segunda-feira, 17 de junho de 2013

Eduardo entrega 450 casas em Barreiros e garante 15 mil até 2014


Vida nova para as 450 famílias do município de Barreiros que ganharam, nesta segunda-feira (17/06), um novo lar. O governador Eduardo Campos fez a entrega das novas casas do Conjunto Baeté I e II, e garantiu que, até março de 2014, também ficarão prontas as mais de 15 mil unidades habitacionais encomendas pela Operação Reconstrução - programa do Governo do Estado deflagrado após as fortes chuvas que acometeram a região da Mata Sul pernambucana em 2010. “Todas as famílias vão receber suas casas até 2014”, afirmou Eduardo.

Os trabalhos da Operação Reconstrução envolvem 15 órgãos do Governo do Estado. Eduardo Campos rememorou alguns dos resultados alcançados nesses três anos ininterruptos de ações, enfatizando a habitação. “De um dia para o outro, um fenômeno da natureza desmantelou o que vocês levaram uma vida para construir. A partir daquele momento, tivemos que fazer um grande mutirão. Primeiro, tivemos que cuidar da assistência. Mais de 810 mil pessoas ficaram desabrigadas e alocadas em 350 acampamentos do estado. Neste período, não perdemos nenhuma vida. Agora, volto aqui para viver com vocês este momento de muita felicidade, que é devolver a vocês um lar e a cidadania”, relatou.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL: Jornal espanhol diz que manifestantes querem um Brasil melhor



"Por enquanto, o que existe é um consenso de que o Brasil, invejado internacionalmente até agora, vive uma espécie de esquizofrenia ou paradoxo que ainda deve ser analisado ou explicado", afirma o artigo, intitulado "Por que o Brasil e agora?".

O texto, assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Juan Arias, indaga por que agora surge um movimento de protesto quando, ao longo dos últimos dez anos, o Brasil viveu como que "anestesiado" por seu êxito compartilhado e aplaudido mundialmente.

"O Brasil está pior do que há dez anos?", pergunta o autor. "Não, está melhor", responde ele, acrescentando que o país está mais rico, tem menos pobres e testemunha o crescimento do seu número de milionários. "É mais democrático e menos desigual", completa Arias.

O autor segue com mais perguntas. "Por que saem às ruas para protestar contra a alta dos preços dos transportes públicos jovens que normalmente não usam esses meios porque já têm carros, algo impensável há dez anos?

"Por que protestam estudantes de famílias que até pouco tempo não tinham sonhado em ver seus filhos pisarem na universidade?"

Um Brasil melhor

O texto ainda questiona por que o Brasil, "sempre orgulhoso do futebol, agora parece estar contra o país sediar o Mundial".

Na avaliação do autor, a resposta para o paradoxo que hoje vive o Brasil talvez esteja ligada à formação da chamada nova classe média; ao fato de que os pobres que passaram a ter uma vida melhor estão conscientes de ter dado um salto qualitativo na esfera do consumo e agora "querem mais".

"Querem, por exemplo, serviços públicos de primeiro mundo; querem uma escola que, além de acolhê-los, lhes ensine com qualidade, o que não existe; querem uma universidade que não seja politizada, ideologizada ou burocrática. Querem que ela seja moderna, viva, que os prepare para o trabalho futuro."

Ainda segundo o texto, os brasileiros, "querem hospitais com dignidade, sem meses de espera, onde sejam tratados como seres humanos".

"E querem, sobretudo, o que ainda lhes falta politicamente: uma democracia mais madura, em que a polícia não atue como na ditadura".

"Querem o impossível? Não", afirma o texto, completando que, ao contrário dos movimentos de 68, "que queriam mudar o mundo", os brasileiros insatisfeitos com o que já alcançaram querem que os serviços públicos sejam como os do primeiro mundo.

"Querem um Brasil melhor. Nada mais."


AESGA DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2013.2



O CESPA, instituição que realiza o vestibular da AESGA divulgou a relação dos candidatos aprovados para as faculdades que fazem parte da Autarquia. A relação já está por curso e turno:


A instituição também divulgou o resultado dos treineiros.


Os candidatos aprovados no Vestibular 2013.2 deverão realizar suas matrículas no dias 19, 20 e 21 de junho, no prédio da AESGA, no horário das 09:00 às 17:00 horas.

BELO HORIZONTE: Imagens das manifestações próximas ao Mineirão durante a Copa das Confederações



Segundo a PM, 4 mil pessoas participaram da manifestação

Para ver mais imagens: www.EM.com.br

Embora tenha ocorrido de forma pacífica durante boa parte do tempo, a manifestação iniciada no início da tarde desta segunda-feira pelas ruas da capital mineira foi marcada por um tumulto generalizado, com a Polícia Militar usando bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha para conter os manifestantes, que reagiram atirando pedras nos policiais. A confusão teve início ainda durante a partida entre Taiti e Nigéria, no Mineirão, pela Copa das Confederações.

A PM alega que os manifestantes não respeitaram o acordo para avançar da barreira montada pelos policiais e o confronto foi inevitável. A ordem, a partir de agora, é dispersar a multidão que se localiza nas proximidades do Mineirão, local da partida.

Para continuar lendo, acesse o Site do UOL.


CULTURA EM CAMPO: O gol na ótica de autores renomados


O jornalista Ivan Maurício, diretor de conteúdo do mega Portal ONordeste.com, estará nesta terça-feira em Salvador, onde participa de uma mesa redonda sobre futebol e letras. O evento "Cultura em Campo" conta também com o jornalista José Roberto Torero, um especialista de unir as duas coisas.
O seminário "Entre Gols e Letras" tem mediação de Tom Correia.

Ivan é o responsável pelos dois eventos pernambucanos que uniu blogueiros no estado, o BloggerPE.

É o futebol girando outros segmentos culturais pelo país.

Não deixe de acessar www.onordeste.com

FEIRART: Escola de Capoeiras realiza grande evento cultural - Confira a programação!

Acontece em Capoeiras o IV FEIRART –Feira de Arte da Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um Projeto de arte que visa o protagonismo juvenil, com apresentações de teatro, música, quadrilhas, grupos de dança e salas temáticas com exposição de fotografias e vídeo.

Dia 20 - Quinta-feira

MANHÃ - Início 09:00h
-ABERTURA SOLENE
●Execução de hinos: Nacional e Pernambuco;
●Execução do hino da Escola por coral de alunos;
●Abertura Oficial: : Gestora Rosana
-Declamação de Poema. Tema: Capoeiras;
- Banda -Ritmo: Arrocha e Brega
- Quadrilha do povoado Alegre
- Apresentação de documentário em vídeo: Feira livre e feira de gado de Capoeiras. Local: Capela
-Dança- Ritmo: Caboclinho
-Dança- Ritmo: Axé, Swingueira, Funk (1ºB)
-Romário e banda (Iolanda e Daniele)

TARDE - Início 13:00h
- Banda – Ritmo Pop Rock
- Dança- Ritmo: Eletrônico
- Dança – Ritmo; Swingueira (Galera do Guetho, 2ºB)
- Apresentação de documentário em vídeo: Feira livre e feira de gado de. Capoeiras. Local: Capela
- Quadrilha Estilizada
-Banda P@ssprof (Banda de Forró dos professores da escola)

Dia 21 sexta- feira - Início 13:00h

- Execução do hino da Escola por coral de alunos;
- Quadrilha Country 2º A
- Música Gospel;
-Apresentação teatral. Peça: “O Assalto da Língua Portuguesa;
-Dança Pop
- Música Gospel
- Apresentação de documentário em vídeo: Feira livre e feira de gado de Capoeiras. Local: Capela
- Dança: Funk (1º C)
-Música Gospel
-Romário e banda (Iolanda e Daniele)

OBS:
●Durante os dois dias estará aberta para visitação Sala temática com exposição de vernissage de fotos com tema: cultura, meio ambiente e crítica social.
● Barracas com comidas típicas durante toda programação

VIRGÍNIA BARROS: Folha de São Paulo conta quase tudo sobre a garanhuense presidente da UNE



Nas hostes do movimento estudantil, Virgínia Barros, 27, a nova presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), ou presidenta, como ela faz questão de acentuar, é conhecida como "baixinha" - tem 1m53- e "nervosinha".

Como Lula, Virgínia também é de Garanhuns, Pernambuco. Mas se engana quem pensa que Vic, como gosta de ser chamada, faça o gênero clássico da militância "barbuda de saia". Verdade que apanhar da polícia na rua ela já apanhou. E isso comenta com orgulho. Também já ocupou reitoria. E diz que se sente à vontade com um megafone nas mãos.

Mas Vic, que usa piercing no nariz e tem quatro tatuagens -no braço, uma poesia de Carlos Pena Filho em homenagem a Recife, onde cresceu e se formou em direito; nas costas, três gaivotas e uma frase, "Viva la Vida"; e, na perna, violetas-, está mais para bandas internacionais como The Strokes e Oasis que para Geraldo Vandré.

Che Guevara ela admira, claro. Mas Patrícia Galvão, a Pagu, está acima de tudo. "Modernista, mulher, escritora, militante", diz ao repórter Morris Kachani. A propósito, a agenda sobre direitos da mulher deve entrar com tudo na pauta da UNE. "Mais creches nas faculdades é uma das bandeiras", explica. Até entre os velhos guerrilheiros de esquerda, admite, o machismo grassou.

Vic participou das primeiras manifestações pelo passe livre de ônibus em São Paulo, pacificamente, como faz questão de ressaltar. "A UNE se solidariza com a causa, embora repudie vandalismo e excessos da polícia." Mas não se diz a favor da tarifa zero, como pede o Movimento Passe Livre. "Sempre defendemos o meio passe para estudante, essa é uma bandeira histórica", desconversa.

Para continuar lendo, acesse o site da FOLHA DE SÃO PAULO



Jorge e Mateus na programação do São João de Caruaru e no Festival de Inverno de Garanhuns


A Fundação de Cultura de Caruaru acaba de confirmar a programação da dupla sertaneja Jorge e Mateus no São João da Capital do Forró. A dupla de sucesso canta dia 24.

Jorge e Mateus estão fazendo temporada nas festas juninas do Nordeste e é grande a possibilidade de estarem na programação do Festival de Inverno de Garanhuns, sendo uma atração considerada popular para a proposta do FIG, criticada por alguns e elogiada por grande parte da população.

Caso venha, será um dos maiores públicos do evento este ano.

Aliás, a programação do Festival de Inverno estava programada para sair neste dia 18, terça-feira, um mês antes do início do evento. Nos últimos anos a Fundarpe divulgou 30 dias antes, mas parece que este ano vai ser diferente!

É, parece que os sertanejos estão fazendo o mesmo caminho percorrido pelo Axé e as Bandas de Forró, tomando conta de tudo, do São João ao carnaval Nordestino. Porém, nunca foram muito a cara do nosso FIG, e quando colocam na programação acaba gerando polêmica! O Carnaval de Olinda conseguiu se impor e não importa a festa baiana.

Luzia da Saúde participa de movimentos populares




A vereadora Luzia da Saúde tem se movimentado pelos movimentos sociais da cidade com muita intensidade, principalmente os populares, dando atenção à periferia. Foi assim que conseguiu destinar uma área do bairro de Manoel Xéu para o lazer, através da prefeitura municipal. Também naquele bairro, Luzia tem acompanhado os trabalhos do grupo de mulheres, que tem uma associação.

Esta semana, a vereadora esteve participando do aniversário de 12 anos da ADVAMPE, que é a associação dos deficientes visuais. Também, a representante acompanhou a caminhada referente ao Dia do Idoso, prestando assistência e colocando seu mandato à serviço da população que mais precisa.

É de Luzia Cordeiro o pedido para a Audiência Pública que vai debater a situação do Hospital Dom Moura na Câmara de Vereadores na próxima semana.

Confira as praças que estão sendo revitalizadas em Garanhuns



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras e da Secretaria de Turismo, firmou parceria com empresa privada para a revitalização da Praça Dom Moura I. A reforma contempla nova pintura, iluminação e paisagismo da área. Os garanhuenses, em poucas semanas, terão mais um espaço de passeio e convivência familiar.

Mais revitalizações - Pensando em melhorar a infraestrutura e o visual das praças públicas, desde o início do ano, o Governo Municipal começou a desenvolver ações de revitalização em pontos estratégicos. O Alto do Columinho, a Praça da Bíblia, Praça Jaime Pinheiro, Polo Heliópolis, Cristo do Magano, além das praças Do Moura I e II, foram alguns dos locais contemplados.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.