GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

terça-feira, 28 de julho de 2020

Estou entusiasmado com possibilidade de governar Olinda, diz João Paulo (PC do B)


Em live pelo Instagram do Portal de Prefeitura (@portaldeprefeitura), o deputado João Paulo (PCdoB), pré-candidato a prefeito de Olinda, afirmou que a cidade carece atualmente de uma administração capaz de tomar iniciativas, formar parcerias e governar para todos.

Segundo ele, o atual prefeito tem se pautado por privilegiar determinados grupos, em detrimento da grande diversidade que caracteriza a população olindense, enquanto se descuida de aspectos cotidianos, como a limpeza pública.

“Estou entusiasmado com possibilidade de governar Olinda, pois ela tem enorme potencial para ser uma cidade de importância mundial, por sua riqueza arquitetônica e sua cultura”, observou João Paulo.

“Temos que elevar esse potencial, em todas as áreas, e ao mesmo tempo cuidar das pessoas, sem qualquer tipo de discriminação, e com políticas públicas capazes de atender às necessidades básicas em Saúde e Educação, por exemplo, que não estão sendo atendidas no momento”.

De acordo com João Paulo, o prefeito eleito em 2016 até agora não apresentou uma ideia inovadora para a cidade e é a cara de Bolsonaro em Olinda.

“Ele representa um governo federal nazifascista, homofóbico, despreparado e que tem se colocado contra as conquistas dos trabalhadores”, disse o deputado. “Olinda não combina com isso”, acrescentou. O deputado disse ainda que chega à disputa pela prefeitura de sua cidade natal com experiência que considera importante: os dois mandatos como prefeito do Recife, dos quais saiu com 88% de aprovação popular.

GovernoPE e BNDES firmam acordo para realização de estudos para concessão de trechos de quatro rodovias estaduais

Concessão de272 quilômetros da PE-045, PE-050, PE-060 e PE-090 poderão gerar investimentos da ordem de R$ 850 milhões

O Governo de Pernambuco e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmaram acordo para a realização de estudos que irão avaliar a viabilidade de concessão de trechos de quatro rodovias à iniciativa privada. O contrato, firmado nesta semana, contempla 272 quilômetros da PE-045*, PE-050**, PE-060*** e PE-090****, que cortam 30 municípios pernambucanos. A expectativa é que a iniciativa gere investimentos de até R$ 850 milhões ao longo do prazo de concessão e que o leilão seja realizado até 2022.

Pelo acordo firmado, BNDES definirá o escopo dos estudos a serem realizados, contratará os consultores para suporte à execução do trabalho, coordenará e fiscalizará o trabalho o desenvolvido. Pelo lado do governo, a gestão será da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Habitação (Seduh), por meio do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (PPPE), e da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. O contrato firmado é decorrente de um acordo de cooperação técnica firmado em 2017 entre o governo e o banco com o objetivo de avaliar projetos de concessão que sejam viáveis e economicamente interessantes para o Estado.

Além de gerir os estudos, BNDES promete realizar roadshows junto a potenciais interessados na concessão e dará o apoio necessário à realização do procedimento licitatório para transferência do empreendimento à iniciativa privada.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, acredita que o projeto trará uma série de benefícios não só às rodovias, mas também às cidades que são cortadas por estas estradas. “Não se trata apenas de uma requalificação de estradas. A concessão traz a reboque a possibilidade de crescimento das economias locais, com a facilitação dos acessos, com o incremento da circulação de mercadorias e mais investimentos. É uma iniciativa que tem potencial para mudar a realidade de várias localidades espalhadas pelo Estado”, pondera o secretário.

“O Estado tem dedicado todos os esforços no sentido de inovar na gestão da malha viária, sobretudo, pela sua importância para o desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, os estudos a serem realizados serão fundamentais para que Pernambuco possa traçar estratégicas com o objetivo de garantir novos investimentos voltados para a infraestrutura viária. Temos expectativas muito positivas com relação ao projeto e de que ele traga inúmeros benefícios, como melhoria na trafegabilidade, segurança e conforto para a população”, acrescenta a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Além das rodovias estaduais mencionadas, o BNDES também estudará a possibilidade de concessão para trechos de 719 km de extensão, das rodovias federais BR-101 e BR-232, localizadas em Pernambuco, no âmbito de contrato assinado entre o BNDES e o Ministério da Infraestrutura (MINFRA), em maio de 2020. O referido contrato contempla estudos para concessão de até 7.213,7 km de rodovias federais espalhadas por todo o Brasil.

"O BNDES está preparado para ajudar o País na retomada da economia, com um foco especial nas regiões Norte e Nordeste, gerando impacto social. Para isso, temos uma carteira de projetos em estruturação com potencial de gerar investimentos estimados em R$ 200 bilhões. A atuação do Banco segue o conceito de “one stop shop” para o cliente público, começando na concepção dos projetos, conjugando os objetivos das políticas públicas com a viabilidade do ponto de vista do futuro investidor. Em seguida é feita a estruturação propriamente dita, com o apoio de consultores especializados, caminhando até a fase da ida a mercado, com o leilão do projeto. O BNDES permanece atuando no pós-leilão, dando suporte caso haja qualquer judicialização. Caso necessário, o BNDES pode ainda prover o financiamento para implementação do projeto”, agrega o diretor de infraestrutura, concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão.

* Rodovia que liga Escada a Vitória de Santo Antão
** Rodovia que liga Limoeiro a Vitória de Santo Antão
***Rodovia que liga o Cabo de Santo Agostinho ao Litoral Sul
**** Rodovia que liga Carpina a Toritama

Nota de Pesar - Mestre Aprígio

NOTA DE PESAR

O convívio com os vaqueiros desde a infância, no Sertão pernambucano, e seu grande talento para o artesanato, fizeram do Mestre Aprígio um dos maiores artistas brasileiros no trabalho com o couro. Autor de lindas peças, seus chapéus, gibões e sandálias vestiram nomes como Luiz Gonzaga, Gonzaguinha e Dominguinhos, entre tantos outros. Eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2019, seu legado permanecerá como uma referência indelével no cenário artístico e cultural do nosso Estado. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos neste momento de dor.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

O poder centralizador de Izaías prejudicou Garanhuns



Tivemos nas duas últimas gestões em Garanhuns o prefeito Izaías Régis com estilo centralizador, não muito adepto a reuniões para planejamentos e monitoramentos, exerceu a função de forma empírica. É fato que demonstra amor por Garanhuns, mas não é o único apaixonado por esta cidade.

Com seu estilo, atraiu para si todas as qualidades e defeitos de sua gestão. Nenhum secretário ou vereador aliado conseguiu aparecer e as respostas nas urnas para seus candidatos recentes foram pífias, não consegue repassar votos. Ou seja, seu estilo personalista só beneficia ele próprio. Em um universo de cerca de 90 mil eleitores, deu pouco mais de cinco mil votos a seu deputado federal (Sílvio Costa) e menos de quatro mil a seu estadual, Álvaro Porto, que desapontado parece ter se afastado do prefeito. 

Izaías trabalhou também para impedir que novas lideranças políticas surgissem em Garanhuns. Na campanha anterior de deputado, apoiou Zaqueu com único intuito de mostrar sua força no município, mas sem o mínimo desejo de que ele fosse eleito. Não arregimentou apoios na região que tornassem possível aquele projeto. Na campanha de 2018 apoiou candidatos de fora para não dar asas aos de Garanhuns. Deu errado. Para vereador, tem também seus escolhidos e faz tudo para elegê-los, evitando o surgimento de verdadeiras lideranças populares.

No seu centralismo político sempre atacou seus adversários políticos e setores da mídia que lhe criticassem. Seu poder centralizador e vaidade política alimentam sua vontade de ser reconhecido como maior prefeito da história, e para isto atacou até os prefeitos que o antecederam, e quis a ironia do destino de ter que aceitar a pré-candidatura de Silvino Duarte, já que não conseguiu decolar a candidatura de Haroldo Vicente, seu vice, e que ele sempre acreditou que o faria prefeito com facilidade.

Em sua vontade de tomar conta politicamente de Garanhuns, não poupou esforços para eleger os 13 vereadores, provando que toda unanimidade é burra, pois pouco tempo se manteve. Barco lotado afunda. Mas queria provar sua força.

Izaías usou todos os meios para atacar o governo estadual, levando a população a rejeitar o governador. O método era simples. Em eventos e encontros, agradecia os investimentos e se dizia amigo. Mas para a mídia, discursos e rodas de conversa sempre atacou, passando sempre a mensagem que Paulo Câmara odeia Garanhuns. Izaías chegava a ir à Recife dar entrevistas a emissoras de rádio para levar este mote à mídia. Como era quase uma unanimidade em Garanhuns, o discurso pegou. Não há uma só frase do governador contra Izaías, e pelos investimentos do estado em Garanhuns, esta visão do prefeito não se sustenta, mas a população assimilou este discurso raivoso. Vale lembrar que foi com apoio de Eduardo Campos e Lula que Izaías se elegeu prefeito. Hoje bate nos socialistas e apoiou Bolsonaro para presidente.

Para manter este discurso contra Paulo Câmara, Izaías criou uma barreira e um distanciamento. Não manteve o diálogo institucional que se espera entre gestores, independente de suas diferenças políticas. Ao longo dos anos, esta situação prejudicou Garanhuns. O clima bélico nunca é bom.

Para manter a sensação de bom gestor, investiu nas festas, e isto ele faz bem. São momentos onde todos estão felizes, recebemos turistas, grandes artistas, movimenta a cidade, embeleza... É a Garanhuns de sonhos que todos querem. Mas a periferia estava recebendo asfalto de péssima qualidade, os PSFs com problemas, obras paradas espalhadas pela cidade (escolas, creches, CEAGA, etc). Problemas com funcionalismo municipal, agentes de saúde, guardas, professores, administrativos...

E chegou a pandemia para mostrar que a gestão não se sustentava no social. A saúde municipal nunca foi prioridade.

Mas ao longo dos anos fomos vendo um prefeito forte, com discurso contundente contra o governador, que realizou grandes festas, mas deixou um vazio de ações sociais que estão sendo cobradas agora pela população. 

Izaías se elegeu prometendo o contrário do seu fim de gestão. Iria incentivar o surgimento de novas lideranças políticas, iria trabalhar com a participação da sociedade... E o que vemos é o retorno ao passado, o cerseamento político e a centralização. Vai deixar a prefeitura e se eleger deputado estadual. E seu candidato é Silvino. Ou seja, a Garanhuns do futuro de Izaías é voltar 20 anos no tempo.

Ninguém segura a primavera. Garanhuns cresce (historicamente) quando temos participação de diversos atores políticos trabalhando pela cidade. A eleição de Sivaldo Albino possibilitou abrirmos um bom canal de diálogo com o governo do estado, em apenas um ano já vemos um novo espaço de Garanhuns em Pernambuco, sem brigas. Fernando Rodolfo tem se movimentado em Brasília, devemos apoiá-lo. Garanhuns vai encorpando diversas lideranças e o momento é propício a novas conquistas. Temos na memória Cristina, José Tinoco, Ivo e José Cardoso, todos eles deputados, quer fosse em Brasília ou Recife, brigando por Garanhuns. Queremos isto de novo, queremos a pluralidade e não o centralizamos que persegue e impede vozes contrárias.

Acho que Izaías poderia entender este novo momento, até ajudar esta Garanhuns que pede passagem e não tentar novamente centralizar tudo, pois o que aparentemente parece ser positivo na prática impede o desenvolvimento político e o trabalho daqueles que têm muito a contribuir com nosso município.

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