Garanhuns conquistou o 1º lugar na Mostra Nacional de Farmacêuticos – CONBRAF, realizada no último mês de julho, em São Paulo. A aprovação máxima foi dada ao Município, por meio de um Projeto apresentado pela farmacêutica garanhuense, Fátima Albuquerque Gueiros, que abordou como temática, a “Estruturação da Comissão de Farmácia e Terapêutica no Município de Garanhuns – Pernambuco”, elaborado após quase dois anos de curso em Santa Catarina.
O Projeto abrange melhorias quanto à assistência farmacêutica local, e para tanto, objetiva um elenco padronizado de medicamentos, de forma que se documentem os tipos e suas respectivas patologias. Com isso, a intenção é facilitar a distribuição, favorecendo a população. A Assistência Farmacêutica tem como meta, apoiar as ações de saúde na promoção do acesso aos medicamentos essenciais e promover o seu uso racional. Sendo assim, os medicamentos serão selecionados por sua relevância em saúde pública, evidências de eficácia, segurança e custo-efetividade.
De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Ana Karla Lima, existe a possibilidade que o Projeto premiado nacionalmente, seja posto em execução pela Prefeitura.