quarta-feira, 5 de julho de 2017

INSS DE PERNAMBUCO SE PREPARA PARA OFERECER ATENDIMENTO DIGITAL. SAIBA MAIS!

INSS está ampliando serviço digital que promete reduzir 
tempo de atendimento dos usuários em todo o país



O INSS em Pernambuco se prepara para implantar, em breve, o INSS Digital, novo projeto que o Instituto está testando, desde o início do ano, em Mossoró (RN) e julho na Paraíba, que estabelece novos fluxos de atendimento e de trabalho para facilitar a vida do segurado, promover qualidade de vida para os seus funcionários e mitigar problemas como falta de agências físicas.

Na manhã desta quarta-feira (05), o superintendente do INSS no Nordeste Marco de Brito e os gerentes-executivos Francisco Alencar (Garanhuns/PE), Jurandir Bezerra da Silva (Caruaru/PE), Thalys Eliel Amaral Gomes (Petrolina/PE), Francisco Osimar (Mossoró/RN) e Augusto César Gomes Netto (Juazeiro/BA) promoveram em Carpina (PE), reunião na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Pernambuco (Fetape).

Participaram do evento presidentes e representantes dos 179 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais das três regiões do Estado, além de representantes da Fetape.

Amanhã (06), às 9h, os gestores estarão na sede da Gerência Executiva Garanhuns (PE), situada na Praça Dom Moura S/N, apresentando o INSS Digital aos servidores das unidades vinculadas àquela Gerência. Será apresentado o novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos.

INSS Digital – É um projeto que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de atender.

Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento pela Internet para o segurado, ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS – e a distribuição das demandas entre as unidades.

Esse novo modelo de atendimento, iniciado no começo do ano, está sendo testado atualmente em 16 Agências da Previdência Social de Mossoró e, devido aos resultados obtidos até agora, começou a ser testado na Paraíba, em julho. Gradativamente, será implantado em outras localidades do país para que, futuramente, possa fazer parte da realidade de todo INSS. Até o momento, já foram celebrados mais de 50 Acordos de Cooperação Técnica na região, a maioria com sindicatos.

Reforma Trabalhista será votada no Senado, que sem manifestação da sociedade, tende a aprovar!



Da assessoria do senador Humberto Costa

Prestes a enterrarem os direitos históricos conquistados pelos trabalhadores brasileiros, os senadores da base aliada do governo do presidente Michel Temer (PMDB) foram alvo de críticas disparadas pelo líder da Oposição na Casa, Humberto Costa (PT-PE), nesta quarta-feira (5). A reforma segue para votação final na próxima terça-feira (11). 

Ele pediu o apoio da população nesta fase final de tramitação para pressionar a rejeição da proposta e lamentou que o Senado não tenha feito uma única alteração no texto encaminhado pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional - apesar das sugestões feitas pela oposição e, inclusive, pela base, rejeitadas pelos relatores governistas. Tudo isso ocorreu, segundo Humberto, para aprovar a medida rapidamente. 

Apesar da avaliação negativa, o líder da Oposição disse ter esperança de que os parlamentares ainda “poderão despertar para o fato de que a reforma trabalhista não pode ser aprovada porque, além de prejudicar milhões de brasileiros, está podre desde a sua origem”. 

Humberto lembrou que todas as audiências públicas realizadas serviram a nada, tendo em conta que nenhum dos alertas feitos pelos trabalhadores, das advertências dos especialistas e das denúncias dos danos que o projeto causará feitas por membros do Judiciário e do Ministério Público, nada foi levada consideração pelos senadores.

“A matéria chega aqui ao plenário com a vontade manifesta de diversos senadores de abrir mão de suas prerrogativas, de se negar a alterar um projeto reconhecidamente nefasto somente para obedecer - como um cão que abana o rabo ao dono – a vontade desse presidente ilegítimo de que o projeto chegue sem mudanças à sua mesa e possa imediatamente ser sancionado”, comentou. 

O senador avalia que é só aos interesses econômicos, que bancaram quase 60% das emendas, que o projeto, encaminhado a toque de caixa e aprovado de afogadilho, atende. “É para pagar a fatura da deposição da presidenta Dilma que esse projeto tramitou assim, submetendo mulheres grávidas e em fase de amamentação a condições que agridem à sua saúde e à de seus filhos”, criticou. 

Para o líder da Oposição, o Senado abrigou um projeto nefasto do governo, que altera mais de 100 dispositivos da legislação e desfigura a própria Consolidação das Leis do Trabalho, sem que tenha aberto qualquer diálogo verdadeiro e produtivo com a classe trabalhadora.

“Vão deixar a esse denunciado pelo procurador-geral da República a prerrogativa de vetar alguns poucos artigos dessa reforma e editar uma medida provisória suplementar, como se um sujeito como ele fosse minimamente confiável, alguém que acumula um rosário de traições ao país”, ressaltou. 

Humberto citou como medidas extremamente danosas na reforma o estabelecimento do acordado sobre o legislado, do trabalho intermitente a bel-prazer do patrão e do fim do direito de férias livres, já que a partir de agora elas poderão ser repartidas pelo empregador de acordo exclusivamente com a sua vontade.

“Então, eu quero chamar meus colegas à razão. Eu ainda quero crer, vivamente, que os senadores que apoiam a proposta desse governo ilegítimo, comandado por alguém denunciado por crime, que toda semana vê um assessor próximo preso, vão despertar para o fato de que ela não pode ser aprovada porque está podre desde a origem”, finalizou.

Conselho de Veterinária dá dicas de como se aproximar de animais de rua



Caminhando pela cidade, a gente se depara com animais de rua, geralmente, cães e gatos. Filhotes, animais doentes, animais velhos ou simplesmente um vira lata que nasceu na rua. Se você quer se aproximar do animal e resgatá-lo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária cita alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de se aproximar do animal para evitar acidentes.

Geralmente são animais dóceis, acostumados com os transeuntes, mas devido à forma como são tratados, muitas vezes com violência por pessoas más, podem demonstrar irritação. Nesta época do ano, além da procura por comida, os animais ainda precisam se proteger do frio, por isso, na maioria das vezes se aproximam mais das casas, em busca de abrigo.

Animais de rua podem estar assustados, com dor ou alguma doença que pode ser transmitida ao homem, como a raiva por exemplo, que não tem cura. 

Ao se aproximar do animal, fique com as mãos expostas e, de preferência, dê algo para ele comer. Muito cuidado nessa aproximação para não ser mordido. Se ele demonstrar sintomas de irritabilidade, não se aproxime procure orientação especializada de um médico veterinário, pois ele é o profissional indicado para fazer essa aproximação.

Contudo, se puder, faça o bem. Vira-latas e gatos costumam ser muito carinhosos com seus donos, fazem bem a crianças (exceto as que têm alergia a seus pelos) e criam um ambiente de alegria. Adotar um animal de rua é uma prova de amor incontestável.

- Se você conseguiu fazer o resgate, a primeira providência é levar o cão ou gato a um médico veterinário, pois ele, poderá orientá-lo a respeito de dieta, vacinas, medicamentos e exames necessários para que esse novo animal faça parte da sua vida de forma saudável e segura.

- Ofereça água e comida e observe seu comportamento nas primeiras horas.

- Não medique, ou trate animais sozinhos sem orientação de médico veterinário, pois acidentes acontecem e doenças são transmitidas.

- Verifique se ele tem doença de pele, faça exames de fezes, urina e sangue.

- O veterinário ainda deverá orientar sobre banhos para conter possíveis parasitas, como piolhos e carrapatos

- Não coloque o animal desconhecido junto com outros animais que você tenha em casa: ele deve ficar de quarentena (o período de isolamento necessário deve ser indicado pelo médico veterinário)

Atenção: Se for mordido lavar o ferimento com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

Como está e como vai ficar a situação de Temer no Congresso? - Com Tadeu Alencar



Membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado federal Tadeu Alencar (PSB), participou do início da apreciação do pedido de abertura de investigação contra o Presidente Michel Temer (PMDB), nesta terça-feira (04). Para Tadeu, à medida que o processo avançar, e que novas denúncias sejam provavelmente enviadas pela Procuradoria Geral da República (PGR), o apoio de Temer no Congresso deve “derreter, se corroer”.

Em entrevista ao programa Manhã Total, na Rádio Pajeú, Tadeu afirmou: “Nós vamos ter um embate na CCJ e vamos cumprir o nosso papel, como membro titular do PSB, e trabalhar para que a posição partidária seja uniforme, em observância ao que decidiu a Executiva Nacional, de trabalhar pela renúncia, ou afastamento do Presidente, dada a gravidade da conduta praticada”.

Leia abaixo outros trechos da entrevista:

“Não se resolve a economia, se crise política não for ultrapassada”

Tadeu Alencar - “Eu acho que o Brasil está passando por um momento muito difícil, porque na hora em que a gente acha que resolveu uma crise política, uma crise econômica, surgem fatos novos que nos obrigam a parar para enfrentar essa nova dificuldade. Ninguém resolve os problemas da economia brasileira se não ultrapassarmos essa crise política. E não é algo de menor importância. É algo que afeta a instituição mais importante do País, que é a Presidência da República. De maneira que nós temos consciência da gravidade do momento, mas até por esta gravidade é que não podemos declinar da nossa responsabilidade e daquilo que recebemos do povo pernambucano para representa-lo. Como membro da Comissão de Constituição e Justiça nos cabe apreciar esta denúncia.

“Pressão da sociedade aumenta pressão do Congresso contra Temer”

Tadeu Alencar – O apoio ao presidente é mínimo, e já era por uma agenda que ofendia a consciência da cidadania brasileira, por retirar direitos duramente conquistados, direitos sociais, direitos do trabalhador. Com essa denúncia de corrupção, por aquela situação em que ele recebeu alguém notoriamente investigado depois de 22h, sem estar na agenda, num diálogo claramente indecoroso, incompatível com a dignidade das funções de Presidente da República, é claro que a sociedade brasileira (reprova). O Datafolha na semana passada aferiu uma aprovação de 7% ao Governo de Michel Temer. No entanto ele ainda tem muito apoio dentro do Congresso Nacional. Mas à medida em que o tempo passa, até pela pressão que a sociedade vai fazer sobre nós parlamentares, e é desejável que assim seja, eu tenho a impressão de que este apoio dentro do Congresso também vai diminuindo.

Os movimentos do Governo para trocar parlamentares na CCJ

Tadeu Alencar - O governo tem feito movimentos para trocar os parlamentares que não são simpáticos a ele, e que portanto vão agir com independência, com autonomia, como cabe a um parlamentar. Isto significa que o Governo não está seguro de que tem uma situação tranquila, ainda mais depois da prisão ontem de mais alguém muito próximo do Presidente da República. Todos sabem que o ex-ministro, ex-deputado Geddel Vieira Lima, era alguém da intimidade do Presidente da República e obviamente sempre atuaram ali numa fina sintonia.

“Pescadores de águas turvas”

Tadeu Alencar - Eu acho que o parlamentar que não considerar a voz das ruas está fadado a num dado momento ser julgado severamente pela população. Blindar o presidente, imuniza-lo, para evitar que ele seja investigado, depois de tudo o que aconteceu, eu acho que é um caminho que será cobrado severamente pela sociedade àqueles que, ao invés de defender os interesses maiores do País, da população, da democracia, estão empenhados em ser pescadores de águas turvas. Não todos, evidentemente, que apoiam o Presidente, têm este comportamento. Eu não estou querendo fazer uma generalização leviana. Há aqueles que têm uma convicção ideológica, que acham que o presidente não cometeu nenhuma irregularidade, mas tem muitos daqueles que estão apenas fazendo a pressão para liberar emendas, para emplacar os seus indicados nos cargos federais. E isto é extremamente nocivo.

“Maioria congressual de Temer é inversamente proporcional à pressão popular”

Tadeu Alencar - Esta maioria que o presidente Temer ainda tem no Congresso é inversamente proporcional ao aumento da pressão popular sobre o próprio Congresso, à vigilância que a sociedade tem que ter, o papel dos meios de comunicação, de mostrar as coisas com transparência. Eu tenho a impressão de que na medida em que aumenta esta pressão pela transparência, e por uma atitude republicana do Parlamento, ela vai fazer diminuir enormemente o apoio que o presidente ainda tem. E, se sabe, virão outras denúncias, porque no pedido de abertura de investigação foram feitos pedidos para investigar por três ilicitudes penais, que é corrupção passiva, obstrução da justiça e a formação de organização criminosa. Neste momento só a de corrupção é que chegou aqui à Câmara. Nada faz supor que o Procurador Geral da República não vá encaminhar nova denúncia. Na medida que o tempo passa eu não tenho dúvida que o Presidente vá ver derreter, corroer, o apoio que ainda tem no Congresso.

Crédito da foto: Chico Ferreira/PSB

Festival de Inverno terá programação normal na Praça Mestre Dominguinhos

Esta quarta-feira amanheceu quente nas rádios de Garanhuns, com alguns comunicadores informando que a programação da Praça Mestre Dominguinhos teria somente cinco dias, com shows somente nos finais de semana. A fonte da informação seria aqui de Garanhuns, de alguém ligado à prefeitura. Segundo consta, a secretária de turismo estaria indo às pressas para Recife para uma reunião.

Entramos em contato com pessoas da Fundarpe e Secretaria de Cultura, para buscar informações direto da fonte, e esta questão foi totalmente descartada, e até se assustaram: "A programação ainda está sendo fechada, em alguns detalhes, e será anunciada na próxima sexta-feira, conforme divulgamos. A programação será normal, como foi ano passado."

Portanto, esta informação de apenas cinco dias de shows na praça não é verdadeira!

Vamos aguardar a programação, pois a cada ano, sofremos de Tensão Pré-Festival!

Quer saber mais? Clique aqui e confira somente notícias sobre o festival de inverno!

LUCY ALVES NA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS. Quer saber mais?



A paraibana Lucy Alves é mais uma grande artista na programação do Festival de Inverno de Garanhuns - FIG 2017. Lucy apareceu para o Brasil no The Voice, programa de grande audiência da Rede Globo, e depois em papel de destaque na novela Velho Chico, mas a cantora já está na estrada há mais tempo, junto com sua família já tocava nos palcos do Nordeste, com o Clã Brasil, que inclusive gravou um DVD em homenagem e com a participação de Dominguinhos.

Ainda com o Clã Brasil, Lucy se apresentou pela primeira vez em Garanhuns na AABB, depois voltou como estrela para o Palco do Festival Viva Dominguinhos.

Lucy Alves deve se apresentar numa quinta-feira, dia 27 de Julho, que deve ser a noite do forró no 27° Festival de Inverno de Garanhuns. O FIG volta a ter noites temáticas, e a sexta-feira (28) deve ser do samba, pois já antecipamos a presença da filha de Martinho da Vila, a também atriz e cantora Mart'nália. Outro nome que já informamos foi Edson Cordeiro, que vai se apresentar com Orquestra, provavelmente na Catedral de Santo Antônio. 




RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.