

Na próxima semana, haverá outro treinamento na cidade. Chamou a atenção das pessoas na Avenida Santo Antônio a quantidade de viaturas da Polícia Federal circulando pelo centro, e principalmente no Palácio Celso Galvão.

Jarbas lidera dissidência no PMDB a favor de Eduardo Campos


Este blogueiro com Jamildo Melo
Ex-adversário convertido à aliado em 2012, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) articulou o apoio de 11 senadores e deputados federais à candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. O encontro ocorreu em um jantar no apartamento do senador em Brasília. Começou às 20h30 dessa quarta-feira (7) e terminou na madrugada desta quinta (8).

Participaram da reunião os senadores Pedro Simon (RS), Luiz Henrique (SC), Ricardo Ferraço (ES), Waldemir Moka (MT) e dos deputados federais Raul Henry (PE), Fábio Trad (MS), Danilo Forte (CE), Darcísio Perondi (RS), Osmar Terra (RS) e Geraldo Resende (MS).

As articulações do senador com lideranças do PMDB nos estados foram um pedido do próprio Campos, que já declarou em entrevistas que não governará com algumas lideranças antigas do partido, como o senador maranhense José Sarney (PMDB-AP).

O senador pernambucano abriu o jantar defendendo a candidatura do socialista. Depois, os parlamentares apresentaram a situação em seus estados. Jarbas acredita que pode conseguir o apoio de até 15 dos 72 deputados federais peemedebistas.

GARANHUNS: Infraestrutura urbana em debate no Conselho de Política Urbana‏ e na Câmara Municipal




Foi realizada, ontem (07), na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores de Garanhuns, a reunião do Conselho de Política Urbana, presidida pelo secretário de Planejamento, Fernando Nunes de Souza. Em pauta, o Projeto de Lei nº 04, de autoria do Poder Executivo Municipal, que trata de um dos quesitos mais importes para a mobilidade e acessibilidade da cidade, estabelecendo regras legais para a construção, correção e manutenção das calçadas. A proposta está sendo analisada pelo Poder Legislativo.

Os integrantes do conselho discutiram, também, importantes aspectos do processo de atualização do Plano Diretor Participativo – PDP, já que essa peça de gestão, completados cinco anos de vigência, pede atualizações que o coloque em sintonia com dinamismo atual da cidade. “Nossos conselheiros também debateram os desdobramentos do projeto que altera o plano de caminhamento da duplicação da BR 423, em apreciação para a aprovação do DNIT. Outros projetos também foram apreciados, sempre levando em conta os ditames das leis”, disse o secretário Fernando Nunes.

A reunião contou, além da presença da equipe da Secretaria de Planejamento - Fernando Nunes, Geraldo Góes e Mariana Braga –, com a representação da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Secretaria de Assistência Social, ADVAMP, Associação dos Sem Teto, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e das vereadoras Luzia Cordeiro da Silva e Nelma Carvalho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.