quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Solidariedade no Dia do Estudante do Colégio Santa Joana D'Arc




Exiba DSC07342.JPG na apresentação de slides

O dia do Estudante no calendário foi sábado, dia 11 de agosto, mas no Colégio Santa Joana D'Arc foi nesta quinta-feira, quando os alunos participaram de uma gincana beneficente, arrecadando doações para instituições de caridade, aprendendo elementos de cidadania, e claro, divertindo-se muito, com apresentações de dança, paródias, brincadeiras e muito mais.

Tive a oportunidade de acompanhar um pouco da brincadeira e ver a vitalidade da juventude com forte preocupação social, pois tudo que foi arrecadado será doado a duas Igrejas e quatro creches. Além de alimentos, também foram arrecadados vários brinquedos que serão presenteeados a crianças carentes no próximo dia 12 de outubro.Exiba DSC07452.JPG na apresentação de slides

A soma do trabalho de toda a equipe e o talento dos alunos resultaram na transformação do ambiente escolar, com festa e cidadania, pois foi um momento de solidariedade, e de descoberta de talentos, tanto científico, com desafios de conhecimentos, quanto nas apresentações culturais.

Sabemos da importância social de momentos assim, e o quanto elas ajudam na formação da criança e do adolescente.

Diap: Humberto Costa entre os mais influentes do Congresso Federal

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, integra pela segunda vez a Lista dos Cabeças do Congresso, publicada nesta quinta-feira, 16, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Na 19ª edição dessa avaliação das lideranças políticas do Brasil, 100 parlamentares aparecem como os mais influentes da Câmara e do Senado. Humberto foi o primeiro senador eleito pelo Partido dos Trabalhadores de Pernambuco.

Conforme o levantamento, o petista ganha destaque entre os seus 583 colegas pela capacidade de articulação. A lista conta com 61 deputados e 39 senadores e divide os congressistas pela apresentação de qualidades específicas na atuação parlamentar. Para a seleção, o Diap considera habilidades como a participação em debates, para a negociação e para a formação de opinião.

O Diap destacou a atuação de dez senadores da bancada petista – o PT é o partido com com o maior número de relacionados, com 28 parlamentares. O líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA) e o líder do Governo no Congresso, José Pimentel (CE) são apontados pelas suas capacidades de negociação. Além de Humberto Costa, aparecem como articuladores os petistas Delcídio do Amaral (MS), e Jorge Viana (AC).

A primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (SP), o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), Paulo Paim (RS) e Wellington Dias (PI) surgem como senadores capazes de formular textos com propostas a serem deliberadas. Pelas capacidades como debatedor, surge Lindbergh Farias (RJ). Por fim, Eduardo Suplicy (SP) é lembrado pela capacidade de formar opiniões.

Humberto Costa, nos seus primeiros vinte meses de mandato, apresentou 105 proposições, das quais, hoje, seis passaram pelas comissões e pelo plenário do Senado Federal e seguem tramitação na Câmara dos Deputados. Durante o primeiro ano do mandato, o senador pernambucano foi Líder do Bloco do Governo no Senado Federal. Em abril deste ano, assumiu a relatoria do processo que culminou com a cassação do Senador Demóstenes Torres (GO).

O DIAP, instituição que anualmente prepara e divulga a lista do seleto grupo de parlamentares mais influentes, foi fundado há 29 anos, e representa aproximadamente 900 entidades sindicais de todo País. O departamento atua nos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, para institucionalizar a transformação, em normas legais, das reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais da classe trabalhadora.

Candidato a prefeito de Igarassu entra em contato com o blog

Mário Ricardo (PTB) candidato a prefeito de Igarassu concede entrevista no NE10

A assessoria do candidato a Prefeito de Igarassu, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Mário Ricardo entrou em contato com nosso blog na tarde de hoje, buscando aproximar o candidato dos meios de comunicação, principalmente sites e blogs, que têm um impacto direto nos formadores de opinião. Mário Ricardo esteve visitando a redação de um dos portais de notícias mais acessados no estado de Pernambuco, o NE 10.

Mário foi recebido pelos jornalistas Jamildo Melo e Gabriela Lopez e em uma conversa descontraída, falou um pouco de suas propostas para a cidade de Igarassu, entre elas, assuntos como: Saúde, Segurança, Educação, Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico.

Mário Ricardo tem buscado fazer uma campanha propositiva, debatendo os problemas do município e mostrando seus projetos de desenvolvimento.

ERRATA: Governo do Estado deve asfaltar de Calçado a Jupi‏

O município de Calçado terá em breve um caminho mais confortável e rápido até a rodovia BR-423: haverá a conclusão do trecho da PE-158 que liga o trevo (km 51) até a cidade de Jupi. O Governo de Pernambuco, parceiro de muitas ações do Governo Municipal de Calçado, já realizou e oficializou neste mês de agosto a escolha da empresa.


Consta no Diário Oficial de Pernambuco o valor mínimo de R$ 3.841.105,40 (três milhões, oitocentos e quarenta e um mil, cento e cinco reais e quarenta centavos) para adequar e asfaltar os 10,52 km da via. A empresa I M Comércio e Terraplanagem LTDA. – tendo atendido a todas as exigências jurídicas, fiscais, técnicas e econômico-financeiras - ficou responsável por realizar a obra.

Quando estiver pronto, o trecho deve favorecer um melhor escoamento da produção agropecuária do município e aproximar com mais conforto os moradores de Calçado ao polo do Agreste Meridional, diminuindo o caminho hoje percorrido (Calçado-Lajedo-Garanhuns por Calçado-Jupi-Garanhuns). Afora isso, o asfalto deve viabilizar crescimento econômico a partir da vinda de novos comerciantes e empreendedores ao município.
Por Jael Soares

A força de Armando Monteiro em Garanhuns

foto da campanha de 2006, com aliados muito parecidos com os de 2012

 
No próximo sábado, Izaías recebe a primeira estrela dos seus apoios estaduais para uma caminhada pelo centro da cidade, e por afinidade cabe ao senador Armando Monteiro, padrinho político do deputado, dar este pontapé inicial.

Mas a visita se reveste de mais importância pelo peso eleitoral que Armando tem em Garanhuns, uma de suas principais bases no estado. Este vínculo vem a mais de uma década, quando começou a investir através de instituições em centros de saúde e cursos profissionalizantes, e fez a dobradinha com Izaías Régis, que acabou possibilitando o crescimento político do aliado e a representação de Garanhuns na Assembleia Legislativa.

Esta ligação foi mais uma vez demonstrada em nossa enquete no mês de fevereiro, quando Armando bateu o governador Eduardo Campos e até o ex-presidente Lula, quando perguntamos em quem nosso e-leitor votaria, caso recebesse o apoio.

Vale lembrar que Izaías conta com os três em seu palanque.

Farmacêutica de Garanhuns conquista prêmio em Mostra Nacional


Garanhuns conquistou o 1º lugar na Mostra Nacional de Farmacêuticos – CONBRAF, realizada no último mês de julho, em São Paulo. A aprovação máxima foi dada ao Município, por meio de um Projeto apresentado pela farmacêutica garanhuense, Fátima Albuquerque Gueiros, que abordou como temática, a “Estruturação da Comissão de Farmácia e Terapêutica no Município de Garanhuns – Pernambuco”, elaborado após quase dois anos de curso em Santa Catarina.

O Projeto abrange melhorias quanto à assistência farmacêutica local, e para tanto, objetiva um elenco padronizado de medicamentos, de forma que se documentem os tipos e suas respectivas patologias. Com isso, a intenção é facilitar a distribuição, favorecendo a população. A Assistência Farmacêutica tem como meta, apoiar as ações de saúde na promoção do acesso aos medicamentos essenciais e promover o seu uso racional. Sendo assim, os medicamentos serão selecionados por sua relevância em saúde pública, evidências de eficácia, segurança e custo-efetividade.

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Ana Karla Lima, existe a possibilidade que o Projeto premiado nacionalmente, seja posto em execução pela Prefeitura.

Acontece em Garanhuns Workshop sobre Delimitação Geográfica da Produção do Queijo de Coalho


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio do Centro Tecnológico de Laticínios (CT LAT), e o Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco (Cepleite), promovem nesta quinta-feira (16), em Garanhuns, o Workshop Delimitação da Área Geográfica de Produção do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco.

O evento acontece na sede do Sebrae Garanhuns (Av. Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, Heliópolis).

Trata-se de uma promoção conjunta do Itep e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação de Certificação do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco (CQP) e Sebrae. A coordenação do evento é do gestor do Centro Tecnológico de Laticínios, Benoit Paquereau.

Durante o workshop, estão sendo apresentados aos produtores e interessados dados científicos e mapas visando a subsidiar os debates para a definição, de forma coletiva, da área naturalmente propícia à produção de queijo de coalho no Agreste de Pernambuco. Os trabalhos científicos e o mapeamento foram realizados pelo Itep (coordenação), IPA, Embrapa Solos, Embrapa Semiárido, UFRPE/Unidade Acadêmica do Agreste (UAG) e UFPE.

A delimitação da área geográfica da produção do queijo de coalho faz parte do processo de Indicação Geográfica que vai resultar na valorização do produto, nacional e internacionalmente. Indicações geográficas são caracteres estudados no âmbito da Propriedade Intelectual e que apresentam notável importância no mundo da cultura e do patrimônio histórico de dado local, sendo assim de grande valor na divulgação de certas regiões e dos produtos nelas gerados. A caracterização da indicação geográfica agrega valor e credibilidade a um produto ou serviço, conferindo-lhes um diferencial de mercado em função das características de seu local de origem. Uma vez reconhecida, a indicação geográfica só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam serviço de maneira homogênea.

PROGRAMAÇÃO

Os temas debatidos no Workshop são:

- Delimitação da bacia Leiteira (Produção de Leite, Efetivo de Rebanho, Ordenha municípios que fazem parte);
- Tradição e Fabricação do queijo de coalho em Pernambuco; 
- Situação socioeconômica dos municípios da área pré-definida para a Bacia Leiteira de Pernambuco;
- Impactos do Ambiente para a bacia leiteira, Litologia e Relevo;
- Climatologia (Temperatura, Precipitação, Umidade do ar, Amplitude Térmica);
- Zoneamento Bioclimático para Vacas Leiteiras no Estado de Pernambuco.
- Solos;
- Unidades Geoambientais.
- Definição da produção de forragens para a região;
- Zoneamento agroclimático de aptidão ao cultivo da palma forrageira;
- Pastagens Naturais;
- Delimitação da área de produção de leite e de queijo de coalho do Estado de Pernambuco.

O encerramento acontecerá às 14h.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.