segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

JR AUTOCENTRO GARANHUNS - Manutenção Preventiva dos Freios



A revisão periódica dos FREIOS deve ser feita entre 10.000 e 30.000 quilômetros (ou conforme manual do fabricante), verificação importante para controlar o desgaste das pastilhas e do disco e prevenir que se trafegue com a peça em más condições. 

Sempre quando for feita a troca do disco é recomendado que seja feita em conjunto a substituição das pastilhas. Caso os discos estejam em bom estado, somente a troca de pastilha é suficiente. 

Uma dica da JR AUTO CENTRO.
Av. Júlio Brasileiro, 937, Garanhuns / ☎️ (87) 3763-1606

SAÚDE / Para que serve a cirurgia de adenoide que Maria Alana fará na UPAE Garanhuns?

Procedimento relativamente simples melhora respiração e qualidade de vida das pessoas
Maria Alana na consulta à cardiologista Dra. Rafaela Rodrigues




Primeiro vamos explicar do que se trata. Adenoide é o nome dado a dois pequenos aglomerados de tecido linfoide que ficam localizados entre a parte de trás do nariz e acima da garganta, na região conhecida como rinofaringe. Portanto, todos têm adenoide, já nascemos assim, não se trata de uma doença em si, elas funcionam como proteção e defesa contra partículas aéreas, vírus e bactérias que se acumulam no nariz e na garganta. A adenoide é mais importante na primeira infância, depois começa a diminuir de tamanho, por isto, são mais comuns problemas com crianças. Quando ela cresce demais, ou seja, sofre uma hipertrofia, prejudica a saúde e aí somente com um otorrinolaringologista para diagnosticar e iniciar tratamento, e neste caso é comum também a cirurgia. Além da hipertrofia, outros problemas também podem ser verificados com a adenoide, por isto é importante o olhar do especialista. A hipertrofia não está diretamente relacionada a doenças como rinite e asma, e adultos também podem ter hipertrofia da adenoide, mas geralmente são relacionadas a outros problemas de saúde.

É aí que entram a Maria Alana e a UPAE Garanhuns nesta história. A menina de cinco anos de idade apresenta ocasionalmente dificuldade de respirar, ronco e outros sintomas ligados à hipertrofia da adenoide. Acompanhada de sua mamãe, Marleide Ferreira, Maria Alana se consultou na UBS da sua região em Iati, município próximo a Garanhuns e que faz parte da V Regional de Saúde, da Rede de Assistência Estadual de Saúde. O médico constatou a necessidade de encaminhá-la ao especialista, e através da regulação regional, Maria Alana teve sua consulta marcada na UPAE Garanhuns. A menina já passou pelo otorrinolaringologista que diagnosticou o caso, encaminhou para exames, e dentre eles o parecer cardiológico para marcação de cirurgia. Dois meses foi o tempo desde a consulta no PSF ao parecer cardiólogico.

Mãe e filha passaram pela consulta com a cardiologista Dra. Rafaela Rodrigues nesta terça-feira (26). Ao sair, Marleide falou sobre o atendimento na unidade de saúde: "O atendimento aqui é ótimo, espero que dê tudo certo com a cirurgia. Eu já conhecia a UPAE Garanhuns, tenho familiares que já passaram por consultas, e todos falam muito bem" - registrou.

Agora Maria Alana terá sua cirurgia agendada, considerada de baixa complexidade, terá alta no mesmo dia, podendo voltar às suas atividades, e com novo ânimo para brincar, estudar e até dormir melhor. A cirurgia de Adenoide é uma das mais comuns na especialidade otorrinolaringologia no bloco cirúrgico da UPAE Garanhuns.

TABELA DE PAGAMENTOS DE SALÁRIOS DE DEZEMBRO/19 E DÉCIMO-TERCEIRO

O Governo do Estado de Pernambuco divulgou as datas de pagamentos de salários de dezembro de 2019, janeiro de 2020 e o 13º, que sairá integral em 20 de dezembro. Confira nas tabelas abaixo:




Diretor do Campus Garanhuns é eleito Reitor do IFPE

Diario de Pernambuco

A comunidade acadêmica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) elegeu, na quarta-feira (27), o professor José Carlos de Sá Júnior para reitor da instituição com 43,31% dos votos. O professor Sérgio Gaudêncio foi o segundo colocado, com 15,59%, seguido do professor Ênio de Lima, com 5,52%. Professor Zé, como é conhecido o reitor eleito, ficará à frente do instituto no quadriênio 2020-2024. A consulta eleitoral foi realizada nos 16 campi, Reitoria e polos de educação à distância, com a participação de estudantes, docentes e técnicos administrativos.

O futuro reitor é ex-aluno egresso do IFPE, onde cursou eletrotécnica na época da então Escola Técnica Federal de Pernambuco, e se graduou em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também fez o mestrado em Sistemas de Potência. É docente do IFPE Garanhuns desde setembro de 2010. Em 2011, foi nomeado diretor-geral pró-tempore. Em 2015, foi eleito diretor-geral do Campus Garanhuns. Atualmente, também atua nas áreas de Ensino e Gestão, integra grupo de pesquisa sobre eficiência energética e é membro do Conselho Superior do Instituto (Consup).

Segundo o IFPE, as eleições ocorreram com tranquilidade. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, 7.753 eleitores compareceram a um dos 18 locais de votação. Foram registrados 0,99% de votos nulos, 1,32% de votos em branco, além de 33,26% de abstenção. A apuração foi acompanhada durante toda a madrugada através de planilha online disponibilizada no portal do IFPE pela Comissão.

O prazo para recursos ao resultado preliminar se encerra nesta sexta-feira (29). O dia 2 de dezembro será reservado para apresentação de contrarrazões aos recursos. O resultado final será publicado em 3 de dezembro e homologado pelo Consup no dia 6 de dezembro.

Diretores-gerais também eleitos na consulta do IFPE: 
Fátima Cabral 63,97 (Abreu e Lima, com 63,97%), 
Ezenildo Lima (Afogados da Ingazeira, com 51,96%), 
Cumaru (Barreiros, com 44,82%), 
Marcos Germano (Belo Jardim, com 32,79%), 
Daniel Assunção (Cabo de Santo Agostinho, com 65,26%), 
Elaine Rocha (Caruaru, com 44,07%), 
Amaral (Garanhuns, com 45,34%), 
James Radson (Igarassu, com 67,24%), 
Viviane Lucy (Ipojuca, com 34,36%), 
Janderson Emmanuel (Jaboatão dos Guararapes, com 49,45%), 
Luciana dos Santos (Olinda, com 50,85%), 
Marlo Andrade (Palmares, com 64,41%), 
George Gaudêncio (Paulista, com 60,39%), 
Valdemir Mariano (Pesqueira, com 59,95%), 
Marivaldo Rosas (Recife, com 50,51%), 
Mauro de Souza (Vitória de Santo Antão, com 36,35%)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.