quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

IMPEACHMENT: Dilma nas mãos do PMDB, tem o que Temer?



O impeachment da Presidente Dilma, antes impossível, passou a ser assunto natural nas rodas de conversas políticas, isto porque a eleição da Câmara dos Deputados mostrou a perda de poder do governo sobre a Casa Legislativa. Somando os votos conseguidos por Eduardo Cunha (PMDB), que lhes deram a vitória no primeiro turno, aos conseguidos pela oposição, representada por Chico Alencar e Júlio Delgado, representa mais de 70% sobre os votos conseguidos por Arlindo Chinaglia, o candidato do PT, que teve pouco mais de 130 votos do total dos 513 deputados. Arlindo engavetaria qualquer pedido, Cunha não!

Isto mostra que a situação de Dilma na Câmara pode complicar, é lá que se inicia e é votado o impeachment. Para impedir, o Governo terá que abrir o cofre, que está cada vez menor, e ainda nomear um monte de gente, e disto o PMDB gosta, Aliás, o PMDB e todos os partidos governistas por natureza. A pressão pode ser por mais cargos e influência. 

Mas, se o PMDB pode ter o bolo todo, porque se satisfaria com uma fatia?

O partido tem hoje os presidentes das duas casas legislativas, com Eduardo Cunha, na Câmara, e Renan Calheiros, no Senado Federal, este é um aliado inconteste do Governo Federal, mas... E se o seu partido fosse promovido à Presidência da República?

De qual partido é o Vice-Presidente da República? PMDB.

Michel Temer trabalhou, em silêncio, pela vitória de Eduardo Cunha na Câmara. Herdaria o trono numa queda de Dilma. Uma espécie de Itamar Franco, daquela era Collor, só que mais articuloso e com poder sobre um grande partido. Naquela época, a presidência caiu no colo do mineiro, considerado meio excêntrico, digamos assim. Temer respira articulação política.

Para chegar aquele impeachment, alguns fatores foram fundamentais: Casos de corrupção; Perda de poder político; Perda de apoio da grande mídia e o povo nas ruas: Os Cara-Pintadas.

Além disso, Dilma e o Governo Federal têm quebrado prefeituras e estados, com repasses cada vez menores e obrigações cada vez maiores. A reclamação é generalizada.

Um quadro que se desenha parecido com aquele, embora o Governo possa dar a volta por cima, pois tem estrutura partidária, coisa que Collor não tinha.

As medidas duras anunciadas recentemente são anti-populares, está tudo aumentando, e o fogo amigo pode ser pior que a oposição para o Governo Federal, que perde a mão na economia, entra nas garantias sociais e vê a rejeição crescer a cada dia.

Collor tinha um PT feroz na oposição, coisa que Lula e Dilma não tiveram nestes 12 anos. Mas a oposição está se reconstruindo e vive o melhor momento pós-Lula.

Neste momento, o Governo Dilma precisa urgente do novo partido do Kassab, para tentar tirar o amplo poder do PMDB e fazer um furo nos partidos de oposição, atraindo com a chave do cofre quem queira se integrar à base aliada.

E aí? Vocês acham que veremos um novo pedido de impeachment sendo debatido no Congresso Nacional? Dilma tem o que Temer?

Mais Oportunidades: Governo e IFPE ampliarão parcerias no ensino técnico‏



O ensino técnico e a qualificação profissional marcaram presença, mais uma vez, na agenda do governador Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual reuniu-se, nesta terça-feira (3), no Palácio do Campo das Princesas, com a reitora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Cláudia Sansil, e comitiva composta por 15 integrantes, entre diretores gerais e pró-reitores. Em pauta, a ampliação da parceria do Governo do Estado com os institutos de Pernambuco e do Sertão. Secretário estadual de Educação, Fred Amancio também participou do encontro.

Paulo Câmara reiterou seu compromisso em fortalecer a integração das escolas técnicas estaduais com as federais, e destacou a importância de potencializar as oportunidades para as futuras gerações. “Quando fazemos o recorte das nossas escolas técnicas, nos deparamos com uma média 5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Isso mostra, claramente, que se continuarmos investindo em escola técnica e no ensino em tempo integral, Pernambuco tem tudo para, no futuro, ser o melhor ensino público do Brasil”, argumentou.

Entre os temas debatidos na reunião também figurou a criação de vagas em cursos de formação inicial e continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), especialmente para população carcerária. A reitora do IFPE também propôs a formatação de um prêmio de inovação e uma articulação maior entre as redes das escolas técnicas estaduais, as unidades do IFPE e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

“É um encontro histórico, um governador sensível às causas da Educação, que, com um mês de efetivo exercício do cargo, já nos acolhe de uma maneira extremamente positiva. Muito focado em planejamento e ações que possam vir a ser realizadas. Realmente percebemos no governador a vontade de fazer com que, através da Educação, continuemos a mudar cenários em Pernambuco”, afirmou Cláudia Sansil.

OBRAS EM RODOVIAS FEDERAIS: Preocupado com andamento, Humberto quer comissão para acompanhar obras

Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, Armando e Humberto

Preocupado com o andamento do projeto do Arco Metropolitano do Recife e de outras obras em rodovias federais em Pernambuco, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), protocolou nessa terça-feira (3) requerimento para a criação de uma comissão temporária externa para acompanhar os empreendimentos.

Os cinco parlamentares que deverão compor o colegiado, conforme prevê o documento apresentado por Humberto, serão responsáveis por fiscalizar a execução do Arco e das obras de duplicação da BRs 104 - que passa por Caruaru, Toritama e Taquaritinga do Norte - e 423, no trecho entre São Caetano e Garanhuns.

O senador explica que o objetivo da comissão é avaliar e monitorar o andamento dos três projetos no Estado, que são viabilizados com recursos federais, pois considera essenciais para o desenvolvimento da região Nordeste. “Sendo assim, considera-se relevante a intervenção do Senado, como Casa fiscalizadora”, ressalta no requerimento.

Ele detalha o estágio atual em que as obras estão. No caso da BR-104, Humberto lembra que o Governo do Estado assumiu o empreendimento em 2009, mas, por problemas de ordem técnica, suspendeu-o.

Já a duplicação da BR-423, segundo ele, está atrasada devido às modificações no projeto original, pois as obras ocasionaram prejuízos ao trânsito em Garanhuns, considerado um dos polos de saúde e educação de Pernambuco.

O Arco Metropolitano, por sua vez, fundamental para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife, tem dificuldades no lote 1 em razão da necessidade de transposição de uma Área de Proteção Ambiental (APA) na mata de Aldeia, onde há mananciais e nascentes de rios. O projeto original teve que ser refeito por exigências ambientais e o traçado original acabou ampliado em mais de 20 quilômetros.

Porém os municípios de Igarassu, Itapissuma, Paulista, Abreu e Lima e Araçoiaba, que foram retirados do novo projeto, manifestaram descontentamento com a medida, alegando que as cidades que governam sofreriam prejuízos econômicos pela exclusão no traçado alternativo. O líder do PT explicou que esse foi um dos motivos que o levou a procurar o novo ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, no fim de janeiro. “Queremos trabalhar para conciliar preservação ambiental com desenvolvimento", afirma.

Para discutir ainda mais a questão, Humberto pretende realizar uma audiência pública com todos os atores envolvidos no processo, entre eles moradores de Aldeia, para buscar o melhor caminho. O ministro dos Transportes e o senador licenciado e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, deverão participar do ato, bem como o senador Douglas Cintra (PTB-PE), que subscreveu o requerimento de criação da comissão externa juntamente com Humberto.

Já o lote 2 do Arco deve ser licitado até o mês que vem, conforme anunciou Humberto no último dia 29, após participar de uma reunião com o ministro Antônio Carlos Rodrigues. Esse lote, que mantém o traçado original do projeto, vai viabilizar o trecho que sai da BR-408, em Paudalho, até a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, fazendo conexão com a BR-232 na altura de Moreno.

Ivan Rodrigues envia Nota de Esclarecimento a Magno Martins

Meu caro Magno:

Antes de mais nada, quero realçar a nossa amistosa relação, sempre marcada pelo respeito e consideração recíprocos, razão pela qual estranhei muito os termos de sua postagem de hoje referindo-se a uma pretensa demissão minha através de um título espetaculoso de “FIGUEIRA DEMITE IVAN E GERA CRISE NO PSB”, razão pela qual analiso abaixo a absoluta improcedência da matéria:

a) Pra começo de conversa, o Secretário da Casa Civil não demite ninguém, uma vez que é atribuição específica e exclusiva do Sr. Governador;

b) Desconheço qualquer ato do Sr. Governador relativo ao meu cargo atual. Sobre este aspecto, tenho a lhe informar que recebi um honroso convite do Governador para a sua Assessoria Especial e ainda vamos conversar a respeito;

c) Todos que me conhecem sabem que não sou homem de receber “recado por portador” de ninguém e, muito menos, por parte de Figueira por força de uma grande amizade que une nossas famílias, desde seus tios e seu pai, há mais de 50 anos;

d) Todo o mundo sabe que sempre falo o que penso e, por vezes, escrevo e assino embaixo. Por isso mesmo não serei usado nunca como fator de desagregação do meu partido e do meu governo, mesmo porque não consigo imaginar qualquer relevância minha como fator de crise a originar notas de desagravo do PSB;

e) A questão de salas, meu caro Magno, é de uma indigência atroz, pois Dr. Renato já está instalado com a sua equipe e sua Secretaria no CECON;

Finalizando, agradeço-lhe a divulgação deste desmentido, sem perder a oportunidade para observar que o caro amigo deve procurar outros, uma vez os seus atuais informantes padecem de credibilidade.

Grande abraço de Ivan Rodrigues

PETROBRAS: Adeus de Graça!



A presidente da Petrobras, Graça Foster, findou sua gestão na Petrobras, ela e outros cinco diretores da empresa renunciaram ao cargo, informou a estatal nesta quarta-feira (4). Findando meses de problemas e investigações que mostraram desmandos bilionários na mais importante empresa nacional.

Amiga de Dilma, Graça por incompetência ou a serviço do esquema pesado que funcionava lá dentro, deixou correr frouxo o maior escândalo de propinas do país, que pode ter abastecido uma rede política e gerado um rombo de mais de 80 bilhões de reais, segundo a própria Petrobras.

Em comunicado emitido na manhã desta quarta, a empresa afirma que “o Conselho de Administração se reunirá na próxima sexta-feira, dia 06.02.2015, para eleger nova Diretoria face à renúncia da Presidente e de cinco Diretores”.

O mercado gostou da notícia. O governo nem tanto. Enquanto Graça era a vidraça, as manchetes não chegavam no governo. Fica um questionamento: Graça sabia dos desvios bilionários?

Mesmo com todo o mar de lama, Graça renunciou ao cargo e não foi demitida por Dilma.

De qualquer forma, como diz a gíria: Já Vai Tarde!

Ivan Rodrigues desmente demissão e problema com Figueira

Acabamos de falar com Dr. Ivan Rodrigues, para buscarmos saber pessoalmente sobre a postagem do jornalista Magno Martins, que afirma que o antigo socialista, Arraesista histórico, teria sido demitido da Secretaria-Executiva da Casa Civil, por Antônio Figueira, para que Renato Thiebaut pudesse ocupar sua sala. Magno disse que a situação geraria um mal-estar entre o governo e o PSB, aprofundando uma suposta crise.

Ivan reagiu com veemência, disse que não era verdade, que não tem problema algum com Figueira e que estava redigindo uma nota neste exato momento. 

Já existia uma possibilidade de Ivan assumir uma assessoria especial do Governador, como já cumpriu esta tarefa em outras épocas, inclusive com o próprio Arraes e Eduardo Campos. Acho que pode ser por aí, mas segundo ele, sem traumas com o PSB, Figueira, ou de outra ordem, como pareceu na notícia.

Vamos aguardar a nota do nosso amigo!

Programação de Carnaval de Arcoverde tem Toni Garrido e Jorge Aragão. Confira a relação completa!



Arcoverde, Portal do Sertão Pernambucano, anunciou a programação do carnaval Folia dos Bois 2015. Duas atrações nacionais de peso foram contratadas para animar ainda mais a folia de Momo: Tony Garrido, que vai se apresentar no domingo e o sambista Jorge Aragão que vai fechar a festa na terça-feira gorda.

CARNAVAL DE ARCOVERDE - 

CORTEJOS PRÉ-CARNAVALESCOS:
Dia 13/02 - sexta-feira.
Concentração na Estação Ferroviária.
Saída às 16h em direção a Praça da Bandeira
Atrações:
· Escola de Samba Gigantes do Samba (Recife)
· Papanguarte (Bezerros)
· Bloco Lírico Amantes das Flores (Camaragibe)
· O Homem da Meia Noite (Olinda)

Dia 14/02 - Sábado.
Concentração na Praça do São Geraldo.
Saída às 20h em direção a Praça da Bandeira
Atrações:
· Troça do Zé Pereira, acompanhada dos Bonecos de Dão Novaes e Emília em Folia, além de grupos do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde.
· Maracatu de Baque Solto
· Troça Carnavalesca Mista os Ciganos de Olinda
· A Bela da Tarde de Olinda
· Os Palhaços Gigantes de Pernambuco

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CONFIRMADA:

Local de apresentação: no palco principal do Boidódromo na Praça da Bandeira

Dia 14/02 – Sábado:
20h00 - Troça do Zé Pereira arrastando grupos e blocos do carnaval de Pernambuco
22h00 - Nando Cordel
00h00 - Banda Chicafé

Dia 15/02 – Domingo:
16h00 - Desfile oficial do grupo especial da Folia dos Bois
20h00 - Quinteto Violado
22h00 - TONY GARRIDO
00h00 - Marreta é Massa

Dia 16/02 – Segunda-feira:
16h00 - Desfile oficial dos Ursos em Folia e Grupo de Acesso da Folia dos Bois
22h00 - MAESTRO FORRÓ E ORQUESTRA DA BOMBA DO HEMETÉRIO
00h00 - Arreio de Ouro Elétrico

Dia 17/02 – Terça-feira:
16h00 - Desfile oficial do Grupo II da Folia dos Bois
18h00 - Baile Popular Infantil com a Barca Maluka
20h00 - Asas da América
22h00 - JORGE ARAGÃO
00h00 - Voa Voa

PROGRAMAÇÃO GARANHUNS: Baile de Carnaval‏ na AABB



Nesta sexta-feira, 06 de fevereiro, a partir das 22h, os foliões vão frevar ao som dos grandes clássicos do carnaval pernambucano, com Ronaldo Cesar e a Tropicana.

"Estamos preparando uma grande festa, esperando nossos associados e o público em geral para brincarmos o carnaval de clube, com segurança, serviço de bar, e muita alegria" - Afirma Carlos Alberto Tenório, presidente da AABB Garanhuns, que complementa: "A procura tem surpreendendo, o que mostra que as pessoas aprovaram nossa iniciativa e estarão conosco na festa, inclusive estão estão perguntando se o baile é à fantasia, estamos incentivando que possam ir à festa assim, para ficar ainda mais animado. No próximo ano a festa será temática!"

Ronaldo Cesar é um legítimo artista da terra, levando música pernambucana para palcos de todo o estado, com três CD´s e um DVD lançados, com passagens no Festival de Inverno de Garanhuns, ForroBom de Bom Conselho, carnavais tradicionais da região e até no Galo da Madrugada, no Recife, em 2014 : "Estaremos cantando os sucessos do nosso carnaval. Aliás o clássico Voltei, Recife está em nosso novo CD, que está concorrendo na categoria Cultura Popular do Prêmio da Música de Pernambuco."

Reservas de mesa podem ser feitas pelo fone (87) 9988.0212

SERVIÇO:
Baile de Carnaval da AABB Garanhuns
Com Ronaldo Cesar e a Tropicana
Dia 06 de Fevereiro de 2015, às 22h
Informações e reservas de mesa: (87) 9988.0212

Assessoria da Associação Atlética Banco do Brasil 

Pipeiros reclamam falta de pagamento do 71 BI Mtz



Recebemos no e-mail, o relato de um dos proprietários de caminhão-pipa que presta serviço ao Governo, através do 71 BI em Garanhuns, e que acusa a falta de pagamentos já há três meses.

Segundo o nosso leitor, o exército afirma que está aguardando recursos vindos de Brasília, e que não há previsão de pagamento. 

O questionamento se dá pela necessidade dos prestadores do serviço de honrarem compromissos e sustentarem suas famílias.

No e-mail, o proprietário do caminhão-pipa questiona porque a operação não é paralisada, se não há recursos, e porque as vistorias continuam sendo feitas, para novas contratações de pipeiros. Diz ainda que outros batalhões receberem o mês de outubro.

Acho que os dois lados estão em difícil situação. Os pipeiros, que estão sem receber, e o exército, que não pode parar a operação que beneficia tanta gente no Agreste e Sertão.

Vamos torcer que Brasília libere os recursos necessários, e caso o 71 BI queira se manifestar sobre o assunto, a tribuna está aberta.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.