segunda-feira, 26 de julho de 2021

Paulo Câmara autoriza início da requalificação do pavilhão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco





O governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (26.07), a ordem de serviço que autoriza a requalificação do pavilhão de feiras e eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Orçadas em R$ 1,7 milhão, as obras já devem começar nesta terça-feira (27.07), e incluem a recuperação e polimento do piso em concreto (totalizando 18.650 m²), recuperação e substituição de calhas técnicas (1.700m), reforma dos banheiros com acréscimo de fraldário e da cozinha do mezanino do pavilhão.

“Vamos fazer a reformulação do Centro de Convenções de Pernambuco para melhorar a infraestrutura e adaptar esse grande espaço para a retomada dos eventos, que vai exigir muito trabalho, precauções e protocolos, que já estão sendo pensados. Queremos que o Cecon esteja pronto e efetivamente adaptado à nova realidade que estamos vivendo em virtude da Covid-19”, destacou Paulo Câmara.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, a proposta de requalificação foi um pleito que surgiu durante as reuniões da Câmara Setorial de Turismo. “O espaço tem uma importância singular para o turismo de negócios em Pernambuco. Nossa decisão por executar esta obra é fruto de conversas com diversos atores da área. Passado o período de pandemia, acreditamos que o uso do espaço ganhará ainda mais relevância para os diversos negócios que são incentivados no local”, afirmou Roberto Abreu. A AD Diper vai custear e gerenciar as obras, cujo prazo de conclusão está previsto para daqui a dois meses.

Antes da pandemia, o pavilhão chegou a receber uma média anual de 32 eventos, com público médio de 300 mil pessoas. O espaço opera há 40 anos, apoiando o desenvolvimento do trade turístico de Pernambuco. Segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, ainda em 2021 estão programadas oito feiras, dos mais variados segmentos. “Estamos bem confiantes com a execução das obras. Teremos tempo hábil para deixar o Centro de Convenções renovado para os primeiros eventos que acontecem em outubro. Ações como essa são importantes para a retomada das feiras de negócios que aquecem nossa economia, geram emprego e renda e movimentam toda a cadeia do turismo”, salientou Novaes. A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, também participou da assinatura.

É no pavilhão do Centro de Convenções que acontece, anualmente, a maior feira criativa da América Latina – a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento, coordenado pela AD Diper, gera renda para mais de cinco mil expositores durante 12 dias, sendo geralmente realizado no início do mês de julho, há 20 edições. Este ano, por conta da pandemia, acontecerá entre 10 e 19 de dezembro.

Acordo de Cooperação vai agilizar desconto na conta de energia para agricultores/as familiares




Agricultores e agricultoras familiares poderão se cadastrar de forma mais rápida para acessar os benefícios tarifários social ou rural de energia elétrica, que dão até 65% de desconto na conta. A Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, a partir de uma articulação do deputado estadual Doriel Barros (PT-PE), que possibilita que os sindicatos rurais façam o cadastramento e já enviem para a Celpe a documentação do trabalhador e da trabalhadora rural.

Os detalhes para adesão aos benefícios serão informados em Seminário Virtual nesta terça-feira (27), de 9h às 12h. Na atividade, os 174 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRs), atuantes nas três regiões do estado, vão conhecer mais sobre as tarifas social e rural, os critérios para acessá-las e quais os documentos que devem ser enviados pelo agricultor e a agricultora, quilombolas e indígenas para acessarem esse direito. As lideranças sindicais vão poder tirar dúvidas com a equipe técnica da Celpe.

“O Sindicato rural será a porta de entrada para o agricultor e a agricultora darem entrada no benefício e terem acesso ao desconto na conta de energia, por meio das tarifas social ou rural. Estamos muito otimistas com essa parceria que vai possibilitar às famílias uma economia que vai fortalecer a agricultura familiar e a vida sustentável no campo”, explicou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

Acordo de Cooperação Técnica –A assinatura ocorreu no último dia 13 de julho, no prédio da Celpe, no centro do Recife, com a presença de Cícera Nunes, do presidente da Celpe, Saulo Cabral e Silva, do diretor de Relações Institucionais da Celpe, João Paulo Neves Baptista, e do deputado estadual Doriel Barros.

“Temos lutado para assegurar esse direito dos agricultores e agricultoras familiares a uma energia elétrica mais barata. Para isso, já apresentamos indicações e Projeto de Lei na Assembleia. Por isso, estamos muito felizes em termos contribuído com essa articulação. Com a conquista desse termo de cooperação, acreditamos que essa política chegará de forma mais rápida a quem realmente precisa”, destaca Doriel Barros.

O Seminário é promovido pela Fetape, Celpe e pelo deputado estadual Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da ALEPE.


Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Fetape: Gleiceani Nogueira (81) 99982.0641
Ylka Oliveira (81) 99585.4847

Assessoria do deputado Doriel Barros:
Ana Célia Floriano (81) 99924.4575

COVID-19 em queda

 



Com média móvel de 1.101,4 mortes por Covid-19, a pandemia no Brasil voltou ao patamar de queda. A taxa é a mais baixa desde 23 de fevereiro e 15% menor do que a apurada em 11 de julho. Já a média de casos está em estabilidade, com 44.584,1 infectados diários, número 2,51% mais baixo do que o registrado há duas semanas. O avanço da campanha de vacinação é o principal responsável pelo recuo dos índices. Até o domingo, 45,4% da população – ou mais de 95,4 milhões de pessoas – receberam ao menos uma dose de um imunizante, enquanto 15,9% – 33,5 milhões – receberam as duas. Além disso, outras 4.045.166 de pessoas foram inoculadas com o fármaco de dose única da Janssen.

VEJA

Prefeito Sivaldo Albino e secretário André Longo visitam unidades de enfrentamento à Covid-19 em Garanhuns





O secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou na última sexta-feira (23) as unidades que integram a rede de combate à Covid-19 em Garanhuns. Durante a ocasião, o secretário esteve acompanhado do prefeito Sivaldo Albino, em visita a Unidade de Tratamento Covid-19 e Hospital Regional Dom Moura (HRDM). Em seguida, os gestores cumpriram agenda no Palácio Celso Galvão, onde a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES), participou de uma reunião no Gabinete do Prefeito.

Também estiveram presentes o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes; a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; o secretário-executivo da pasta, Paulo Mendonça; o secretário de Comunicação Social, Ronaldo César; o diretor do HRDM, Venâncio Leonardo; e o secretário-geral do Consórcio Público Para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam), Cayo Albino. Além de equipe técnica da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

“Esta visita também foi um pedido direto do governador Paulo Câmara, que tem acompanhado a evolução dos indicadores da Covid-19 em todo o estado. E em especial aqui em Garanhuns, onde o Governo do Estado viabilizou, através de parceria com a Prefeitura, a instalação de 30 leitos de UTI para enfrentamento à pandemia”, destaca o Secretário Estadual de Saúde, André Longo.

A visita aconteceu em um momento onde o município de Garanhuns registra uma queda expressiva na taxa de ocupação dos leitos de UTI e retaguarda voltados para o combate à Covid-19. Atualmente o município conta com 22 leitos de retaguarda na UTC, 18 no Hospital Regional Dom Moura e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. Os leitos clínicos de enfermaria estão com 14% de ocupação.

O município conta ainda com 40 leitos de UTI; considerando os 10 leitos na UTC, 10 leitos no Hospital Regional Dom Moura e 20 leitos no Hospital Perpétuo Socorro. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está atualmente em 30% da capacidade.

“Os esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Garanhuns foram e continuam sendo essenciais para que pudéssemos chegar a este momento de tranquilidade. Este cenário é fruto da ampliação de leitos em nossa região, em conjunto com os avanços na vacinação e medidas preventivas. Por isso, devemos continuar nos cuidando para que estes números reduzam cada vez mais”, completa o prefeito Sivaldo Albino.

 

Dominghetti elogiou Dias logo após jantar de suposta propina: 'Espetacular'


"Espetacular." Assim o policial Luiz Paulo Dominghetti, que há até pouco tempo se apresentava em Brasília como vendedor de vacinas, enalteceu o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias.

O elogio foi feito menos de 24 horas depois de um jantar no restaurante Vasto, na capital federal, em 25 de fevereiro deste ano. No encontro, o cabo da PM mineira diz ter ouvido de Dias suposto pedido de propina para que o governo levasse adiante uma oferta de eventuais 400 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca.

A mensagem consta de um diálogo via WhatsApp entre Dominghetti e o pai, Paulo César Pereira, e narra toda a saga do policial -_ que atuava como um representante comercial informal da empresa americana Davati Medical Supply -- à espera de um desfecho positivo nas negociações com o Ministério da Saúde.

O UOL teve acesso ao material, parte do conjunto de evidências, provas e documentos obtidos pela CPI da Covid, no Senado Federal. Nas conversas com o pai, nos dias 25 e 26 de fevereiro, Dominghetti não faz menção à suposta cobrança de propina. Clique aqui para ler na íntegra.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.