terça-feira, 22 de outubro de 2019

SINDJUD-PE / Garanhuns recebe primeira edição do Festival do Servidor

Evento promovido pelo SINDJUD-PE traz shows de Gabi da Pele Preta, Isabela de Moraes e Branda Grande Angular, além de poesias e apresentações teatrais gratuitas 

O Sindicato dos Servidores do Judiciário de Pernambuco (SINDJUD-PE) promove neste sábado (26 de outubro) a primeira edição do Festival do Servidor. O evento acontece no Cantinho da Macaxeira, em Garanhuns, com a realização de shows de Gabi da Pele Preta, Banda Grande Angular, Isabela de Moraes e DJ Clécio Rimas; saraus de poesias com a participação de Luna Vitrolira, Gleison Nascimento, Giuseppe Mascena, Diomedes Jr. e Netinho Batista; exposição de fotografias, apresentações teatrais e rodas de conversas. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público em geral. 

O evento acontece para marcar o mês do servidor. "Mais do que uma comemoração, este mês representa nossa luta em defesa de nossos direitos. A união é fundamental para fortalecer o movimento em prol do funcionalismo público de qualidade. Todos os dias, nos empenhamos com dedicação, como agentes de transformação a serviço da sociedade", afira o presidente do SINDJUD-PE, Alcides Campelo. 

PROGRAMAÇÃO 

16h20 – Grande Angular 
17h15 – Peça de teatro “Pães para quem?”, com Paul de Tássia Costa, Fábio Calamy e Gleison Nascimento 
18h – Show com a cantora Gabi da Pele Preta 
19h20 – Apresentação de Isabela Moraes 
20h30 – Sarau de poesia com Diomedes Jr, Gleison Nascimento, Luna Vitrolira, Giuseppe Mascena e Netinho Batista 
21h20 – Apresentação de banda de forró 

* Nos intervalos, DJ Clécio Rimas 

Serviço:
Local: Cantinho da Macaxeira – Garanhuns 
Avenida Euclides Dourado, 296, Heliopolis 
Horário: a partir das 15h30 
Data: 26 de outubro
Entrada gratuita

Colégio Santa Joana D'Arc realiza o XIX - Momento Cultural - Projeto Vida!



Dentro da proposta do XIX Momento Cultural: Projeto Vida: Precisamos Escolarizar a Emoção, momento Pais e Filhos no seguimento Educação Infantil e o Pit Stop, pais e filhos no Ensino Fundamental I.

Foram momentos lúdicos e importantíssimos na integração de pais e filhos.

Na ocasião foram trabalhadas competências sociais e emocionais que se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro.

Não haverá como preparar as crianças e os jovens para os desafios do século XXI, sem investir no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Para ver mais, clique aqui.

O que é a Síndrome de Burnout? Dr. Elenilson Liberato responde.



O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.

A principal causa da doença, conhecida também como "Síndrome do Esgotamento Profissional", é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

Quais são os sinais e sintomas da Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. 
Outros sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:

Cansaço excessivo, físico e mental.
Dor de cabeça frequente.
Alterações no apetite.
Insônia.
Dificuldades de concentração.
Sentimentos de fracasso e insegurança.
Negatividade constante.
Sentimentos de derrota e desesperança.
Sentimentos de incompetência.
Alterações repentinas de humor.
Isolamento.
Fadiga.
Pressão alta.
Dores musculares.
Problemas gastrointestinais.
Alteração nos batimentos cardíacos.

MAÇONARIA / Garanhuns passa a contar com Fraternidade Feminina

Instalada a primeira Fraternidade Feminina da gestão FRAFEM/PE 2019/2023, em 19/10 na Cidade de Garanhuns-PE.





Em Garanhuns-PE, com a presença do Grão-Mestre do GOB-PE, Eminente Irmão José Fernando, e da Presidente Estadual da FRAFEM-PE Cunhada e Fraterna Patrícia R. Pereira de Albuquerque, foi Instalada a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul "Mensageiros do Bem", que chega para iluminar ainda mais as ações da honrosa Loja Maçonica Mensageiros do Bem- Garanhuns, dirigida pelo Venerável Mestre José Estêvão, que teve a honra de empossar sua esposa, Rosângela Falcão, primeira presidente. Ao todo, dez mulheres são fundadoras e outras quatro devem ingressar em breve na FRAFEM.

A cerimônia foi conduzida pela cunhada Patrícia Albuquerque, Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Grande Oriente de PE e Coordenadora da FRAFEM Nacional da Região Nordeste I. Estiveram presentes o eminente Grão Mestre Estadual Irmão José Fernando, seu Grão Mestre Estadual Adjunto, Irmão Vandenir Albuquerque, demais autoridades Maçonicas e convidados. Por ocasião o Venerável Mestre foi homenageado pela FRAFEM/PE, com a medalha Laelso Rodrigues.

A Presidente Nacional da FRAFEM, Cunhada e Fraterna Jussane Guimarães, parabeniza o Eminente Irmão José Fernando, a Presidente da FRAFEM-PE Cunhada Patrícia, e ao Venerável Mestre José Estevão, por dar a oportunidade da família maçônica, desempenhar a importante função, que é fomentar a Benemerência e ajuda aos menos favorecidos na sociedade. Diz que só com apoios, como este em Pernambuco, poderemos desempenhar nosso papel social na busca incessante da equidade na sociedade e proteção a dignidade humana.

Esse é o GOB Junto de Você!
Gestão Múcio Bonifácio e Ademir Cândido

Secretaria Geral de Comunicação do GOB

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2511243782245129&id=193774313992099

Total de óleo recolhido nas praias de Pernambuco chega a 257 toneladas

Equipes do Governo de Pernambuco atuaram nas cinco praias da Região Metropolitana que foram atingidas nas ultimas 24 horas






Em mais uma ação articulada, equipes do Governo do Estado estiveram, durante todo o dia de hoje (21), coordenando o trabalho de contenção, coleta e remoção das manchas de óleo registradas nas praias de Itapuama, Pedra do Xaréu, Gaibú e Paiva, todas no município do Cabo de Santo Agostinho, além da praia de Sirinhaém. Nas últimas 24 horas, foram recolhidas 186 toneladas de resíduos de petróleo, elevando o total acumulado desde a semana passada para 257 toneladas.

Os municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho registraram o aparecimento de manchas de óleo em suas praias. Todo o material recolhido está sendo acondicionado em caixas estacionárias, distribuídas nos municípios atingidos. Duas empresas de gerenciamento de resíduos perigosos estão em operação de coleta e transporte do produto, que são encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Pernambuco, localizado na cidade de Igarassu.

O Governo do Estado mantém um efetivo calculado em 400 pessoas, de diversos órgãos. São equipes de limpeza, supervisão, técnicos e analistas, que utilizam um helicóptero, dez embarcações e 30 viaturas trabalhando na instalação de bóias de contenção nos estuários, remoção do óleo coletado para o aterro sanitário, recolhimento de manchas ainda em alto mar e nas praias, distribuição de EPIs e sobrevoos diários para localização do óleo no mar.

Equipes da Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH fizeram a distribuição de mais de 1.700 botas, sete mil luvas, 16 mil mascaras, 3.300 sacos plásticos e 4.500 sacos de ráfia, 640 bags e mil rolos de manta absorvente para os voluntários e equipes do Governo. O efetivo do Porto do Recife, por sua vez, está desde a sexta-feira executando o monitoramento em alto mar. Mais de nove mil metros de mantas absorventes, cerca de três mil metros de barreiras e quatro barcos foram disponibilizados pela empresa. A força tarefa para o trabalho de coleta do petróleo tem sido feito em expedientes de 10 a 12 horas seguidas.

“O Porto de Suape e o Porto do Recife atuaram diretamente com a estrutura de embarcações e barreiras, protegendo os estuários e os corais. Importante destacar também a articulação do governo com a sociedade civil para doação de equipamentos de proteção necessários para a remoção do óleo. Muitas empresas estão ajudando”, informou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Técnicos da CPRH monitoraram os rios Persinunga (São José da Coroa Grande) e Una (Barreiros); Rio Formoso (Tamandaré); Rio Massangana (Cabo de Santo Agostinho); Rio Maracaípe (Ipojuca); Rio Sirinhaém (Sirinhaém); e Rio Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes). No início da manhã, um barco da Marinha do Brasil interceptou uma mancha de óleo nas imediações da praia de Pedra do Xaréu. Segundo técnicos da CPRH, não foi observada a chegada de novas manchas de óleo nos estuários dos rios nesta segunda-feira.

Até o domingo (20) foram instalados dois mil metros de barreiras de contenção, sendo 1.645 do Governo do Estado e o restante da Petrobras. O material foi colocado em diversas localidades, como o Rio Persinunga (São José da Coroa Grande), Rio Una (São José da Coroa Grande), Rio Mamucabas (Barreiros), Rio Maracaípe (Ipojuca), Rio Massangana (Ipojuca) e Rio Sirinhaém (Sirinhaém)

REFORÇO – O Governo do Estado anunciou o reforço nas ações de coordenação e cooperação com os municípios atingidos pelas manchas de óleo. Segundo o coronel Lamartine Barbosa, secretário Executivo de Defesa Civil do Estado, a partir desta terça-feira (22) equipes da pasta estarão trabalhando permanentemente nas cidades de São José da Coroa Grande, Tamandaré, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, oferecendo suporte e apoio nas ações de controle e monitoramento.

Fotos: Heudes Regis/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.