quarta-feira, 2 de julho de 2014

​Paulo defende incentivo a inovação e tecnologia‏ em Pernambuco




Em reunião com diretores de empresas ligadas ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), o pré-candidato ao Governo pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), defendeu o papel do Estado como incentivador da inovação, do desenvolvimento tecnológico e da produção de conhecimento. "Inovação e tecnologia são fundamentais. Precisamos acompanhar a agenda do século XXI, que é a da economia criativa e da valorização do conhecimento; para que ela não fique para o século XXII", afirmou.

O socialista declarou que o Governo Estadual tem trabalhado nos últimos sete anos e meio para conquistar avanços em todas as áreas, buscando soluções inovadoras no intuito de facilitar a vida do pernambucano. Segundo o pré-candidato, essa postura será mantida em sua gestão. "Não podemos voltar atrás. Temos feito um trabalho de recuperação do Estado ao qual é preciso dar continuidade e avançar, desburocratizando-o, tornando-o mais ágil e criativo, em parceria com todos os setores e olhando para o futuro", explicou.

"Entre as propostas que já formulamos para o nosso Programa de Governo, temos a preocupação de continuar destravando essa nova agenda. Na Educação, vamos universalizar o acesso às escolas de tempo integral e instituir uma rede de ensino e qualificação profissional. A partir de 2015, serão 50 mil alunos estudando em escolas técnicas em todas as regiões de Pernambuco, e nossa proposta é conectar os cursos não apenas com os arranjos produtivos locais, mas com as oportunidades de empreendimentos que deverão ser instalados nos municípios", exemplificou Câmara.

Outras propostas citadas pelo pré-candidato foram a ampliação do uso de câmeras em vias públicas e do monitoramento de inteligência no combate ao crime e a integração em rede das informações do sistema de Saúde em todo o Estado.

Câmara contou que acompanha o trabalho do C.E.S.A.R. há muito tempo, e com mais profundidade, desde 2007, no Governo Eduardo Campos (PSB), e que sempre apostou na importância da tecnologia e da inovação. "Quando estive à frente da Administração, o setor de TI (Tecnologia da Informação) do Estado era ligado à nossa pasta. Fui conselheiro do Porto Digital e, na Fazenda, sempre procuramos modernizar os serviços, de forma a oferecer ferramentas que ajudassem o cidadão a criar e gerenciar com mais agilidade o seu negócio", lembrou o socialista.

​Fotos: Wagner Ramos​

BNB EM GARANHUNS: Vereador Audálio Filho solicitou ao Ministro da Fazenda a renegociação da dívida dos produtores rurais‏


Nesta quinta-feira (3), o Banco do Nordeste realiza em Garanhuns, o Dia da Agricultura Familiar, que acontecerá na quadra do Colégio Diocesano, a partir das oito horas da manhã. O objetivo é oferecer ao homem do campo uma grande oportunidade de renegociação dos seus débitos (para quitação), podendo chegar até 85% de desconto no total da dívida, ficando apto a fazer novos empréstimos junto à instituição financeira.

A realização do evento está sendo muito comemorado pelo vereador Audálio Filho. O parlamentar desde o início de seu mandato vem defendendo a causa. É autor do requerimento Nº 237 de 04 de abril de 2013, onde solicitou ao Ministro da Fazenda, a renegociação de dívidas dos pequenos produtores rurais de Garanhuns e região que foram atingidos pela severa estiagem entre os anos de 2011 a 2013.

“Na época vivemos um período de seca dramático, onde passamos três anos sem safra, o rebanho da maioria dos produtores rurais foi dizimado, não tendo eles recursos para pagar suas dívidas junto ao Banco do Nordeste, por isso essa renegociação é mais que necessária”, afirma o parlamentar.

Participarão do evento, oito agências do BNB, são elas: Bezerros, Caruaru, Palmares, Pesqueira, Serra Talhada, Sertânia, Vitória de Santo Antão, além da agência anfitriã que é Garanhuns. Ao todo, são esperados cerca de 3 mil participantes.

"É importante que os meios de comunicação levem esta mensagem para todos os agricultores que possam ser beneficiados com esta ação do Banco do Nordeste" - Finaliza Audálio Filho.

SAIBA MAIS: A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) em 2014, com a finalidade de reforçar o papel da agricultura familiar na erradicação da fome e na produção sustentável. Tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.

Fernando Ferro participa do Dia da Agricultura Familiar em Garanhuns

O deputado federal Fernando Ferro participa, nesta quinta-feira (03), do Dia da Agricultura Familiar, em Garanhuns. O deputado foi convidado pela superintendência do BNB, que realiza o evento. A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira. 

Durante o evento, essas famílias vão ter a grande oportunidade de renegociação dos seus débitos, podendo chegar até 85% de desconto no total da dívida, ficando aptas a fazer novos empréstimos junto à instituição financeira. Para Fernando Ferro esta é uma conquista da qual não poderia deixar de participar.

Ferro recebeu apoio de lideranças de movimentos
O deputado recebeu o convite como um reconhecimento da atuação dele em prol do homem do campo. Uma das conquistas que as populações do interior alcançaram através do deputado, por exemplo, foi a energia elétrica. É ele o autor da Medida Provisória que criou o novo modelo do setor elétrico, entre eles do Programa Luz para Todos, que tornou possível que quase todas as residências do país recebessem eletricidade. 

Outro reconhecimento é o apoio do MST à sua reeleição. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra anunciou, durante reunião em Caruaru, que dará prioridade à reeleição de Fernando Ferro para a Câmara Federal. O líder Jaime Amorim reiterou a importância de ter um parlamentar como Fernando Ferro na Câmara Federal. "Os movimentos sociais precisam de representantes com sensibilidade e experiência, para que nossas ações tenham eco. Por isso, em Pernambuco vamos apoiar Ferro para Federal". diz. Para o parlamentar, que cumpre o quinto mandato federal, a notícia é motivo de alegria. "Ver estes homens e mulheres acreditando no nosso projeto político só dá mais forças para seguir no caminho. Reconheço a importância da luta da sociedade organizada para um mundo melhor. Movimentos como o MST fazem história no nosso país", finalizou o Ferro.

UPE Garanhuns apresenta caso de Leishmaniose em Ciclo de Seminários‏

A Comunidade Acadêmica do Agreste Meridional, principalmente a que se especializa na área de saúde, está sendo convidada para o Ciclo de Seminários do PET - Vigilância em Saúde da UPE Garanhuns, que se
realiza nesta terça-feira (02/07), às 19:30h, no auditório da própria universidade, com a apresentação de um relato de caso de Leishmaniose.

O convite é aberto a alunos, professores, servidores e comunidade em geral.

O vice-diretor da UPE Garanhuns, prof. Fábio Formiga, faz o convite e fala da importância do evento: "O fato de levarmos a debate um caso de Leishmaniose com a Comunidade Acadêmica é muito importante pela
produção de conhecimento através da experiência. Estamos trabalhando com estudantes e comunidades do Agreste, e os resultados podem ser conferidos neste encontro".

Izaías responde acusação de Sivaldo quanto a recursos devolvidos à União

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, em contato com o blog, respondeu duramente ao que chamou de falsas denúncias criadas pelo vereador Sivaldo Albino, quando este enviou para a imprensa informações das devoluções de recursos por parte da prefeitura ao Governo Federal. Recursos que deveriam ter sido investido em infraestrutura turística e pavimentação de ruas da Cohab II.

Segundo Izaías não são denúncias, pois os recursos foram devolvidos mesmo, aliás, estavam ainda na Caixa Econômica, da época do prefeito Luís Carlos. "Havia pendências anteriores. No caso da verba do turismo era de 2008, e foi devolvida. Nem chegamos a receber. Mas as obras foram feitas, o Relógio das Flores está reformado. As obras de pavimentação de ruas da Cohab II foram realizadas com recursos próprios, como todos podem ver" - afirmou o prefeito.

Segundo Izaías, outros recursos também foram devolvidos devido a administração anterior. Os recursos que seriam da Quadra do Distrito de São Pedro, e até do Conjunto Habitacional Lula I e II".

"Não tínhamos como assumir estes recursos, não sou doido! É outra administração e eu não tinha como assumir as pendências dos outros. Isto é política e Sivaldo tenta me atingír, mas não vai. Não temos neste governo uma só pendência junto a Caixa Econômica." 

Izaías vai divulgar através da Secretaria de Comunicação do município as explicações quanto a estes recursos devolvidos.

PROGRAMAÇÃO FIG 2014: Confirmadas atrações adiantadas pelo blog. Confira quem vem!



Conforme já havíamos anunciado, algumas até em primeira mão, o Presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, acaba de confirmar em entrevista a Rádio Jornal, algumas atrações para o Festival de Inverno de Garanhuns, cuja programação será divulgada nesta quinta-feira, 03, no Recife.

Artistas como José Augusto, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Fábio Júnior estão na programação do FIG 2014. O maestro Artur Moreira Lima também. Ficou a expectativa para Maria Gadú, Fafá de Belém e Diogo Nogueira, que não se confirmaram, embora a Fundarpe tenha entrado em contato.

Informamos também Titãs, em primeira mão.

Infelizmente não se confirmaram Maria Gadú e Diogo Nogueira.




O ídolo Neymar e a identidade brasileira - Por Artur Salles Lisboa de Oliveira

Artur Salles Lisboa de Oliveira é administrador de empresas e colunista da Revista Exame 

Especial para o Blog do Ronaldo Cesar

A Copa do Mundo, como qualquer outro evento, vem e vai embora, deixando apenas lembranças, frustrações e registros estatísticos para os especialistas e curiosos. Independente do resultado final, Brasil vencedor ou não, o dia seguinte à final é a única certeza que todos nós temos: trabalho duro para pagar o plano de saúde da família. Aqueles poucos privilegiados que estão podendo passear pela belíssima Veneza ou desfrutar de outros destinos internacionais representam uma pequena minoria. 

Algo que realmente não compreendo é a insistência da mídia em tornar o Mundial no Brasil mais atrativo mediante a bajulação do jogador Neymar, sem dúvida um bom jogador. Por qual razão os jornalistas insistem em utilizar adjetivos como craque, fenômeno, talento, gênio em quaisquer jogadas do atleta mencionado? Se um outro integrante da seleção brasileira fizer algo similar – idêntico, em certos casos -, o lance é meramente normal. A imprensa, literalmente, constrói o ídolo, suga os frutos da sua fama e afronta a inteligência dos brasileiros.

Convenhamos: o futebol está suficientemente enraizado na cultura popular brasileira para que a Copa do Mundo seja um sucesso para todos. Os jogadores terão, de acordo com suas performances individuais, seus passes valorizados; a poderosa organizadora encherá seus bolsos com patrocínios e outros tipos de contratos; a mídia mundial exporá seus anunciantes com a atenção de bilhões de pessoas aos jogos; por fim, os brasileiros terão seus momentos de patriotismo ao celebrarem enfaticamente os resultados da seleção nacional. Se tudo está garantido, por qual razão bajular?

A imprensa nacional carrega o complexo de terceiro-mundismo, que muitos brasileiros também possuem. Por mais que sejamos vitoriosos em outras modalidades – como o vôlei -, o futebol é a única ferramenta de afirmação nacional devido à sua ampla penetração social. Vencer no futebol – especialmente sediando o Mundial -, é algo necessário para o eterno gigante adormecido que ainda persegue uma identidade. A bajulação midiática reflete, mediante os exageros “fenomenal-brilhante-genial” Neymar, a auto-afirmação do povo brasileiro. 

E como não somos capazes de sermos grandes como povo, precisamos de ídolos “espetaculares-geniais-galácticos” para que alcancemos a nossa afirmação perante nós mesmos e o Mundo ao empurrarmos uma bola para dentro de um gol. Caso os “poderes sobrenaturais” de Neymar não sejam capazes de fazer a seleção brasileira vencer, um pouco desse sonho de ser “gente grande” um dia será roubado dos brasileiros. Continuaremos apequenados e sem o nosso principal “brinquedo”: a bola de ouro.

Sivaldo denuncia devolução de R$ 1,7 milhão da Prefeitura de Garanhuns ao Governo Federal

Obras em infraestrutura turística e em bairros da cidade, principalmente pavimentação e drenagem de ruas da Cohab II, deveriam ter sido executadas com recursos que foram repassados pelo Governo Federal, mas que acabaram sendo devolvidos sem que as obras tivessem sido feitas. Esta é a nova denúncia do vereador Sivaldo Albino ao Governo Municipal. 

O teor das denúncias e os prints das telas do Portal da Transparência foram enviados a todos os meios de comunicação, pelo vereador de oposição.

Mais uma vez, o blog abre espaço para que o município possa se manifestar.

Confira parte da nota nos enviada por Sivaldo Albino:

"O Governo do Prefeito Izaías Régis vem sendo marcado por declarações de que vem captando recursos junto ao Governo Federal para aplicação em obras na Cidade. Mas numa rápida consulta ao Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns constatamos que foram devolvidos neste ano de 2014, nada menos que R$ 1.723.339,91 (um milhão, setecentos e vinte e três mil e trezentos e trinta e nove reais e noventa e um centavos) ao Ministério do Turismo.

A maior parte desses recursos (R$ 1. 298.765,90) seria destinado a obras de infraestrutura turística e integravam o Convênio PT 247.872158 – CC 647.1679, conforme o publicado no Empenho da Prefeitura Municipal de Garanhuns com o número 11038, de 1º de janeiro de 2014 (conforme imagem).

Já o restante dos recursos devolvidos (R$ 424.574,01) integravam o Convênio PT 28037200 – CC 647.2128, e tinham como objeto a pavimentação com asfalto de várias ruas e a pavimentação e drenagem da Cohab II. Estes dados compõem o Empenho nº 571, da Prefeitura Municipal de Garanhuns, datado de 7 de março de 2014 (conforme imagem 2). Encaminhei no dia 12/03/2014 através do ofício nº 013/2014 o pedido de Informação ao Secretário da Fazenda sobre os motivos das devidas devoluções, e até o momento os mesmo não foram respondidos."

Sivaldo Albino encerra a nota fazendo uma série de indagações, principalmente culpando a administração municipal por não ter agido para segurar esta verba tão importante para o município, já que tiveram 18 meses para resolver qualquer pendência.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.