DR. ELENÍLSON LIBERATO

DESTAQUES DO BLOG

terça-feira, 16 de abril de 2019

No Magano, Ministério Público recomenda prefeitura de Garanhuns desalojar famílias em área de risco

Ministério Público de Pernambuco

Após tomar conhecimento de que a Prefeitura de Garanhuns não tem previsão para executar obras de drenagem necessárias para escoar a água da chuva no bairro do Magano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Defesa Civil municipal desalojar as famílias que vivem em imóveis com risco de desabamento na rua Valdemar Garibaldi sempre que existir previsão de chuvas fortes no local.

Além dessa medida preventiva, o município de Garanhuns deve realizar o cadastramento imediato das famílias para inclusão em programa de aluguel social no caso de ser necessário remover os moradores de suas casas.

O promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra ressalta, no texto da recomendação, que a Defesa Civil identificou a construção de várias casas irregulares na rua Valdemar Garibaldi. Tais imóveis são constantemente monitorados pelo órgão em razão do risco de desabamento durante o inverno e, por esse motivo, o MPPE expediu a recomendação a fim de prevenir possíveis tragédias que poderiam atingir os moradores.

A Prefeitura de Garanhuns informou à Promotoria de Justiça de Garanhuns, em setembro de 2018, que já realizou o levantamento topográfico da área e está em fase de elaboração de projeto básico de drenagem para o local. Como não foi apresentado resultado desse trabalho, o MPPE recomendou ainda que o poder público apresente, no prazo de 60 dias, projeto básico de drenagem para a localidade ou, na impossibilidade de fazê-lo, justifique os motivos que impediram a conclusão do projeto.

Após reestruturação, Academia de Letras de Garanhuns retoma atividades culturais




A Academia de Letras de Garanhuns (ALG), durante os meses de janeiro e março deste ano, passou por um período de reestruturação institucional, visando aperfeiçoar sua organização interna, elaborar seu calendário de atividades do ano 2019, rever seu quadro de associados, trabalhar a partir de planejamento, propor de meios de maior aproximação com a sociedade, sanar suas finanças e reformar seus estatutos e regimento interno.

“Devo agradecer aos atuais acadêmicos a colaboração que deram e estão dando. Esse espírito colaborativo é de grande valia para o andamento da ALG. São colaborações que só enriquecem a nossa casa das letras e que nos ajudam a executar o nosso calendário 2019”, declarou Luís Afonso Jardim, Presidente da Academia.

Vencida esta etapa, a partir deste mês de abril, as atividades/sessões abertas da ALG serão retomadas e a população de Garanhuns deverá ser muito bem recebida, a fim de participar de palestras, mesas-redondas, debates, conferências, exposições, intervenções musicais, e tantas outras atividades voltadas para a literatura; e cultura, de um modo geral.

“Nosso maior objetivo é divulgar a cultura, literatura e resguardar a história de nossa região. Temos nos esforçado para que a Academia de Letras de Garanhuns seja sempre uma entidade atuante e que mantenha viva a memória de nomes ilustres, principalmente de nosso município”, explica Jardim.

Assim, já no próximo dia 26 de abril, a partir das 19h30, na Sede da ALG, haverá programação voltada para a cultura popular e a história de Garanhuns. Mais detalhes serão apresentados em breve.

SUAPE poderá operar ou ceder à iniciativa privada rodovias dentro do Complexo Industrial

Relatoria de PLO de José Queiroz (PDT) apresenta alterações na Lei nº 16.441 

Imagem relacionada

Membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, o Deputado Estadual José Queiroz (PDT) relatou o Projeto de Lei Ordinária nº 71/2019, em substituição ao Deputado Antônio Moraes, que dispõe sobre SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros. 

O novo texto acresce incisos no art. 2º da Lei nº 16.441, vigorada em 30 de outubro de 2018, na qual fica estabelecido que o complexo industrial localizado no Litoral Sul de Pernambuco passa a operar, explorar comercialmente, conservar, manter e ampliar, por execução direta ou indireta, os trechos rodoviários localizados em seus limites territoriais, ou que venham a lhe ser delegados por quaisquer entes federativos, observado o disposto na Lei nº 14.233, de 13 de dezembro de 2010 (inciso XVII).

Na leitura da relatoria realizada pelo parlamentar no PDT, aprovada pela maioria dos membros da comissão, fica estabelecido ainda no Projeto de Lei Ordinária nº 71/2019 nos inciso XVIII que Suape irá celebrar contrato de concessão para a exploração dos serviços indicados no inciso XVII, conforme observado o disposto na Lei nº 14.233, de 2010, bem como editar atos de outorga e demais instrumentos normativos necessários à regulamentação e à fiscalização da prestação dos serviços e obras concedidos, aplicar sanções administrativas, intervir na concessão, autorizar reajustes e revisões tarifárias, apurar e solucionar queixas dos usuários. E, por fim, o inciso XIV do art. 2º do Projeto de Lei Ordinária nº 71/2019 acrescenta que pode-se requerer a edição de decreto para a declaração de utilidade pública dos bens necessários à execução, direta ou indireta, de serviço ou de obra pública, e a desapropriação ou instituição de servidões administrativas.

REINTEGRAÇÃO DE POSSE: Justiça suspende retirada de famílias em Garanhuns

Resultado de imagem para reintegração de posse prefeitura garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns ingressou na justiça pedindo a retomada de um terreno no loteamento Rosa Mística, próximo à COHAB II, onde famílias construíram casas e estavam morando. Conforme a documentação apresentada, coube à Vara da Fazenda conceder a reintegração de posse ao município e ordenar ao Oficial de Justiça que, acompanhado da polícia, cumprisse a determinação.

Dor e sofrimento. Vimos fotos e vídeos de pessoas angustiadas, em choque, que já têm pouco, vivem com o que podem, e receberam de forma desolada as autoridades, sem que fossem preparadas ou que tivessem algum suporte para suas saídas. Li um texto do médico Ulisses Pereira, que cita uma frase que achei marcante: "Não se transforma um morador irregular em um morador de rua.".

O Ministério Público agiu, e solicitou ao Dr. Glacidelson Antônio, juiz da Vara da Fazenda Pública, a suspensão da retirada das famílias. O juiz acatou o pedido, autorizou o retorno das famílias, enquanto o CRAS daquele bairro realiza um trabalho social, para melhor resolução do problema.

Porque a prefeitura não fez antes assim, sem o trauma que as pessoas passaram?

Pernambuco ganha 157 novos agentes penitenciários


O governador Paulo Câmara assina, nesta terça-feira (16.04), a nomeação de novos 157 agentes penitenciária de Pernambuco. Os profissionais, aprovados no concurso realizado em 2017, começarão a atuar nas unidades prisionais do Estado no próximo mês de junho, após o processo de admissão. O curso de formação durou três meses, com 524 horas aulas.

O conteúdo teórico-prático englobou tecnologia menos letal, escolta e condução, primeiros socorros, combate a incêndios e tiro de defesa, entre outros. A solenidade será realizada no Palácio do Campo das Princesas.

INCÊNDIO DA CATEDRAL DE NOTRE DAME - Regredimos 800 anos no tempo



A Catedral de Notre Dame recebe mais visitas que o Vaticano.

São 13 milhões de visitantes/ano 

Mais que a Torre Eiffel

O dobro que o Brasil, todinho

É a construção histórica mais visitada na Europa

Levou 200 anos para ser construída 

Inaugurada há 800 anos

Mais que um templo, a Catedral é um símbolo histórico da França e da humanidade

O mundo está voltando no tempo, e sua reconstrução vai lembrar sua construção 

Regredimos.

Mensagem do Colégio Santa Joana para uma Páscoa em Família



O Colégio Santa Joana D’Arc realizou nesta segunda-feira (15), com todos os alunos, a Páscoa em Família, vivenciando os valores cristãos.

O projeto iniciou dentro da sala de aula e no entorno de todo o colégio. Alunos da Educação Infantil até o ensino fundamental, realizaram atividades com o verdadeiro sentido da Páscoa.

Uma abençoada Páscoa a todos!

Família Santa Joana D’Arc

SEMANA SANTA / HORÁRIOS DE MISSAS NO APP GARANHUNS



O App Garanhuns disponibiliza os Horários de Missas das principais igrejas da cidade, com informações úteis como endereço e telefone, para você ter acesso a este conteúdos na palma da mão.

Programação da Semana Santa - de 14 à 21 de abril 

Dentre os conteúdos disponibilizados no App Garanhuns, está inserida a Programação da Semana Santa, que se deu início ontem (14/04) com a Celebração do Domingo de Ramos, e terá encerramento no próximo Domingo de Páscoa (21/04), com a Celebração da ressurreição de Cristo. 

Baixe agora mesmo o App Garanhuns e confira a Programação da Semana Santa, e seja testemunha viva da Ressurreição do Senhor Jesus.

O​ ​aplicativo Garanhuns​ é gratuito e está disponível nas versões ​iOS​ e​ ​Android​. 

BAIXE GRÁTIS para Android e iOS

Programação religiosa completa da Semana Santa em Garanhuns







DIA 14 DE ABRIL – DOMINGO DE RAMOS
07:30h – Bênção dos Ramos na Capela do Carmo, Procissão para a Matriz e Celebração Eucarística
10:30h – Missa das Crianças
19h – Benção dos Ramos na Praça do INSS-Grécia
19:30h – Celebração Eucarística (Juventude)
DIA 15 DE ABRIL - SEGUNDA-FEIRA SANTA
19:30h – Celebração Penitencial (Todas as famílias)

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.