sábado, 26 de maio de 2018

UBE dá posse a novos associados em Garanhuns

Neste sábado (26), a partir das 19:00h, no Centro de Convenções Monte Sinai, do Garanhuns Palace Hotel, a União Brasileira de Escritores (UBE) núcleo Garanhuns, estará recebendo seus novos associados: dr. Ulisses Pereira, artista plástico e escritor Wando Pontes, prof. Eugênio Sobrinho e o acadêmico Givaldo Calado de Freitas. Confirmadas as presenças do escritor Alexandre Santos, presidente da executiva nacional da UBE, e do secretário geral o escritor Edson Mendes.

União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Garanhuns, tem como presidente o escritor José Renato Siqueira. Desde sua fundação em agosto de 2016, o núcleo vem tendo uma grande atuação em movimentos literários e culturais com a participação de escritores do município de Garanhuns e região.

Texto do blog de Anchieta Gueiros 

LÍDER DA BANCADA DO PSB NA ASSEMBLEIA, LAURA GOMES RESPONDE A ATAQUES DA OPOSIÇÃO



A Oposição pratica de novo o velho oportunismo eleitoreiro. Como falta coragem para defender o governo deles,  que é o de Michel Temer, procura se promover com ataques ao governo do Estado. A Oposição ficou calada  durante dois anos de aumentos exagerados do gás de cozinha, do óleo diesel e da gasolina. Seus deputados e deputadas não deram uma palavra enquanto o povo era obrigado a usar lenha porque não podia comprar um botijão de gás.
Agora querem culpar o governador por aquilo que é responsabilidade deles e do governo Temer. Quando aumentaram preços não pediram a opinião dos pernambucanos. Quando a crise econômica mais pesou aqui não exigiram do Governo Federal nenhuma ajuda para nosso Estado. Agora aparecem para dizer que Pernambuco pode resolver a situação que eles criaram. 
A Oposição devia discutir o verdadeiro motivo da greve dos caminhoneiros que é a política de preços abusivos da Petrobrás, determinada pelo governo Temer. Em vez de envolver o governador, sem qualquer fundamento, deveriam exigir do Governo Federal medidas sérias para baixar e manter controlados os preços do gás, do diesel e da gasolina.
Que digam a Temer para agir como o Governo Paulo Câmara. Em Pernambuco, temos isenção de ICMS para o transporte intermunicipal e para o transporte de cargas nas operações dentro do Estado. Além disso, o transporte metropolitano de ônibus também tem alíquota “zero”.

A Oposição precisa entender que o Brasil está dizendo basta a Temer e a quem lhe dá apoio. Antes mesmo do troco que vai dar nas urnas, nosso povo já está energicamente exigindo consideração e respeito a todos os brasileiros.

Paulo Câmara decreta Situação de Emergência para garantir serviços públicos

Governador assinou, nesta sexta-feira (25.05), Decreto n. 46.061, que visa garantir agilidade na distribuição de combustíveis, alimentos e insumos 
 

Com o compromisso de garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais prestados à população de Pernambuco, em meio à crise gerada pela mobilização dos caminhoneiros, o governador Paulo Câmara decretou, nesta sexta-feira (25.05), Situação de Emergência no Estado. A ação busca assegurar agilidade à administração pública estadual e aos municípios para o restabelecimento da normalidade, viabilizando, entre outras questões, a distribuição de combustíveis, alimentos e insumos a entidades públicas e a segmentos da sociedade civil. 

O Decreto n. 46.061 está publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (26.05). Durante coletiva de Imprensa, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR), Paulo criticou a posição do Governo Federal de colocar os lucros da Petrobras à frente dos interesses da população.

"Tudo o que estiver dificultando o cumprimento das decisões judiciais, o abastecimento dos postos de gasolina, o abastecimento do ir e vir de mercadoria, será facilitado com ações que constam nesse decreto”, afirmou o governador Paulo Câmara, reforçando que os serviços estão sendo garantidos ao povo pernambucano. "Não vamos permitir que haja qualquer tipo de bloqueio para o abastecimento das cidades e da população. Então, esse trabalho vai ser intensificado, e eu tenho determinação, junto com todo o Governo, para garantir a normalidade dessa situação em toda a população", pontuou. 

Com relação à tentativa do Governo Federal de dividir com os Estados a responsabilidade pelo atual momento, Paulo Câmara foi enfático, defendendo a prestação de serviços públicos à população. "Não se pode resolver essas questões da forma que o Governo Federal quer resolver. Pernambuco sempre cuidou disso com muita resonsabilidade, com muito planejamento, tanto é que o transporte público de passageiros tem o ICMS zero em relação ao combustível e ao diesel. E também é isento do ICMS para o frete interestadual. Não vamos, de maneira nenhuma, num momento crise que nós estamos passando, abrir mão de receita de Saúde, de Educação e de Segurança para garantir lucro da Petrobras. Pernambuco não iniciou esse movimento de alta de combustível. Foi a Petrobras que, sem diálogo, fez isso também no gás de cozinha", asseverou. 

Paulo explicou que a postura do Governo Federal coloca em xeque a prestação dos serviços nos Estados. "Nós não concordamos com essa política de preços da gasolina da Petrobras. Pernambuco não vai abrir mão de receitas, que hoje garantem a melhor Educação Pública do Brasil, que garante os hospitais funcionando, garante a polícia trabalhando e reduzindo o número de homicídios, para manter os lucros da Petrobras", frisou. 

O procurador-geral do Estado, César Caúla, detalhou que o decreto autoriza a realização de requisição administrativa para eventuais falta de materiais. “O Estado pode fazer a requisição ao particular e, depois, indenizá-lo. Também autoriza a prestação de serviço de segurança para a viabilização dos transportes das mercadorias, apoio aos municípios, realização de plantões e situações de acréscimo de carga de trabalho na Polícia Militar”, explicou.

CMNE - Ainda com o objetivo de assegurar os serviços essenciais à população, o governador enviou um ofício ao General do Exército Artur da Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste, solicitando a disponibilização do uso dos Parques de Tancagem das Forças Armadas, tanto no Grande Recife quanto no Interior do Estado. Quanto à segurança, Paulo frisou que todas as viaturas e todo o efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Científica estão nas ruas. “Não há nenhum tipo de prejuízo dos serviços de segurança no Estado de Pernambuco, assim como na saúde, uma vez que os hospitais estão abastecidos”, destacou.

Foto: Aluisio Moreira/SEI

NOTA DA REDE SUSTENTABILIDADE GARANHUNS-PE SOBRE A MANIFESTAÇÕES

Diante das manifestações desta sexta-feira, 25 de maio, que reuniram trabalhadores, estudantes e todos os segmentos da sociedade em defesa do movimento grevista dos caminhoneiros, e contra os retrocessos do governo Temer e por um país que dê dignidade aos seus filhos, a Rede Sustentabilidade – Elo Garanhuns, afirma que:

1. Defendemos e reconhecemos a legitimidade das reivindicações dos caminhoneiros pela redução do preço dos combustíveis que tiveram aumentos consecutivos, assim atrapalhando a vida dos trabalhadores.

2. Repudiamos a tentativa do governo de marginalizar o movimento dos trabalhadores e jogar a sociedade contra a classe trabalhadora.

3. Defendemos que as manifestações são exemplo do pleno exercício da cidadania e que são necessárias para o fortalecimento e aprofundamento da democracia no Brasil;

A Rede Sustentabilidade empunha a bandeira da democratização da democracia. Compreendemos o justo sentimento de indignação e oposição da população. Assim, hoje e sempre, estaremos ao lado da classe trabalhadora.

Liberdade, democracia, justiça social e paz

Ivailton Areias é novo gerente da Casa Civil do Governo do Estado



O Diário Oficial do Estado acaba de publicar a nomeação do empresário Ivailton Areias para o cargo de gerente da Casa Civil, em substituição a Sivaldo Albino, que havia se desincompatibilizado da função buscando viabilizar sua candidatura a deputado estadual.

O próprio Sivaldo Albino, mostrando que está com prestígio junto ao Governo do Estado, indicou Ivailton Areias para o cargo, que tem como principal objetivo a articulação  e apresentação de demandas à Casa Civil. É um cargo político-administrativo.

Segundo Sivaldo, a nomeação de Ivailton representa mais um passo na renovação de lideranças políticas na região, e mais diretamente em Garanhuns. "Precisamos incentivar a participação da sociedade na política e nos governos, e Ivailton é uma liderança que vai mostrar muito serviço ao nosso município e ao Agreste".

Sivaldo se filiou recentemente ao PSB e deve se candidatar a deputado estadual fazendo dobradinha em Garanhuns com João Campos, filho do saudoso ex-governador Eduardo Campos.

Sivaldo deixou gerência da Casa Civil e indicou Ivailton Areias

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.